QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O OLHAR DA TARÂNTULA







DEU NO JC REPÓRTER DE 24 DESTE MÊS
Justiça para todos

      A Caravana da Cidadania, em sua segunda versão promovida pelo Instituto Egídio Ferreira Lima, constatou que, em Buíque, a falta de relacionamento entre uma juíza e a promotoria tem dificuldado a atuação do Judiciário, inclusive provocando o cancelamento da pauta do Tribunal do Júri, há cerca de um mês. "O caso será levado ao conhecimento da Corregedoria Geral de Justiça", garantiu o advogado Eduardo Pugliesi, presidente do Instituto e no comando da Caravana. Ele promoveu debates sobre direito eleitoral, política, violência infantil e doméstica, papel do Judiciário, atuação dos Conselhos Tutelares, das promotorias, defensorias públicas e juízes. Após Arcoverde, os advogados do Instituto Ferreira Lima estarão, dia 26, em Belo Jardim, às 19h, para palestra na sede da OAB. E, dia 27, em  Tabira, às 9h, discutirá a Lei Maria da Penha e a Lei da Ficha Limpa na Escola Municipal Arnaldo Alves Cavalcanti.

POLÍTICO NA TELA PEDE VOTO PARA UM, ONDE VISITA, PARA OUTRO
      Em função dessa política aliancista de todas as cores, na propaganda política da TV, pela obrigatoriedade da lei eleitoral, o candidato que se aliou por gravidade a Eduardo Campos, pede voto para Jarbas e Serra, candidatos a governador e presidente, respectivamente, pela o posição. Já nos locais, nos redutos eleitorais, onde fizeram as composições políticas de interesses pessoais e para livrar a própria pele, o candidato pelo voto para Eduardo, os candidatos ao senado Humberto e Armando e Dilma, candidata de Lula, para presidente. Politicamente é um tremendo contrasenso político, que só vai mesmo perturbar ainda mais a cabeça do eleitor. Olha minha gente, com esse tipo de política de infedelidade partidária, seria melhor definitivamente, se fazer uma reforma política séria e acabar de vez com partido político, afinal de contas, para que está servindo partido com toda essa mistura de alho com bugalho? - É esse o tipo de política hermafrodita, em que num mesmo corpo habitam duas entidades e  que, termina por levar o eleitor a não saber mais quem é quem na política de onde quer que se esteja. Na verdade é muita picaretagem junta para se engolir, ou não camaradas! - Na verdade não se quer fortalecer partido político coisa alguma, mas sim, o jogo só importa mesmo para quem dele faz parte e quer meramente se eleger por se eleger. Essa balela de em nome do povo, de fazer isso, fazer aquilo, não passa mesmo de enganação que só enrola mesmo o eleitor desinformado, incauto, porque quem tem um mínimo de cérebro e pensa um pouco, não cai nessa não senhor!

NESSA DICOTOMIA, NÃO PODE SE SERVIR A DOIS SENHORES
     No mundo real das coisas, não se pode servir a dois senhores. Ou o indivíduo serve com lealdade, respeito e fidelidade a uma pessoa ou a outra. Agora servir a dois senhores ao mesmo tempo e prometendo fazer a mesma coisa, não dá para acreditar em gente desse tipo. Nessa dicotomia da vida humana, de um modo geral o indivíduo é um ser shakespiriano, em que ainda não se definiu sobre o "ser ou não ser" vivendo nessa dicotomina por comodidade de caráter e de interesse pessoal, procurando na indefinição de caráter, servir a dois senhores, dando a entender que está servindo a somente um. Firmeza de caráter não é para todo mundo. Ter uma definição, uma conduta de vida e um ideário a seguir, são qualidades e atributos de pessoas especiais, que uma grande maioria não tem, esta é a verdade sem retoques, doa em quem doer e atinja em quem a carapuça se encaixar, certo camaradas!

JÚLIO EM BUÍQUE
         Na tardinha de ontém, estive fazendo as minhas andanças regulares, pelo centro da cidade e pude notar, um pequeno aglomerado de pessoas a se movimentar e, entre elas, estavam Júlio Cavalcanti, o candidato a deputado estadual, irmão do prefeito Zeca, Miriam Briano e outros gatos pingados de menor importância  a lhe pajearem. Cumprimentavam alguns populares que se encontravam pelas ruas, visitavam casas de famílias e alguns centros comerciais da cidade, pedindo votos. Não percebi lá muita empolgação do grupo, nem tampouco no tête-à-tête diretamente com o povo. Por uma questão de educação, claro, as pessoas correspondiam aos cumprimentos e aos acenos.  Claro que evento dessa natureza sem programação não poderia ser diferente, mesmo assim, a política destas eleições, não empolgam lá muito o eleitorado local, porque não mexe muito com as questões do lugar. Em se tratando de uma campanha estadual e federal, há de se convir que não há muito para levar ninguém à empolgação, ao euforismo, até mesmo nessa mistura de todo bicho político que se possa imaginar, até mesmo os bicudos que nunca vão se beijar na política local. Mesmo nesse movimento tímido de Júlio Cavalcanti, se prevê que pelo prestígio regional do irmão prefeito, ele vai amealhar uma boa votação em Buíque, não igual ao do candidato do prefeito Jonas Neto, mas que vai ser bem votado, disso, pela lógica, dá para se perceber.

BUÍQUE, DE PALANQUE ÚNICO???
     Pelo visto, nessa política de mistura de todas as cores e de toda essa bicharada, em Buíque também, a exemplo de Arcoverde, oposição, situação, ou os diabos que os valha, estão todos num mesmo palanque, num mesmo saco de alhos com bugalhagos, por obra e graça de Eduardo Campos. Buíque tem se caracterizado ao longo dos tempos por uma política extremamente acirrada, emocionante, com paixão, fazendo com que nesse caldeirão, as campanhas políticas sejam bem disputadas e quentes. Mas pelo visto, com toda esse nivelamento de se votar, se aliar em quem antes se combatia e apontava o dedo, a mim me parece um tremendo equívoco da política local. Exemplos temos aos montes em Buíque, em que lideranças entraram de vez no obscurantismo por levar uma imagem de confusão à cabeça do eleitor ao se dar a entender misturar azul com vermelho e deu no que deu. Não que seja contra o entendimento, isto de jeito nenhum, mas disputa política é uma coisa, entendimento para melhor se administrar o destino do município e de seu povo, é outra bem diferente. E os oposicionistas de Buíque que se resumiam a uns poucos gatos pingados, como vão ficar agora, hem? 

ARCOVERDE, PESQUEIRA, TUDO ESTÁ NA MESMA BARCA
       O barco político de Eduardo Campos, que está mais para a Arca de Noé antes do Dilúvio, que para a formação de um ideário político a se firmar na população, cabe todo tipo de bicho. Até parece que o mundo vai acabar e só os que estão nesse barco são os escolhidos para se salvarem. Arcoverde, que sempre teve uma oposição ferrenha, que num primeiro plano apoiou Eduardo Campos contra Jarbas e Mendoncinha, hoje quem está nas graças do governador candidato à reeleição, é justamente quem votou contra ele, Zeca Cavalcanti e sua caterva; em Pesqueira, o ex-prefeito João Eudes, candidato a deputado estadual e a atual prefeita, Cleide Oliveira, que foram defensores de carteirinha de Jarbas Vasconcelos e Mendoncinha, hoje estão na mesma barca de Noé Eduardo Campos, quando aos opositores, principalmente Evandro Maciel Chacon, que foi apoiado pelo governador e perdeu para prefeito de Pesqueira, junto com Joaci Galindo, presidente do PSB daquela terra, e demais opositores, como ficaram eles nessa mistura de cores, na Terra das Chaminés Desativadas?. Soube até que a amiga e advogada Rita Marlene, que começou sua vida política como ferrenha militante do PC do B, na época ocupante de cargo público no Governo Eduardo, como Gerente do Presídio de Pesqueira, por não concordar em apoiar Evandro, entregou o cargo para apoiar a candidatura de Arnaldo Chalegre. Atualmente, fugindo de todas as expectativas e ideais políticos que sempre defendera, é a mais nova aliada da prefeita Cleide Oliveira e de João Eudes, pessoas políticas que sempre combateu com veemência em Pesqueira. Melhor seria se ela tivesse mantido o cargo que ocupava, e ter apoiado o médico Evandro Chacon, que hoje se aliar aos seus antes ferrenhos adversários, João Eudes e Cleide Oliveira, ou não? -  Com essa Arca de Noé Eduardo Campos, camaradas, ninguém sabe que bicharada vai daí ser parida, após o dilúvio, porque com todo mundo junto, não dá para saber no futuro o que vai sair desse barco político de todos os bichos e de todas as cores.

MELHOR MESMO É ACABAR COM PARTIDO POLÍTICO
         Com toda essa indefinição de ideário político, de uma filosofia de vida a ser seguida, de uma linhagem doutrinária a ser pregada e seguida, melhor seria se fazer uma reforma política séria e acabar com todo partido político e mudar definitivamente as regras do jogo. No meu entender, através de emenda constitucional se deveria alterar a questão de elegibilidade do cidadão a partir do momento em que ele adquirisse o direito de votar, daí sim, com a possibilidade de qualquer um ter o direito também de ser eleito e partir do momento em que vir a adquirir o direito de votar, mudando definivamente o foco do eleitor para a pessoa do cidadão, como já acontece na prática, pois ninguém vota em partido, mas sim na pessoa. Já que não se vota em partido, mas sim na pessoa, não mais se justifica a existência de partido político algum. Mudando-se as regras do jogo eleitoral, já que partido não vale nada mesmo, em todos podendo se candidatar, viria assim, a atender um preceito constitucional do nivelamento do direito de igualdade. Não que se criassem regras avacalhadas, mas sim, nítidas e com determinadas exigências para que o cidadão pudesse a vir a registrar a sua candidatura e assim, em pé de igualdade pudesse vir a concorrer a qualquer cargo eletivo. Talvez assim, pudesse acabar com essa avacalhação que é a nossa política atual, em que ninguém sabe mais quem é quem. Poder-se-ia até manter os partidos políticos para quem quisesse e interesse tivesse, de vir a se filiar a alguma agremiação política, mas que se abrisse o leque para candidaturas independentes, mesmo que não filiado a partido algum, a exemplo do acontece em determinados países, como Portugal, Alemanha, Estados Unidos, entre outros. Nessa avacalhação política em que se busca servir a vários senhores ao mesmo tempo, é que não dá para continuar. 

CÂMARA COM UM TOQUE DE PIMENTA
     Câmara de vereadores sem um debate acalorado sobre os problemas dos interesses do povo, não é legislativo que se preze. Pelo menos agora, a Câmara de Buíque, está dando sinais de se deter em debates mais acalorados, o que está atraindo mais a frequência de populares para assistir aos debates, o que é de grande  importância para o Legislativo Municipal. Uma Câmara de Vereadores que não procura debater e só serve mesmo para se prestar de bate-pronto e balançar a cabeça como lagartixas, não é câmara que se preze, nem tampouco democrática, pois sem democracia não se demonstra os erros, não se diz o que o povo precisa, nem se mostra caminhos a ser corrigidos e a se seguir, nem tampouco diz ao povo a que vieram um amontoado de vereadores como representante do povo, afinal de contas, ninguém é infalível no poder de mando, nem tampouco dono da verdade, que só a Deus, Senhor do Universo e da Razão, pertence esse dom do Poder Divino.

FRASE DO DIA
"Homem que é homem, não olha para outro de forma enviesada. Homem de firmeza e de caráter, olha diretamente olho no olho. Homem que tem respeito ao próximo, retidão de caráter e consideração ao próximo ou para aquele que se diz amigo, jamais toma atitudes nas caladas da noite e na surdina".
Manoel Modesto.

Nenhum comentário: