QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

JÁ EXISTEM EM FASE DE TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL, PROJETO DE LEIS PARA CRIAÇÃO DO DIREITO DIGITAL, QUE SERÁ O MARCO REGULARÓRIO PARA O USO DOS MEIOS INTERNETÁRIOS, QUE HOJE É FEITO DE FORMA ESCANCARADA E DESRESPEITOSA.

DIREITO DIGITAL OU CIBERDIREITO, A LEI REGULATÓRIA DOS ABUSOS E DE CRIMES PRATICADOS NA INTERNET


    Muitos não tem o devido conhecimento, mas aos poucos e com base mesmo nos ramos do Direito já existente, está em forma de construção mais uma ramificação na área jurídica, o denominado de Direito Digital, que vai praticamente implantar um marco regulatório para o uso do meio internetário de comunicação, aí se incluindo as redes sociais, os grandes sites de navegação, por que para quem não sabe ou não imagina, estão sendo cometidos muitos crimes por esses meios de forma escancarada e quando o sujeito é pego de surpresa, já não pode mais retroceder, porque a prova maior, material, é justamente o que foi publicado ou postado, sem precisar sequer de outros meios de provas. Descobrir de onde veio, não é difícil não senhor. Os rackes e experts em programas de computação, descobrem facilmente e até mesmo, dados apagados e deletados ou excluídos, podem ser recuperados. Pelo visto, o que se coloca num sistema de informação informatizado, permanece invisível numa grande nuvem magnética dispersa no espaço, então todo cuidado é pouco para quem faz uso da internet.
    Isso vale também para os blogueiros, os hospedeiros de sites, os twitteiros e quem também faz uso de aplicativos como o WahtsApp, Snapchat e Instagram. Então minha gente, todo cuidado é pouco no que se publica ou posta, principalmente uma imagem que venha e execrar, expor, ridicularizar alguém publicamente ou uma publicação de venha a macular a imagem de qualquer cidadão ou cidadã. Essas atitudes são todas elas passíveis de crimes na esfera penal, bem como, na área cívil, em ações reparatórias de perdas, danos morais e materiais. Embora não exista ainda uma lei regulatória específica, mas já tramitam alguns projetos no Congresso Nacional nesse sentido e não vai se espera muito e teremos finalmente uma lei voltada exclusivamente para práticas de crimes nos meios internetários, passíveis de reparos por danos de toda ordem, que venham a ser causados a outrem. Por isso mesmo, é que se deve ter muito cuidado com o que se publica e o que se posta nesses meios de comunicação. Nesse período do que se chama da vacatio legis (vácuo da lei), o que os magistrados vem aplicando, é justamente tomando por base, outras fontes do direito, como o direito comparado e até mesmo, com base em leis existente em outros países, formando assim, uma jurisprudência como algumas já existentes nesse novo ramo do Direito e que algumas pessoas já vem sendo responsabilizadas criminal e civilmente pelas suas indevidas postagens e publicações.
    Para quem não sabe também, se o sujeito publica uma matéria ofensiva em um Blog ou outro meio qualquer de comunicação internetário, enquanto a matéria permanecer postada ou publicada, embora já tenha feito um estrago irreparável, o tempo de prescrição não se atinge, porque enquanto à matéria permanecer publicada, a prática criminosa está se protraindo no tempo e o crime se torna permanente, então não há o que falar em prescrição, podendo o ofendido, enquanto a ofensa permanecer postada ou publicada, vir a ser responsabilizado tanto criminalmente, quando na esfera civil, em reparos por danos morais e materiais. Daí, o meu recado é curto e grosso: para vocês que publicam o que não devem ou a mando de terceiras pessoas e deixam a matéria ofensiva ativa indefinidamente, o crime está em curso, sendo praticado e só poderá prescrever, a partir do momento em que for excluída de circulação dos meios internetários. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco, para não vir a sofrer as consequências das frias letras da lei, mesmo que o Direito Digital esteja ainda em formação, mas já existe doutrina, jurisprudência e projetos de leis nesse sentido, em andamento no Congresso Nacional. Esse é o meu recado de hoje para os blogueiros e demais utilitários de redes e aplicativos sociais.

Nenhum comentário: