QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

COLUNA DAS SEXTAS, ANTECIPANDO A TARÂNTULA


      O OLHAR DA TARÂNTULA       


COISA CHATA
         Pô, meu! -  Tá se tornando uma coisa chata assistir o noticiário televiso, que repetitivamente só dá os caos policialescos envolvendo as questões do goleito Bruno, do Flamento, e do Advogado Mizael, acusado da morta da advogado  Mércia. Já não se aguenta mais se assistir das especulações em torno dos dois mais da resenha policial mais importantes do momento. Pior é que todo mundo quer aparecer na mídia, do simples cidadão que pode ter visto algum suposto indício ou que pensou ver ao mais próximos acusados das praticas delitivas, tudo faz parte do jogo midiático e todos querem ter o seu momento de estrela, pelo menos por alguns segundos. É realmente estarrecedor a idéia fixa que a imprensa procura inculcar nas mentes das pessoas. A coisa está tão chata mesmo, que o melhor é trocar de canal, se bem que, nos demais canais só se encontra ou a mesma coisa ou o resto de lixo de programação que se joga para o povão na televisão brasileira.


ANTENADA COM SEU OLHAR

         Vocês caros políticos que vão disputar uma vaga eletiva com votos aqui por estas paradas, se cuidem porque Dona Tarântula, tá com os seus oito olhos abertos ficados no pé de cada um. Ela mandou me avisar que vai escrever, filmar e gravar tudo aquilo que for dito aqui na aldeia tupiniquim por vocês que sempre foram cururus-de-trovoadas e que só dão o ar de suas graças nessa época de eleição com promessas engabelosas, se pensam que desta vez vai ser novamente assim, estão enganados, porque o cancão vai piar!. Pensam que o povo não tá de olho em vocês também não, hem! - Por isso mesmo vejam  lá o que vão dizer e prometer, pois promessa é dívida e é dever e obrigação de quem vota, no futuro cobrar o prometido. Não é só o dinheiro de vocês, uma cesta básica, um empreguinho qualquer, que o povo té querendo não senhor! - O povo quer mais além, quer que venham efetivamente mais melhoriais sociais, melhoras na educação, melhoras na sucateada saúde pública e por aí se vai...O povo quer demonstrar que não é burro de carga de ninguém não senhor! - Pode até ser por um certo tempo, por muito tempo, mas não o tempo todo, tá certo! - Então vamos deixar de lado a picaretagem, a malandragem e passar a falar sério e agir com seriedade, ok!

O CALDEIRÃO DESSA POLÍTICA MISTURADA

            Você já viu como fica a mistura de uma tintura de várias colorações? - Se não viu, Dona Tarântula vai agora dar a receita da culinária política em que vai se misturar um bocado de bugigangas e ver em que prato comestível ou não, esse bicho vai dar. Primeiramente você pega umas cinco colheres da coloração do PT de Dilma, 3 do PSDB de Serra, 4 do DEM de César Maia, 2 do PSB de Eduardo, 1 do PV de Marina e Gabeira, 2 g da cor do PRTB de Fidélis (ou sei lá quem), 3g do PTB de Armando Monteiro, 5 g do PPS de Roberto Freire e Jungman, 4 g do PC do B de Aldo Rebelo, 0,5 g do PP de Maluf, 0,1 do PSOL de Plínio de Arruda Sampaio, entre outras cores que mal aparecem nas pichações das colorações da politicalha brasileira, depois coloque tudo num caldeirão com muito sal grosso, algo em torno de uns 300 kg, pimenta do reino à vontade, uma tonelada de cebola, meio tonelada de alho, trezentos quilos de pimenta malagueta, e o que mais você quiser colocar no caldeirão político. Depois de tudo isso, coloque num grande caldeirão do tamanho do Brasil, mexa por uns quinhentos anos e depois bote prá conzinhar por uns dois séculos e vamos ver que prato político daí vai sair para o futuro eleitor deglutir. Acredita Dona Tarântula, que do jeito que as coisas estão, em termos de ajuntamento de todas as cores, o que vai dar mesmo é um grande carnaval, uma grande farra e cachaça prá ninguém botar defeito e tomar até cair, porque de ideário político mesmo, o prato por um longo tempo,  prá ser deglutido mesmo, só sendo eleitor brasileiro, que ainda não aprendeu a deglutir um bom prato político, porque camaradas, "safadage" maior nas "conchamblanças" político-partidárias não pode existir. Por enquanto, conclui Dona Tarântula: É, vamos esperar no bicho que vai dar  toda essa mistura de cores, né mesmo camaradas!


O QUE MUITOS SABEM E POUCOS FALAM

       Em todas as esferas públicas do poder constituído existem as competências administrativas. Quer no Executivo, Judiciário, Legislativo e no Ministério Público. Cada um desses poderes, lidam no dia-a-dia com a regular prática de atos administrativos. A Constituição Federal estatui no artigo 37, praticamente toda a base da prática de tais atos e de como se deve conduzir a administração pública, entretanto, a maioria deles são mascarados por uma legalidade que só existe mesmo no revestimento da questão da prática de cada um. Por dentro, no miolo, é que o objeto de cada ato é manipulado, a ponto de deixar qualquer um boquiaberto. É muito comum no Poder Legislativo, quer federal, estadual ou municipal, o senador, deputado federal, estadual ou vereador, nomear um assessor para ocupar um cargo comissionado qualquer e rachar de forma ilegal, imoral e ferindo a ética, o valor pago a título de salário. Quando o indivíduo que está sendo o alvo do "favor ou troca política", pode até ganhar o valor integral, pode dividir, ganhar somente 1/3 do salário previsto e por aí se vai, sendo a diferença destinada ao político "benfeitor". Desse jeito camaradas, até mesmo políticos que se reputam retos e honestos, se valem de tais artifícios e expedientes imorais, para se locupletarem do dinheiro público de forma desavergonhada e aética, mesmo porque isso é uma deslavada pouca vergonha dos políticos ocupantes de cargos eletivos! - Por isso mesmo é que cargos e mais cargos são criados para servir a apaniguados e se arrumar um peitinho para toda parentada mamar também, mesmo sem dar expediente, afinal de contas o leitinho do peito público é fácil, fácil de se mamar..... O pior de tudo, é que quem se submete a esse tipo de coisa, aceita esse tipo de locupletamento do político sem-vergonha porque precisa ganhar uma mixaria e muitos sabem e não abrem o bico, ou porque estão também mamando ou porque pensam que esse comportamento é "normal e moral" para tais políticos, e se que assim podem agir, sem que a imagem deles seja maculada, é porque a coisa está "certa", mesmo tendo ciência de que tudo está visceralmente errado. Desse jeito camaradas, enquanto estivermos pensando assim, nunca vamos ter uma política séria em nosso País!


NOSSA TERRA

           Agora, Dona Tarântula, achou por bem em dar uma visualizada em Buíque. Indaga logo de cara: será que em Buíque também se age assim? - Fecha seus oito olhos, pensa um pouco e abre o bico: será? - Bem, bem, fica a titubear e responde, é....acho que não! - Buíque tem disso não senhor! - Buíque nunca teve disso e nunca terá, né mesmo! - Volta e meia, responde a si mesmo: ...mas é danado, será que tem disso em Buíque? - Afinal, "nossa terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, terra de gente séria, donde falcatrua não se espera, é terra doce da terra, que político ruim algum, em nenhum dia vai se enterrar!" - Ora Dona Tarântula, a senhora tá fazendo poesia ou se esquivando de falar de Buíque? - Pô  "sir" editor, nada disso! - Já viu me furtar de falar de alguma coisa, de comentar algum assunto, já! - Ora bolas, eu só boto mesmo prá lascar! - Comigo, "sir" editor, num tem boquinha não!  - Mas Dona Tarântula, que linguajar de malandro é esse que a senhora adotou agora, que houve, hem, adotou um linguajar chulo, foi! - Que linguajar carioca coisa nenhuma, p....! - Êpa, sua aranha safada, já tá partindo para a ignorância! - Será que é esse o que os nossos acessadores esperam da senhora, é isso, é? - ....Oh!, me desculpe "sir" editor, né isso não, é que falar dessas coisas me tira um pouco do sério! - Negócio é "seguinte", "vamo" deixar esse assunto prá outra conversa, certo! - Num adianta falar nesse assunto agora, certo! - Ok, mas por hoje passa e também não quero mais conversa, certo Dona Tarântula! - Tchau e até a próxima sexta, com mais picadas da "tarântula"! - Só espero que ela não mude de humor, ok camaradas!




Nenhum comentário: