QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 8 de agosto de 2010

A TROMBETA DA SERPENTE



DESGRAÇA DE QUEM ESTÁ POR BAIXO

                        Uma das coisas interessantes na política é a questão da indiferença, do menosprezo e da traição, afinal, como sempre digo e repito, “a política é a arte da traição”. Geralmente o político cria a cobra e depois termina por ser engolido pela própria cobra criada. A atual eleição não está sendo diferente das demais não senhor, porque ninguém quer aparecer ao lado do candidato Serra ou de Jarbas, isso pelo simples fato de ambos estarem em baixa nas pesquisas de opinião e, quem quer amealhar o voto do eleitorado desinformado, não pensa de jeito nenhum ter a sua imagem arranhada posando ao lado de quem está lá no pau do canto das pesquisas eleitorais. Isso minha gente, faz parte de político mau-caráter, aproveitador e que só vê aliado quando lhe é conveniente. Quando o político está em baixa, ninguém quer pegar uma carona no seu barco que está afundando, quando por uma questão de fidelidade e de princípios, deveria ficar com o aliado nos bons e nos maus momentos. Amigos dessa natureza é o que pode se chamar de “mui ami” ou “amigo da onça”.

SACANAGEM

                        Essa questão de traição, no meu entender é uma tremenda sacanagem de quem não segue determinados princípios de conduta de vida. É o tipo de elemento execrável, nulo por natureza, fraco e imoral, que não merece a menor consideração por quem quer que seja. Quanto se vê certo político macaqueando de galho em galho, posando sempre ao lado de quem está bem na foto, pode crer que não é digno de confiança. É o tremando mau-caráter a quem Jarbas Vasconcelos Rotulou a Pedro Eurico.

DE JUDAS ESTAMOS CHEIOS

                        Não estamos livres de traições. De “Judas Escariotes e Calabares da vida”, estamos cercados por todos os lados. O importante é sempre desconfiarmos com quem estamos andando. O ser humano é traidor por natureza, não propriamente todos os seres humanos, mas quanto se trata de político, não dê lá muita confiança não senhor, senão a frustração pode ser grande, infame e decepcionante. Confiar em político, só se for para fazer de conta, pois palavra de político é escrita na areia ou na praia, bastando tão-só o vaivém do vento ou das águas para o escrito se apagar, desaparecer e ficar o dito pelo não dito. Tem até político descarado que diz que vai fazer isso, aquilo e que para mostrar que vai cumprir com a palavra dada ao povo, vai firmar em documento e registrar em cartório, como se registro de cartório valesse alguma coisa para o cumprimento do que o político diz para agradar a uma platéia de tolos. Em política, camaradas, devemos confiar desconfiando, esta é a verdade sem retoques.

NÃO QUE TUDO ESTEJA PERDIDO

                        Claro que não devemos pregar o pessimismo por completo, mas quando se trata de política, parece que não existe luz no final do túnel. Na realidade, não é bem assim que todos devemos encarar a política, mas sim, tentar sempre mudar a forma de se fazer política para se buscar pelo menos uma fagulha de luz no final do túnel, senão camaradas, estaremos perdidos de vez e, ao invés de sonharmos o sonho possível, passaremos a viver uma sociedade sem sonhos, sem aprendizes no presente para nos guiar no futuro. Não se podem fenecer de vez os sonhos que adormecem na vida de cada ser humano, afinal de contas, nessa qualidade, devemos fazer tudo para que possamos ter de tudo isso, um supra-sumo do aprender que venha a acalentar o sonho do possível de se mudar o mundo para uma vida melhor. Não podemos ter somente um mundo de maus-caráteres, hipócritas e salafrários e sempre possível vislumbrarmos um mundo onde se possa um dia se uma sociedade mais digna, mais justa e com políticos sérios e honestos a nos guiar para uma vida melhor.

NASCI DE RAÍZES POLÍTICAS

                        Sou animal político por natureza, assim já o disse o filósofo grego Aristóteles há 300 a.C. Apesar dessa politicalha que estamos acostumados a encarar, ainda cheguei a conhecê-la com mais encorpamento de caráter, de mais dignidade, de mais seriedade, mas não totalmente levada à sério como deveria ser nos termos do que sentencia a ciência política, de que “a política é o meio das transformações sociais”, isto nunca foi seguido à risca. Na verdade, a política em parte, sempre foi o meio das transações pessoais de locupletamento do dinheiro do povo, esta é a verdade. Noutros idos pelo menos, não existia tanta insinceridade na política. Existia sim, mais dureza, mais firmeza e mais intrigas, mas intrigas mesmo de pegar fogo. Também, existia o sonho acalentado no coração dos mais jovens e dos que sempre sonharam, em transformar o mundo numa sociedade mais justa e igualitária através da socialização dos meios de produção com a implantação de uma sociedade comunista, onde não existiria classes sobrepostas, onde todos seriam tratados de iguais para iguais, o que, a bem da verdade, o que se sonhara era uma utopia, mas pelo menos se sonhava em transformar o mundo e a relação dos homens por uma sociedade mais justa. Não se chegou ao socialismo, nem tampouco ao comunismo ou que se venha alguma a se chegar a tanto, mas pelo menos, alguma mudança significativa na sociedade com tais ideais, indiscutivelmente se operou, disto não se tem a menor dúvida. Agora a questão da globalização da economia tem sido um calo para o mundo e um grande mau para os menos favorecidos.

DIA DOS PAIS

                        Tive meu pai, que teve o seu pai, que teve também o seu pai e por aí se vai no encalço da busca da raiz genealógica de cada ser humano. Se a gente existe, alguma razão persiste para justificar a existência de cada um. O pai de cada ser humano ensina o que aprendeu dos seus ancestrais e da mesma forma, ensinamos aos nossos filhos aquilo que em parte aprendemos dos nossos pais. Meu pai, como bem o descrevi em parte no poema publicado ontém, foi um referencial de vida para mim. Pode não ter sido o melhor pai do mundo, mas mesmo assim, para mim, foi o melhor pai que na vida pude ter. A vida é assim, cada qual dá o que colhe e cada um planta o que colheu. Espero, a exemplo do meu pai, deixar uma boa plantação para os meus filhos e assim sucessivamente, pois a vida é como uma corrente que não pára. Ela pode até se interromper com a engrenagem da morte, mas continua ali na frente com uma nova engrenagem novamente azeitada com os fluidos da vida. Quero com isso desejar a todos os que tem pais, que procurem fazer tudo de bom para eles enquanto podem e, para os que já não os tem mais, como eu, que nunca o tire da lembrança, porque um pai é um tudo na vida de qualquer ser humano e mesmo onde quer que esteja, nunca vai deixar de estar sempre ao lado do filho. FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS!

Nenhum comentário: