QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

DE ALGUMA FORMA, A NOSSA PALAVRA EM FAVOR DE NOSSA CULTURA, PELO VISTO, ALGO VEM SURGINDO NO HORIZONTE, EMBORA LENTAMENTE


      Nos que fazemos cultura, sabemos das dificuldades que é, sensibilizar a população, principalmente a iniciativa privada e os detentores do poder público, para que se voltem para o desenvolvimento cultural de nossa terra. Falar de cultura é fácil, agora, fazer, é que é o nó da questão. Há muito que eu mesmo, e falo de mim com propriedade, que venho batendo nessa tecla do desenvolvimento cultural de Buíque. Muitos sempre fizeram ouvidos de mercador e ainda fazem. Muita gente não está nem aí, mas pelo visto, se dá para sentir, que parte das próprias pessoas, está despertando para esse lado, porque o vetor propulsor da cultura, quando ninguém não está nem aí, tem que ser as próprias pessoas, com os próprios recursos que podem contar.
  Um dos grandes alavancadores de nossa cultura, indubitavelmente, é o SESC-LER BUÍQUE, que mesmo com pouca frequência de público, sempre vem promovendo eventos culturais de valoração da cultura popular tanto de próprio lugar, quanto de cunho nacional. Também nesse campo, nunca deixa de patrocinar por conta própria, oficinas de vários segmentos cultuais, a exemplo de cursos de poesias, cordel, literatura e um dos últimos, foi o de dramaturgia, do qual participei. O SESC-LER, foi um dos grandes enfrentantes de incentivo do desenvolvimento da cultura de nossa terra, restando, porém, participação maior de nossa juventude, de adultos e até mesmo de idosos, para um melhor aprendizado da vida e de nossos valores culturais. Na década de 70, aqui fundei um jornalzinho na Escola Duque de Caxias, feito artesanalmente, em máquina de papel estêncil (quem lembra) e, nas décadas de 80 para 90, fundei o Jornal a VOZ DE BUÍQUE, mas nunca deixei, mesmo fazendo política, de bater nessa tecla de defender nossa cultura e, pelo visto, algo vem surgindo nesse horizonte.
      A Escola Técnica Estadual Cyl Gallindo, vem desenvolvendo para a juventude na fase de ensino médio, grandes e importantes cursos para a nossa juventude, não deixando de ser, um fator de importância salutar para preparar valores na área técnica, a nível de ensino médio, para colocar no campo de trabalho muitos jovens de nosso município e região. A escola foi montada numa estrutura espetacular, que nada deixa a desejar em similares de grandes centros de ensinamento de nosso estado e do país. Existe uma estrutura fenomenal. Só para se ter uma ideia, já está na fase embrionária a criação de uma televisão via internet, para justamente, mostrar através dos próprios alunos, o que é deveras importante, os valores culturais de nossa gente e de nossa terra e isso, só vem mesmo a engrandecer a nossa cultura.

    Estão de parabéns, o SESC-LER BUÍQUE e a Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo. Que continuem a fazer, e muito mais, o que puderem para o desenvolvimento de nossa terra, coisa que sempre venho defendendo desde tenra idade, mas somente com uma voz uníssona, isolada, mas que, agora, outros movimentos culturais, principalmente depois que cheguei, junto com outros companheiros, a fundar em 23.10.2014, a ACADEMIA BUÍQUE DE LETRAS E DAS ARTES – ABLA, que, apesar do pouco que fizemos durante esse curto lapso de tempo, acredito que foi outro elo importante que vem despertando aos poucos, a nossa gente, sobretudo nossa juventude, para o desenvolvimento de nossa cultura, porque nada mais importante que o conhecimento de um povo, para que venha a se libertar e poder ganhar asas para voos solos, esta é a realidade que antevejo daqui para a frente. 

Nenhum comentário: