QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

HOJE, SEXTA-FEIRA, É DIA DE PUBLICAÇÃO DE NOSSA COLUNA EXPLOSIVA, POR ISSO MESMO, SE VOCÊ TEM RABO PRESO, PROCURE NÃO ANDAR POR CAMPOS MINADOS, PORQUE ESTÃO INFESTADOS POR NETROGLICERINA PURA.


COLUNA EXPLOSIVA


JUSTIÇA VISCERAL Não há o que se discutir, mas a Justiça Brasileira vista com suas vísceras expostas, não está desempenhando como deveria, o seu papel primordial, em termos constitucionais, de ser a protagonista de aplicabilidade da legislação, determinar o cumprimento de e execução de suas decisões, o que na realidade não vem acontecendo naquilo que textualiza a Lei Mater de nosso País. Pelo tamanho do elefante branco em que se tornou, a nossa Justiça na atualidade, apesar de a terem aumentado de tamanho, de criarem o CNPJ, mas a montanha incalculável de processo acumulados não para de aumentar e, a tendência é a de sempre cada vez mais aumentar, não havendo como vir a cumprir aos fins colimados pela Constituição Federal, que dá as linhas basilares a ser seguidas pelos poderes constituídos do nosso Brasil e, principalmente pela própria Justiça, que no meu entender, é quem em parte também, como os demais poderes, vem escancaradamente descumprindo as leis, em face de sua impotência visceral a que chegou no quesito de maior celeridade, eficientização nos seus feitos, para a devida prestação jurisdicional em quaisquer que sejam as áreas do Direito e da qual nosso povo tanto precisa. Em uma Comarca como a nossa, está uma verdadeira situação de terra arrasada, pois nada anda, tudo está parado, até mesmo processos que requerem uma solução urgente urgentíssima, se encontram paralisados há mais de três quatro anos, sem falar em muitos deles que vem se arrastando há mais de uma década. Não só é aqui não senhor!, mas como moro e tenho minha sede principal de exercício regular de minha profissão nesta terra, me atenho mais aos nossos problemas, mas que também, noutras comarcas, pelo que sei, as coisas não são muito diferentes. Desse jeito, como as demais instituições que integram o organismo estatal jurídico e politicamente organizado, tudo na verdade se encontra de cabeça para baixo, mostrando das entranhas as suas vísceras expostas, está é a realidade nua e crua, doa em quem doer.

CAMPANHA ELEITORAL DO 2º TURNO – Pelo que venho acompanhando no desenvolver da campanha eleitoral desse segundo turno das eleições presidenciais, ao invés de os principais concorrentes estarem discutindo projetos de salutar importância para o país, dos tantos problemas que se tem para resolver, como à saúde, a segurança pública, o sistema penitenciário medieval, a maioridade penal, entre outros temas, tenho observado que as discussões sempre terminam em trocas de farpas cabeludas entre os candidatos, como ocorreu no debate de ontem no SBT, como se foram as marmeladíssimas lutas de telecatch que marcaram época na televisão brasileira, em que só se vê mesmo troca de acusações mútuas, esquecendo-se e se desviando do foco principal, que é justamente cada qual buscar demonstrar por A + B, como é que pretendem tirar das mangas, soluções para os graves problemas brasileiros. Corrupção por corrupção, todo mundo já conhece o histórico de ambas as candidaturas, da tendência de meios midiáticos tendenciosos entre outros fatores. O que está faltando mesmo é preparo suficiente e que, até agora ninguém apresentou, foram propostas reais de como resolver ou pelo menos se tentar algumas soluções para os cruciais problemas pelos quais estamos enfrentando, a exemplo da sucateada saúde pública, de como dar um novo rumo para melhorar a questão da segurança pública, de como viabilizar no país um sistema prisional para tentar ressocializar, reinserir na sociedade, os que delinquiram contra à sociedade, além, claro, dos graves problemas sociais que ainda nem todos foram efetivamente resolvidos, como a concentração de pessoas em grandes áreas suburbanas de favelados, de moradia, de emprego e renda, de uma reforma agrária séria, da desconcentração de riquezas nas mãos de uma minoria, a solução de moradias em face do déficit em que se vive, mais profissionalização de nosso povo e menos assistencialismo, a exploração das riquezas naturais com o devido respeito ao meio-ambiente e com a devida sustentabilidade, entre tantos outros problemas que temos pela frente, além de uma reforma política séria, que venha a varrer de nosso mapa o voto obrigatório, a introdução de candidaturas independentes, a criação de partidos fortes e que textualizem estatutos viáveis de ser cumpridos, de fidelidade partidária, de um refreamento e de maiores exigências para formação de partidos políticos, entre outras importantes mudanças nesse fragmentado e negocial sistema eleitoral em que está assentada à nossa política eleitoral que parte do pressuposto do pragmatismo nocivo e corruptivo, que só tem nos causado sérios danos a todo o nosso País. As discussões postas, até o momento, não tem interessado a ninguém que quer fazer uma escolha entre os piores, a menor ruim.

A FACÃOZADA DEPOIS DO 1º TURNO – Só e somente só, o burro do eleitor, o jumento quadrado que se vende à troco de migalhas ou de um empreguinho de contrato irregular qualquer, para votar em candidato de político tal ou qual, para não saber, que passadas as eleições de primeiro turno, uma das coisas inevitáveis que viria logo depois, seria a demissão de muitos desses inocentes úteis ou imbecis, que agiram dessa forma vendendo o seu voto por uma irregularidade praticada com o dinheiro público, para se destinar um maior número de votos aos seus candidatos principais, os estaduais e os federais. Tem mais, contratado irregularmente, o eleitor não está livre de vir a ser chamada a devolver o que irregularmente recebeu nesse período, além de vir a ser processado criminalmente, por apropriação indébita do dinheiro público, o que é mais um problema para esse tipo de eleitor. Mas o que essa gente não esperava mesmo, é o tato de que a facãozada está vindo sem dó, nem piedade e vem a atingir em cheiro quem mais se esforçou, para ganhando do dinheiro público, fazer porta à porta nas ruas das cidades, dos distritos, pela zona rural e o troco, não manda recado, vem velozmente como uma cortada inesperada de um amolado facão, que à um só golpe, corta o salário do besta da folha de pagamento. Bem feito para esse tipo de lacaio que vendeu seu voto a troco de uma ninharia, votou num cafajeste qualquer e por último, o troco veio sem mandar recado ou sequer uma satisfação amarelada, que foi o olho da rua e à falta de um salariozinho de merda para votar em um calhorda qualquer. Enquanto o povo não tiver uma consciência de votar limpo e sem a interferência desses políticos picaretas, a coisa jamais vai mudar e vamos continuar nessa mesma ladainha, de para sempre sermos roubados descaradamente, está é a verdade e quem se sentir que lhe cabe à carapuça, que à vista, certo políticos lacaios de uma figa!

CARA DE PAU – Tem até político que comprou uma boa votação e ainda tem a cara de pau, de colocar à sua voz num carro-de-som, para vir agradecer à votação livre, democrática e independente que recebeu em várias cidades, em que na verdade o que fez mesmo, foi comprar um certo número de eleitores por uma botija de ouro, como se o voto contabilizado nas urnas eletrônicas, tivessem realmente o condão dessa consciência toda apregoada na hora que cada um desses eleitores corrompidos depositou o seu voto em seu nome. Melhor seria esse tipo ficar calado e nada dizer, porque como agradecer pelo votação recebida que foi comprada à peso de ouro, como é do conhecimento de todos, hem? – Outros descarados ainda vieram a agradecer também, mesmo sabendo que já podem se considerarem de chuteiras penduradas para sempre e, dos que ainda estão no poder, se preparem, porque ninguém é dono para sempre de poder algum, porque esse é ocasional e não propriedade particular de quem quer que seja. Como sempre acontece, nem sempre querer é poder, porque nesse caso, o poder é efêmero e já vi muitos políticos que ovacionados ocasionalmente, hoje estão na amargura do esquecimento e da escuridão.

URBANO ROCHA – Grande figura humana, mansa, pacífica, porém sempre um homem determinado e de palavra. Urbano, ou popularmente “Bana”, era o tipo de pessoa simples, pai de três filhos, entre os mais conhecidos e populares Dyego Rocha. Neste último domingo para à segunda-feira, foi dormir, mas na manhã seguinte, não acordou mais e assim, partiu para o andar de cima. Infelizmente, é dolorido quando a gente perde uma grande pessoa como o foi Urbano Rocha. A gente sente, sofre uma dor incontida no coração e fica a imaginar, como é que as pessoas boas tendem a partir assim de repente, enquanto fica uma leva de pessoas más, que deveriam partir antes para o inferno, mas não, em muitos casos, os melhores se vão, que por alguma razão ou por outra, são os primeiros escolhidos. Mas no caso de “Bana”, que ainda na casa de seus cinquenta anos, partiu desta não para, acredito, um lugar ruim, um Inferno de Dante, mas sim, para se transmutar em mais uma estrela a se fixar brilhante no infinito firmamento. Dos bons homens, é sempre positivo se lembrar de tudo de positivo que tenha deixado como legado para os que ficam, principalmente seus familiares, que com certeza, deverão trilhar os mesmos passos caminhados em vida por seu ancestral, naquilo que de melhor deixou como ensinamento e lição de vida. Minha homenagem ao amigo Bana, que já o fiz em uma matéria publicada neste Blog na segunda-feira desta semana, dia de seu sepultamento.

MOVIMENTO CULTURAL – A questão de cultura em nossa terra, é uma coisa que não venho pensando de hoje, não tão-somente pensando, mas sempre me movimentei de alguma forma, para fazer alguma coisa no sentido de engrandecer a nossa cidade em várias vertentes culturais das quais tenho participado e, sobretudo, em divulgar a minha terra nos lugares onde morei em determinados momentos de minha vida, mas sempre, como dizia o meu saudoso amigo escritor Cyl Gallindo, com o “cordão umbilical voltado para a minha terra, meu mundo” e, tanto é um fato verídico, que jamais deixei de votar em Buíque ou de participar de qualquer evento de iniciativa cultural e, para tentar fervilhar o nosso caldeirão cultural que dormita em berço esplêndido, porém inerte, é por isso mesmo, que me propus, e isso é uma ideia que alimento de há muito tempo e que vem maturando, em fundar uma instituição associativa privada, com um conjunto de pessoas ligadas à atividades culturais ou suas manifestações em quaisquer que venham a ser as suas formas, fato que pretendo concretizar na próxima quinta-feira que vem, dia 23.10.2014, na Câmara Municipal de Vereadores de Buíque, em que pretendo lançar a pedra fundamental, plantar a semente cultural primeira em nossa terra, ao criar e fundar a ABLA – ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTES. Com certeza, acredito, contar com grande parte das pessoas de nossa terra, que de certa forma ou direta ou indiretamente, estejam envolvidas com a valoração de nossa cultura de um modo geral. Por isso mesmo, é que faço um convite a todas as pessoas, para se fazerem presentes nesse dia, em que numa AUDIÊNCIA PÚBLICA, estarei juntamente com outros companheiros e companheiras, dando esse passo importante para valorizar a nossa cultura, nossas letras, nossas artes e a nossa gente. Agradeço antecipadamente aos que comparecerem e puderem hipotecar o seu apoio à essa importante iniciativa.

Nenhum comentário: