QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 11 de setembro de 2010

A POLÍTICA PONTO A PONTO

1. Pela timidez dos movimentos políticos de Buíque que se viu até o momento, tudo indica, que o prefeito Jonas Neto, vai superar todos os demais, quando neste sábado, estará fazendo um movimento em prol dos seus candidatos.

2. No poder e com toda a bola da vez e gás suficiente, indiscutivelmente o prefeito de Buíque, com toda certeza, sem medo de errar, fará os seus candidatos Sérgio Guerra, federal e Claudiano Filho, estadual, os majoritários.

3. Em se confirmando tais assertivas, como tudo indica, o domínio de quem está do poder não foge à regra da política da nossa aldeia. Na verdade só não faz os seus candidatos majoritários se não quiser ou então for um político zero à esquerda, o que não acontece com Jonas Neto.

4. Os ex Blésman Modesto, quando prefeito pela terceira vez, fez os seus majoritários, Zé Aglailson e Inoncêncio Oliveira; Arquimedes Valença, nos oito anos consecutivos em que foi prefeito de Buíque, da mesma forma fez os seus candidatos majoritários, Marcantôno e Armando Monteiro e, não será de forma diferente na presente queda de braço eleitoral.

5. Ouvi um ti-ti-ti em Arcoverde, de que Júlio Cavalcanti, candidato à estadual, irmão do prefeito Zeca, seria o mais votado de Buíque. Se assim alguém pensa, só se for mesmo em sonho, pois não existe a menor possibilidade de que isso venha a acontecer. Se muito, poderá ficar num segundo colocado, isso se não for desbancado por Marcantônio Dourado, candidato de Arquimedes, caindo para o terceiro mais votado de Buíque. Diga-se de passagem, que ainda se tem no meio do caminho um Ângelo Ferreira, que também capina votos por estas plagas com o apoio de Dr. Vanaldo e de Vandelso dos Correios.

6. Por falar em Ângelo Ferreira, informa Valdelso dos Correios, “que alguns dos partidários da candidatura de Júlio Cavalcanti, querem dar a este o mérito de ter conseguido alguns benefícios para a Vila do Catimbau”, quando em verdade, quem conseguir tais melhorias, quando Secretário de Agricultora do governo Eduardo Campos, foi o candidato Ângelo e não Júlio, que sequer pensava em se candidatar e nunca antes apareceu aqui em Buíque, a não ser agora que é candidato.

7. Necessariamente nem sempre acontece na nossa política provinciana, o detentor do poder de determinado momento, que chega a fazer os seus majoritários, ser reeleito ou eleger o seu sucessor, como ocorreu com Blésman Modesto, que perdeu para Arquimedes e este, para Jonas Neto, na última campanha política. Fazer majoritário não é passe livre para ser reeleito ou fazer o seu sucessor, pelo menos em regra.

8. Jovem astucioso, Jonas Neto, tem aprendido cedo e com facilidade as artimanhas da política, vindo aos poucos se firmando numa forte liderança política local, a ponto de juntar multidões de pessoas por onde aparece. Trata-se na realidade de um líder nato, um fenômeno político dos últimos anos de Buíque, fato só visto quando Blésman Modesto foi prefeito pela primeira vez, aos 22 anos de idade.

9. Com esse aprender por imposição das circunstâncias do cargo, apesar de ter sido eleito prefeito de Buíque, com 25 anos de idade, Jonas Neto, vem demonstrando que tem jogo de cintura e poderá vir com toda certeza a ser reeleito prefeito pela segunda vez.

10. Tendo pego o município em situação de calamidade pública, o jovem Jonas Neto, vem implementando uma administração muita além da dos seus antecessores, restando somente algumas correções pontuais aqui e ali, mas no todo, no conjunto, o ganho administrativo tem sido positivo, o que só virá a fortalecê-lo cada vez mais como um exímio político e um bom administrador.

11. Ser jovem não é nenhum empecilho para se destacar como um grande político e um bom administrador. Na verdade para o sucesso do político de quem é jovem, têm que haver a somatória das duas coisas.

12. Quando estamos escrevendo, estamos dominado pelos demônios literários, pois ao começarmos não mais queremos parar e os assuntos vão fluindo na mente indefinidamente, como numa viagem no espaço infindo.

13. O nobre colega advogado, Dr. Edilson Xavier, do qual guardo forte apreço, ao mencionar a nossa OAB, Seccional de Arcoverde, como sendo uma instituição omissa com relação ao estado deplorável com o qual se depara o matadouro público municipal, não parece ter sido uma opinião muito feliz da parte dele, afinal de contas, a nossa Ordem, por uma questão de ética, não pode e nem deve estar se imiscuindo em questões político-partidárias de interesses pessoais e de grupos políticos no enfrentamento do embate eleitoral. A nossa Ordem tem que ser bem maior do que uma questão de cunho administrativo do prefeito Zeca, que tem por dever e obrigação de dar uma resposta a esse tipo de desmando de sua administração, que na verdade tem mostrado o cartão postal que lhe interessa e esquecido da periferia arcoverdense.

14. Para se ver o que é a periferia de Arcoverde, basta tão-somente dar um giro nas áreas suburbanas para se aperceber do descaso administrativo do prefeito Zeca Cavcalcanti, para se notar a verdadeira cara de Arcoverde. Ser bom administrador não é só para os ricos, para os bairros dos poderosos, do centro comercial, mas sim e principalmente nos lugares periféricos onde moram os mais pobres, humildes e necessitados. Na verdade, o administrador, deve democraticamente governar para todos, mas ainda em maior intensidade para a parte que mais precisa.
15. Não adianta pintar a frente de uma casa para parecer bonita e deixar a sujeira que não se quer mostrar sem pintar. Esconder o lixo embaixo do tapete é mais cômodo do que limpar todo o espaço para depois se colocar o tapete e mostrar o verdadeiro cartão-postal.

16. Hoje é a data magna de Arcoverde, que teve a sua a origem centrada na Fazenda Olho D’água, passou por Rio Branco e hoje é Arcoverde, a nossa Portal do Sertão, importante pólo comercial da região. Gosto de Arcoverde. Lá me sinto como se estivesse em minha querida Buíque, foi lá que terminei o segundo grau, tive dois filhos nascidos na nossa co-irmã e foi lá também, que firmei muitas amizades. Arcoverde de tantas histórias, de tanta gente culta, tanta gente boa e afável, de artistas famosos, de uma forte cultura popular, Arcoverde que te quero sempre verde. Parabéns Arcoverde por mais um ano de emancipação política. Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a se chamar Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11 de setembro de 1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque. Arcoverde hoje completa 82 anos de emancipação política, cuja data é comemorada com uma grande festa cívica. VIVA ARCOVERDE!

FRASE DE HOJE

“Ninguém deve ter medo de se deixar superar por quem quer que seja, pois em cada um de nós sempre haverá uma luz própria a brilhar. Quem tem medo ou inveja do próximo, é porque não tem segurança no que faz, é humanamente um fracassado, que na insegurança da vida, tem uma luz aparada que jamais se acenderá.”
Manoel Modesto

Nenhum comentário: