QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SEXTA DA COLUNA EXPLOSIVA - NÃO ANDE POR CAMPOS MINADOS, PORQUE É SÓ NITROGLICERINA PURA

COLUNA EXPLOSIVA

É NITROGLICERINA PURA – PROCURE NÃO ANDAR POR CAMPOS MINADOS

EMANCIPAÇÃO – CAPÍTULO II – Bem minha, novamente, em seu segundo capítulo ou mais, vem à tona novamente, mais um folhetim novelesco, da emancipação política de São Domingos, luta que acho justa do povo daquela região, mas que existe aso para se questionar. Nada mais importante do que o sujeito que mora numa determinada região, que acredita podê-la melhorar, se acaso se tornar independente de seu Primeiro Distrito, no caso Buíque, qualquer que seja o distrito, tem legitimidade, disso não se discute, mas sim, os fatores circunstanciais, para que isso venha a se tornar realidade. Em primeiro lugar, na minha visão, vem os entraves legais para que isso venha a se tornar realidade; em segundo lugar, será que São Domingos não viria a ser mais um presa, um feudo dominado por duas ou três famílias, como se fosse mais uma capitania hereditária, como ocorre nos demais municípios? - Em terceiro lugar, será que ao invés de se criar mais um município rico, desenvolvido do ponto de vista socioeconômico, não viria a ser mais um município de cuia e pires nas mãos, dependendo única e exclusivamente do FPM, a exemplo da maioria dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e, para concluir, se ao invés de se imaginar uma maior distribuição de riquezas para o novo São Domingos Emancipado, não seria o contrário, distribuição de mais pobrezas? – Além do mais, já que muita gente daquela região, nutre repugnância e aversão de se considerar buiquense como nós outros, nos querem ver pelas costas, evitando até mesmo passar por nossa cidade, até enviesando os percursos de deslocamento para outras, preferindo outras direções, como Pedra de Buíque, Venturosa, Arcoverde, Garanhuns e etc, tendo outra mais, que não vai agradar ninguém que não simpatiza com a nossa sede, que nem em seus endereços nas redes sociais ou em reuniões noutros lugares, dizem que são de Buíque, preferindo colocarem ou dizerem quando perguntados, que são de outras cidades, mas que, mesmo assim, não passam mesmo de meros barrigas-preta, igualmente à gente, e tem mais uma: sabem como será chamado o novo Município ou seja lá que denominação venha a ter, jamais deixará de ser chamado sempre de SÃO DOMINGOS DE BUÍQUE, como a Pedra, que se emancipou há mais de cem anos, mesmo assim, ainda hoje é conhecida em todo lugar que se chaga, como PEDRA DE BUÍQUE, ou não gente?

A BOTIJA DO APOIO – Uma pergunta que não quer calar: quando alguns dos nobres vereadores de nosso Legislativo Buiquense, suas eminências pardas, e um ex-vice, venderam o seu passe, para apoiar um certo candidato filho de um prefeito de uma vizinha cidade nossa, hem? – Já que foram eleitos pelo povo, em seus currais eleitorais, satisfação tem para com este mesmo povo, devendo, portanto, para poder ter moral para pedir votos aos seus eleitores, dizer quanto foi colocado na botija de cada um, para apoiar um sujeito que não tem o menor curriculum ou experiência para representar sequer a sua terra natal, quiçá Pernambuco, na Casa Joaquim Nabuco. Esse pessoal imagina que não, mas o que fazem mesmo, é cada vez mais se queimarem diante da opinião pública, como se o povo fosse besta, trouxa e já estivesse se esquecido das “maracutaias” da eleição da nova Mesa Diretora, há alguns meses, para o biênio 2015/2016. Como é que esse pessoal tem moral para se dirigir aos seus eleitores e pedir voto a ninguém, essa é a pergunta que não quer calar e que vou bater até aonde puder, certo camaradas!

APOIO POR CONVICÇÃO POR SER DA REGIÃO??? – Segundo soube por alguns bacuraus, os vendilhões, nada receberam em troca do vizinho prefeito, para hipotecar apoio ao seu filho-candidato. É só uma questão de convicção política e porque o dito cujo, é filho da região, inclusive de uma cidade que já pertenceu às nossas limitações geográficas. Então se for assim, por qual razão então, por convicções de verdade e por amor ao seu povo, não apoiam e pedem votos para CHAPÉU BORRACEIRO, hem? – Para quem não sabia, Chapéu da Borracharia, é também candidato a deputado estadual pelo PHS, e esse sim, é buiquense nato de verdade. Então por qual razão não votam em Chapéu? – Será porque ele não tem uma botija também para comprar o voto de vocês, é isso? – Será que, por não ser filho de prefeito, não ter dinheiro para comprar currais eleitorais, não poderá contar com o apoio de vocês, hem senhores edis caras-pálidas e o ex-vice que hipotecaram esse apoio? – Tem coisas que a gente indaga e não encontra uma resposta, a não a da hipocrisia humana e da calhordice política. Vocês podem até enganar a alguns trouxas, mas a mim, que conheço o miolo da política, jamais.

ARMANDO NÃO TEM MAIS PALANQUE EM BUÍQUE, MAS SERÁ QUE PAULO CÂMARA SERÁ O MAIS VOTADO? – O que se sabe, é tão-somente pelo disse-me-disse, mas o que soube por uma fonte fidedigna, é que realmente o apoio do vermelho Arquimedes Valença, à candidatura de Paulo Câmara ao governo do Estado seria, na ocasião, uma questão de “detalhes”, deixando o palanque de Armando Monteiro órfão em Buíque. Selado o acordo, o ex-prefeito de Buíque, por gravidade virá com toda certeza, para o mesmo grupo do amarelo Jonas Camêlo Neto, formando um único palanque, agora, de cor ALARANJADA (vermelho + amarelo). Sendo Paulo Câmara candidato não político, não conhecido no Estado, mas com o apoio do ex-governador e candidato à presidência, Eduardo Campos, que conta com o apoio de cerca de 150 municípios e de 21 partidos, isso necessariamente, não significa em dizer, que com todo esse arsenal montado, venha a se transformar em votos, principalmente porque, as condições estaduais, em se tratando de política, não são as mesmas do Recife, quando o mesmo então governador Eduardo Campos, elegeu um poste sem luz, Geraldo Júlio e ele, estava na frente de seu candidato, o que não ocorre no momento presente, com o seu projeto nacional da presidência da república. Armando Monteiro, que não voto nele, apesar de contar com o apoio de tão-somente raquíticos 5 partidos políticos e de pouco mais de 35 municípios declarados, tem a vantagem sobre o seu adversário, de ser extremamente conhecido em todo estado de Pernambuco, por já ter sido deputado federal em várias mandatos consecutivos e, foi eleito senador na chapa de Eduardo Campos, com mais de 3 milhões de votos, ficando conhecido massivamente em todo o estado e isso, é uma coisa de salutar importância em política. Quanto ao nosso Buíque, mesmo sem palanque e sem contar com o meu voto, acredito que ainda assim, pelo que se sente diante da opinião pública, quem vai ganhar em Buíque, mesmo sem palanque, é Armando Monteiro, ainda que estejam juntos Arquimedes e Jonas Camêlo, no apoio à candidatura de Paulo Câmara. É essa a visão do momento que posso emitir, mas que, pode mudar de uma hora para outra, pois ninguém pode ter um termômetro correto para medir as variações que decorrem do mundo político, isto pela sua dinâmica e “otras cositas mas”.

...E QUANTO AOS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS?? – Também pelo termômetro do flash fotográfico da política, se pode antever que o federal mais votado será com certeza, Zeca Cavalcanti, que ficou bastante conhecido na região, como um grande gestor administrativo da coisa pública, devendo ficar em segundo lugar, André de Paula, candidato do prefeito atual, e outros mais, que não se fala, ocuparão os espaços subsequentes. Quanto aos estaduais, o primeiro lugar, ficará com Júlio Cavalcanti, apoiados por Miriam Briano e Jonas Camêlo Neto, em face também da candidatura casada com o seu irmão Zeca. Um dos nomes poucos falados de candidatura à estadual, é o de Marco Antônio Dourado, “aqueles lábios avermelhados”, candidato do ex-prefeito Arquimedes Valença, que ninguém sabe, se o apoiará ou não, mas o que tudo indica, será o seu candidato. Quanto aos demais, uma das colocações mais próximas, será reservada para Chapéu Borracheiro do PHS, que será destinado o voto de protesto e quem sabe se nessa condição, não poderá surpreender em votação, já que o povo está tão escaldado dessas práticas políticas nefastas e repugnantes, né mesmo minha gente!


SÓ SEI QUE O CALDEIRÃO TÁ COMEÇANDO A FERVER – Bem, gente, o que sei mesmo, é que o caldeirão político, após à Copa do Mundo, está de verdade, começando a ferver. Não se tem a mesma dimensão nas cidades, das emoções e trocas de farpas das eleições municipais, mesmo assim, existem muitas discussões, porque em cidades pequenas, em grupos de pessoas, rodas de amigos, é o que mais se fala, é em política. Ninguém quer mais saber de futebol ou das Olimpíadas de 2016, ou sequer da política municipal que nesse mesmo ano acontecerá. A questão agora, mesmo em nível municipal, são as conversas, fofocas, futricas enviesadas, que vem de lá pra cá, daqui pra lá e assim por diante, o caldeirão político vai fervendo e a qualquer momento, entra em erupção. É sempre assim que acontece nas fases de política e das brigas por um posto nas mamatas do poder. Só alerto ao povo, que procurem discernimento e sapiência na hora das escolhas. Não votem em candidatos de quem busca negociar o seu voto a troco de trinta moedas, nem tampouco, faça de seu voto uma mercadoria de feira de mangaios, pois o voto de cada um é muito valioso e é a única arma democrática que o eleitor tem para poder se vingar de cada um dos políticos picaretas que temos. Recomendo ainda, para os que não votam nesse ou naquele candidato, que votem pelo menos em Chapéu Borracheiro, que é gente da gente, uma pessoa pobre, humilde e que entrou nessa luta, por pura convicção, pois votar nele, é melhor do que naqueles que mesmo de cidades vizinhas, apareçam por aqui pedindo (por ter comprado) o seu voto, então é de se votar num aventureiro mirim ou cururu-de-trovoadas quaisquer, melhor votar em CHAPÉU BORRACHEIRO, estamos conversados camaradas!

Nenhum comentário: