QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A COLUNA EXPLOSIVA DE HOJE, ESTÁ BEM MAIS NITROGLICERINADA DO QUE AS ANTERIORES, PORQUE FALA DO PROTESTO DOS AGRICULTORES DE BUÍQUE, DA APROVAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) NAS CALADAS DA NOITE DE FINAL DE ANO, DOS DESCASOS PÚBLICOS, DO ATENTADO TERRORISTA DA FRANÇA E DA NEGATIVA DO INÍCIO DO GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA.

COLUNA EXPLOSIVA


É NITROGLICERINA PURA – PROCURE NÃO ANDAR POR CAMPOS MINADOS

POVO COMEÇA A ACORDAR – De tanto bradar em alto e bom tom, em diversas manifestações em campanhas políticas, um determinado vereador de Buíque, pelo visto o eco desse grito ao povo para ACORDAR, está se dando no momento atual, em face dos inúmeros descasos que vem sendo praticados pelo atual gestor público. Esses sinais de acordar desse sono em que nossa gente estava adormecida, deu sinais de vida, na manifestação dos agricultores rurais, nesta última quarta-feira, pelo não pagamento do Seguro-Safra, que depende das contrapartidas de quatro entes, o agricultor, com uma pequena taxa de adesão ao programa, os governos federal, estadual e municipal, com as parcelas mais substanciais para formação do fundo e, nesse caso, para o pagamento, só estava faltando mesmo o parcela do Município de Buíque, para que o agricultor viesse a ter direito ao benefício em face da cruciante seca que já vem enfrentando há mais de três anos e, o atraso só estava aumentando ainda mais o sofrimento do nosso trabalhador rural, por negligência e descaso de nosso gestor público municipal.

BUÍQUE PARLAMENTARISTA – O regime de governo adotado no Brasil, desde que o Marechal Deodoro da Fonseca deu um golpe militar no Império em 1889, é o republicano, mas estranhamente aqui em Buíque, pelo visto, não é bem assim, pois o regime adotado em nossa terra, diversamente de outros lugares, é o PARLAMENTARISTA, comandado pelo Primeiro Ministro de Buíque, na Secretaria de Finanças, em que quem dá as cartas na administração, em face da ausência constante do prefeito de nossa gente, que nunca está presente praticamente em todas as ocasiões em que se requer necessariamente a sua presença, a exemplo do problema da questão do Seguro-Safra dos agricultores buiquenses, que foi resolvido justamente no Gabinete do Primeiro Ministro. É lamentável que estejamos à mercê de um regime diferente do republicano adotado em todo o Brasil, por conta de um prefeito que alardeava aos quatro cantos de Buíque, por ocasião de sua primeira campanha, que seria diferente do antecessor, de que estaria sempre presente junto ao seu povo e de que quem fosse procura-lo em sua casa ou no seu gabinete que nunca apareceu, o encontraria, mas o que temos visto nesses últimos seis anos, é a completa ausência, bem piorada até do que aquele que se imaginava ter sido o campeão de ausências como prefeito de nosso Município. Esse atual minha gente, com toda certeza superou todas as expectativas e vem batendo recordes em tudo que é desmando administrativo em nossa terra.

QUEM PODE DIZER O CONTRÁRIO? – Acaso alguém venha dizer o contrário e provar por A + B, que esse prefeito tem sido presente em Buíque, ganha uma passagem para um passeio turístico no Maranhão, só de ida, para nunca mais aparecer em Buíque. Por falar no Estado do Maranhão, é de se estranhar que muitos políticos de nossa região, adquiriram o hábito um tanto estranho, de frequentemente viajarem para àquele estado, alguns até, chegam a passar até trinta dias, sem sequer transmitirem os seus cargos para os seus vices (substitutos legais e constitucionais), sendo eles sabedores, que pela Lei Orgânica do Município, de que a ausência não justificada por mais de 15 (quinze) dias, dá direito para que o vice ou a vice venha a assumir legalmente o cargo do titular e, na ausência de um desses, o Presidente da Câmara de Vereadores, porque município algum na República do Brasil, pode ser comandado por Primeiro Ministro, quando o nosso regime adotado é o republicano. Senhores vereadores, sejam mais vigilantes na questão da Lei Orgânica do Município de Buíque, que por sinal, pela leniência e incompetência dos ex-presidentes que já passaram pelo Legislativo buiquense de 1990 para cá, quando esta foi promulgada, não houve nesses vinte e cinco anos, nenhuma modificação ou atualização com o leque de leis que foram produzidas de lá para cá, em nossa Lei Orgânica. É um verdadeiro descaso também desse Legislativo leniente, para não dizer preguiçoso, apesar de existirem ainda algumas poucas exceções, se é que de fato existe mesmo! Quando cheguei a ser Assessor Jurídico dessa Casa, alertei a todos os presidentes da necessidade de atualização dessa importante Lei do Município, mas como todos eles sempre se focaram mais em interesses escuros, nunca deram importância a esse processo de atualização de nossa Lei Maior municipal.

A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) – Essa lei deve ser apresentada ao Legislativo Municipal até o dia 31.08 de cada ano legislativo, para apreciação, discussões, alterações, modificações, aprovação e remeter de volta ao Executivo, com a obrigação de fiscalizar. Como Buíque a coisa é sempre feita na base das coxas, os vereadores, para aprovação da LOA que está vigorando este ano, muitos, segundo fui informado, só vieram a tomar conhecimento dois dias antes da realização da Sessão Extraordinária, que ocorreu no apagar das luzes do ano passado, sem que ninguém tivesse conhecimento dessa sessão, para votar essa importante lei de qualquer maneira, sem discussão, sem alteração, do jeito que veio do Executivo. Pelo visto, alguma alteração que queriam empurrar goela à dentro, para, mesmo de forma inconstitucional dar mais poderes ao Primeiro Ministro, que segundo soube, outorgava a este, que na ausência do prefeito, seria o substituto do chefe do executivo, isso ao arrepio da lei e inconstitucionalmente. Outra pérola dessa lei, era deixar nas mãos do Primeiro Ministro de Buíque, a responsabilidade do que se chama tecnicamente, de QDD (Quadro de detalhamento de despesas), que daria poderes também ao referido Primeiro Ministro, para manipular 40% (quarenta por cento) do orçamento deste ano, como bem ele entendesse, o que além de inconstitucional, seria uma verdadeira afronta ao povo de Buíque e principalmente ao Legislativo, que pelo visto, não deixou passar nenhuma de tais emendas, se é que isso é verdadeiro, pois embora público o projeto e a lei, ninguém do povo tomou conhecimento dessa previsão orçamentária de 96 milhões de reais e aonde e como estão os detalhamentos de inversões e investimentos desses recursos previstos. Só para refrescar a mente de muitos que não tem o devido conhecimento, mesmo um projeto de lei, é público e deve ser dada a devida publicidade, tanto pela Câmara Municipal, quanto pelo Executivo, para que o povo tome o devido conhecimento do teor de cada lei que estão querendo empurrar, em muitos casos, ao arrepio da lei e ao gosto de interesses escuros e botando sem cuspe no interesse maior de nossa gente, como fizeram com a lei que aumentou o licenciamento para ocupação do solo, que está aos olhos da cara e o Legislativo que aprovou, para modificar, vai ter que depender de iniciativa do Executivo, que é o poder competente para legislar em matéria fiscal e pior, aprovada qualquer modificação, só poderá vigorar no exercício vindouro ao da aprovação, em face da anualidade fiscal já inserida no orçamento. Em última instância, acaso nem um dos poderes tome alguma iniciativa, só resta mesmo o levante popular, pois só assim, essa gente toma vergonha na cara.

RADICALISMO E VIOLÊNCIA EM NOME DE DEUS – Todo radicalismo, seja de qual naipe for, deve ser reprovável veementemente, porque não é admissível, que se resolva nada na vida, através de tomadas de iniciativas radicais. O assunto vem à respeito desse último atentado a uma revista francesa, em face de ter publicado uma charge, que segundo os radicais religiosos, vem a ridicularizar o profeta Maomé, daí a medida de através de um atentado terrorista contra o prédio de funcionamento da revista, tirando a vida de vários inocentes, causando prejuízos materiais e outros ainda maiores, que ninguém pode mais recuperar, que é a vida das pessoas que foram vítimas. Pode até ser que a liberdade de expressão para uns, tenha sido exagerada ou de que, esta, para outros, não tem limites, porque livre pensar é só pensar. Sou a favor da ampla liberdade de expressão, como também, respeito todos os credos religiosos e a opção do modo de vida de cada ser humano, nada contra, porque em sendo todo mundo livre, quem é quem para proibir a opção de alguém nesta vida? – O fundamentalismo islâmico, com essas medidas extremadas, não justifica de jeito nenhum as vidas que eles tiraram de pessoas inocentes. Se acaso acharam que foi uma ofensa a charge que ridicularizava Maomé, então que se entrasse através dos meios legais para pedir reparações contra à revista, inclusive solicitando a sua não circulação, mas daí tirar vidas e muita gente chegar ao imbecil e ingênuo ponto de vista de comparar o terrorismo praticado pelo radicais islâmicos às vítimas, algumas responsáveis pelas charges, se está a uma grande distância entre a barbárie praticada, e charge humorista. Não dá para comparar, nem sequer imaginar, uma coisa com a outra. Ato terrorista é um ato de extrema loucura humana, e a arte, mesmo considerada de mau gosto, é outra bem diferente. Esses radicais estão repetindo as mesmas barbáries que Igreja do Catolicismo Romano, praticaram na Idade Média, com a Santa Inquisição, em que mataram muitos inocentes em nome de Deus, como estão agora fazendo esses radicais fundamentalista do mundo islâmico, em nome de seu Deus, Maomé.

O PESSIMISMO CONTINUA – O que se esperava que iria mudar nesse segundo mandato da presidente Dilma, pelo visto, a coisa vai ficar bem piorada. A gente já pode perceber os primeiros indícios, com a economia fora de controle, a inflação em ascensão estratosférica, ferrando o bolso do brasileiro e o pior, é que ninguém está vislumbrando nenhuma mudança significava na condução da administração pública, que pelo visto, com o tamanho da máquina pública federal, a roubalheira não vai parar não senhor, pelo menos não são esses os primeiros sinais que estamos percebendo, que vem desde o tamanho do ministério, à sua formação, com nomes pouco confiáveis. Desse jeito, a gente mais uma vez, vai comer gato por lebre, mas diferentemente do primeiro mandato, que não foi lá muito tranquilo e recheado de escândalos escabrosos, além de levante popular, pelo visto nesse segundo mandato, a continuar nessa pisada, a coisa pode vir a sofrer reveses populares ainda bem piores, chegando a um ponto tal, que o próprio povo poderá vir a tomar outro rumo para derrubar esse governo. Por isso mesmo é que a atual gestão da presidente, ou toma vergonha na cara, ou então o Brasil pode tomar medidas extremamente radicais, pois outro caminho não está se antevendo. A política de sempre de se tirar vantagens tem que acabar de vez, tanto lá de cima, quanto aqui em baixo, porque uma coisa é ser roubado descaradamente o tempo todo e por muito tempo e outra, é o povo aguentar isso por mais tempo ainda. Desse jeito, alguma medida tem que ser tomada, ou por parte dos políticos ou do próprio povo, que dia desses, chegou a invadir uma casa de um prefeito picareta e arrebentou com tudo. Por aí já se pode medir a que ponto está chegando a paciência de nosso povo com tanto ladrão no poder.

Nenhum comentário: