QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

POLITICANDO

PEDRO EURÍCO E A BRIGA COM JARBAS

        Cria de Dom Hélder Câmarda, o deputado estadual Pedro Euríco, nunca me enganou. Se iniciou na política pela sua ligação ao "Dom da Paz", e à Igreja Católica e por ter se envolvido na época de Ediva Nunes Cajá, o famoso estudante de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, que ganhou notoriedade política, chegando inclusive a ser capa da Revista Veja, por ter comandado na liderança estudantil estadual, alguns movimentos estudantis e por isso mesmo, veio a ser preso por acusação de subsversivo pelos "milicos" da ditadura, em face de sua ligação ao MR-8, grupo que lutava contra a ditadura militar, e por isso ganhou uma certa notoriedade vindo a se ligar politicamente ao MDB quercista de São Paulo. Ao ser preso, ganhou o apoio de Dom Hélder Câmara e por isso mesmo, veio a ser aclamado por parte da população condoída com a sua situação de "coitadinho", e pelo movimento estudantil recifense, a ponto de logo partir para uma disputa de deputado federal, fato que o descrendenciou politicamente e não chegou a se eleger. Se candidato à estadual, com certeza teria sido eleito. Pedro Euríco era ligado à Cajá, mas depois da morte de Dom Hélder, Pedro se transmudou politicamente para a ala do PFL e hoje é filiado ao PSDB. De Cajá, nem mais se teve notícia. Escafedeu-se e definhou de vez a sua pretensão política. Em entrevista à Rádio Folha, há alguns dias passados, Jarbas Vasconcelos criticou duramente Pedro Eurico, seu alidado de fé, tendo o chamado de "canalha e mau-caráter", dizendo mais, se ele queria também aderir a Eduardo não precisa apelar para tanto, em face daquele ter criticado Jarbas pelos jornais. Cheguei a ter uma certa admiração por Pedro Euríco pelas suas posições na época de Dom Hélder Câmara e também por Cajá, mas depois, quando vim a perceber de que ambos não passavam mesmo de "maus-caráteres", não mais quis saber deles politicamente. Cajá parece que sumiu do mapa e Pedro Eurico, que hoje pertence ao PSDB e é líder da oposição na Assembléia Legislativa do Estado, parece que em franca decadência no meio político, certamente quer pegar uma carona no navio de Eduardo Campos, para, certamente, ter "em nome do povo", uma sobrevida política, pois ele se reeleger deputado estadual é coisa muito difícil e, pelo visto, a saída encontrada é buscar a ala "socialista cor-de-rosa" de Eduardo Campos ou o "socialismo de todas as cores". Hoje camaradas, não dá mais para ser feliz sendo socialista, ou dá?

DE ALTO PARA BAIXO ASTRAL

          Quando Jarbas Vasconcelos foi prefeito do Recife pela primeira vez, quando usou o  PSB de Miguel Arraes como partido de aluguel, derrotando o deputado Sérgio Murilo Santa Cruz, do PMDB, o slogan de Jarbas era "RECIFE ALTO ASTRAL". Pois bem, de alto astral, acredito que Jarbas hoje está enfrentando o seu maior "inferno astral" com os números que vem sendo demonstrados pelas pesquisas eleitorais realizadas. Não é só um instituto não senhor, mas todos eles são unânimes em apontar um grande fosso de diferença entre Eduardo e Jarbas, em termos de números. Jarbas pelo visto, vai levar uma das maiores  "lapadas" nessa disputa, em sua história política, talvez que sabe, por ele nunca imaginada. A tendência mesmo, quando entrou nessa fria, pelo visto, é entrar cada vez mais numa gelada e não vai adiantar essa aposta no poder da mídia não senhor, pois do jeito que as coisas estão evoluindo, acredito que em menos de dois meses, pouca coisa ou coisa alguma vai mundar. Jarbas pode se preparar para de alto astral, padecer no paraíso do seu maior INFERNO ASTRAL. Coisas da política, né Jarbas, das adversidades da política e coisa e tal....

REELEIÇÃO, O GRANDE PROBLEMA

        A questão da reeleição ao invés de ter se constituído numa solução, na minha opinião se transformou num grande problema para quem pensa em disputar igualitariamente uma eleição contra quem está no poder. Ora minha gente, só se o indíduo ou o eleitor for mesmo  idiota para imaginar de que quem estar no comando do poder, não fazer uso desse poder que detém em suas mãos, hem! - Só se o candidato for idiota. Serra critica Lula por usar a máquina estatal em favor de Dilma. Agora indago, e ele, não está fazendo o  mesmo uso da máquina do Estado de São Paulo, ou está pensando que o eleitor é só um idiota a mais? - Jarbas da mesma forma gira sua metralhadora contra Eduardo quanto ao uso do poder público a seu favor. Pergunto mais uma vez, pois perguntar não ofende, e ele, Jarbas, quando foi candidato à reeleição também não usou a máquina aliciadora da mesma forma, ou não? - Será que todos nós somos ingênuos a ponto de acreditar em tais cretinices? - O exemplo é o fato de que na maioria absoluta dos estados da federação, os candidatos a governadores à reeleição, estão no pico das pesquisas eleitorais e certamente vão ser reeleitos. A reeleição a meu ver, não foi uma coisa muita positiva para se disputar uma eleição igualitariamente. O certo mesmo era acabar com esse negócio de reeleição para governadores e prefeitos e a de Presidente, ao invés de um mandato de quatro anos, elastecer para seis anos e pronto, mas esse negócio de reeleição só vem a favorecer mesmo quem está no poder de mando. Ora, o candidato à reeleição não precisa sequer se afastar do cargo pô, será que se vai ter uma eleição isenta da influência da máquina? - Será que não vai haver algum favoritismo para A, B ou C, como forma de aliciamento eleitoral? - Só mesmo se for idiota para se acreditar em tamanha desfarçatez, ou não? - A reeleição pode ser legal, disto ninguém duvida, mas do ponto de vista ético, é imoral.

UM SEGUNDO MANDATO, ZERO EM ADMINISTRAÇÃO

          A realidade nos tem demonstrado à olhos vistos, fato que se pode perceber na planície em que vivemos. Quanto o prefeito "cristão" novo, de primeiro mandato, procura sempre fazer uma "obrinha aqui", outra ali mais na frente e nos últimos dois anos, procura dar a "carga total", como forma de mostrar que é um bom administrador, engabelar o eleitor e novamente ser reeleito prefeito. É essa a fórmula que fazem o eleitor engolir, o idiota do eleitor, porque o cidadão politizado não entra nessa não senhor! - Estamos cansados de ver esse tipo de coisa bem pertinho da gente, ou não? - Será que estou dizendo invencionices nestas maus traçadas linhas, ou estou falando a verdade sem retoques? - Ora minha gente, até mesmo quem nada fez no decurso de um primeiro mandato, com a manipulação do poder, com comendas, certidões, diplomas comprados no Paraguai disso e daquilo, de "Administrador do Ano", de "O tampa de crush do Empreendorismo", do "Campeão da Ética Política" e por aí vai certificado solto na buraqueira, engana também o povo e da mesma forma é reeleito. O povo, por incrível que pareça se engana com muita facilidade. É mais do que necessário que esse povo que se deixa enganar por tanto tempo, não se deixe levar pela lábia de saláfrios o tempo todo. Tem até político que pensa assim: "...é, o primeiro mandato é para se trabalhar para ser reeleito e, no segundo mandato, é para se arrumar". É uma coisa extremamente esdrúxula, mas é a pura realidade. Político mau-caráter, salafrário, corrupto e ladrão tem que sair do mapa de vez, ou não? - Com a palavra o eleitor, que detém um grande poder em suas mãos e que deve aprender a usar devidamente em seu próprio favor e benefício.

Nenhum comentário: