QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COISAS DO PASSADO

É no passado, que buscamos lições para nos inspirarmos no presente e redesenharmos o futuro.

            
             Se temos um presente, certamente, passado tivemos. Ninguém vive sem que se tenha um passado e uma história de vida e, deste, somos a síntese, o produto final. O que hoje somos, é o que dos outros recebemos; somos uma máquina, não uma máquina insensível, mas uma máquina humana programada e dotada de sentimentos, de dor, de prazer, de sofrer, de amor, de tristezas e de alegrias e, somos também o resultado daquilo que recebemos a título de informações que no decorrer de a nossa existência foi se enraizando na nossa mente, no nosso subconsciente, que é a parte da psique que está fora do consciente, que na passagem da vida de cada um, vai se revelando aos poucos. Ninguém é o que é porque assim o quis ou porque assim achou que deveria ser. Já se diz com muita propriedade que o homem é o produto do meio, o que é uma verdade inconteste. Se nós temos uma criação, a tendência em noventa por cento é seguirmos aquele mesmo modelo padrão de comportamento das informações recebidas, nada de mais, nada de menos e o que vem a mais é o acessório. Quem quer que seja pode perfeitamente analisar tais assertivas e concluir por si só que tem muito dos seus ancestrais, sobretudo, dos pais e, muito se herda destes, até mesmo as doenças que são transmissíveis pelos caracteres genéticos e hereditários que se manifestam no decorrer do tempo de vida.
            Ninguém pode se desvencilhar com facilidade do passado. Como lição de vida, dele só se deveria lembrar para tirar as lições positivas, que venham a complementar o ser como pessoa humana; que venham dentro das negatividades mudar os rumos de vida de forma positiva, que venham a trazer alento, amor e alegrias e tudo o mais de bom na vida que se possa viver. Não adianta cavoucar o passado para abrir no presente, cicatrizes que magoam, que sangram e que desmantelam pessoas e mudam rumos de vidas. Em muitos casos o passado deve ser enterrado numa cova bem profunda para que ele não venha mais a perturbar a vida dos que querem viver e amar. O que está feito, está feito, nada mais pode ser mudado, pois ninguém pode ao passado voltar, se assim o fosse, muita coisa poderia ser mudada, muitas cabeçadas na vida, deixaríamos de dar e a tudo poderíamos consertar. É como se tudo estivesse para sempre escrito nas estrelas. É passado, acabou, morreu. Revolvê-lo, remexê-lo, é procurar sofrer duas vezes e não adianta na vida se buscar de forma gratuita a tristeza, o sofrimento e a dor para atormentar a nossa vida e a nossa alma e destruir o presente.
              O que devemos mesmo nesta vida com passagem certa, é fincarmos os pés no presente e procurarmos construir o futuro, um futuro sem passado.     

Nenhum comentário: