QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O VENTO E O TEMPO, O PRESENTE E O FUTURO

OS SONHOS NA VIDA DA GENTE
         Nas diversas fases da vida de cada um nós, sempre acalentamos um sonho. Procuramos sempre buscar um mundo melhor, onde reine a paz, a prosperidade e o bem-estar social de todos nós. É assim que caminha a vida, diferente não poderia ser. Quando criança, as ilusões da vida nos dominam quase que por completo, a não ser quando desde cedo já aprendemos a ter percepção concreta do que é a vida na realidade, do que nos espera e daquilo que poderemos dentro das várias vertentes de possibilidades, sermos realmente de verdade. Quanto se tem uma criação desde à infância, sentindo de perto as cruezas da vida, aí sim, já se aprende o que ela é no mundo real das coisas desde o começo de tudo. Foi assim que tive a minha formação de vida, na dureza que ela mesma nos oferece, tirando da própria carne, do próprio suor e das lágrimas que derramei, as lições que a vida pode nos dar, para que venhamos a crescer como seres humanos e aprendermos verdadeiramente em sempre procurar ser melhores no aprendizado que a própria linha da vida nos oportuniza. Quem passou pela vida e não aprendeu a grandeza que ela representa, é porque vai sempre padecer na sua pequenez interior no seu mundinho de visão de mundo. Gente assim não vai ser melhor, não quer melhorar, nem tampouco vai compreender as razões de viver para si mesmo, nem ao menos com relação aos outros, porque dentro do seu subjetivismo medíocre, não aprendeu a ter uma visão do sonho de ser alguém sempre melhor, para buscar servir sem servido, para ser amigo dos amigos e buscar assim, dentro de uma compreensão de mundo, saber mais o que é a humanidade, o que é de fato a verdadeira amizade.

CONVERSA COM CÉLIA CARDOSO
       Em conversa informal com a vereadora de Arcoverde, a combativa Célia Cardoso, me disse ela, na mesma tecla do advogado Dr. Edilson Xavier, que a oposição não está nada desarticulada, pode até ser que esteja para os outros, mas para ela, não, afinal de contas, é a única que não detém cargos no governo Eduardo Campos e já tem em média cinco representações na Justiça contra o prefeito Zeca Cavalcanti, não dando na Tribuna da Câmara Municipal ou fora dela,  nenhuma trégua ao prefeito, "que faz uma campanha milionária para o candidato a deputado estadual, o irmão Júlio Cavalcanti". Eleitora de Claudiano Martins Filho, a vereadora ainda emendou, que o objetivo de Mirian Briano junto com o prefeito de Arcoverde, é depois de passadas as eleições, se providenciar a transferência do domicílio eleitoral de Zeca Cavalcanti, de Arcoverde para Buíque e assim, vir a disputar a prefeitura deste município, seguindo exemplos de outros prefeitos de Pernambuco, que depois de terminado os seus mandatos, buscam adquirir outros em cidades vizinhas, o que implica em dizer, que o "peitinho" municipal público é atraente, apetitoso e está mais para um negócio empresarial particular, do que uma coisa de interesse público e coletivo, onde muito político está querendo ampliar os seus "negócios", o que é uma visão distorcida da coisa pública e da gestão administrativa da res publicae na visão política republicana, que diz respeito à própria comunidade gerir o seu próprio destino, sem ingerências indigestas ou alienígenas de terceiras pessoas. Quer seja bem  administrada ou mal administrada, o que importa é que o próprio povo se faça guiar pelo seu destino e seja ele mesmo o autor e artífice do veredictum de colocar e tirar quem ele botou no poder de mando. Está mais do que na hora de se dar um basta nos aventureiros ocasionais que teimam por vezes em aportar em Buíque, e depois de fazerem o que bem entendem, desaparecerem para nunca mais voltar. É a velha história, de que pisam o seu jardim, invadem sua casa, matam o seu cachorro e só se passa a agir, quando matam a sua família, aí então, já não há muito o que se fazer. É hora de reagir de verdade para que a comunidade buiquense se solidifique de vez. Chega de alienígenas estranhos ao lugar, pois Buíque tem gente de sobra para governar os seus destinos, ou não camaradas! - Não há necessidade de importar quem quer que seja, muito menos Zeca Cavalcanti, prefeito de Arcoverde, só porque se demonstra por lá, ser ele um exímio administrador. Ele pode até servir para Arcoverde, mas pode não ser a mesma coisa para Buíque. Na verdade é bom que cada macaco fique acomodado  no seu galho.

OPOSIÇÃO ÓRFÃ
         Malgrado todo esse jogo de cena, na realidade a oposição de Arcoverde está mais para a orfandade mesmo, do que para um grupo político unido em torno de um ideal com um objetivo de vencer Zeca nas próximas eleições de prefeito. Na verdade, depois que o governador Educado Campos colocou uma ducha de água fria na oposição de Arcoverde, que foram seus aliados de primeira hora, com a chegada do estranho no ninho de última hora, Zeca Cavalcanti, desde então que a oposição daquela terra, não é mais a mesma. Em primeiro lugar, os primeiros aliados, foram escanteados pelos segundos e, mesmo assim, ninguém entregou "carguinho" público estadual coisa alguma. Pelo apego ao cargo, continua a oposição se mantendo aliado do governador Eduardo Campos e ao mesmo tempo, ocupam  o mesmo barco político do prefeito  Zeca Cavalcanti. Nesse diapasão, a oposição de Arcoverde, vivendo nesse hermafroditismo da indefinição do "ser ou não ser", não se pode dizer mais oposição  de verdade. Como ser oposição no plano local quando todo mundo está acomodado no mesmo barco estadual? - Quem tem a coragem de se dizer ao menos ao pé de ouvido, que é aliado de Jarbas, hem? - Ninguém diz alto e em bom tom!  - Nem mesmo um compadre que Jarbas tem em Arcoverde que sempre jurou cega fidelidade, é mais seu intransigente defensor e sequer tem a coragem de colocar um adesivo de Jarbas em seu carro, porque vota em Júlio Cavalcanti, apesar de dizer que vota nele. A bem da verdade sem retoques, camaradas, a oposição de Arcoverde que está perdida como cego em tiroteio, precisa chegar aos finalmentes para buscar um norte, senão não mais se terá oposição alguma para combater a situação, afinal de contas, democracia que se presa sempre deve ter uma oposição ferrenha e responsável para mostrar erros e distorções a apontar caminhos a ser seguidos, ou não? 

CÉLIA, CANDIDATA IDEAL?
         Conheço Célia Cardoso de longas datas, desde à época em que comecei a trabalhar no Bandepe, em 1975. Buiquense filha de Manoel Braz, sempre foi uma mulher de garra, batalhadora e buscou chegar naquilo que na vida almejou. Partiu para a carreira política desde cedo, já tendo ocupado a cadeira de vereadora por uma série de mandatos. Em alguns de seus mandatos, sempre demonstrou ser uma combativa guerreira, a ponto de ter se credenciado a disputar o cargo de prefeita de Arcoverde, não chegando a tanto, por circunstâncias próprias das injunções políticas que por vezes são impostas e que por questão de acomodação, o político tem que engolir, mesmo assim, Célia Cardoso sempre foi uma política de brilho próprio. Situação no governo de Rosa Barros, depois passou a lhe fazer oposição, que sempre foi o seu lugar. Crítica ferrenha de Julião Julu Guerra Neto e dos " guerras" de um modo geral, também foi implacável com a prefeita Erivânia Camêlo, cria de Julu que veio a lhe suceder. Nos momentos em que fez oposição ferrenha a esses políticos citados, não lhes dava trégua. Era ácida no combate aos desmandos administrativos cometidos nos governos municipais, principalmente o de Julião  e de Erivânia. Zeca Cavalcanti, cobra criada de Rosa  Barros, hoje lhe é sua ferrenha opositora, apesar de estarem no mesmo palanque do governo Eduardo Campos. Como em política os bicudos terminam por se beijar e aonde também, irmãos siameses se separam, hoje os antes adversários estão todos juntos, Rosa Barros, Julião Guerra, Israel Guerra, Célia Cardos, João Justino, entre outros, que aparentemente se dizem prontos para irem para o embate de 2012. Bem, candidatura definida não existe ainda. Se fala em repetir Julião, que raramente aparece na terra que lhe projetou politicamente e, estranhamente ainda guarda uma quantidade de eleitores fiéis. Rosa Barros, por já ter sido prefeita, não está lá com essa bola toda. Caetano Neto, com a derrota sofrida para Zeca Cavalcanti, a falta de outro bode-expiatório, não tem a menor razão para ser repetido e, o que sobra mesmo é Célia Cardoso, que poderá sim, se transformar no elo oposicionista de ser a candidata natural da oposição, em face de ser a mais combativa no embate político local contra o prefeito Zeca Cavalcanti.
NA CONTRAMÃO DO TEMPO
         Quanto mais se aproxima o dia 03 de outubro, a coisa vai ficando cada vez mais estreita para o candidato Serra. Pelo visto, a tentativa de levar o jogo político para o campo da sujeira por baixo do tapete, que sempre procuram esconder, qualquer um que seja  que venha a estar no poder, não está fazendo o efeito esperado, até porque não seria nada conveniente a candidata Dilma Roussef, liderando as pesquisas de intenção de votos, partir para esse tipo de artimanha faltando menos de um mês para a reta final. Esse tipo de lamaçal próprio da política, só se prestaria mesmo a quem está em desvantagem e pelo visto, a estratégia apelativa não está surtindo efeito algum. Pelo que tudo indica, a fatura presidencial vai ser liquidada logo no primeiro turno e Serra será mais uma vez somente mais um tucano que passou.

Nenhum comentário: