QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 18 de setembro de 2010

NA POLÍTICA O MUNDO É TODO PINTADO DE AZUL DA COR DO MAR

A distorção que estão fazendo com a imagem do PT, em face dos acontecimentos.


O PT NO PODER DESCONSTRUIU A SUA HISTÓRIA - No pode, todo mundo muda e desdiz o que disse antes. Foi assim com FHC, que mandou que o povo esquecesse o que ele houvera como sociológo, escrito antes, por ter adotado uma política diametralmente oposta aos seus tratados e fundamentos como pensador. Com o PT não foi diferente. Vindo de uma história de lutas, fundado com muito suor e sangue nas cercanias do ABC paulista, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, entre outros municípios e partir daí ganhou todo o Brasil. Era o partido dos sonhos, da ideologia que se sonhava para realizar o sonho do possível e vir enfim, a melhorar o nível de vida da população brasileira. Fundado com base operária há cerca de mais de vinte anos, o partido tinha como posição ideológica um "xiitismo" radical que amedrontava parte da sociedade e da elite brasileira, a ponto de Lula ter sido candidato a presidente da república por três e ter sido derrotado em face do purismo e das posições radicais que anteriormente defendia. Só a partir que mudou de tom, admitiu alianças com outra partidos políticos fisiológicos, foi que veio enfim, a se eleger e se reeleger presidente da república. Eleito, o seu tom antes radical, mudou para o "Lula ternurinha" e na praxe política de agradar a todos e com tudo, vai chegando ao final do segundo mandato com a maior aprovação política da história brasileira e, com grandes possibilidade de fazer quem vai lhe suceder, não por ser mulher, mas sim, por ser uma pessoa que foi escolha pessoal dele, que fez o PT aceitá-la goela a dentro e que não tinha, como ainda não tem, o brilho próprio do cargo que provavelmente poderá vir a ocupar. Do PT de hoje, já não pode se dizer o mesmo PT de vinte anos atrás, pois a sua história foi desconstruída em nome da governabilidade e da falta de identidade política dos partidos brasileiro, que estão mais para um saco de gatos de toda espécie, que para verdadeiros partidos que existem como instituição de natureza pública, com verdadeiros tratados políticos, econômicos e ideológicos que os seus afiliados por dever e obrigação deveriam seguir e respeita. Mas com o disse o sociólogo ex-presidente FHC, "esqueçam o que escrevi". É assim com os nossos partidos políticos. 
Direto do mundo da Gatolândia para os políticos de todas as colorações partidárias.

DAS DUAS UMA - Na verdade sem retoques, ou se faz uma mudança, uma reforma política com responsabilidade e seriedade, com partidos fortes e respeitáveis, ou então melhor seria acabar com todos eles e se mudar a regra do jogo. Por emenda constitucional, deveria se mudar o critério de escolha dos nossos representantes, tirando do mapa todos os partidos políticos e, a partir do momento que o cidadão adquirisse a capacidade civil, com o direito de poder votar, adquirir ao mesmo tempo, o direito de elegibilidade, de disputar os cargos de representação popular, respeitando-se a idade para cada cargo que fosse disputar, mas que todos em pé de igualdade pudessem vir a se candidatarem. Quem sabe talvez, com essa falta de identidade política, a questão eleitoral não fosse mais isonômica, igualitária e mais democrática, hem? - Acredito que sim, pois se todos, sem as amarras dos partidos políticos pudessem se candidatar, com certeza as falcatruas iriam diminuir consideravelmente, a deslavada e escancarada compra de votos da mesma forma e assim, poderíamos quem sabe, termos eleições mais democráticas e limpas possíveis. Só resta mudar por completo a legislação eleitoral, para que as coisas venham a se encaixar e se criarem novas regras do jogo para a elegibilidade de quem quiser vir a se candidatar. Poderia até esse direito ser misto, com a existência dos partidos, mas com a possibilidade de candidaturas independentes e sem vinculação partidária alguma. Os partidos de hoje, não passam mesmo de instrumento de negociatas, ou então para colocar no poder que é indigno de ser detentor de um mandato popular. Quer forma mais democrática, isonômica e igualitária do que essa, hem?


O MARCO DE PERNAMBUCO PODE SE ESPATIFAR - O que se convencionou chamar Marco Maciel de "Marco de Pernambuco", pode estar politicamente, com os dias contados. Pelo visto, desta vez ele vai amargar a sua primeira derrota para Armando Monteiro, candidato ao senado na chapa de Eduardo Campos, que pelo rolo compressor que vem arrasando tudo pela frente, em termos de adesão, tem tudo para levar os dois candidatos ao senado, como é costume acontecer em Pernambuco. Habituado ao poder e aos ares de Brasília, desde a época da ditadura militar, onde se iniciou nos meandros da política, Marco Maciel está bem próximo de chegar ao seu acaso político, o que para uns, será motivo de regozijo e, para os saudosistas do regime militar, será um motivo de grande tristeza.


A FEDENTINA NA COZINHA DO PODER - Se brincar, para se falar num linguajar mais popular, no governo do presidente Lula, teve mais escândalos de corrupção do que nos demais, entretanto, por ser ele imune ao "verme da picada corruptiva", vai permanecendo blindado até o último dia do seu mandato. Se esse escândalo na cozinha do governo, que respinga em cheio a candidata Dilma Roussef, tivesse aparecido desde o início da propaganda política na televisão, com certeza haveria segundo turno, que seria disputado ou com Marina Silva ou com Dilma, ou até mesmo Serra pudesse vir a ser eleito logo no primeiro turno. O escândalo surgido a menos de duas semanas das eleições, pelo visto não vai abalar muita coisa na eleição de Dilma e pode até abalar, se a classe média e média baixa, absorver esse escândalo do ponto de vista negativo, pode até levar a um segundo turno. Fator decisivo também podem ser os debates que ainda estão por acontecer, que de certa forma poderá levar ou não a um segundo turno. Agora tudo isso veio a acontecer porque existem pessoas que não podem estar perto do círculo do poder, sob pena de se deixarem seduzir e se corromperam como aconteceu com o filho e o marido da ministra Eunice Guerra, com a promiscuidade do tráfico do influência para facilitar negociatas e beneficiar amigos e grandes conglomerados a troco de recebimento de propina e ajuda de campanha para a candidata de Lula. O que ainda vai de certa forma, acredito, segurar a barra de Dilma, é a blindagem de Lula, caso contrário, a vaca pode até ir para o brejo. Lembram do último debate entre Collor e Lula, onde este se perdeu nas respostas e terminou por perder a eleição? - Cada coisa a seu tempo, mas existe uma grande semelhança com os fatos atuais. 


PRATO CHEIO - Para a grande imprensa nacional "antilulista", os últimos acontecimentos tem sido um prato cheio e incisivamente vão se utilizar os meios midiáticos  denegenerativos até as últimas consequências, para ver se realmente poderão ou não, na condição de quinto poder ditatorial, derrubar Dilma Roussef e derrotá-la de vez neste pleito que se avizinha. A grande imprensa e certos jornalistas como José Nêumani Pinto e Arnaldo Jabor, entre outros, que são uns imbecis nas opiniões que emitem, por menosprezarem o povo e se arvorarem como donos da verdade, estão fazendo tudo para bombarderam, defenestrarem de vez a imagem do favoritismo de Dilma, porque nunca admitiram um operário, além do mais nordestino, como primeiro mandatário da Nação Brasileira. Para essa imprensa, alguns jornalistas aloprados, e meios de comunicação como a Rede Globo e outras mais, derrotar Lula, seria o coroamento maior da vitória da burguesia, em detrimento da massa popular, representada por Lula e a tomada de uma política elitista dentro do figurino neoliberal, que de certa forma, foi o adotado pelo próprio Lula, com uma pitada de guinada para os mais pobres e humildes deste país, pelo menos de forma assistencialista, mas pior era nada se feito no setor social que era tão carente e esquecido neste nosso Brasil.
Prefeito Jonas Neto e Claudiano Martins Filho.


INAUGURAÇÃO FESTIVA - Ontem à noite, o prefeito Jonas Neto e auxiliares, inaugurou no Bairro Frei Damião, do município de Buíque, um conjunto de calçamentos realizados naquela localidade, beneficiando centenas de famílias, o que só vem a se dar um avanço social na qualidade de vida das moradores daquela região. O importante, é que, diferentemente do seu antecessor, Jonas Neto, está implementando a obra por completo, com saneamento básico, água encanada e via de escoamento de esgoto, coisa que anteriormente, além de pouca coisa feita, o que era executado, o era com esgoto correndo à céu aberto, a fedentida insuportável no ar, o que se constituia num foco de problema de saúde pública, ocasionando sérios problemas aos moradores e doenças infecto-contagiosas. Na verdade executar o calçamento numa rua, nunca deve ele ser feito pela metade, mas sim, por completo. Que adianta calçar uma rua sem as demais obras principais de infraestrutura como saneamento básico? - Outra notícia alvissareira da pelo prefeito, foi a de que, pretende até o  final de seu mandato, calçar todas as vilas de Buíque, além dos distritos, implantar postos de saúde, construir uma casa de saúde de verdade para o município, em face da precariedade de funcionamento da existente, e melhoria de todas as redes escolares, fato que já uma realidade com a Escola Recreação Infantil. Com a garra de sua juventude, vontade de fazer e ímpeto para trabalhar, com certeza, o que já fez até o momento foi muito mais do que os seus antecessores e com o que pretende fazer, com certeza poderá se tornar no maior tocador de obras da história de Buíque. Parabéns ao povo do Bairro Frei Damião!
Ex-vereadora Creusa Couto, Júlio Cavclanti, ex-candidata derrota a prefeita, Mirian Briano e outra pessoa.


O FIASCO TEM NOME - Pelo andor da carruagem, o candidato Júlio Cavalcanti, apesar da megaestrutura financeira e material, parece que não está tendo o retorno que se espera ter. Pouco receptivo por onde passa, as coisas para ele, apesar de ser irmão do prefeito que ganhou fama de exímio administrador de Arcoverde, pode até chegar a entrar nas portas da Casa Joaquim Nabuco, mas pelo que se tem observado, as coisas não são lá muito fáceis não para ele. Em Arcoverde, de onde espera sair com mais de 15 mil votos, em face dos inúmeros candidatos que de lá também vão tirar votos, com certeza ele não chegará à casa dos 10 mil votos, o que já o coloca em maus lençóis. Noutros municípios, onde espera ter a pretensão de ultrapassar o candidato do prefeito Jonas Neto, Claudiano Filho, com certeza não chegará a tanto. Se muito poderá amargar um segundo, se a tanto chegar, ou um terceiro lugar se conseguir desbancar o candidato do "caudilho" político Arquimedes Valença e o seu Marcantônio Dourado, que apesar de ser bem votado em Buíque, é um desmerecedor do voto que recebe desse povo, por nunca ter trazido absolutamente nada para a nossa terra e como cururu-de-trovoada só aparece mesmo de quatro em quatro anos. Mas acreditem, Júlio Cavalcanti, mesmo apoiado aqui em Buíque por Mirian Briano, Dr. Dilson Santos, vereadora Dona Rosa, vereador Daidson, Anísio do Carneiro, entre outros, vai se decepcionar com a votação que vai sair dar urnas, assim como, decepcionado poderá vir a ser de um modo geral, por lhe faltar um "quê" de perfil político, esta é a verdade sem retoques.

Nenhum comentário: