QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

PERDAS E DANOS: PREJUÍZOS CAUSADOS PELO VÍCIO


      Não vou nominar quem quer que seja, porque ninguém merece sofrer mais vezes, quando é castigado por uma grande mazela social, que é o vício, seja motivado por drogas lícitas ou ilícitas. Na verdade, ninguém pode apontar o dedo sujo para ninguém, porque existem muitos viciados enrustidos e, mesmo àquelas pessoas que vez por outra provam de alguma droga ilícita ou lícita, está no rol dos viciados da mesma forma que o viciado contumaz. Não pense você que, ao usar esporadicamente determinada droga, não seja um viciado, porque na verdade o é, isso está comprovado cientificamente. Em qualquer droga você faz as mesmas viagens a um inconsciente desconhecido, que se pode imaginar e até mesmo, a lugar nenhum.
       A gente só sabe os efeitos do vício, quando olha os outros que estão dopados, drogados até o gogó pelos efeitos nefastos do consumo de qualquer que venha a ser a droga, quer seja bebida alcoólica (droga lícita), quer o crack, a maconha, a cocaína, o LSD e tantas outras que existem ilicitamente no mundo das drogas, na atualidade e que, a pretexto de enriquecimento ilegal, existe muita gente, muito traficante comercializando drogas e mais drogas e infestando a sociedade de viciados. Na questão da bebida não é bem assim, esta vem a ser encontrada e comercializada livremente em qualquer boteco, em qualquer esquina e adquirida livremente, sem nenhuma barreira. Até mesmo menores a adquirem e o número de viciados nessa faixa etária não está no gibi, porque com o país aumentando cada vez mais o número de jovens com idade ativa para o trabalho e, não encontrando o que fazer, a tendência é entrar ou nas drogas lícitas, quanto nas ilícitas e isso, nos tem trazido sérios transtornos de ordem social. São problemas difíceis de serem resolvidos, mesmo no mundo mais desenvolvido do que o nosso.
      Não há uma fórmula mágica, quando se está atolado no vício, de que, cada ser humano venha a sair dele. Os prejuízos causados são incalculáveis. Esses danos e perdas, vão desde a convivência no seio familiar, na sociedade (que na verdade é uma merda), profissionalmente e entre o círculo de amizades (que quase não se tem), mas os prejuízos são incomensuráveis, disto não se tem a menor dúvida. Sair do vício, não é nada fácil. A gente vê por aí os esforços que se busca fazer, mas ainda assim, quem está dentro de um círculo de vício de algum tipo de droga entorpecente, parece que existe uma chama de dentro de cada um, para que busque o acalento de vida, uma fuga, no vício e isso, não é nada bom e positivo para ninguém.
     A bem da verdade, não existe vício mais prejudicial ou menos que outro. Na realidade, todas as drogas, lícitas e ilícitas, são extremamente destrutivas. Destroem lares, vidas, profissões, a moral do cidadão e uma série de valores que desaparecem da vida de cada um e isso não é nada bom para ninguém, principalmente para a pessoa, que vive psicologicamente em seu interior, com os seus próprios demônios e muitas pessoas não chegam a entender absolutamente de que se trata de uma pessoa doente, e que em muitos casos, não precisa de repreensão ou repressão de penalização, mas sim, de cuidados, de tratamento, menos de repulsa da sociedade, porque assim agindo, só está colocando o viciado ainda mais no fundo do poço, esta é a verdade. Os alucinógenos, tira o ser humano de uma realidade, para colocá-lo num mundo que não existe, da alucinação.
      Existem casos de viciados em drogas lícitas, que antes de virem a ser escorraçados, triturados vivos, o que só vem mesmo a atingir frontalmente a autoestima do indivíduo, deveria mais, era ser tratado com mais carinho e compreensão, afinal de contas, para muitos que não sabem, o vício de drogas lícitas, é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde – OMS, então como uma pessoa que precisa de ajuda, deveria ser tratado e não da forma como as pessoas vem tratados essas pessoas, por exemplo, que costumeiramente ingerem bebidas alcoólicas. Para quem não sabe, o álcool é tão nocivo quanto outra droga qualquer, porque você geralmente começa a prová-lo ainda numa fase jovem, geralmente num grupo de amigos de trabalho, de escola, ou de outras formas e, quando menos percebe, se torna em um viciado contumaz, podendo chegar a ser um viciado corriqueiro, àquele tipo que ingere a bebida todos os dias de sua vida, terminando por ter um dano maior, até perdendo a noção do tempo ou até mesmo, a própria vida.
      A sociedade, o seio familiar, de um modo geral, não tem ligado muito para esse tipo de viciado. Geralmente o trata com desdém, não está nem aí e, quando está numa situação em que nem domínio próprio tem, ao invés de ajudar, trata mais é de criticar e menosprezar, como se fora uma coisa qualquer, sem o menor valor e consideração.
    O viciado em álcool, como em outro qualquer vício de drogas ilícitas, ele em determinadas circunstâncias, em elevado estado de embriaguês, ele perde a noção de tudo em sua volta. Ele sequer sabe onde está, se vivo ou morto; em que lugar se encontra; o que diz ou está fazendo. Quer dizer, perde por completa a noção de sua própria existência e de mundo. Então em circunstâncias tais, ele precisa não de prisão, de reprimenda repressiva, repreensão de quem quer que seja, porque em determinados momentos, o embriagado chega a se tornar uma criança e aí, não pode jamais ser responsabilizado pelo que fez ou deixou de fazer. Até mesmo um crime que venha a cometer, dá para se acreditar que venha a ser ininputável, porque sequer ele tem noção do estado de sua existência e, em circunstâncias tais, ele não tem noção do que fez ou deixou de fazer. Então minha gente, antes de condenar alguém, procure analisar as pessoas. Se acaso precisam de ajuda em determinados momentos, então que as ajude, porque você poderá estar fazendo um grande favor. Agora, criticar, olhar com maus olhos, denegrir a imagem da pessoa, isso não vai ajudar a ninguém, muito menos, até mesmo uma pessoa amiga, como acontece no cotidiano da vida.
     Em conformidade com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o alcoolismo, é considerado uma doença e se enquadra, o alcoolismo crônico, sendo formalmente reconhecido como doença pelo Código Internacional de Doenças (CID referência F-10.2), classificado como "síndrome de dependência do álcool", doença evolutiva, causadora de transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso do álcool, com sintomas psicóticos associados na intoxicação. Então quem ingere álcool costumeiramente, pode vir a ser considerado doente, devidamente reconhecido pela OMS. O alcoolismo como uma doença, e como doente, o viciado deve ser tratado, sendo passível, inclusive, se vir a ser amparado pela Previdência Social, como tem acontecido para trabalhadores de determinadas empresas, em que, diagnosticada a doença, o sujeito é submetido a tratamento e afastado por licença médica, percebendo auxílio-doença, para que venha a ser tratado regularmente como outro doente qualquer.

      Então minha gente, não vamos ficar atirando pedras por aí, sem ter conhecimento de causa, a quem é viciado em alguma droga, se lícita ou ilícita, porque só sabe da vida de alguém, a própria pessoa. É caso de psiquismo, de um vazio de vida, falta de alguma coisa, então deve sim, haver maior compreensão, principalmente, para quem é viciado em drogas lícitas, mesmo que a sociedade torça o nariz para muitas coisas, ainda que nesta mesma sociedade, existam os bêbedos enrustidos, os que se escondem para encher a cara, para não demonstrarem as suas deploráveis embriaguês, mas tem muitos que se expõem, não ligam muito e só essas pessoas sofrem a reprimenda social, que na verdade, trata-se de uma sociedade podre, execrável e que não serve para absolutamente nada, a não ser para condenar daquilo que desconhecem. Então gente, vamos se informar mais sobre quem é quem, para poder sair por aí condenado A, B ou C, porque tem que se ter conhecimento de causa, domínio com propriedade do assunto, para poder sair por aí apontando o dedo sujo, de quem na vida, em muitos casos, não passa de um beberrão também. 

Nenhum comentário: