QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

COLUNA DOS COMENTÁRIOS EXPLOSIVOS - É NITROGLICERINA PURA


BOATOS OU NÃO - Bem minha gente, boatos, conversas entre rodinhas de amigos ou de fofoqueiros, aqueles tipinhos de leva-e-traz que basta que se dê uma mijada em um lado da cidade, que na mesma hora, já está se sabendo na outra. Só sei que a postagem que fiz no Facebook semana passada, de Arquimedes vir a subir no palanque do atual Prefeito Jonas Neto, para juntos darem apoio em Buíque, à Paulo Câmara, candidato do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos, ao Governo do Estado, não é e jamais foi de minha autoria, mas partiu de notícia extra oficial do Blog Giro Social, do amigo Adauto Nilo, também com base na boataria que anda de ponta à ponta da cidade, e para minha surpresa, o meu comentário foi um dos mais acessados. Se boatos ou não, só sei dizer, que se isso realmente vier a acontecer e ambos tiverem que subir no mesmo palanque, para mim novidade nenhuma trás, isso porque não é de hoje que políticos que só faltam se matar em palanques opostos e, quando menos se espera, estão de mãos juntas nos mesmos palanque, desafiando o princípio de que dois bicudos não se beijam e de que dois barrigudos não se abraçam. Essa questão não é de hoje e esse tipo de filme estou cansado de ver não só na política buiquense não senhor, mas de qualquer região e até do país. Então minha gente, que ninguém se iluda não, porque o inimigo político de hoje, poderá ser o aliado de amanhã, pois no dito popular é tudo farinha do mesmo saco, não propriamente no caso de Jonas Neto. Já tenho dito e repetido, que política de idealismo, fora do contexto do praxismo político, só mesmo através de uma revolução que revire tudo pela cabeça, esta é a única realidade possível de se mudar os rumos de nossa política, apesar de muitos não estarem vendo isso.

AMARELO COM VERMELHO DÁ O QUÊ? - A mistura fina de amarelo com vermelho, só pode dar laranja, ou não! - Pois bem, se isso ocorrer em Buíque, com certeza teremos uma aliança LARANJA, não igual à famosa Seleção da Holanda, que é apelidada de LARANJA MECÂNICA, mas essa será a aliança possível de acontecer, mesmo que a desculpa seja para apoio tão-somente à candidatura da governança estadual e não de que haverá outra, pouco importa, mas em política, uma coisa leva a outra e, em 2016, ninguém ainda pode fazer um prognóstico de como será a geografia de Buíque daqui a dois anos pra frente. Só é de meu conhecimento de que o único compromisso firmado com o prefeito, é de apoiar à sua vice, Miriam Briano, à sua sucessão, quanto ao resto, só se houver um novo redesenhamento na política local, o que não é coisa muito difícil em se tratando de "acordos" políticos. Fala-se numa candidatura de uma pessoa jovem, só que, tenho dito é repetido, que Buíque não precisa de uma pessoa pura e simplesmente marcada pela sua jovialidade não senhor, e ser por um jovem governada à toque de caixa, mas sim, de pessoas que tenham a cabeça no lugar, tenham ideias inovadoras, amadurecidas e revolucionárias, e que queiram realmente o melhor para a nossa terra, independentemente de idade, até por que, os jovens de hoje não está lá com essa bola toda em termos de assumir uma responsabilidade do tamanho da envergadura de um cargo de prefeito. O que precisamos mesmo em Buíque, são de homens probos, sérios, honestos e dignos, para que possam fazer cada vez mais por nossa terra e por nossa gente e, se isto estiver inserido na personalidade e no caráter de um jovem, então que assim o seja, mas do que precisamos mesmo é de IDEIAS FIRMES E INOVADORES QUE SAIBAM POR A + B COMO ENCARAR UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

SEM NENHUM DEMÉRITO - Sem nenhum demérito para quem quer que seja, não estou aqui carimbando fulano, sicrano ou beltrano, para depois, por vias enviesadas, próprias dos babões e xeleléus de sempre, mas estou simplesmente dizendo algumas realidades que a maioria admite e uma parte não gosta de ter conhecimento ou de ouvir, tampouco de falar, mas esta é a verdade que não quer calar e, por isso mesmo, tenho que dizer o que é a mais pura verdade do que acontece em nossa terra e da mesma forma, em minha visão cosmopolita de mundo, de qualquer lugar em que a gente chegue a ver a realidade e tenha a devida liberdade de emitir democraticamente a sua opinião, então não me calo, coloco a boca no megafone. Nesse ponto, o meu confrade e amigo Jonas Neto, tem sido um democrata, pois tanto no primeiro mandato, apesar de ter ouvido muitos bochechos de levas-e-traz para perseguir um ou outro servidor, mesmo assim, ele nunca deu ouvidos a certos aliados de algaroba e não perseguiu ninguém, nem mesmo na atual gestão, isso ele está fazendo. Tanto é verdade, que ele não obriga ninguém a participar dessa ou daquela reunião, para, na base da pressão e do jogo de ameaças de caráter político, forçar ocupantes de cargos em comissão e contratados, para coagir ninguém a forçosamente apoiar os seus candidatos, pelo menos se isso já ocorreu, não chegou ao meu conhecimento. Nesse ponto, ele tem sido um político abertamente democrático, o que tem sido uma de suas marcas de qualidade, pois o bom político não força ninguém a votar em quem ele impuser, mas deixa que democraticamente cada qual faça a sua escolha e, se tiver algum reconhecimento, então que vote em seus candidatos, acredito que é assim que ele pensa, afinal convivemos aproximados por muitos anos e sei perfeitamente da pessoa aberta que ele é. Jamais um vi como um déspota, um tirano, mas sim, como um democrata de verdade.

A VISÃO DE MADALENA BRITO -  Já na questão da Prefeita Madalena Brito, de Arcoverde, que só se elegeu mesmo graças ao prestígio do titular, Zeca Cavalcanti, de quem era Vice-Prefeita, mesmo assim, já está demonstrando uma certa independência política para caminhar propriamente com os seus próprios pés na administração pública arcoverdense, o que não é novidade nenhuma. Sempre disse e tenho dito, que político que é eleito por seu apoiador e antecessor, dificilmente permanecem aliados e, essa ligação, é cortada pela proa logo cedo, antes mesmo da poeira levantar, como está ocorrendo em Arcoverde, aonde Madalena Brito vai apoiar à candidatura de Paulo Câmara, indicado pelo ex-governador e presidenciável, Eduardo Campos e, o seu antecessor, Zeca Cavalcanti e seu irmão Júlio, vão apoiar Armando Monteiro, que também foi um dos apoiadores da atual prefeita. Se não houvesse esse rompimento, como o próprio Zeca Cavalcanti fez com a sua criadora, Rosa Barros, agora está recebendo o mesmo troco, daria a entender que Madalena não passaria de uma mera "laranja" do ex-prefeito. Quando isso não acontece, é porque os sucessores eleitos são meras figurinhas de baralho sem o menor valor, como acontece aos que sucedem os que são apoiados pelos Claudianos Martins em seus currais eleitorais. Madalena Brito, por incrível que pareça, partiu para o inexistente palanque da oposição de Arcoverde, que deu apoio à reeleição do ex-governador Eduardo Campos, mas nunca apareceu, e dos carguinhos merrecas que arrumou, só foi mesmo para calar a boca e nivelar todos os políticos de Arcoverde num mesmo patamar e, hoje, ninguém sabe, ninguém viu, para onde a oposição arcoverdense se foi ou se sumiu. A Arcoverde lendária, politizada, como mostra a sua história, sua arte, sua cultura, pelo visto hoje já não existe mais. O que existe mesmo, é uma cidade, que mesmo que tenha avançado em termos de desenvolvimento, mas na política, que antes era um exemplo pela sua maneira politizada de se fazer política e pelos bons políticos que teve, que fizeram história e hoje estão no esquecimento, é de dá nojo, pois hoje se faz política na base da mistura de alhos com bugalhos e todos estão no mesmo nível. Se o PT de Arcoverde nunca existiu, agora é que não tem valor algum mesmo, já que a estrelinha, além de suja de tanta merda jogada pelo ventilador, está mais do que derretida, não existe mais e sequer terá condições de eleger nem mesmo um vereador. A política de Arcoverde camaradas, do jeito que está, é um verdadeiro caldeirão de mistura de todas as cores. Não existe mais essa de uma Arcoverde politizada e avançada, isso está passando bem longe dessa cidade que sempre foi vanguardista em questões de politização. 

MADALENA PERSEGUIDORA - Não via Madalena Brito como uma pessoa perseguidora em termos de política, até porque, vice é uma mera figura parda na sombra do prefeito, mas no caso particular dela, que se elegeu na rabichola de Zeca Cavalcanti, ela até que aparecia, mesmo, quem sabe, a contragosto do titular, mas mesmo assim, como ele tinha por obrigação moral em apoiá-la e o povo arcoverdense pedia isso, ele não se fez de rogado e a apoiaram, ele, o ex-prefeito Zeca e o irmão deputado estadual, Júlio Cavalcanti. Para minha surpresa, através de comentários do Facebook, postados pelo nobre e confrade amigo, jornalista Muriê Morais, é fato que, alguns ocupantes de cargos comissionados, por estarem apoiando aos candidatos de Zeca Cavalcanti ao governo do Estado, Armando Monteiro, estão por ela sendo exonerados e demitidos e, tem mais, soube também, que naquele grande encontro dos candidatos da prefeita, no Colégio Cardeal, na Quadra Zé Batatinha, há pouco menos de um mês, ela, a prefeita, exigiu o comparecimento a uma reunião de todos os ocupantes de cargos comissionados e de contratados irregularmente, para participarem, sob pena de sofrerem as consequências, inclusive até mesmo os garis, que chegaram até a reclamar, de que ficar numa reunião até o varar do outro dia, para de manhãzinha está no batente trabalhando, era demais, mas que isso  ocorreu, disso não se tem a menor dúvida. Ora, no meu entender, mesmo que os cargos sejam da prefeita, em que ela pode admitir e demitir a qualquer momento sem dar a menor satisfação, ainda assim, ninguém pode obrigar quem quer que seja a votar em ninguém, muito menos em baixo de ordem e sob ameaças, pois isso revolta ainda mais o eleitor, quando se vê na obrigação de votar em quem não quer e principalmente, por imposição, o que poderá ter o troco em sentido contrário e o tiro sair pela culatra. Então dona Madalena, siga o exemplo de nosso prefeito Jonas Neto, que age nesse quesito com a maior democracia possível e por isso mesmo, só quem tem a ganhar é ele mesmo, pois ninguém gosta, por mais humilde que seja, de fazer nada por obrigação, só se faz isso, embaixo de ordem judicial, em uma condenação de um preso, transitada em julgado, quando não há outro jeito, que algemado se vê na obrigação de permanecer trancafiado pelo tempo de parte da condenação. A época da ditadura, prefeita, já passou.

PENSEI QUE ERA PIADA - Imaginava eu aqui com os meus botões, que a candidatura do filho de Mané Tomé, Prefeito de Tupanatinga, era coisa da Pantera Cor de Rosa, ou seja, uma mera piada, mas pelas notícias que tem me chegado, é coisa pra valer mesmo. Ora, nem o nome desse jovem eu sei e acredito, que ninguém sabe, como colocar uma candidatura de deputado estadual nas ruas, hem? - Só se ele for candidato mesmo do pai coruja, que quer por quer, colocá-lo na política, com certeza para ganhar um "nomezinho" e, quem sabe, no futuro, vir a ocupar o lugar que ele hoje ocupa, coisa que até agora, o ex-prefeito Duca não conseguiu encampar alguém dos seus em seu ex-lugar de prefeito. Agora ter a petulância de dizer, se é que tem procedência a conversa, de que vai eleger o filho deputado estadual, só se o mundo der uma volta de 360º e virar tudo de cabeça para baixo, ou então ele comprar votos a peso de euros, que tem mais valor do que o dólar, porque camaradas, ninguém sequer ouve falar no nome desse menino, nem em sua própria terra, Tupanatinga, nem tampouco em nossa região. Só se ele vier a se eleger com gente de outro Planeta ou dos marcianos, quem sabe, aí sim, já que a cor dele é verdinha, dá pra combinar com as supostas cores do Planeta Marte. Mané Tomé, já que tu chegastes a calçar saltos altos quando subiu ao trono de prefeito de Tupanatinga, graças também, a Mané Roque, que depois brigaram, tu não está com essa bola toda não Mané, para eleger teu filho deputado estadual. Cai na real e se prepara para na próxima, perder pra Sílvio Roque, que por Mané Roque se encontrar na ficha suja, não vai poder ser candidato a porra nenhuma e, mesmo brigado com o irmão, vai ter que engolir a candidatura do irmão, e apoiá-lo por gravidade, senão melhor cair fora de vez da política e se aposentar, feito o seu colega de ficha suja também, Arquimedes Valença. Até que seria bom se ter um deputado da região, da nossa terra, mas com tanta mercancia venal nessas épocas, jamais teremos condições de eleger um candidato a deputado estadual de Buíque ou de Tupanatinga, a não ser que apareça um doido que queira investir uns 10 milhões de reais em uma candidatura do lugar, aí sim, poderia até ser que tivéssemos chance, mas enquanto isso não acontecer, não adianta sonhar com a Pantera Cor de Rosa, certo camaradas!

Nenhum comentário: