QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

HONESTIDADE NÃO É QUALIDADE INATA DE TODA E QUALQUER PESSOA. MUITAS RIQUEZAS QUE EXISTEM POR AÍ, APARECEM DO NADA E MUITOS DIZEM ATÉ, DE FORMA DESCARADA, QUE ENRIQUECERAM PORQUE GANHARAM NA SENA, QUANDO É SABIDO QUE ESSA CHANCE NA LEI DA PROPABILIDADE, É DE UM PARA UM MILHÃO DE PESSOAS PARA SER PREMIADA. ENTÃO EXISTE MUITA RIQUEZA DIFÍCIL DE SER EXPLICADA, ESTA É UMA REALIDADE QUE TODO MUNDO VER, TEM CONHECIMENTO, MAS NADA SE PODE FAZER.

SER HONESTO, COISA DIFÍCIL PARA MUITOS, EM FACE DAS FACILIDADES E TENTAÇÕES


    Na realidade, para muita gente que vive em torno de nós próprios, ser honesto é muito difícil, principalmente pelas facilitações e consequentemente, pelas inúmeras tentações que muitas pessoas colocadas à prova, não são capazes de resistir, daí somando-se a vontade de querer e as facilidades, muitos partem mesmo para obter vantagens indevidas, bens, objetos e coisas em geral, de uma forma graciosa e através de meios facilitadores. Para o cidadão ou cidadã honestos, é lamentável que muitos adquiram as coisas assim como num flash de luz, de uma hora para outra, como se tudo caísse do Céu, um manjar dos Deuses, coisa que não acontece com uma grande maioria que ganha minguados recursos, geralmente por meio assalariado, através de meios informais ou pegando bicos em algum lugar, exercendo alguma atividade de somenos importância, daí, para quem vive assim ou até mesmo ganhando um bom salário, pode até adquirir um padrão de vida razoável ou até mesmo, de bom nível, mas enriquecer de verdade, é muito difícil em nosso país, salvo algumas poucas e raras exceções. O que pude observar em todos esses anos de minha vida, é que se o sujeito for viver exclusivamente do salário que ganha, pode até ter uma vida digna para manter a si próprio e à sua família, agora enriquecer, nunca. Pode até ser um funcionário de uma grande empresa ou uma autoridade de alto escalão de algum estamento do organograma do poder estatal, mas se viver rigorosamente de forma honesta, sem que venha a usufruir de meios outros ou de obtenção de indevida vantagem, se for do poder público, com toda certeza do mundo, rico jamais será. Padrão bom de vida, pode até chegar a ter, mais riquezas pomposas, dificilmente chegará a ter.
      É duro a gente ter que enfrentar uma sociedade selvagem como essa em que vivemos, mas é essa a pura realidade que nossos olhos podem alcançar. A gente percebe histórias de pessoas que a bem da verdade, enriqueceram com muito trabalho, formaram grandes patrimônios à duras penas, trabalhando dia e noite com seus familiares e isso é uma exceção dentro das regras mercantilistas do mundo pós-modernista atual, mas existiram muitas riquezas do passado que vieram do fabrico de doces em uma cozinha, a exemplo de Dona Maria Pia, esposa de Carlos de Brito, que do nada, mas com muito trabalho, chegaram a criar a grande indústria de nossa região, de Pesqueira, a Fábrica de Doces Peixe, que se tornou nacionalmente conhecida, mas que, com o desenvolver do jogo de interesses contrariados, com familiares se ramificando com outras pessoas, com interesses contrariados, a empresa veio finalmente, à bancarrota e hoje ainda só existe a marca PEIXE, mas a indústria que consumia toda fruta da região, do tomate a toda produção de goiaba de Buíque, até o ano de 1981, quando nossa terra perdeu toda a sua plantação de goiabeiras, deixou de ser a principal fornecedora de goiaba para a Fábrica Peixe de Pesqueira, mas foi uma indústria que com toda certeza marcou época em nossa história e região, de uma riqueza que do nada se tornou um grande império. Existem vários outros exemplos de riquezas que surgiram do nada, mas o desenvolvimento de grandes patrimônios se deu com muito e árduo trabalho, até mesmo de um pequeno negócio familiar, como ocorreu com a Fábrica Peixe de Pesqueira, que hoje em seu pomposo estabelecimento de arquitetura ainda colonial, funciona a feria-livre da cidade de Pesqueira, todas às quartas-feiras.
   Hoje quem enriquece, a origem da riqueza, é duvidosa, pois aparece do nada de uma hora para outra, e muitos para justificarem, dizem que ganharam na sena, como se fosse fácil o sujeito ter essa probabilidade de facilmente ganhar nessa roleta de probabilidade de um para um milhão, é coisa surreal, quem diz que ganhou na sena e por isso esbanja patrimônio escandaloso, luxo e riqueza, não passa mesmo de um grande embusteiro. Enquanto isso, o que a gente percebe por aí em todas as partes do país, são cargas e mais cargas de todos os tipos de produtos não perecíveis, sendo roubadas, assaltadas e muitos dos motoristas perdem a vida de forma vil e covardemente e essas cargas, com certeza, encontram mais na frente, uma ponta de legalização, de venda para alguém que normalmente vai comercializá-las como se tudo tivesse sido adquirido dentro da legalidade fiscal, o que não é verdade. A gente mesmo percebe muitos novos-ricos que praticamente de uma hora para outra, do nada, multiplicam suas filiais por várias cidades, abrem grandes estabelecimentos, por cima de tudo, ainda sonegam o fisco e se dizem honestos, quando na verdade, não existe honestidade em absolutamente nada disso, mas sim, não passam mesmo de ladrões e assassinos como o foram quem assaltou e roubou cargas de mercadorias, que do nada desaparecem, para, lá na frente, virem é ser mercantilizadas tudo como se na legalidade fosse. Por isso mesmo minha gente, é que se deve desconfiar de muitas riquezas também na iniciativa privada, porque nem todas elas vem realmente de meios lícitos e honestos, justamente porque, as facilidades, fazem com que o que não resiste à tentação, passa para fazer os mesmos negócios escusos que as próprias quadrilhas de bandidos e ladrões e negociam os produtos de roubo como se tudo fosse de origem legalizada, o que nem sempre condiz com a realidade de cada rico que de uma hora para outra aparece por este Brasil afora. Enriquecer honestamente, repito, não é coisa fácil não senhor! – O sujeito adquirir tudo na vida de forma honesta, se muito chegar, é ter uma vida digna, uma boa casa para morar e um carro mais ou menos para andar ou passear com sua família. No mais, a coisa é meio difícil de ser explicada, pois nada nesta vida cai facilmente do Céu.

Nenhum comentário: