QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 11 de março de 2015

A MATÉRIA DE HOJE TRATA DE COMO UMA MATÉRIA PUBLICADA, PODE ERRONEAMENTE SER INTERPRETADA POR QUEM A LER E, O BLOG SE PROPÕE A QUEM SE SENTIR ATINGIDO, QUE A DEPENDER DAS CIRCUNSTÂNCIAS, EM PUBLICAR MATÉRIA QUE VENHA A CONTRA-ARGUMENTAR SE ALGUÉM CITADO PELO BLOG, VENHA DE ALGUMA FORMA, SE SENTIR ATINGIDO, AFINAL DE CONTAS, ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO É ABERTO E DEMOCRÁTICO E, CLARO, NÃO SOMOS OS DONOS DA VERDADE INCONTESTE.

A LEITURA, QUANDO MAL INTERPRETADA, PODE LEVAR O INCONSCIENTE DO LEITOR, A VÁRIAS VERSÕES.


     A gente quando escreve, fala daquilo que tem domínio ou de certa forma, conhecimento, mesmo que parte deste. Acaso o que se sabe não reflete toda a realidade, cabe a quem ler essa ou àquela matéria, buscar os meios necessários, através da interlocução, para pedir o direito de publicar a sua versão. A gente, quando fala de alguém e até mesmo faz uma vaga menção, quando quem ler determinada matéria entende como o seu consciente quis que entendesse, então é necessário que se dê as devidas explicações, para se saber de verdade o que quis dizer o autor dessa ou daquela matéria. Não sou o tipo de pessoa fechado em copas, mas de falar, discutir sem brigar, ouvir, explicar e buscar sempre chegar a um consenso.
    Claro que os meios midiáticos, geralmente tem pecado muito quando exageram na dosagem de determinados assuntos que levam à público, muitos até, sem ter os devidos argumentos e a realidade dos fatos, para colocar no ar ou levar a conhecimento público determinado assunto, isso porque, muitos se baseiam mais na questão do ouvi dizer e não propriamente daquilo que ouviu e escutou de determinado interlocutor. Existem pessoas que dizem coisas em que de muitas outras escutam, com o conhecimento que se espalha e aí, o domínio não é tão-somente de uma só pessoa, mas sim, de um grupo de pessoas de convivência de determinado fato que se colocou no domínio público. Evidente que nem tudo que é do domínio público, reflete realmente a realidade dos fatos, mas na maioria dos casos, reflete sim.
      Por isso mesmo, quando não tenho conhecimento dos fatos em sua realística versão verdadeira, procuro não tocar ou publicar do que não tenho o devido domínio, mas se acaso é um assunto de domínio público, que se comenta de boca em boca e que todo mundo tem conhecimento, então novidade alguma é em se publicar alguma matéria sobre um fato, acontecimento ou sobre determinada pessoa. O direito de opinar é livre, bem como, o de refutar o que foi dito, da mesma forma, desde que tenha a propriedade e domínio da realidade daquilo que pretende contra-argumentar, porque quando existem visões conflitantes, principalmente em relações sociais e familiares, aí sim, é que há choques de visões de cada verão, pois um lado tem a convicção do que lhe convém, enquanto o outro, da mesma forma, então difícil se chegar a um consenso, um denominador comum e aí sim, ninguém pode chegar a um ponto de equilíbrio e os conflitos e versões díspares sempre haverão de permanecer em eternos conflitos de visão de determinados fatos e acontecimentos.
      Não busco ser irresponsável a ponto de publicar daquilo que não tenho domínio; não procuro ser leviano a esse ponto, pois a gente só pode escrever alguma matéria, algo sobre uma pessoa, fazer uma homenagem a um amigo sobre fatos vividos por um determinado tempo, até mesmo como forma de uma homenagem, só se pode dissertar e falar daquilo que está dentro do seu domínio, porque foi uma passagem de vida que existiu entre quem escreve e a pessoa de quem se fala, nada mais que isto. Se acaso alguém se sentir de alguma forma, magoado ou atingido, é só buscar dar uma interpretação diversa daquela que buscamos demonstrar através da escrita, demonstrando fatos e provas, pois nada mais justo do que mostrar a sua versão, para que da mesma forma, possamos publicar. Agora para se contestar um escrito, uma matéria, tem que se ter contraprovas cabais e irrefutáveis, coisa muito difícil quando se trata de conflitos sociais ou familiares, principalmente nos moldes atuais da diversidade de formas familiares, que não as tradicionais, que não mais existem.
     O meu Blog não é fechado, tampouco é uma face de uma moeda só. Sei que como ser humano, vulnerável, como tantos outros, sou suscetível a erros, mas daquilo que escrevo, sempre busquei fazer com propriedade de conhecimento, de refletir a realidade dentro de minha visão e do que vivo, convivo e convivi, mesmo assim, acaso não venha a agradar A, B ou C, então que me mande a sua versão dos fatos que estou completamente aberto a publicar a versão seja lá de quem for que venha a se sentir atingido ou de alguma forma, entendeu diferente a mensagem que quis transmitir de uma determinada matéria, que em muitos casos, principalmente quando falamos de amigos que se foram, a gente tem todo o cuidado para omitir inclusive, determinadas fases negativas da vida da pessoa que buscamos através de uma matéria, fazer uma singela homenagem, o que não implica em dizer, de que se trata de uma biografia oficializada de ninguém, afinal de contas, nunca procurei escrever uma biografia de quem quer que seja, porque a escrever, a história será politicamente incorreta e aí sim, a coisa pode sair fora dos eixos de verdade e até mesmo os mortos, podem se mover em seus túmulos. Então a não ser que alguém um dia, me peça para escrever um biografia oficial, evidentemente, paga, não me farei de rogado e a escreverei com todo prazer. Agora uma simples homenagem saudosa à um certo amigo qualquer, posso perfeitamente fazer, pois a homenagem é uma visão simplista de fatos e acontecimentos e troca de conversas e de idéias vividas em determinados momentos em que àquela pessoa esteve junto com a gente, que pode não ser a versão entendida por outras pessoas, que sequer a gente conhece. A versão narrada pode não ser o retrato de fidelidade para outras pessoas do convívio dessa pessoa homenageada, mas sim, é o relato daquilo que a gente presenciou enquanto teve uma determinada convivência, mesmo que seja esporadicamente, como sempre ocorre com amigos de mesa de bar e de bates-papos eventuais, nada mais que isto. Mas aviso a quem quer que seja, que o meu Blog está aberto a qualquer pessoa que venha a imaginar se sentir atingida de alguma forma. Meu Blog é democrático e estou pronto a publicar a versão de quem quer que seja. Agora o que tenho a dizer, é que sempre primei por fazer um trabalho sério, honesto e honrado, além de que, nada estou ganhando com isso, a não ser, o imenso prazer de sempre escrever, que faz parte de meu viver, afinal de contas, já dizia Millôr Fernandes, “livre pensar, é só pensar”. Então minha gente, busco ser como as aves, sou livre para voar, mas sou completamente democrático, para a qualquer momento, interromper esse voo por momentos, para fazer algumas correções de rumos, acaso sejam estas necessárias. O Blog do Manoel Modesto é um meio de comunicação livre e democrático.

Nenhum comentário: