QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A AUTOSUFIÊNCIA QUE ALGUNS IMAGEM TER, SOA FALSO AO SER, POIS NINGUÉM AGE OU VIVE ISOLADO COMO SE FOSSE UMA ILHA

 PRÓXIMOS E DISTANTES - Por mais aproximados que possamos imaginar que é dessa forma que vivemos, na verdade estamos mais distantes do que se possa pensar. Apesar desse distanciamento, fruto de uma sociedade cada vez mais consumista e desumana, ainda assim, ninguém pode viver isoladamente como se fora uma ilha completamente isolada em alguns dos Oceanos. Pela própria natureza, ninguém vive só e da mesma forma sem precisarmos uns dos outros.

NINGUÉM É AUTOSUFICIENTE - Existem pessoas, que se acham os tais e de que estão acima de todos e de tudo. Mera ilusão de ótica de quem assim se imagina. Tem até àquelas que andam empinadinhos, de nariz arrebitado e até na base do "reboletion" além do que deveria, sem olhar para os lados, nem para baixo e com os saltos altos, além de que o corpo pode suportar. Existem até mesmo, os que após galgarem gratuitamente um espaço na vida como se fora um prêmio da megasena, e aí sim, é que passam a esnobar, demonstrar o que não são, pensando que realmente são os detentores do poder, da força e da riqueza, quando na verdade, não passam de pó e de poeira. É aí que a porca torce o rabo, pois quando menos se imagina, esse mundinho medíocre que se imagina existir e nele viver, não passa mesmo de fumaça flutuante que a qualquer momento pode se esvair e sumir de vez no espaço. Portanto, é que ninguém pode aparentar ser o que não é, ou o que jamais virá a ser, sob pena de ser atropelado por uma queda letal do salto em que pensar viver.

MOMENTOS SÃO MOMENTO - Há de se ter plena consciência, que momentos na vida da gente, são tão-somente momentos e nada mais que isto. Momentos passam e a vida continua. Não que não se deva usufruir dos bons momentos com intensidade, mas mesmo assim, tem que se ir devagar com o louça que o prato é de barro. Como os bons momentos, os ruins também fazem parte da vida. Nos momentos bons, geralmente se tem um séquito de serviçais a seguir alguém e a lhe bajular como se fora um marajá das arábias, mas passado esse ilusório momento, o indivíduo, no geral, vai amargar o  isolamento e a solidão do esquecimento, como se não passasse mesmo de  um reles verme imundo a rastejar numa sarjeta qualquer habitar por uma infinidade de ratos de esgoto. Aí sim, em circunstâncias tais, é que se vai saber quem realmente são os verdadeiros amigos. Momentos na vida de alguém, se deve ter plena consciência de que não passam mesmo de momentos e nada mais. Só que, os maus momentos que se passa na vida, são bem piores do que os bons.

FATOR HUMILDADE - Conduzir-se com ternura, simplicidade e humildade, deve ser sempre uma constante de quem sabe dar o devido valor ao ser humano. Ninguém pode sair por aí dizendo que sabe de tudo e de que tudo pode. A autosufiência não é própria de nenhum ser humano. Nem mesmo os animais irracionais são autosufientes, pois sempre dependem de alguma forma, uns dos outros para a sua própria sobrevivência. Os humanos que autosuficientes se acham, não passam de pessoas medíocres, pobres de espírito e se assim se imaginam, não pensam o suficiente para observar de que o mundo à nossa volta não comporta o isolamento de quem quer que seja, pois de certa forma, um depende um do outro para sobreviver. Ninguém na verdade, pode se ilhar do restante de seus pares e dizer que pode tudo e por assim o ser, pode viver como bem entender. Os exemplos tantos, não indicam nesse sentido. 

FALTA DE AFETIVIDADE - Quanto mais cresce a quantidade de pessoas na face da Terra, parece que o distanciamento entre os seres humanos, tende inversamente a ser cada vez maior. Ninguém mais, com algumas raras exceções, liga para o próximo. O sujeito pode estar ao lado de alguém, estrebuchando de dor, se contorcendo de sofrimento e a maioria das pessoas, passa impassível, alguns chegam até a olhar, mas se não aparecer um filho dos céus para acudir aquele que sofre, ele morre ali mesmo, à míngua, por não haver, mesmo diante da dor e do sofrimento, a menor sensibilidade de alguém que naquele momento por ali passava. O afeto humano, foi substituido pela insenbilidade racional deste mundo objetivo em que o consumismo é que dá o mote do estilo de vida de cada um. Não deveria ser assim, pois na condição de seres humanos, se deveria prevalecer mais amor, mais compaixão, mais aproximação e afetividade entre os seres humanos que de certo nesta vida, só têm mesmo a morte irretratável e irrevogável. Viver é amar ao próximo como a si mesmo.

O QUE SE PENSA SER, SOA FALSO LOGO ADIANTE - Nascer, é uma oportunidade única e na arte de viver, oportunidades poderão surgir na medida que se vai vivendo. Em alguns casos, oportunidade alguma aparece na vida de alguém, que por alguma razão ou não soube se conduzir na vida ou foi fruto de uma armadilha própria do percurso do viver de cada ser humano. Mas na verdade, existem para alguns, oportunidades únicas na vida e que de certa forma, quando chega uma destas às mãos, o indivíduo não sabe preservá-la, jogando-a fora por não ter aprendido a lidar com a situação ou preservar a oportunidade de ouro que na vida lhe apareceu.  Lidar com a vida e com situações, são fatores que muita gente despreparada para determinadas situações, não aprendeu devidamente, daí que, ao pensar que é o "cara", a "bola da vez", tudo isso passa a soar falso e a se esvair como fumaça no horizonte da vida. Portanto é que, cada oportunidade que vem às mãos de alguém, nunca deve o indivíduo se achar o dono do mundo e da verdade e, diante disso, procurar ilhar-se de outras pessoas que dantes destas estava próxima e partir para conviver com um grupo de laudatários e de falsos profetas que só querem mesmo que a pessoa volte a estaca zero. Na vida, camaradas, a verdade pode estar logo ali adiante, mas ilusoriamente com o canto da sereia, se deixa escapar a oportunidade de ouro que como um presente caiu dos céus. E aí, nesta vida, neste mundo cão, tudo poderá estar irremediavelmente perdido. Já é tarde para se redimir com o mundo do qual nunca deveria ter saído.

Nenhum comentário: