QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

SE A GENTE PUDESSE VIVER NOSSA VIDA NOVAMENTE, COMO SERIA QUE IRÍAMOS FAZER?


        Bem, emprestado pelo velho amigo cordelista e escritor, Paulo Tarciso, comecei ontem a ler um livro com um título chamativo e interessante: “SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA NOVAMENTE...” – Acredito, que à primeira vista, toca em profundidade na pessoa que gosta e é afeito à leitura, a exemplo de minha pessoa. Achei curioso o título, de autoria de Rubem Alves.
        À primeira vista, a gente começa a fazer ilações em nossa mente e colocar em nosso imaginário, o que se faria se a gente pudesse, a essa altura do campeonato, volver o tempo e reviver tudo novamente, como é que faria? – Será que a gente repetiria tudo de novo? – Faria a mesma coisa? – Seria o mesmo babaca ou vivaldino que imaginou ser? – Seria um crente fervoroso e seguidor dos mandatos do Livro Sagrado?, ou talvez buscasse fazer tudo diferentemente daquilo que você buscou demonstrar em sua personalidade comportamental de ser, hein? – Será que você faria de tudo aquilo que imaginou fazer e nunca teve coragem de fazer? – Você repaginaria a sua vida? – Acredito piamente que sim, porque na verdade, ninguém vive satisfeito com a vida que tem e, de certa forma, gostaria em muito de dar um novo rumo a esta. Não teria sido, em muitos casos, o conformista que sou.
        Ah, talvez não chegasse, por outro lado, a mudar muita coisa! – Primeiramente, tendo nascido nas condições que vivi, acredito que não mudaria muita coisa para percorrer a trajetória sofrida de vida diferente, mas com certeza, iria buscar, tendo consciência do que foi minha vida até o presente momento, muita coisa iria buscar corrigir. Primeiramente, não seria o menino besta que fui; teria sido diferente e mais hábil para lidar com determinadas situações vividas; valentão não queria ser, mas no mínimo, teria pego em armas para enfrentar a ditadura militar; teria me dedicado mais aos estudos, apesar das dificuldades do estado de pobreza em que minha família vivia; também minha ida ao estado de São Paulo, teria sido diferente e buscaria dar uma surra em dois japonesinhos de Ribeirão Pires, que nos acuaram quando eu e Milvernes, voltávamos da escola primária, para a nossa rude casebre naquelas plagas; teria lido mais grandes obras mundiais; na jovem guarda, não teria sido tão babaca e teria pego as neguinhas do pedaço e buscaria ter sido o líder do meu grupo, se bem que, na escola, por tirar as melhores notas, sempre era assediado, mas não seria tão besta com àquelas doces meninas, como fui, porque elas só queria fila e eu não exigia nada em troca. No mínimo buscaria comer uma porção delas, mas agora é tarde. Não sei nem se elas ainda existem. Ah, se pudesse viver minha vida novamente, com certeza, se tivesse feito o curso de direito, teria me preparado não para ser um advogado ambulante, mas sim, um desembargador ou até quiçá, um ministro do STF! – Talvez nem Direito tivesse feito, mas sim, medicina, porque o sujeito já sai formado em Deus, ou talvez não quisesse ser um Deus, porque a ninguém é dado o direito de o Ser, mas apenas um bom médico para servir a nossa população mais humilde, mas é um curso em que ainda o sujeito tem mais facilidade de enriquecer. Como advogado não cheguei a tanto; não sou rico, mas pelo menos, aprendi a exercer a profissão com zelo, ética e dignidade, que não são sinônimos de riqueza, mas deveria ter sido mais zeloso em ter tido o cuidado de pegar grandes causas, apesar de não ter vindo de uma família tradicional de advogados, mas mesmo assim, acredito ter dado conta do meu recado. Muitas coisas não teria feito ou quem sabe, teria aproveitado mais, porque o que me resta hoje, é uma doença sem volta.

        É com certeza, se fosse me dado a chance de viver novamente, com certeza mudaria muita coisa e teria me preparado desde cedo, quem sabe, pegando gosto pela política, me preparado para fazer uma carreira política como todos esses corruptos fazem, não simplesmente como um reles vereador, mas iniciando como prefeito de minha terra, e chegando, quem sabe, até ser o presidente da república. Se pudesse reviver a minha vida novamente, acreditem, tudo seria diferente! – Talvez não desse jeito, mas embora goste de minha vida, claro que muitas coisas pontuais, iria certamente mudar tudo, para que outro rumo ela tivesse, mas como isso é impossível de acontecer, então que me contente com esta vida que tenho, que já é o bastante e suficiente e mudar, a partir do momento em que estou, mudar o que pode ser mudado, aceitar o que nada pode ser mudado e ser isso que realmente sou, porque sou isso mesmo e não ser diferente e isso, não posso mais mudar, a não ser, que “tenha uma chance de viver a minha vida novamente...”

Nenhum comentário: