QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 18 de setembro de 2010

ADVOGADO EDILSON XAVIER RESPONDE NOTA DA OAB DE ARCOVERDE

                      Como não poderia deixar de ser, o nosso Blog, de forma aberta e democrática, em respeito ao princípio da isonomia e do direito de igualdade, cumpre o seu dever de postar nesta data, o sagrado direito de resposta do nobre Advogado Dr. Edilson Xavier, em face de nota da nossa OAB, Sub-Seccional de Arcoverde, também publicada nesta importante ferramenta de meio de comunicação no mundo da internet, em função de outra nota publicada nos jornais da região, na qual acusara de omissa à instituição, na questão do estado de calamidade pública em que se encontra o matadouro público municipal de Arcoverde, a qual na íntegra, é a seguinte:
 
ADVOGADO RESPONDE AO PRESIDENTE DA OAB DE ARCOVERDE

                                Li atentamente a açodada nota do presidente da OAB de Arcoverde, sendo, pois, necessário, voltar ao assunto sem ataques pessoais, como foram proferidos, ante sua costumeira omissão em esclarecer com isenção e sem servilismo os fatos como ocorreram.
                            Em primeiro plano, é de bom alvitre transcrever a nota que publiquei em relação ao descaso com que é tratado o Matadouro Municipal:

“ADVOGADO DIZ QUE OAB E ADAGRO AGEM COM OMISSÃO EM RELAÇÃO AO MATADOURO
       
                            Naquela nota, está provado que apontei além da OAB, a ADAGRO, também tem sido omissa em relação ao estado deprolável em que se encontra o Matadouro Municipal.  
                            Entretanto, pelos termos da açodada e agressiva nota do presidente, logo se vê que ele sequer a leu com especial atenção, para melhor se posicionar. Se omitiu, mais uma vez, com relação à atenciosa leitura. Coisa de desatento.

                              Aflora a toda evidência que o presidente demonstra grave desconhecimento que a ADAGRO é uma Agência de Vigilância Sanitária vinculada diretamente ao Estado de Pernambuco, também criticado na nota que publiquei, demonstrando total independência. Até porque, convém lembrar ao presidente que a diretora geral da ADAGRO, é minha amiga e cliente, ERIVÂNIA CAMÊLO, de quem cobrei providências em relação ao estado deplorável do Matadouro Municipal.
   
                              Ressalto, que além das providências pleiteadas à OAB, à ADAGRO, encaminhei idêntico pedido ao Procurador Justiça do Meio Ambiente, por entender que constitui dever de cidadania, cobrar do Poder Público melhorias em setor que trata da saúde pública, como constitui a situação bastante lamentável do Matadouro Municipal. Disso o presidente se mantém omisso, ao esquecer que a Ordem dos Advogados está na vanguarda de todos os assuntos, como agora quando pediu a saída a Ministra da Casa Civil, sem que fosse considerado ato eleitoreiro.  

    O presidente no afã de defender o estado caótico do Matadouro Municipal e a chefia política, se omitiu mais uma vez de informar que lhe requeri por escrito, há mais dois meses que envidasse esforços no sentido de encaminhar ao CREA, Vigilância Sanitária Estadual e ADAGRO pedido de providências a esses órgãos.
   
    E o presidente, resolveu, sem sofismas, engavetá-lo e até hoje não o apreciou, talvez com receio de desagradar a chefia política municipal, a quem tenta servir com sua “nota”. É, como se vê, inquestionável sua omissão e tenta mostrar o contrário.

       Quando o presidente se refere à OAB de Arcoverde, “tem história de luta, independência e respeito”, certamente se referiu à Ordem Estadual, porque a de Arcoverde além de haver se omitido em relação aos fatos acima, se presta ao triste papel de defender a desastrosa situação do Matadouro Municipal. E o que constitui maior gravidade de proferir ataques a este causídico e envolver meus familiares. Onde está a ética presidente? Logo você que tem o dever de levantar a bandeira da ética perante a sociedade e entre os advogados.

      Ignorância dos fatos ou retaliação?

      Desconhecimento, mesmo, pois viceja clara e acintosamente o desejo de atacar colega advogado, que atua com independência.

      Mas, seja o que for, não escapará o gesto açodado do presidente à analise desapaixonada e do bom senso, visto que suas ofensas ofendem ao equilíbrio e serenidade que se espera de assume cargo importante como a presidência da Ordem dos Advogados.
      Tomo ainda a iniciativa de recomendar ao presidente que faça uma leitura acurada do Código de Ética Profissional e do Estatuto da OAB, para melhor se posicionar, evitando vexames públicos dessa ordem.

       Sua omissão não fica apenas nisso. Cobrei-lhe recentemente atenção especial à sala dos advogados no Fórum de Custódia, que sob suas vistas e omissão, se transformou em um depósito de motos usados, sem que tomasse qualquer atitude em defesa dos advogados que têm necessidade de usar aquele ambiente. Coisas de quem é omisso, mesmo.
        O descaso em relação ao Matadouro Público vem ocorrendo desde o início dessa gestão – há quase sete anos – sendo necessário que a sociedade civil organizada, e entre ela se insere uma Ordem independente e sem servilismo, cobre do Poder Público, porque, antes de qualquer alusão política, constitui inarredável forma de cidadania, cuja preocupação passa ao largo da presidência local.

        Entretanto, ao contrário do alega fragilmente o presidente, o assunto em questão não é da alçada de nenhuma procuradoria municipal, mas sim, da vigilância sanitária e dos demais órgãos estaduais, que, juntamente com o presidente, se omitem de discutir o grave problema de saúde pública que tem o condão afetar toda a comunidade arcoverdense. Pura omissão.

        O presidente em sua “nota” fala indevidamente em “meus familiares”, como se eles estivessem atrelados ao Governo Estadual. Os meus familiares são meus filhos e minha esposa, como é cediço. Entretanto, constitui motivo de orgulho falar de minha família, porque dos três filhos, dois, Juliana e Juninho, são médicos, formados em Escola Pública e Thomas, advogado, foi nomeado por Ato do Governador do Estado para exercer o cargo de Ouvidor Geral da Secretaria de Defesa Social, cuja nomeação não deve a nenhum chefe político. Atua na cúpula da SDS, e foi condecorado duas vezes, pessoalmente, pelo Governador pela eficiência demonstrada e pelos serviços prestados a Pernambuco. Tem brilho profissional e o vem demonstrando.

        Certamente, o presidente, ao se referir à minha família, parece se incomodar com esse êxito familiar. Todos eles têm luz e brilho próprios. Minha esposa, Gil, como se sabe, é também advogada e vem atuando com idêntico brilhantismo nas Comarcas da Região.
      Só posso atribuir referência dessa forma à minha família ante o indisfarçável sentimento de inveja e despeito, nutridas pelo presidente, que se afunda em sua nota grosseira e desleal, que certamente não prima pela ética e pelo respeito profissional.

      Na nota publicada na imprensa independente, não proferi qualquer ataque à OAB, nem ao presidente, que agora tenta posar de vitima. Reivindiquei, sim, reformas urgentes no Matadouro Municipal, dentro da ética, com respeito e sem qualquer referência pessoal, tendo em vista se tratar de saúde pública, cujo dever de observância é de toda a sociedade. Entretanto, quando os órgãos são omissos, a postulação individual é plenamente cabível.
       O presidente alude ainda que preciso de promoção pessoal. Ora, quem já exerceu com ética e respeito os cargos de vereador, líder da oposição, presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, procurador jurídico do Município de Arcoverde, Presidente da OAB de Arcoverde, em dois mandatos, Presidente do Lions Clube de Arcoverde, por eleição direta e vice-presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, obviamente, não necessita mais de promover-se pessoalmente, pois me realizado pessoal e profissionalmente e jamais cultivei sentimento de inveja e despeito em relação a qualquer pessoa, e muito menos em relação aos colegas advogados, merecedores de tratamento ético e respeitoso.
        Ademais, aflora a toda evidência que a “nota” do presidente da OAB, traz à luz uma certeza: de que é o mais novo defensor da ordem política municipal, pois vestiu a camisa ao defender a situação deplorável em que se encontra o Matadouro Municipal, como se vislumbra nas fotografias que constam abaixo.

        O presidente ainda demonstra total desconhecimento ao alegar que na diretoria da OAB, não há advogados que exercem cargos públicos municipais. Existe sim, presidente e aqui não há qualquer critica a quem exerce esse tipo de cargo público, porque não há nenhum demérito. Mas a verdade cabe em todos os setores da vida. 
   
         Por fim, devo esclarecer que a discussão se circunscreve tão somente no campo institucional como fiz, ao postular da Ordem posicionamento de natureza pública, porém, sem descer à mesquinhez dos ataques pessoais ou ás famílias, que sequer devem ser referenciadas em nome do respeito pessoal e da ética condizente com a verdadeira OAB.  
                                Arcoverde, sexta-feira, 17 de setembro de 2010.
Edilson Xavier de Oliveira
OAB-PE 9.299
                          

Nenhum comentário: