QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

PARTIDO POLÍTICO É OBJETO DE FEIRA DE MANGAIOS?

      
     Toda época em que está se avizinhando uma nova campanha política local, aqui em minha terra, como nos demais lugares, a dança de partido político já se faz sentir com pouco mais de ano da eleição. A coisa é tão séria que se transforma numa verdadeira feira de mangaios, como se fora um reles objeto qualquer.
        O negativo de tudo isso, é que muitos fundam partidos ou os reativam, sem sequer se identificarem com os ideais filosóficos e programáticos do partido, que na verdade, quando são criados, o são para o bem e a transformação que a sociedade reclama, mas legalizados, não passam de meros instrumentos em mãos da picaretagem política, que em muitos casos usam até mesmo as agremiações partidárias, como moeda de barganha, de troca ou almejando futura indevida vantagem, esta é a realidade. Até mesmo os ditos partidos de esquerda, em que sempre busquei confiar, quando menos se espera passa para as mãos dos mais empedernidos reacionários da paróquia e aí não dá mesmo para acreditar nos partidos políticos, enquanto instrumento-meio como elo de transformação social e para se fazer o bem, sem olhar a quem.
      Pior é que o povo, nesse aprender e de ver tudo de forma transversa, fruto da alienação política que os mandarins de plantão buscam sempre colocar na cabeça do povo, ou por uma pregação tendenciosa, maliciosa e de sempre continuar enganando o povo, continua a se deixar levar na lábia, na conversa fiada e na enrolação de uma horda de políticos picaretas de plantão, que na verdade, só querem mesmo usar de meios espúrios para chegar e se manter no poder, não para fazer o bem a ninguém, que não seja o deles mesmos e isso, minha gente, se vê em nosso próprio terreiro, sem precisar dar uma olhadinha no dos outros. A surrupiação é feita à olhos vistos, em plena luz do dia e o pior, é que muitos se omitem, não veem, se calam e buscam nada ouvir.
   Aqui em Buíque mesmo, fundei o PSB em abril de 1988, porque pensei que era um partido sério, quando ninguém queria e tinha receio de ser taxado de comunista e hoje, o interessante é ver que muitos dos que me chamavam de “melancia”, vermelho por dentro e verde por fora, são quem chegaram a tomar o partido de mim e hoje ele está um verdadeiro saco de gatos, não somente aqui, mas em Pernambuco, em todo o Brasil, porque é assim que passaram a agir na base da praxe política, deixando de lado, os ideais doutrinários e filosóficos partidários. Cheguei a fundar também, o PPS por suceder o PCB, em 1994, quando imaginava um Roberto Freire, um político sério, mas da mesma forma que os demais, esse partido me foi surrupiado de minhas mães, quando a gente tinha chegada a filiar quase 300 pessoas, por mero capricho, após uma rasteira em mim e meu irmão Miltinho, para não sacrificar uma mera candidatura e isso, me fez com que não mais acreditasse nesses partidecos, com a mesma crença que via nos partidos políticos, mesmo assim, ainda sou adepto da boa política e sei que para ser candidato a qualquer cargo eletivo, a legislação exige que estejamos legalmente afiliados a um partido, seja ele qual for, porque os partidos só se prestam mesmo para isso, mas o que é importante para mim, não é meramente um mero partido político, mas sim, o cidadão de bem, o homem probo, sério, honrado e honesto que deseja colocar o seu nome à apreciação popular. Talvez sequer venha a chegar lá, mas da mesma forma, se pode chegar também, depende da oscilação da mentalidade popular de uma hora para outra, como já fui testemunha disso aqui mesmo em Buíque em algumas ocasiões e quando o povo quer, pode jogar dinheiro de rolo que perde a eleição e disso, sou uma prova viva.
    Refundei mais dois partidos políticos em Buíque e, reativando-os, porque se encontravam inativos, que foram o PC do B e o PV. Não consegui estruturar como queria, nenhum deles, porque não recebi apoio de ninguém da regional, muito menos de algum político que pensa e imagina a política no mesmo pé de igualdade que imagino um dia poder aplicar, mesmo que seja somente como se num sonho, mas como disse numa poesia, “nesta vida a gente tem que sonhar”.
  No momento estou sem partido político, porém nem por isso vou esmorecer e deixar a peteca cair. Vou atrás de outra agremiação partidária e, não estou para brincadeiras não senhor!, porque não há mais tempo para se brincar a essa altura do campeonato e, os que quiserem mudar comigo, que procurem se juntar à minha pessoa que talvez quem sabe, poderemos vir a ser o diferencial na política buiquense, afinal de contas, da década de 50 para os dias atuais, se tivemos meia dúzia de prefeitos honestos, se pode dizer que foi grande coisa, porque na verdade, esse pode ser o número quase exato de gestor honesto que tivemos dessa década para cá. Por essa razão, camaradas, é que precisamos confiar, dar um voto de confiança em quem nunca mudou de discurso, em alguém que tem uma história de vida, que jamais mudou a sua maneira de ser, de agir e de pensar. Então com toda certeza, a essa altura do campeonato, como é que alguém com um histórico desses de vida, pode vir a mudar na fase em que se encontra para enganar o seu povo, hem minha gente? – O que não se pode é se deixar enganar mais uma vez pelos mesmos aventureiros de sempre, que prometem mundos e fundos e no final de contas, o que fazem mesmo, são as mesmas maracutais levadas à cabo pelo anterior e isso, povo consciente de Buíque, não pode e não deve continuar. Vejam, reparem, não se deixem engabelar mais uma vez, porque o que muitos tem para dar ao nosso povo, é nada mais, nada menos, que mai suma banana, por isso mesmo, é que ninguém pode se iludir por uma mera esmola ou promessa, e reflita não somente pensando em você, mas sim, em toda a nossa gente, nosso povo, nossa população pelos quatro cantos de nossa terra. Sei da consciência de que, mudar o pensamento do povo é difícil, porém ainda sou daqueles que imagina que nem tudo está completamente perdido e por isso, É CHEGADA A HORA DE MUDAR DE VEZ. 

Nenhum comentário: