QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AS HIPOCRISIAS QUE NOS RODEIAM


LIVRE PENSAR – Tem muita gente, infelizmente, que não entende de que ninguém está obrigado a pensar igualmente e se nivelar ao pensamento de outra pessoa. Na cabeça de cada um, existe um mundo especial e próprio de cada ser humano. Impossível querer impor condições, barreiras e vontades. A liberdade de  idéias e de pensamento de cada cidadão, é livre de amarras e a ninguém é dado o direito de impor as suas vontades ou preferências a quem quer que seja. Quem assim pensa não passa mesmo de um asno e desprezível hipócrita.

A VOLTA QUE O MUNDO DÁ – Tenho orgulho do que sou e de minha origem humilde. Não me arvoro como o dono da verdade, nem tenho o dom de ser  ventríloquo da palavra de quem quer que seja. Muito me orgulha ter iniciado minha vida no árduo trabalho da enxada, ainda com tenra idade, de ter sido servente de pedreiro e peão de fábrica no Estado de São Paulo, nem tampouco dos percalços difíceis que na vida passei. Se fui derrotado em algumas frentes de batalhas, noutras venci com muita luta e brios na vitória. Não forjei situações, não procurei pisotear ninguém, nem tampouco me impor arbitrariamente para chegar aonde cheguei na vida. Posso até nada representar para alguns, mas o que importa é o que me sinto representar como ser humano no meio em que vivo. Se me olham de forma transversal como quem faz de conta que não existo, o problema está em quem me olha, me ver e faz de conta que não existo. Não importa o que imaginam de minha pessoa e do julgamento que de mim procuram fazer, porque a hipocrisia não está em mim, mas em quem está me apontando o dedo sujo.

ESTOU NO MEIO DO CAMINHO – Nessa estrada de vida, sei que já cheguei a muito, mas ainda tenho muito fôlego para andar muito mais. Acho até que estou no meio do caminho e muitos gostariam de chegar até aonde já cheguei. Pode até parecer para alguns, a minha vida nada representar, o que para mim pouco me importa. O importante mesmo é o que verdadeiramente eu sou e de como retilineamente procuro me conduzir nos devaneios desta vida em que navegar é preciso. Não cheguei no topo aonde esperava chegar, mas cheguei a um ponto onde muitos desejariam chegar e que parte deseja e nunca vai chegar. Não sou  melhor do que ninguém, o que seria hipocrisia de minha parte, mas não me sinto inferior a quem quer que seja. Na verdade só sei mesmo que estou no meio do caminho, e nesse meio termo, existe muito hipócrita que nem perto chegará.

NÃO SOU DE CALAR – Quem me conhece sabe da minha franqueza. Não gosto de bajular ninguém, de ser bajulado, nem tampouco paparicado. Esse negócio de beija-mãos, só ficou mesmo para àquelas pessoas que, envoltas no seu mundinho chinfrim da incompetência, só aprenderam mesmo a babar os ovos dos outros, porque não tem pernas para andar com os seus próprios pés. Noutros idos, eu alcunhava esse tipo de gente de “xiliprêu”, ou seja, uma mistura de “xeleléu com loprêu”. Tem gente que não aprende mesmo o que é ter vergonha na cara. Eu nasci com essa vergonha na herança genética que orgulhosamente herdei dos meus rudes e humildes pais, que para mim foram o maior referencial de vida. Sou amigo de todos, até mesmo de certos hipócritas que a gente tem que aturar na vida, mas na verdade, não  os suporto, porque não os tolero pela hipocrisia que fazem questão de mantê-la na vida, à falta de amor próprio e de decência.

RESPEITO SE CONQUISTA – O homem reto, não se dobra, não se vende e não se troca, afinal de contas, dignidade, honradez e moralidade, são predicados inegociáveis, para quem os tem. Não é necessário ser serviçal, venal ou bobo da corte para satisfazer as vontades do rei, afinal de contas, rei que se preza não dá a mínima atenção, a menor importância, para quem dessa forma se porta e age. O hipócrita não tem nenhuma dessas qualidades imprescindíveis do cidadão de bem, do homem honrado e que ainda tem uma longa caminhada a percorrer na vida.

NÃO SOU O DONO DA VERDADE – A verdade não tem dono, uma vez que, ela jamais será um ente abstrato absoluto. A verdade está centrada historicamente num determinado momento vivido. Existem as mentiras que são transformadas em verdades, ou forjadas para se tornarem fruto de uma realidade que nunca existiu. A verdade de cada um está dentro do interior de cada ser humano e naquilo que na vida aprendeu e buscou acreditar. A minha verdade é a minha verdade, assim como a minha liberdade e o meu sagrado direito de livre pensar, são imprescindíveis para o meu viver. Sem tais elementos, vida para mim sentido algum faria no meu viver. Não busco ferir suscetibilidades de quem quer que seja, mas se é para ser correto, que busque ser sério, honesto e sempre buscando dizer a verdade sem retoques, sem máscaras e sem hipocrisias.

A MEUS FILHOS – Procurei dar aos meus filhos, exemplos positivos que na vida recebi. É como aquele dito: “faça o que digo, mas não faça o que eu faço”. Claro que não posso me classificar um santo na vida, pois “quem nunca pecou que atire a primeira pedra”, assim Cristo nos ensinou, mas sempre busquei na vida deixar a marca do supra-sumo das atitudes exemplares para os que vieram para me suceder. Não que possa incrustar tudo da vida que fui, para a formação de cada um deles, mas pelo menos parte do que sou, com certeza ficará em cada um ao seu modo de encarar a vida. Não passaram eles pelo que passei no meu decurso de vida, mas se um ou outro deles chegar a trabalhar puxando uma enxada para os pés, como servente de pedreiro, faxineiro, gari ou lavando pratos e panelas,  que o seja com muita honra e dignidade, isto porque nunca jamais os ensinei outro caminho, que não o da honradez, da dignidade, da moralidade e da honestidade, não importante a condição de vida em que cada um possa ou venha a se encontrar. A desonra só passa a habitar a vida mesmo, daqueles hipócritas que imaginam em vencer as agruras da vida, de forma inidônea e de meios mais fáceis.

NÃO SOU ENRUSTIDO NO QUE FAÇO – Sei que, como já bem o disse, muitos erros na vida cometi, quando poderia evitá-los e não o fiz, mas como também diz o dito popular de que, “águas passadas não movem moinhos” e, por isso mesmo, o que está feito não mais se pode desfazer por império do tempo. O pior é se pintar de santo e dizer que vive num mundo celestial, quando na verdade não passa de um endiabrado vivendo no seu mundinho do inferno astral agarrado no seu tridente em brasas. Tomei minhas “cachaças na ebriedade da vida”, talvez não todas, mas muita cachaça tomei, não minto. Gafes! – Cometi muitas! – Besteiras disse aos montões, mas não me escondo numa redoma inquebrantável do imaculado ser que se diz postado num oratório de barro, afinal de contas, não vivo envolto numa redoma de vidro. Minha vida é um livro aberto. Se acaso algum bebum enrustido me apontar o seu dedo etilizado, que procure olhar primeiro para o seu rabo de alambique, antes de propriamente apontar para o dos outros. Hipócrita é todo indivíduo que chama os outros de “cachaceiros inveterados”, que só procura nisso ver a falha dos outros, quando se dizem socialmente beber, e não raras vezes são encontrados sendo lambidos por vira-latas quaisquer na sarjeta da ebriedade da vida.

NÃO ENGULO SEM CUSPIR – Busco ser sincero, não sou de briga, sou da paz e do amor, mas não gosto de ficar com desaforo engasgado na garganta, podendo devolver o veneno somente com o poder que penso ter nas mãos. Pode até nada significar ou pouco importar para quem quer que seja. Mas calado não fico. Sem troco não deixo ninguém. Repito, sou amigo de todo mundo, mas sei também, que sou odiado por uns, amado por outro tanto e aceito por outra parte, mas nada tenho contra ninguém. Até mesmo do meu pior desafeto, não tenho mágoas, se é que tenho algum, mas só não admiro mesmo são as hipocrisias que rondam muitos dos seres humanos que nos rodeiam como desprezíveis vermes a rastejar. É assim que vejo a hipocrisia. É assim que encaro os hipócritas de cada dia de vida que tenho vivido.

ESCREVER NESTE BLOG – Não faço deste meio de comunicação neste mundo internetário, uma brincadeira de menino viciado em videogame não senhor! – Encaro a escrita com seriedade e o que escrevo, com muita responsabilidade. Não copio, não imito e nem colo o que não sou detentor de direito autoral. O que reproduzo e posto neste blog, é fruto de minha criatividade e de minha autoria, das minhas idéias e do que vivencio no dia a dia. Não plagio, aliás, adquiri um dom que poucas pessoas tem na vida e que muitos gostariam de ter e jamais o terão. Para minha felicidade, a maestria de escrever é uma dádiva que não se aprende na escola, pois nesta, só se aprende mesmo a se manipular com as palavras, com o verbo, porque o que se tem em mente, na arte de criação do imaginário de cada um, é uma coisa que está muita além de se aprender como e quando quiser. Posso até escrever o que não venha a agradar uma ou outra pessoa, uma vez que, não estou obrigado naquilo que vem de dentro de mim, a agradar a todo mundo, afinal de contas, nem mesmo Cristo que veio para salvar o mundo, agradou a todos. Aos hipócritas de cada dia, os meus mais sinceros menosprezos, pelos desprezíveis seres que são em suas vidas medíocres e chinfrins.

Nenhum comentário: