QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 25 de julho de 2010

COLUNA DOMINICAL

A TROMBETA DA SERPENTE 

TUDO PODE

      Política é a traquinagem do imprevisível, aonde tudo pode acontecer, dependendo das circunstâncias e dos fatos apresentados em um certo e determinado momento. Com a introdução em vigor da lei ficha-limpa, os fichas-sujas da política ficaram como que assim meio na retaguarda, mas sempre com uma ponta de esperança de que apareça  alguma fórmula tão ao gosto do jeitinho brasileiro, para que o político que está nessa lista negra, venha a  ser lavado com um forte sabão e arranjar um meio termo de limpar a roupa suja da política e colocar uma nova roupagem e assim voltar ao cenário da política. Impossível? - Que nada! - Em nosso ordenamento jurídico existem muitas fórmulas que buscam driblar qualquer entrave que se crie no sentido de moralizar e se fazer eleições limpas e com políticos sérios e honestos, o que ainda não vai acontecer com essa intenção de iniciativa popular. Vejam que até mesmo a iniciativa foi do povo, porque a depender dos políticos, essa lei nunca viria a ser elaborada e aprovada. Mesmo assim vamos esperar e ver para crer no que vai a lei da ficha-limpa.

PRESIDIÁRIO REGISTRA CANDIDATURA

        
             Veja como são as coisas, um indivíduo preso e condenado pela prática delitiva de crime de estelionato, entre outros, tem a sua candidatura registrada pelo DEM do Estado de São Paulo. Por aí se pode perfeitamente notar como é fácil registrar uma candidatura e quiçá vir até mesmo a ser eleito, por que não, hem! - Se temos tantos políticos que estão roubando, extorquindo, tirando vergonhosamente do povo e estão soltos, por qual razão não eleger um preso e condenado por estelionato? - Tanto faz ser desonesto preso quanto solto, não existe diferença nenhuma. Agora, camarada, o DEM que vem da ARENA, PDS, PFL, falar de moralidade, de ética, é piada de palhaço de circo popular para o povão morrer de rir, né mesmo! - Dono declarado do sexto maior patrimônio entre os candidatos a deputado federal nas eleições deste ano, Selmo Santos (DEM-SP) registrou sua candidatura de dentro da cadeia. O postulante a uma vaga na Câmara está preso preventivamente por estelionato desde 27 de janeiro no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, em São Paulo. Ele foi preso por agentes do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), que cumpriram mandado de prisão expedido pela 24ª Vara Criminal de São Paulo, onde Santos responde a processo por estelionato. 
Dois meses depois, foi condenado, também por estelionato, em outro processo. Ele também responde por falsidade ideológica na Justiça Federal e, em 2004, já havia sido preso por tráfico de drogas, mas sem condenação. C
omo revelou a Folha ontem, Santos declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 91,6 milhões, mas mora num casebre numa região de periferia, na zona leste da capital paulista. Por aí, camaradas, se dá para notar em que lamaçal político podemos estar metidos, mesmo com a lei da ficha-limpa, ou não! - Editar leis bem elaboradas é uma coisa, quanto em aplicá-las prá valer, é um distância enorme, mas vamos aguardar e ver até aonde vai desaguar essa nova lei penal eleitoral.

LEMBRAM DA SÚMULA DO NEPOTISMO DO STF?

         O papel de legislar, como todo menino buchudo que sabe onde tem o nariz, tem o devido conhecimento, que é atribuição do Poder Legislativo. No caso da legislação brasileira, é dada às Cortes Superiores, em matéria de direito, esclarecer, referendar, reconhecer decisões reiterativas, elaborar no vácuo da lei ou em sua interpretação, decisões sumuladas e vinculantes, menos o papel precípuo e exclusivo de legislar que é de competência do Poder Legislativo. De forma esdrúxula foi editada pelo STF a Súmula do Nepotismo que ditava várias regras sobre a contratação da parentada de políticos e apaniguados entre os poderes. Só que, desde o ano de 2004 que vem se arrastando tais ditames de ordem legal ou não e, até o momento não se viu nenhum resultado prático, apesar da atuação do Ministério Público em muitos casos, que se tornaram praticamente inócuos e que caíram no vazio da moralidade político-administrativa. Na verdade as nomeações imorais continuam a olhos vistos, o que em muitos casos, diga-se de passagem, que podem até ser legais, mas do ponto de vista ético e moral, jamais poderão se constituir na legalidade que se almeja e que se quer na administração pública dos poderes constituídos do Brasil. A bandalheira continua solta como como um trem carregado de dinamite. Não dá mesmo para confiar em ninguém e, se for político, pior ainda, né mesmo camaradas! - Na verdade, ainda se pode vislumbrar alguma luz no fim do túnel político, ou não? - Claro que sim, pois se todos desanimarem, não acreditarem que ainda existe uma minoria que ainda merece um " "creditozinho", então é melhor tudo se esvair pelos ares numa estrondosa explosão de uma bomba atômica e o que sobrar é porque foi o único honesto que existia na face da Terra.

FICHA SUJA EM BUÍQUE DEIXA CAMPO LIMPO
        Bem, sem Arquimedes no meio do caminho, por se encontrar inserido na relação dos "Fichas-sujas" do TSE, Mirian Briano já está buscando a sua desvinculação do seu mentor-mor e procurando com as suas próprias pernas, galgar o seu próprio espaço político, pelo menos é isso que se pode notar. Com ela, Mirian, estão os vereadores Daidson, o vereador Félix Mago, que foi o fiel da balança na vitória do situacionista Dodó na Presidência da Câmara Muncipal; também, o que almeja ser líder da região do Carneiro, Anísio, o ex-candidato a vereador, Damião do Açúcar, entre outros gatos pingados com menor densidade política local. Todos juntos estão apoiando a candidatura de Júlio Cavalcanti, irmão de Zeca de Arcoverde, a deputado estadual e, pasmem, não o candidato Marcantônio Dourado, de Arquimedes Valença, o que significa em dizer, que Arquimedes descartado, é hora dela, Mirian Briano, capinar o seu próprio roçado político. Por outro lado, não se pode menosprezar o Prefeito Jonas Neto, que no poder de mando, poderá perfeitamente ter o seu candidato Claudiano Martins Filho, como o majoritário de Buíque e assim abrir maiores chances para uma tranquila reeleição em 2012. Blésman Modesto, que já foi prefeito por três vezes, o próprio povo já lhe deu o cartão vermelho nas últimas eleições e não faz mais medo a ninguém; quando a Dr. Dilson Santos, da mesma forma o próprio povo lhe forçou a pendurar as chuteiras também, sem contemplações. Sem Arquimedes, sem Blésman e Dr. Dilson no páreo, Jonas Neto pode perfeitamente correr solto na buraqueira e ter uma reeleição garantida, o que é perfeitamente previsível, se bem que, no roçado político, as chuvas por vezes exageram e estragam a lavoura. É esperar para ver o desenrolar dos desdobramentos políticos de Buíque. Na verdade, em política o imprevisível pode acontecer, como aconteceu na eleição de Jonas Neto, quanto ninguém acreditava que o "menino" viesse a ser Prefeito de Buíque e por isso mesmo o menosprezavam, não o levavam à sério, e assim, o tiro terminou saindo pela culatra e o "moleque" é hoje o Prefeito de Buíque, com toda a legitimidade que o povo nas urnas lhe deu.

PODE TER MAIS SANGUE NOVO
          Como nessa última política apareceu o nome de Jonas Neto, já se especula da mesma forma noutro nome novo que possa surpreender na política buiquense, o que acho pouco provável, porque em política os fatos não se repetem por duas ou três vezes com facilidade e de forma consecutiva, mas como sempre digo, em se tratando de política, tudo pode acontecer e tudo pode até depender de quem está a frente do poder de mando em determinado momento. Na política as coisas nem sempre acontecem por acaso e, em determinados casos, podem até acontecer. Sempre tenho dito que em Buíque, não existe a necessidade, como muitos pensam, de que para ser prefeito, deve antes o indivíduo ser vereador ou de que tenha ocupado outro cargo qualquer, o que destoa da nossa história política, porque até hoje nunca vi um prefeito de Buíque, com raras exceções, ser primeiro vereador para ser prefeito depois. O fenômeno é muito fácil de se explicar: como vereador, com um eleitorado viciado como o que temos, o político se desgasta antes mesmo de pensar em pensar  num vôo político mais alto e assim sendo, perde a chance de vez de chegar a ser prefeito do lugar. Aqui em Buíque, pela nossa tradição histórica, o indivíduo chega direto ao cargo de Prefeito sem nunca ter sido nada na vida. Alça direto o posto mais alto da política local sem precisar de estágio no meio do caminho. Por isso mesmo é que tem se ventilado alguns novos nomes de Buíque, a exemplo de Blésman Júnior, Roberval de Luis Nilson, Dr. Vanaldo, Elson do PT, Abel do PT, entre outros. Pode também aparecer alguma surpresa que está presa nas mangas e que não esteja no cardápio político no momento, pois em política, camaradas e na de Buíque ainda, a coisa pode chegar a surpreender, mas como sempre tenho dito, a bola ainda está com Jonas Neto, que sem Arquimedes no meio do caminho, poderá perfeitamente vir a ser reeleito, esta é uma realidade política projetada no momento. No futuro, quem sabe faz a hora, e que este venha a acontecer, sem que se espere.

BLOG COM NOVO VISUAL
            Desde o dia de ontém que o meu Blog está sendo postado com um novo visual. Espero que os meus acessadores e leitores tenham gostado do novo layout e, principalmente do conteúdo das matérias postadas. Sei que não tenho a menor obrigação de agradar a todos, afinal de contas, tenho as minhas próprias opiniões e procuro andar até aonde puder, com as minhas próprias pernas. Não vim aqui neste mundo para agradar a todos, mas espero a todos respeitar, quer simpatizantes, amigos, desafetos, professadores de todas as crenças e credos religiosos, enfim, indistintamente a todos, independentemente de gosto de opções comportamentais, de cor, seja lá o que for. O que desejo mesmo é que com esse meu "beau gest", é estar procurando de certa forma, levar uma palavra amiga, de conforto, de desabafo, de apoio e poder falar pela boca e escrever pelas mãos daqueles que não podem falar e dos que não podem livremente se expressarem. Espero, pois, no final das contas, estar sendo de certa forma, útil para todos que, mesmo sem querer se dão ao trabalho nesse mundo internetário, em dar uma olhadinha de leve neste meu BLOG. Obrigado a todos!

CHARGES DO DIA





Nenhum comentário: