QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NEPOTISMO, ESSA PRAGA QUE ENVERGONHA NOSSO POVO, DESVIA OS PRINCÍPIOS DA FINALIDADE PÚBLICA, E FAZ DE UMA PREFEITURA UMA COZINHA DE FAMILIARES DE QUEM ESTÁ NO PODER DE MANDO OU UMA EXTENSÃO DE CAPITANIA HEREDITÁRIA, COMO SE TUDO FOSSE UMA PROPRIEDADE PARTICULAR. É UMA PRÁTICA REPULSIVA, EXECRÁVEL E VERGONHOSA QUE PRECISA TER UM FIM.

NEPOTISMO, VÍCIO VERGONHOSO DO PODER PÚBLICO, PARA SE FAZER UMA GESTÃO DA COZINHA DE CADA GESTOR


    É vergonhoso e de fazer estufar os olhos, de todo e qualquer cidadão probo, reto e honesto, quando a gente vê no nosso cotidiano, o empreguismo desbragado da parentada de políticos, em todos os níveis, no setor público, como se estivesse gerindo a sua própria cozinha. Tudo isso é lamentável, porque denota a falta de retidão de caráter na condução do que é público, se mistura o público com o particular, e se forma uma redoma de apropriação indébita de indevidas vantagens, de um próprio gueto familiar, que manda, desmanda, dá os caminhos a serem seguidos, como se tudo não passasse de meros interesses particulares como soi acontecer em muitos entes administrativos, notadamente as prefeituras municipais. A maioria absoluta faz essa prática aberta e descaradamente, sem dar a menor satisfação à sociedade como um todo e aos eleitores que no principal gestor votaram e também, os que nele não votaram, isso porque, governante que entende um pouquinho sequer de democracia, sabe que quem governa, o faz em nome de todos. Fico indignado quando vejo esse tipo de metodologia empregado por gestores públicos de nossa região, em especial o de nossa própria terra, que tem uma gama de parentes, tanto em linha reta, colateral, como também, o tipo de nepotismo cruzado, em todas as esferas do organograma administrativo, sem que ninguém dê um só pio, o que me deixa indignado com a omissão de muitos, que nada dizem, acham que nada veem e fazem de conta que nada escutam. Olha minha gente, esse é o tipo de culpa que não quero carregar comigo, porque tudo isso pode até ser em parte aceitável pela massa ignara, mas não é ético, moral e legal, nos termos do artigo 37 da Constituição Federal. Muitos municípios fizeram as suas próprias leis anti-nepotismo, por que só em Buíque isso não acontece, hem minha gente? – Alô, Câmara de Vereadores, alguns dos senhores edis, vamos pensar logo nisso o quanto o antes? – Quem se habilita, hem? – Pelo menos em alguns municípios o povo grita, alguns vereadores se insurgem, mas aqui em Buíque, parece que todos fazem ouvidos de mercador, ou seja, fazem de conta que tudo está às mil maravilhas e isso aqui não acontece, tanto pela omisso, como pela passividade de uma grande maioria de nossa gente. Ora, senhores, vamos ser mais diligentes e responsáveis para os cargos para os quais foram eleitos!
     Em Arcoverde, Luciano Pacheco, se tornou oposição à prefeita Madalena Brito, e esmiuçou o descarado nepotismo existente naquela terra; em Tupanatinga, o G6 também vem atuando de forma intransigente contra o prefeito Manoel Tomé, será que só aqui todo mundo permanece feito lagartixa? – Assim não dá minha gente! – Se a Justiça daqui não está funcionando, pelo menos a promessa que ouvi, é que daqui para o mês de fevereiro, teremos um Juiz de Direito titular e certamente, da mesma forma, um Promotoria de Justiça, o que já é um bom começo para, pelo menos o Judiciário, que está uma zorra total, vir também a funcionar e colocar alguns processos em andamento, porque do jeito que está a esculhambação no reino de tais mandarins ocasionais, está de pés para à cabeça e se não forem tomadas algumas providência pontuais, tudo vai continuar nessa mesma pisada, é isso? – Só para começar, é bom lembrar, que só no segundo e terceiros escalões, a nepotismo de parentescos por consanguinidade e por afinidade é tamanho, que chega ao extremo do descaramento e ninguém nada diz ou nada faz. Pior é que a grande maioria sequer aparece no seu posto de trabalho, a não ser por ocasião, quando no dia de pagamento aparece no Banco do Brasil para fazer o saque de seu salário, por que na verdade, uma grande parte não dá um prego numa barra de sabão. Por isso mesmo, é que, se o gestor público der um peido onde quer que esteja e sair no facebook, todo xiliprêu, baba-ovo, puxa-saco de primeira grandeza de falsidade, curte, compartilha e até deseja sentir o odor de peido perfumado que a “otoridade” maioral do município solta esteja aonde estiver, pois é bonito, gosto e cheiroso peidar e cagar pra um monte de merda, dos quais só se tira mesmo muita onda, não passando tais idiotas de simplesmente máquinas de manobra, mas nocivos para à gestão pública do nosso município. Está mais do que na hora de acabar com essa boa-vida de ganha-pão fazendo turismo ou levando uma vida sem nada fazer, com o dinheiro do povo buiquense. A gente não está mais na década de 40, quando o interventor de Pernambuco, Agamenon Magalhães, velha raposa política pernambucana, e tio de Roberto Magalhães, costumava dizer: “aos amigos tudo; aos inimigos, a lei”. Esse tipo de coisa ainda acontece hoje e aqui mesmo em Buíque. Deem uma analisada, camaradas! – Mas será que isso terá que acontecer para sempre?
    Os amiguinhos de algaroba do peito, que quando o sujeito estiver na pior, todos desaparecem, não podem ser tratados dessa forma, ficar sem fazer nada, sem trabalhar, como ocorre com alguns, que seque aparecem por aqui, fazem serviços de caráter particulares e todo final de mês, nem aqui aparecerem, porque religiosamente, o dinheiro caiu na conta, só se dispondo mesmo ao trabalho de retirar o dinheiro em alguma agência bancária, esteja aonde o indivíduo “servidor” da nossa municipalidade, para receber sem nada fazer, o que não é nada moral ou ético no setor público, principalmente, quando se trata da parentada, aí é que a coisa fica preta mesma, por que governante que se preza, não coloca toda a parentada no poder não senhor, porque além de ferir à lei, fere à moral, a dignidade de quem tem um mínimo de vergonha na cara, coisa difícil de se encontrar, mas não é justo alguém ganhar muito sem nada fazer, enquanto os poucos que realmente trabalham, ganharam uma ninharia para carregar o peso dos que ganham para veranear e gozar da cara de cada um dos demais servidores, o que é uma descarada vergonha. Para quem não sabe, é que existe o concurso público, coisa que alguém sei não concordar, porque tem uma mentalidade de déspota neste poder de mando, mas ainda é a melhor forma de igualitariamente dar chances em pé de igualdade a todas as pessoas que desejam trabalhar e ter um ganha-pão para viver com um mínimo de dignidade com sua família. Se existem vacância de determinados cargos, há necessidade de ocupação de tais vagas, então a melhor forma é o concurso público, agora não executado por empresa de cartas marcadas, mas sim, por uma empresa de experiência e conduta ilibadas no ramo de seleção de pessoal, por que pelo que tenho visto por aí, existem uma porção de empresinhas laranjas que são contratadas para elaborarem um concurso público em muitas prefeituras, mas com as cartas todas elas já marcadas, o que fere princípio constitucional do direito de concorrência de igual para igual e entra quem de nada sabe e quem algum detentor ocasional do poder de mando, quiser. Buíque está aí com uma Ação Civil Pública, de autoria do Ministério Público Federal do Trabalho, desde o ano de 2006 para realização de concurso público e, passados oito anos, até agora nada de concurso. Enquanto isso, a título de enganação, ficam contratando irregularmente, a falso pretexto de urgente necessidade pública, o que não é verdade, para se colocar tão-somente os apaniguados de sempre. Na verdade, seria uma boa hora para o senhor gestor público municipal promover um concurso público sério, por que em final de mandato, só restando praticamente dois anos, então por que não dá pelo menos essa demonstração de ouro e promover um concurso público, hem senhor prefeito? – Outra mais, coloque essa gente que ganha sem trabalhar, para suar à camisa, ir ao batente e pegar na picareta!

Nenhum comentário: