QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 31 de julho de 2010

A ROSCA SEM FIM REMOENDO O TEMPO

O TEMPO NÃO PARA
      Por mais que queiramos, o tempo continua retilineamente para a frente e não há entraves que o faça parar. O mundo gira, a vida continua  e tudo que passa faz parte de algo que não voltará jamais. O que está feito não tem mais jeito de ser refeito. Consertado até que se pode, mas se voltar atrás, impossível. O que se fez, o que se disse, pode até se resolver de outras formas, mas sempre com o tempo fluindo na sua correnteza incansável e seguindo num mesmo ritmo que não há quem o faça pelo menos ficar paralisado, em posição de espera, de pausa. Quer queiramos ou não, somos crias e vítimas desse tempo que na sua rolagem contínua e passageira, um dia há de chegar e também nos tragar de vez, afinal somos dele, pura e simplesmente um reles grão de areia na imensidão infinitesimal do tempo. O tempo, minha gente, não perdoa ninguém e dele sempre seremos eternos reféns. Pode até ser ele o senhor da razão, como de fato tem sido, mas o tempo é formado por uma rosca de um mundo sem começo, meio e fim. O homem pode uma série de coisas, faz e transforma parte do mundo, só não pode mesmo, mudar o tempo, parar o tempo e fazê-lo fluir a seu bel prazer. E assim, remando nessa correnteza temporal, ninguém sabe aonde vai ter o seu porto seguro ou inseguro e disto, camaradas, só mesmo o tempo é quem no momento exato dirá.

TUDO QUE FAZEMOS

          Podemos tudo na vida ou nada na vida podemos. Tolo o ser humano que se acha o dono da verdade e de que tudo pode, na verdade ninguém pode absolutamente nada além do que pensa poder. Somos tão-somente frutos da natureza sem que ao certo sabemos como aqui viemos parar. A origem humana ainda hoje, passados milhares de anos, é uma incógnita que muitos procuram explicar, justificar, mas ninguém chega realmente ao cerne da questão da origem humana e do mundo. A Bíblia, na sua sabedoria, escrita por vários homens que dizem haver recebido a palavra mandamental divina, explica à sua maneira, dizendo que o mundo surgiu através de várias etapas, a saber: 1º Dia – “Deus criou o Céu e a Terra”; 2º Dia – “Deus fez o firmamento e separou umas águas das outras e chamou o firmamento de Céu”; 3º Dia – Houve a Terra e os Mares;  4º Dia – Deus separou os dias e as noites;  5º Dia – Surgem peixes e aves;  6º Dia – Surgem outros animais.  Deus cria o Homem e, no 7º Dia – “Deus descansou.  A ciência, fala que o mundo teve origem na explosão do big bang, teoria esta mais aceita sobre a origem do Universo, segundo ela o Universo teria nascido a partir de uma concentração de matéria e energia extremamente densa e quente. Nesse momento, ocorre uma explosão, o chamado Big Bang, que desencadeia a expansão do Universo, depois a matéria arrefece e passados um bilhão de anos, a matéria agrega-se para formar as primeiras galáxias. São teses díspares para justificar o surgimento do mundo e da vida, que na verdade vai sempre ser um grande mistério a verdadeira explicação da origem do mundo e da vida. Se a gente for mesmo entrar a fundo, ou de uma forma se filiando a uma ou a outra vertente teórica, com certeza terá que acreditar numa delas pela crença que poderá habitar no interior de cada um, se a tese for a apontada pelo livro sagrado, a Bíblia e, se diversamente for a científica, a teoria é centrada em prováveis métodos científicos e matemáticos, mas tanto uma vertente quanto outra, cada qual tem a sua razão explicativa, embora venha sempre a pairar na mente humana uma ponta de questionamento que ninguém mesmo fluindo o tempo como flui, ninguém vai chegar a um consenso de uma explicação verdadeiramente convincente sobre a origem do mundo e da vida que nele habita. Na verdade, de uma coisa só posso ter certeza de que, se aqui estamos de passagem, não o foi obra do acaso, mas sim como produto de algo que até o momento ninguém sabe a fundo explicar de forma cabal e convincente. Claro que pode se acreditar naquilo que se é, em muitos casos, induzido a acreditar sem questionar, mas explicar verdadeiramente, acho que nem mesmo o tempo saberá fazê-lo. A verdade pode ser fruto daquilo que está incrustada na mente de cada um de nós e só a cada um compete delimitar o seu campo de verdade.


A ROSCA DO TEMPO
            O tempo é como uma rosca em que o indivíduo gira, gira..... e ela nunca chega ao final, nunca se aperta até o fim. Ela desliza, resvala e nunca para. Pode até dá um branco, um preto, uma escuridão na interrupção da vida de algum vivente, mas mesmo assim, o tempo continua em sua conformidade infindável. Aonde vai parar, é aí mesmo que mora o seu maior mistério indevassável, impenetrável. O homem, por mais sábio que seja, jamais chegará a dar uma explicação convincente sobre a origem e o como o tempo vai terminar. Acho mesmo que o tempo é a única coisa que nunca nasceu, nunca cresceu e que nunca morrerá. Ele vai sempre existir do jeito que é. Assim, sem mais nem menos. Será sempre o tempo. De ontém, de hoje, de amanhã, é o tempo que não para, o tempo que não é cria, não é vida, mas tem o poder de nunca parar. Será sempre potentoso, impiedoso,  implacável no seu percurso interminável no infinito galático sem fim. O tempo será sempre o tempo sem início, meio e fim, sempre será o tempo o Senhor Maior da Razão.




Nenhum comentário: