QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O OLHAR DA TARÂNTULA

A tarântula é um aracnídeo que tem oito olhos, que podem estar olhando para todos os lugares, portanto, cuidado no olhar desse bicho peçonhento.


INEDITISMO - A campanha política de Buíque, é mesmo diferente dos outros lugares. O enfrentamento político, mesmo que a disputa seja no campo federal e estadual, em Buíque questões passam a versar sobre as picuinhas locais, onde ninguém desce do palanque eleitoral que permanentemente está sempre montado.

VALENÇA - De um lado Arquimedes Valença, botando a boca no trombone, dizendo o que fez ou deixou de fazer, como se ele fosse o candidato a algum mandato eletivo, quando na realidade ele deveria estar era defendendo o seu Marcantônio Dourado, Jorge da Côrte Real e Armando Monteiro, mas não, o discurso gravado e divulgado rua acima, rua abaixo, é centrado no seu nome, o que pode até se caracterizar em propaganda política extemporânea, se ele limpar a ficha dele para se candidatar no próximo pleito, o que pode ser uma tarefa jurídica um tanto difícil.

CAMÊLO - Do lado da situação, Jonas Neto, está mostrando o que fez, o que de fato pode se constituir em muito mais do que o que Arquimdes diz ter feito em doze anos centrado no trono do poder local e, de lambuja pede votos para os seus candidatos Claudiano Filho, Sérgio Guerra e o também candidato comum, Armando Monteiro, que Eduardo Campos quer puxar para derrubar Marco Maciel nessa peleja política.

BRIANO - Na contramão de Arquimedes Valença, vem a ex-candidata derrotada na última eleição com o apoio deste, Miriam Briano, com o seu Júlio Cavalcanti, irmão do prefeito Zeca eo também Jorge da Côrte Real, que pelo termômetro de Buíque, a coisa continua um pouco morna e tudo indica que Júlio, com todo esse auê que se faz em torno do seu nome, não terá a votação que espera ter na terra dos barrigas-pretas. No campo dos senadores, tanto Arquimedes, quanto Jonas e Miriam, estão no mesmo “palanque” de apoio à candidatura de Armando Monteiro.

CAVALETES - Nos cavaletes espalhados nos logradouros públicos, com a permissividade da legislação eleitoral, basta ver o apelo, tanto de Jonas,  de Arquimedes, quanto de Miriam, em que aparece a foto de cada um deles, ladeados por Armando e Humberto para senadores e os dizeres: BUÍQUE VOTA ASSIM! - Nesse campo político, camaradas, em que pese a troca de farpas, todos estão montados num mesmo palanque.

ROMPIMENTO - Se fala em rompimento de Miriam com Arquimedes, por ela estar votando em Júlio e Arquimedes, em Marcantônio, seu histórico escudeiro do qual nunca se largou. Na verdade, esse suposto rompimento só se for de algaroba, coisa pra boi dormir. Isso não existe! - Se assim o fosse, por qual razão um deles não vota em Jarbas Vasconcelos ou outro gato pingado qualquer candidato a governador, hem? - Isso é mais uma enrolação política para confundir o eleitor. Agora de uma coisa podem ter certeza, se o candidato de Miriam tiver mais votos do que o de Arquimdes, aí sim, poderá ser que a vaca tussa num possível rompimento de verdade. Por enquanto é só fogo de palha de mais uma política federal e estadual.

OS MANÉS - Em Tupanatinga, Mané Roque apóia Henrique Queiroz, Duca, Claudiano Filho, mas quem vai mesmo, pelo que tudo indica, fazer o majoritário, é Mané Tomé, atual prefeito, com o  seu Isaltino Nascimento, do PT. A divisão de Mané Roque com Mané Tomé, não foi lá muito boa para o Município não senhor. Isso só poderá no futuro vir a prejudicar os interesses de Tupanatinga, mas que a bola da vez é de Mané Tomé, disso não se deve ter a menor dúvida. Até mesmo o advogado Dr. Neto, filho de Duca, concorda com esse ponto de vista de que Mané Tomé fará o majoritário em Tupanatinga.

OS APAGADOS - Em Buíque também, tem pseudo-político apagado, que sonha em ser o que jamais o foi ou será, que apóia esse ou aquele candidato, pegando uma carona nos outros, para, depois dizer que é o senhor, o dono da votação que candidato fulano ou beltrano recebeu em Buíque. Nessa barca isolada, só está mesmo remando contra a maré, o ex-prefeito Blésman Modesto, com os seus candidatos Zé Aglailson e Inocêncio Oliveira. Na verdade, tendo na última eleição pendurado as chuteiras, pelo visto a política deixou de ser o seu forte predileto, vindo se dedicado mais à igreja católica, da qual nunca se afastou. Mas de que tem alguns gatos pingados apagados querendo se acender no fogaréu dos outros, disso não se deve ter a menor dúvida.

ESSE FILME - Tem o velho filme de muita gente de fora chegar aqui em Buíque botando "banca" de querer ser a bola da vez, demonstrando força, poder, que é amigo do rei e por aí se vai, quando na realidade, descobre que o povo com todo  o ouro que o sujeito aparenta ter e ofertar ao povo, termina por colocar o rabo entre as pernas e se colocar na sua real insignificância política para o povo buiquense. Alguns deles chegam até mesmo até a fazer as malas e fazer o caminho de volta, porque nem de longe o povo deu bolas a sua pretensão política na terra dos barrigas-pretas. Esse filme já foi visto e repetido muitas vezes. Tem deles que se amuquecam mesmo no rabo dos outros para tentar ter uma sobrevida e se passar por lideranças também, quando na verdade não passam mesmo de mais uma figura apagada de um filme preto e branco de um passado que já não mais existe, nem tampouco vale a pena ver de novo.

O BRUXO - A situação da eleição de Júlio Cavalcanti, pelas previsões do velho "bruxo" Liberato Costa Júnior, "o velho Liba", pode não ser das mais alvissareiras, pois segundo ele, de olhos fixos na sua bola de cristal, de quinze candidatos concorrentes a seis cadeiras à Assembléia Legislativa de Pernambuco, uma delas poderá ser de Júlio, o que coloca Júlio numa sai justa dos diabos em termos de uma certeza inequívoca de sua eleição. É pelo visto a coisa não é lá muito fácil não senhor, né mesmo camaradas! - Na verdade, Júlio só terá chances de se eleger se Arcoverde não falhar. Se negar fogo, pode arquivar o seu projeto político na Terra do Cardeal.

Nenhum comentário: