QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 3 de julho de 2010


     FATOS E ACASOS      
CIRCUNSTANCIAIS


SER CAMPEÃO NÃO É SEMPRE VENCER




            O fato de alguém ser o campeão, não implica necessariamente que sempre se deva vencer. Assim aconteceu com a  Seleção Brasileira frente à Holanda. Embora se pensava uma grande partida quando do primeiro gol da partida no primeiro tempo, no segundo, a coisa mudou de figura e se tornou o contrário. Time que é campeão não pode se dar ao luxo de procurar inculcar na mente da vã filosofia de que "se é campeão, já ganhou!" - Isso não! - Time campeão é aquele que está física, mental e psicologicamente bem preparado. Não é só a fama que dá a vitória ao time, mas em se tratando de futebol, é o jogo nos pés, o controle emocional, o embate inteligente e criativo é que dão a vitória a um time vencedor. Não que o Brasil seja um time derrotado, isto não, afinal de contas, ele já é Penta e, nada existe de errado em que uma das outras seleções do mundo venha a se tornar campeã, afinal de contas, só um time poderá ser o campeão numa Copa do Mundo. Na vida, como no futebol, se deve sempre estar bem preparado para tudo. Se alguém não tem a devida experiência de vida, não está preparado para viver, assim como num time de futebol. Se os jogadores são neófitos, imaturos, despreparados para o enfrentamente entre gigantes, então minha gente, o fiasco fica mais próximo de acontecer. Outra mais, quem quer fazer tudo sozinho, como o técnico Dunga, as coisas geralmente não tendem a dar certo, como de fato não deu. Contrariamente, para o povo, se acaso tivesse vencido, aí sim, ele seria o grande vencedor, mas como deu errado, a coisa muda de figura. Por obra do acaso, não se chegou lá, mas na realidade, foi um acaso previsível, embora todo brasileiro imaginasse que estaríamos nas quartas de final e de que o hexa seria nosso. Na realidade tudo não passou de ledo engano de quem embevecido nos sonhos de sempre ser campeão, ter por dever e obrigação ganhar mais uma vez, mas infelizmente, não é assim que o mundo gira. Em futebol ninguém pode andar na contramão.

O FIASCO DE PRINCIPIANTES


           Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É assim que se dá o equílíbrio da vida e das coisas à nossa volta. Gana, única Seleção Africana a chegar às oitavas de final numa Copa do Mundo, apesar do fiasco demonstrado contra a Seleção do Uruguai, mesmo assim, não se pode dizer um time derrotado, até porque, acredito que eles jamais imaginavam que chegariam a tanto, daí não terem se preparado devidamente para se depararem com times experientes a exemplo dos urugaios na questão de pênaltis. Certo que jogaram com garra, foram até superiores, lutaram até o fim, mas infelizmente, nos pênaltis, falharam amargamente e de forma frustrante, não desmoralizante, perderam o jogo nos pênaltis, isso pela inexperiência e vivência de futebol. O pênalti é como uma roleta russa, a bala pode sair, mas da mesma forma, pode também não sair. Na disputa de pênaltis, é mais fácil a bola entrar do que ser segurada pelo goleiro ou jogada para fora. No caso de Gana, os jogadores foram ingênuos ao baterem os pênaltis, pois o fizeram como se estivesem jogando a bola para uma criança. Acho até que, por não esperarem chegar a tanto na Copa do Mundo, esqueceram de treinar mais na questão dos pênaltis. Assim mesmo, um jogador do Uruguai ainda jogou um pênalti para fora, o que também para esse jogador foi decepcionante. Acho que no momento da disputa nos pênaltis, o fator psicológico é de primordial importância, mesmo assim jogadores famosos já chegaram a bater pênaltis e serem os responsáveis numa Copa do Mundo pela derrota de suas seleções. É bom que se saiba, que mesmo pensando se estar diante de uma situação simples da vida, a coisa pode ser mais complexa do que se imagina. Como se erra ao se jogar um pênalti frente a uma barra, da mesma forma se pode errar também em qualquer coisa simples da vida e tudo, como no pênalti, se deve e pode ser superarado e se vencer.


O INESPERADO DA VIDA


              Nesta vida tudo pode acontecer, pois nada temos por certo. Enfrentamos toda sorte de dificuldades até chegarmos a um mar de calmaria ou de tempestades, a depender da vida que cada um leva. Se estamos aqui, algum motivo justificável deve existir, senão para que viver? - Por outro lado ainda, não concordo com determinada, aceitação e  satisfação de conformismo que muitos abraçam, ou através de uma profissão de fé ou mesmo por mera acomodação em tudo engolir passivamente. Enquanto se viver não se deve entregar os pontos, mas procurar dar tudo de bom de si para os que vão ficar neste imbroglio de turbulências que é o mundo, para pelo menos, ficar como uma reles ou importante lembrança, coisa difícil de se cultuar no mundo de hoje. Até mesmo da história que permeia a vida das pessoas, existe muita gente que não dá a menor bola e, apesar de todo esse avanço de informações colocadas no ar para todo mundo, parece que ainda existem pessoas que de nada sabem, nada aprendem e não ser o que de negativo se é transmitido a título de informação de massa. No mundo atual, se fazem das verdades mentiras e, destas, as mais puras verdades. Na realidade, todo mundo deve estar bem preparado porque o inesperado sempre acontece, pois ninguém é obrigado é ser sempre um vencedor. Vencer é só um detalhe na vida de alguém, mas se se leva um tombo, não se deve esmorecer ou se deprimir em profundidade de espírito, pois sempre há de aparecer uma luz incandescente a iluminar no final do túnel. O nunca ou jamais, não devem ser o norte de ninguém, pois sempre aparecerá uma bússola para indicar o caminho das pedras. A única certeza da vida é que um dia, mais cedo ou mais tarde, todos vão dormitar o sono eterno do qual ninguém jamais voltará, portanto é que sempre tenho dito, a lição de vida nesse curto espaço de tempo, deve ser dada da melhor maneira, senão o curso do viver não fez o menor sentido, foi em vão.

NEM TUDO É OBRA DO ACASO

             Ao nascermos, podemos perfeitamente, na medida do possível, traçarmos o que da vida vamos fazer. Na verdade, nem tudo que acontece em nossa vida é obra do acaso. As coisas podem até acontecer por acaso, mas geralmente, elas são previsíveis dentro de uma realidade palpável em que vivemos. Por exemplo, se todo mundo tem o devido conhecimento de que determinada conduta se constitui em ilícito penal, ou crime, então a reiteração de determinada prática só levará a um caminho: a cadeia ou ao túmulo. Não existe outra saída. Uns trabalham para morrer a vida toda, vivem num verdadeiro penar e sofrimento e se de repente, alguém joga na sena e ganha um bolão de milhões de reais, aí sim, pode-se dizer que tudo foi obra do acaso. Outros trabalham feito burro embarcado por toda vida e não saem da miséria e da pobreza, aí sim, se pode dizer que para esses, a vida não lhe abriu um sequer uma fagulha de luz, e de que a sua vida não passou de uma verdadeira droga. Existe também um tipo de gente, que começa a trabalhar como um reles camelô e de forma inexplicável, como num passe de mágica, passa a dar demonstrações de riqueza, de nobreza e de pujança. A explicação é temerária, para uns, o indivíduo é um sujeito hábil e trabalhador; para outros, não passa de uma pessoa dotada de habilidades nebulosas e que vivem a adquirir produtos de origem duvidosa e que não cumprem com as obrigações sociais e sonegam descaradamente ao fisco. Também existe certo tipo de gente, que de um simples empregado de alguém, passa ao domínio do negócio ou monta um negócio similar e daí a prosperidade lhe bate à porta. Existem coisas que na vida são previsíveis, explicáveis, outras, camaradas, explicações justificáveis e convincentes, por mais que se queira, não há como a pessoa com um mínimo de inteligência entender. São tudo isto, as coisas previsíveis e do acaso circunstancial que acontecem na vida da gente.


FICHAS-SUJAS DA REGIÃO

          O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - TCE-PE, enviou para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - TRE-PE, a lista dos políticos fichas-sujas do Estado de Pernambuco. Os nomes estão publicados nos sites do TCE-PE e do TRE-PE para quem quiser consultar quem está e quem se livrou ainda da mancha negra da ficha-suja na política. Quero deixar bem claro que não estou fazendo nenhuma divulgação direcionada a macular a imegem de quem quer que seja ou de que esteja fazendo um pre-julgamento de ninguém que esteja na lista, mas apenas publicando e informando nesta ocasião, os nomes elencados na referida lista dos políticos da região, que segundo a Lei Ficha-Limpa, LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE JUNHO DE 2010, que veio a emendar o art. 1º da Lei Complementar 64/90, que trata das inelegibilidades, ficam inelegíveis por um período de 08 (oito) anos, a contar da decisão colegiada a nível de Juízo de Segundo Grau. Os nomes constantes da lista das cidades circuvizinhas são os seguintes: ARQUIMEDES GUEDES VALENÇA - BUÍQUE; BARTOLOMEU MAGNO SOUTO QUIDUTE - GARANHUS; BLÉSMAN MODESTO DE ALBUQUERQUE - BUÍQUE; BRÁS JOSÉ NEMÉZIO SILVA - ITAÍBA; FRANCISCO CARLOS BRAZ MACEDO - PEDRA; CLAUDIANO FERREIRA MARTINS - ITAÍBA; JOSÉ TENÓRIO VAZ - PEDRA e, MANOEL FERREIRA DOS SANTOS - TUPANATINGA. Lembro também nesta oportunidade, que alguns políticos que estão entrando com medidas de caráter LIMINAR no STF, estão conseguinde registrar as suas candidaturas para disputar cargos eletivos nestas eleições que se avizinham, a exemplo de Heráclito Fortes, senador do DEM-PI e Isaura Lemos, deputada estadual, (PDT-GO), ambos listados como fichas-sujas. Pontuo também, que venho me filiando à corrente, como muitos outros militantes do Direito Eleitoral, de que apesar da boa intenção da lei, ela fere de frente a Constituição Federal, razão pela qual, vai se criar ainda muita polêmica em torno da aplicabilidade da medida, e muitos candidatos irão procurar as barras da Justiça para legalizar o registro de suas candidaturas, como já vem ocorrendo.

OS MAIORAIS



          Tem gente que se acha acima de tudo ou de todos. Em tese se acham uns verdadeiros "Deuses do Olimpo" e acima de qualquer suspeita. Desses quero distância regulamentar, não me servem nem para um bom dia, quiçá como amigo. A gente pensa que tem amigo, mas no final, na verdade só se sabe quem é quem no jogo da verdade, na hora que alguém precisa de alguém. Existem também pessoas abomináveis e execráveis, que pensam que são "os maiorais", quando na realidade vivem da pequenez invisível em que sempre viveram. Podem até em determinado momento esbanjarem loás de orgulho, grandeza de Buda e até de um anobreza nunca dantes vista, quando na verdade nada são e nada na vida jamais serão. São simples medíocres que nada tiveram ou foram na vida e que em determinado momento pensam que são tudo e a tudo podem. Ledo engano para quem assim age e pensa, pois tudo isso não passa mesmo de fumaça que se esvai em um certo trem de um vento passageiro. Na verdade Buda, para os seus seguidores, representa a busca da paz espiritual interior e o equilíbrio da vida com as coisas que nos rodeiam, os quais reputo muito respeito. Nunca discriminei o direito de opção religiosa de quem quer que seja. Todo mundo é dono do seu nariz para ser o que bem entender. Só não concordo e nisto sou um radical, com as maldades e atrocidades praticadas pelas bestas-feras humanas.


Nenhum comentário: