QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

COLUNA DAS SEXTAS

   O OLHAR DA TARÂNTULA  


DECISÕES NEM SEMPRE ACERTADAS
         Pois é minha gente, na vida, por vezes tomamos decisões às vezes levadas pela afã do momento, levados pelo euforismo ou por influências nocivas e que chegam, ao invés de beneficiar, contrariamente fazer com que o indivíduo quebre a cara. Nem sempre se deve ouvir os asnos, os imbecis e os laudatários ocasionais que só estão ao lado de alguém esperando algo em troca. O homem sábio não se deixa levar pela primeira palavra, pela primeira opinião que buscam incutir em sua mente. Quem tem sapiência, procura ouvir quem mais sapiência detém para não vir a sofrer ou amargar prejuízos irreparáveis no futuro. Por isso mesmo, tudo na vida que se faz, se deve ter o mínimo de cautela, de amadurecimento de certeza na decisão que se vai tomar. Uma decisão equivocada pode atrapalhar o futuro e o resto da vida de quem nunca aprendeu a ouvir usando o saber, mas que só sabe falar mesmo pelos cotovelos e ouvir emprenhando pelos ouvidos.

INELEGIBILIDADE NA NOVA LEI

           Um dos pontos que achei importante na palestra que assisti ontém na sede da OAB, Sub-Seccional de Arcoverde, foi o fato de que, recomendada a rejeição de contas em prévio parecer dado pelo Tribunal de Contas Estadual, a Câmara de Vereadores não mais tem o poder de isentar o ordenador  de despesas das amarras da inelegibilidade, mesmo que vote contra o parecer do órgão de contas públicas e a favor do ordenador de despesas, que é o alvo de apreciação do Legislativo Municipal. Nesse ponto, a Lei Ficha Limpa, cometeu uma inconstitucionalidade ao atropelar o art. 71 da Constituição Federal. À parte a questão de inconstitucionalidade supressiva do poder legislativo municipal, do ponto de vista de filtrar mais, afunilar mais as exigências legais para a elegibilidade de políticos corruptos, a lei em si se torna positiva no momento em que vem a coibir que tendo o gestor público na qualidade de ordenador de despesas, parecer desfavorável pelos Tribunais de Contas, já é um meio caminho andado para uma possível futura inelegibilidade. Na realidade, tenho dito, que não é uma ou outra lei que vai varrer da política os políticos maus-caráteres, mas sim, a consciência do voto popular, esta é a verdade sem retoque, né mesmo camaradas!

O CUIDADO DE QUEM É ORDENADOR

          Com tais rumos dados pela nova lei, os atuais ordenadores de despesas, se não tiverem o devido cuidado no manuseio das contas e do erário públicos, poderão já numa próxima reeleição, esbarrarem na Lei Ficha Limpa. Daí que, os atos administrativos devem ser tomados com muito cuidado, para que, quem ainda tem pretensão de continuar na política, não venha a ter barrada pela Justiça Eleição uma futura candidatura à reeleição. Claro que ainda não existe nenhuma decisão firmada sobre o que vai ou não valer na lei, mas as cabeças jurídicas pensantes, com a demanda de ações colocadas à apreciação do crivo do Judiciário, com certeza vai fazer o supra-sumo na interpretação da lei quanto a sua integral ou parcial contitucionalidade. Por enquanto, está se cuidando de amadurecer e firmar um pensamento jurídico embasador do real alcance da lei em comento e quem pode fazer isso é o Guardião máximo da Constituição Federal, que é o Supremo Tribunal Federal - STF.

UM OLHAR SOBRE A CIDADE

            O Prefeito Jonas Neto, jamais se descuidou da nossa cidade, sobretudo no que tange às necessidades mais urgentes a serem implementadas. Por vezes existem alguns atrasos pontuais em virtude da burocracia própria da administração pública, mas mesmo assim, aos poucos as coisas vão fluindo e as obras aparecendo. Está aí à todo vapor a operação tapa-buraco, que era uma exigência inadiável da população. Ao mesmo tempo outros grandes empreendimentos estão sendo implementados, a exemplo da construção de um hospital para Buíque, a Academia das Cidades, o saneamento básico, obras na Vila de São Domingos, entre outras obras de interesse da população de nossa terra. E assim, a administração de Jonas Neto vem ganhando corpo e tapando a boca de muita gente, esta é verdade.

A POLÍTICA VEM ESQUENTANDO

       Aos poucos a política local vem ganhando o clima de campanha política, com os adversários procurando cada qual a seu modo, demonstrar força com a deflagração de propagandas políticas através de meios de carros-de-som e propaganda visual. Do lado de Jonas Neto, as propagandas de Claudiano Martins Filho, Sérgio Guerra, vem se alastrando entre os seus aliados e simpatizantes e, do outro lado, o pessoal  do grupo da gata, Mirian Briano, com Júlio Cavalcanti, mas com o federal Jorge Côrte Real (mais um ilustre desconhecido) e, do outro, da parte da lagoa dos jacarés dispersos, Arquimedes Valença, com o seu insosso Marcantônio Dourado, que até agora com os votos recebidos em Buíque, nunca disse a que veio e, mais uma vez, o alienígena "Jorge da Côrte Real". De outros mais, existem uma série de gatos pingados de menores graus e importância espalhados pela aldeia buiquense, mas os que vão marcar campo mesmo, é a "animalzada" formada pela "camelada", a "gataida" e a "jacarezada", esta é a verdade nuna e crua sem retoques, ou não camaradas???

Nenhum comentário: