QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A LIBERDADE NÃO SE COMPRA, SE CONQUISTA, POR ISSO MESMO, POR NÃO FALAR SOMENTE DE FLORES, É QUE MUITOS QUEREM ME VER CALADO, MAS COMO GERALDO VANDRÉ CANTOU EM SUA CANÇÃO, A GENTE NÃO DEVE ESPERAR AS COISAS ACONTECER, PORQUE NADA VEM DE GRAÇA, SEM LUTA.

SÓ QUEREM QUE EU FALE DE FLORES, É ISSO?


    Pelo visto, muitas das pessoas de minha terra, acham que só deve falar de flores. Agora indago, por que isso? - Será que ainda estamos vivendo os negros tempos da ditadura militar? - Acredito que não, pois o Estado Democrático de Direito conquistado à duras penas com a morte e desaparecimentos de muitos de nossos compatriotas, foi justamente no sentido de que cada um de nós ganhasse a sua própria liberdade e o seu sagrado direito de livremente se expressar e dizer o que de fato vem acontecendo, o que pensa sobre a realidade objetiva de práticas nocivas e de tantos desmandos que são cometidos. Então minha gente, simplesmente calar, sem nada falar, sem nada fazer, a mim me parece uma extrema covardia e omissão das pessoas, mesmo que a atitude de muitos possa até não ter efeito imediato algum, mesmo assim, não podemos ficar mudos, sem nada ver e calados, porque agindo assim, cada um de nós está pecando pela omissão e isso não é o papel da sociedade diante de tantos desmandos que vem acontecendo diuturnamente no nosso meio, e aí eu chego a perguntar a cada um de vocês, que exemplo se pode deixar para os nossos filhos, os que irão nos suceder, se nem um caráter de firmeza aprenderam a ter, se sequer diante de tantas aberrações cometidas, ninguém é capaz de reagir? - Não gente, o caminho não é bem por aí. Essa não é a lição, o exemplo de vida que deixei para os meus filhos não senhor! - Sei que em alguns momentos, eles podem até calar, mas na hora que o sapato aperta, eles jamais serão omissos, porque como sempre tenho dito, no geral a pessoa omissão termina por definhar sua vida num zero à esquerda e quando menos espera, a única coisa que vem, é a mórbida morte chegar e você se foi da vida sem nada ter feito e além de um zero à esquerda, você nada foi na vida. No mínimo se alguém fez em sua vida, mesmo que não tenha havido uma reação de momento, pelo menos você vai ser sempre lembrado porque alguma coisa você tentou fazer. Você pode até imaginar que fez tanto e nada aconteceu, mas pelo menos, você pode morrer com a consciência tranquila que pelo menos algo de positivo você fez em sua vida e por isso mesmo, você viveu e foi uma pessoa de um grande caráter e de uma história de vida a ser seguida.
     Claro que o que mais me indigna neste mundo, é ver o povo aguentar tudo caladinho, amofinado como um vira-latas daqueles que coloca o rabo entre as pernas e sai em fuga grunhindo, mas nesta vida de cão, neste mundo cruel, a gente não pode ser assim, tem que reagir, afinal de contas, vamos ser omissos eternamente, é isso? - A continuar nessa forma de pensar, com toda certeza ninguém vai sair do lugar e aguentar tudo como está e vem acontecendo, sem nada dizer, sem nada falar, sem colocar à boca no trombone, isso é coisa para gente omissão, covarde e que só tendo uma vida, só tem mesmo a esperar, a teratológica morte chegar. Minha gente, a reação daquilo que fazemos, de um ato que praticamos, de uma crítica que emitimos, pode até ser censurada por muitos que não aprenderem que a gente tem uma Lei Maior, que nos garante uma série de direitos, não que com isso, estejamos realmente acobertados por todos os atos que cometemos, mas se calar diante de tantas injustiças, de tantas práticas corruptivas cometidas por nossos políticos, por tantos desmandos de autoria de poderosos de todos os matizes, então que tipo de pessoas somos nós? - Meros vermos e lacaios desprezíveis, é isso? - Não minha gente! - Não é assim que devemos agir. Em toda minha vida, sempre tive um ideal centrado em minha mente e é sempre um só, nunca mudei por conveniências pessoais a minha maneira de pensar, porque dignidade e honradez, são qualidades do caráter de cada ser humano que os tem, que são inegociáveis, por isso mesmo, é que tenho minhas posições e as defendo dentro da legalidade, diante de tantos desmandos que são cometidos pelos poderosos ou pseudo-poderosos ocasionais. Se muitos me censuram, me criticam ou me repudiam, é um direito de cada um, mas naquilo que falo, digo e combato, com toda certeza, está incluído algum direito ferido dessa mesma pessoa que está me vendo com olhos enviesados, mas não ligo, o importante é o que sou e isso é uma coisa que ninguém vai tirar de mim, só mesmo quando à morte chegar, mas o que quero deixar para os meus e para muita gente, é que enquanto vida tiver, sempre estive na frente de luta combatendo o bom combate, mesmo que este tenha sido inglório, mas posso bradar as mãos nos peitos e dizer que fui um combatente da liberdade.
     Em plena eferverscência da ditadura militar, de triste memória e que alguns idiotas aloprados, ainda tem a imbecilidade de empunhar uma bandeira por sua volta, certamente não sabe o que é uma ditadura, por que se tivesse pelo menos um pouquinho sentido um "gostinho amargo" do que seja uma ditadura, certamente jamais empunharia uma bandeira pedindo a volta de repugnante e bárbaro regime. Geraldo Vandré, grande intelectual em plena vigência do negro regime militar, só pelo fato de ter escrito uma música, intitulada "Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores", que se tornou um hino nacional contra o regime, que se inicia assim: Caminhando e cantando e seguindo a canção/Somos todos iguais braços dados ou não/Nas escolas nas ruas, campos, construções/Caminhando e cantando e seguindo a canção/Vem, vamos embora, que esperar é não saber,/Quem sabe faz a hora, não espera acontecer/..... - Pois bem, por essa música, que é uma bela canção da MPB, ele pagou com a sua própria desmemoriação, certamente por ter sido submetido às mais cruéis e abomináveis torturas físicas e mentais, que hoje é uma pessoa, que não tem memória, fala sem ter propriedade do que diz e perdeu o rumo de sua vida, por culpa da famigerada ditadura militar. Sua música foi indubitavelmente um grande marco contra o regime ditatorial e ainda hoje por isso, ele é lembrado, por que deixou o exemplo de que a gente não pode esperar que as coisas aconteçam, que caiam do céu, mas sim, temos que ir à luta, gritar, colocar para fora o que sentimos e exigir com unhas e dentes o que de direito para o nosso povo, a nossa gente, mesmo que muitos ainda tenham incrustado em suas mentes, resquícios dessa famigerada ditadura militar. Se vivemos em uma democracia, então por qual razão ter medo de falar o que pensa e livremente se expressar, hem? - Até porque, povo calado, sem voz e sem vez, é povo oprimido, atrasado e que nunca vai sair jamais do seu mísero cantinho em que sempre esteve, porque isso é conveniente para os poderosos e de quem estiver à frente do poder de mando. Não mais estamos vivendo em pleno absolutismo medieval, por isso mesmo minha gente, é que devemos gritar o mais alto que cada um puder, pois só assim, poderemos conquistar a nossa liberdade que tanto querem nos tolher e nos calar.

Nenhum comentário: