QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DANDO PITACO NO TI-TI-TI DA POLÍTICA

1) - Essa de quem está como Serra, atirando para todos os lados como cego em tiroteio, pelo vista não vai pegar mesmo, apesar da imprensa está dando uma cobertura além do normal, para fatos que podem acontecer no dia à dia com pessoas comuns. Mas como político em desvantagem procurar se valer de todo tipo de jogo para tentar virar o placar, procura nesse vale-tudo  lançar mão de todo petardo que lhe aparece. Se vai funcionar ou não, é outra coisa.

2) - Também em se tratando de política, não se pode descartar todo tipo de possibilidade para o uso de meios sujos e ilegais para se fazer de vítima. Na verdade esse filme já passou noutras campanhas políticas, inclusive acontece com certa frequência nas disputas das aldeias tupiniquins.

3) - Perdido em São Paulo, mesmo assim o grupo do candidato Aluisio Mercadante (PT), poderá com certeza fazer os dois senadores, embora esteja em baixa como candidato ao governo do estado, que tudo indica, perderá logo no primeiro turno para Geraldo Alckmin. Diferentemente de Pernambuco, Geraldo Alckmin não conseguiu vincular os seus candidatos a senadores, apesar de provavelmente se eleger no primeiro turno.

4) - Os candidatos integrantes da chapa de Mercadante ao senado, são Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PC do B), que certamente serão os eleitos pelo estado de São Paulo. Marta pelo melhor conhecimento, pelos vínculos políticos firmados com o estado e pela experiência dministrativa e, Netinho de Paulo, pela fama que adquiriu como cantor de pagode e como apresentador de programa de forte apelo popular, primeiramente como vereador de capital e, mesmo a contragosto do PT, tudo indica virá a desbancar a eleição de Quércia a uma vaga no senado.

5) - Pelos comentários, a renúncia de Quércia de sua candidatura ao senado pelo estado de São Paulo, é de que empatado tecnicamente com Netinho de Paula pela disputa de uma das vagas, aproveitou a deixa do tratamento da doença, para desistir e passar a bola para outra pessoa em seu lugar e ter uma saída regulamente honrosa.

6) - Em Minas Gerais, com a entrada de Aécio Neves na guerra eletrônica, o antes favorito Hélio Costa (PMDB), candidato de Lula, foi desbancado pelo candidato Anastasia (PSDB), apoiado pelo ex-governador mineiro e, pelo que tudo indica, está conseguindo vincular os dois senadores, ele mesmo, Aécio e o destemperado ex-presidente Itamar Franco (PPS), como os prováveis eleitos senadores por Minas Gerais.

7) - Cassado do governo do estado da Paraíba por abuso de poder político e econômico, o ex-governador do estado da Paraíba, Cassio Cunha Lima (PDSB), está em primeiro lugar para a disputa a uma vaga de senador pelo seu estado, o que implica em dizer, que o povo paraibano não aprovou a sua cassação pelo TSE.

8) - Empatado tecnicamente no estado de Alagoas com Ronaldo Lessa (PDT), o ex-presidente Fernando Collor (PTB), tem grandes chances de voltar a ser governador do seu estado e, a partir daí, quem sabe, fazer um novo trampolim político para novamente tentar chegar ao Planalto, donde nunca deveria ter saído antes de terminar o seu mandato, o que se deu pelo "impechament" apelativo do povo e por uma decisão política do Congresso Nacional que forçosamente o alijou do poder por não ter tido o devido jogo de cintura política, a exemplo de Lula.

9) - Para um prato indigesto de Lula, pelo que tudo indica, Roberto Freire (PPS), que jamais seria reeleito pelo seu estado, Pernambuco, vai conseguir tal façanha pelo Estado de São Paulo, com o beneplácio do prefeito Gilberto Kassab e, também, o senador Artur Virgílio, líder do PSDB no senado, será reeleito. Maiores críticos do governo Lula no Congresso Nacional, Lula estava torcendo pela derrota dos dois, mas para a seu descontentamento, se Dilma for eleita como tudo indica que será, vai ter sim ter que engolir o prato indigesto preparado para o futuro ex-presidente Lula, que passará para as mãos de Dilma.

10) - Nos Estados Unidos, Ronaldo Reagan foi eleito presidente da república, mesmo tendo sido um ator de filmes de farwest de segunda categoria, pelo Partido Republicano, que representa politicamente a parte mais atrasada da política na visão americana. Mesmo assim foi reeleito e é considerado pelos americanos um grande presidente. Na verdade os americanos sempre tem um grande pender pelo belicismo, por se acharem os imperadores do mundo.

11) - Para quem não se lembra, em 1987, a atriz de filmes pornôs Cicciolina, foi eleita deputada para o Parlamento Italiano. Cicciolina, nome artístico de Ilona Staller (nascida Elena Anna Sataller), em Budapeste, no dia 26 de novembro de o1951, filiou-se a uma série de partidos exôticos da Itália vindo a ser eleita pelo Partido Radical, que tinha como bandeira a luta contra a energia nuclear. Mesmo com o seu currículo de ex-atriz de filmes pornográficos e cantora, democraticamente foi eleita e conclui normalmente o seu mandato sem maiores atropelos, afinal de contas, democracia é assim mesmo.

12) - Algumas pessoas vêem as candidaturas de alguns artistas brasileiros e figuras exôticas, como  uma falta de respeito, de moral e de esculhambação da política brasileira. Ora, minha gente, desde quando a política brasileira merece o respeito que deve ter, hem? - Candidaturas como as de Tiririca, de Juca Chaves, o eterno menestrel, de Agnaldo Timóteo, Ronaldo Sper, Batoré, entre outras por aí afora, apesar de algumas candidaturas exôticas, de outras mais com dosagem excessiva de palhaçadas, mesmo assim, dentro da democracia, são perfeitamente legítimas, afinal de contas, em sendo povo e vindo do povo, que mal há em tais pessoas colocarem as suas candidaturas nas ruas? - Agora cabe ao povo, que também se identifica com muitos deles, terminar por eleger uma plêiade de palhaços e figuras exôticas  ou não. Afinal de contas o que é mais certo: ser o palhaço, a figura exôtica que todos já sabem por antecipação, ou ser palhaços depois e através da fraude e da farsa política, fazer o povo de besta e de palhaço, hem?

13) - O cantor piauiense Frank Aguiar, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo com cerca de 140 mil votos e, pelo visto tem um bom desempenho parlamentar e hoje, é vice-prefeito de São Bernardo do Campo, podendo inclusive, vir a ser prefeito. Então, qual a razão de tanto preconceito, hem?

14) - Só para refrescar a memória, se fala muito na "imaculada" imagem e história política de Marco Maciel. Até aí tudo bem. Inegavelmente ele fez história, não se discute. Uma coisa que muitos não sabem, é que na vida e por toda vida sempre foi político e teve como escola, a princípio, a ditadura militar, de quem foi fervoroso auxiliar e menino de recados. Fazer todo esse estardalhaço porque o presidente Lula disse que ele nunca fez nada por Pernambuco, talvez seja certo até determinado ponto, porque com os seus vínculos estreitos que ele sempre teve com o poder, realmente fez  alguma coisa. Entretanto, estranhamente, pouco ou nada fez por Pesqueira, a terra de sua origem familiar e onde mantém ainda fortes legações. A questão é, pelo que tudo indicada, com o rolo compressor, de que Armando Monteiro, com o rolo compressor do trator Eduardo Campos, vai desbancar Marco Maciel, que poderá então, vir a amargar o ocaso fora do poder.

15) - Outra coisa interessante que ocorreu em Pernambuco, foi na política de 1982, quando Marcos Freire foi candidato a governador pelo PMDB contra Roberto Magalhães, pelo PDS. Ameaçado de ser derrotado pelo homem que se natabilizou como um dos grandes políticos pernambucanos, o homem do SEM ÓDIO E SEM MEDO, os apoiadores de Roberto Magalhães, inclusive Marco Maciel, não titubearam e partiram para o jogo sujo da política e passaram a massificar uma anti-propaganda em que expunha visceralmente a imagem de Marcos Freire e sua família, ao divulgarem um fato que apareceu como uma bomba, de que a esposa de Marcos Freire estava o traindo com o seu alidado Fernando Lyra, fato que teve grande repercussão na política pernambucana e colocou em panos frios a campanha de Marcos Freire, levando-o assim, a derrota. A divulgação foi tão vergonhosa, que até procurou se mostrar em literatura de cordel, para que o próprio povão viesse a ter conhecimento daquele fato imoral do qual estavam maculando a imagem do candidato Marcos Freire, a ponto de chegarem inclusive, até a colocar um desenho dele com um par de chifres na capa dos folhetins. Pelo visto, a questão de se fazer uso do jogo sujo na política em que até supostos problemas familiares se buscam fustigar, não é somente coisa do momento, mas dista de longas datas. Resta ao povo na sua sabedoria, entrar ou não nesse jogo. Em 1982 essa jogada abominável, foi em parte absorvida pela eleitores e Marcos Freire morreu tragicamente, sem chegar a ser governador de Pernambuco, nem tampouco de ter tido chance de apagar essa mácula colocada na sua história política.
Foto de comício de Marcos Freire, em 1982.

Nenhum comentário: