QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

BUÍQUE TEM UMA TRADIÇÃO CARNAVALESCA, QUE VEM DESDE OS ANTIGOS CARNAVAIS


        É mais do que esclarecedor que nos “antigos carnavais” de Buíque, a festa momesca era mais família, de brincadeiras entre amigos, que saiam de casa em casa, tinha o mela-mela durante o dia, em que populares saiam pelas ruas, pessoas se vestiam de papangus e à noite, tinha festa de Clube, que na realidade era no Mercado Público Municipal, pela inexistência de um Clube de verdade em nossa terra, mas era um carnaval alegre, família, com o sábado do Zé Pereira, que no sábado à noite, saia às ruas para abertura da festa do reinado de Momo, em que sempre era eleito o Rei do Carnaval e a Rainha. Hoje já não mais existe isso, porque o formato carnavalesco com o tempo mudou e, da mesma forma, as personagens são outras.
        Embora considerada pelas vertentes religiosas como festa demoníaca, em que se exagerava na bebida, nos avanços dos namores, nos possíveis amores passageiros, frutos de mais um carnaval, que em muitos casos, terminava em casamento, mas era um carnaval mais família e menos comercial do que os carnavais atuais. Os tempos mudaram, as pessoas evoluíram, as músicas não são as mesas a exemplo de músicas como: Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não; Olha a cabeceira do Zezé, será que ele é, será que ele é; Papai, mamãe, quanta alegria dentro do salão, quá-quá-quá, passei no vestibular...; Ó quarta-feira ingrata, você vem depressa só pra contrariar..., entre tantas outras músicas memoráveis que marcaram quem viveu essa época dos antigos e bons carnavais buiquenses. Era uma festa demoníaca, mas posso confirmar, foram período de nossas vidas, que marcaram para sempre em nossos corações.
        Era uma festa do povo, da família e muita gente se divertia para valer. Agora, depois de longas datas que se foram esse modelo de carnavais antigos, a cada ano foram modificando, até se chegar ao carnaval atual, que para nós os mais antigos, não são como antes, mas não deixa de fazer a alegria de muita gente, principalmente dos mais jovens, que são ávidos pelos tipos de festas que estão acostumados a participar e, o carnaval, pode até ser considerada nos moldes atuais, de pão e circo para o povo, mas para uma cidade como Buíque, que não tem outra fonte de renda, a não ser a exploração turística, então a festa momesco não pode ser vista por esse lado depreciativo, do politicamente incorreto, porque quantos empregos nesse período não serão gerados? – Quantas pessoas alugam suas próprias residências, para ganharem nesse período um dinheirinho a mais? – Quanto emprego direto e indireto temporariamente não se agrega ao povo do Município? – Então minha gente, o nosso carnaval, apesar das dificuldades e de tantos outros problemas que temos para resolver, evidentemente não pode deixar de acontecer, porque traz movimento para nossa cidade, geração de renda e de empregos, mesmo que temporários e isso, é o lado positivo da festa momesca, que de certa forma, por ser uma festa gigantesca, poderá trazer violência, ingestão de bebidas em exagero e uso de drogas para quem é viciado, o que não é um problema só de um carnaval a mais, mas sim, um crucial problema de todo o Brasil. Mas com certeza uma festa dessa magnitude, geralmente na atual gestão, é bem organizada, porque toda estrutura é bem montada justamente para garantir a segurança do folião, como sempre acontece. Problemas! Claro que vai haver, o que se espera é que os foliões saibam brincar e aprender a limitar a sua liberdade diante da liberdade alheia.

        No frigir dos ovos, esse carnaval com certeza, será mais um grande carnaval patrocinado pela nova gestão, evidentemente, com parcerias, porque o município com recursos próprios, não teria condições de bancar e, quanto aos demais problemas, não perderam, tampouco por conta de mais um carnaval, vão deixar de ter especial atenção, como vem tendo na gestão do atual prefeito. Então gente, que se brinque pra valer nesses dias de 09 a 13 de fevereiro! E viva o Carnaval de Buíque, um dos maiores do interior de Pernambuco!

Nenhum comentário: