QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O RETRATO EM PRETO E BRANCO, NO FLASH, VISTO DEPOIS DE REVELADO

VISÃO DE MUNDO

        Existem pessoas e “pessoas”, que se comportam na fotografia no preto e branco no flash e, no retrato revelado em cores, no mundo colorido das coisas flutuantes, passa a ter uma visão de quem procura ver as coisas de cima, como se estivesse no ápice de tudo e as demais pessoas e coisas, bem abaixo, aos seus pés. A vida colorida, ilusionária, no mundo real das coisas, não é bem assim. Na volta que a vida dá, às vezes essa volta é tão veloz, que quando menos se espera, quem se pensava nas nuvens, voando nas benesses do paraíso, se vê de repente arrebentado no chão. Por isso mesmo, sempre se deve ser sereno, humilde, moderado, sábio e comedido em tudo que na possa e venha a fazer. Na eleição que passou, sobretudo na presidencial, só para se ter uma idéia, Dilma Rousseff, com a síndrome de vitoriosa por antecipação, se deixou levar pela doença que muito político pega antes mesmo de eleito, a de “agudite de saltite alto”, que contrariando o retrato em preto e branco em que todo mundo deve se ver, o imaginou logo no retrato colorido antes mesmo de revelado e aí, camaradas, deu no que deu. Outros exemplos aconteceram da mesma forma, por esse imenso Brasil afora, quer nos grandes centros, aos pequenos e esquecidos grotões.

O ASSÉDIO A MARINA SILVA

        Acaso não houvesse uma Marina Silva no meio do caminho, nem tampouco os escândalos superdimensionados pela mídia que representa o quinto poder, certamente não se chegaria a ter um segundo turno e Dilma teria vencido logo no dia 3 próximo passado. Agora passada as águas que não mais movem moinhos, Marina Silva, está sendo a menina dos olhares demagógicos de Serra e da política praxista de Dilma. Pelo menos esta última, apesar de ter colocado salto alto antes do tempo, é mais sincera do que o primeiro, que tem um discurso voltado ao sabor do momento ou de qual segmento deverá está pronto para agradar. Só falta mesmo ele abraçar a bandeira do arco-íris, porque a bandeira de ecologista ferrenho, ele já abraçou.

AMBIENTALISTA CONVICTO

       Tenha paciência. Só mesmo sendo idiota para ouvir certas lorotas partidas de político do tipo Serra, que para atrair os votos de Marina, deu uma, segundo ele mesmo declarou, de “ambientalista convicto”. Ora, camaradas, em momento algum ele levantou a bandeira do meio-ambiente ou de ecologista durante a sua campanha no primeiro turno, só agora vem a empunhar essa bandeira para atrair os votos de Marina, é isso? – Primeiro, ele, Serra, é um tremendo cara-de-pau. Segundo, ele nunca foi ambientalista coisíssima alguma e, em terceiro, nem todo mundo que votou em Marina, foi por ser ideologicamente ambientalista convicto, mas sim, porque não votava nem em Dilma, nem tampouco, nele, Serra. O voto dado à Marina Silva, foi o voto de parte de ambientalistas que acreditaram em suas propostas, parte de quem estava indeciso e outros mais, por não votarem em nenhum dos dois candidatos, que se posicionavam melhores nas pesquisas eleitorais. O pule de Marina Silva, só veio mesmo a provocar um segundo turno, em que o interessante seria ela mesma figurar como a atriz principal, não como  uma mera coadjuvante disputada a unhas e dentes por Serra e Dilma, a ponto de demagogicamente se mudar de posição como quem muda de camisa. Sem essa Serra! – Chega de mais demagogia! – O povo já cansou de suas promessas irrealizáveis desde o primeiro turno. Que nesse segundo turno, mesmo com a grande mídia a favor do candidato do neoliberalismo ou neoambientalista travestido ocasional, o povo não se deixe enganar, nem tampouco se levar pelas mentiras, farsas, calúnias e difamações que vão procurar inculcar na cabeça do eleitor para vencer o pleito de qualquer jeito. Se espera também do PV, que tem forte tendência para o tucanês, que não venha a decepcionar muita gente que votou em Marina Silva, né mesmo camaradas!

NENHUMA DAS CANDIDATURAS VAI TER TODOS OS VOTOS DE MARINA

       Ilusório quem pensar, que para onde Marina Silva pender, os votos a seguirão. Engana-se arredondamente quem assim imaginar. Acaso venha a pender para Serra, uma minoria a acompanhará e ela, Marina, com certeza vai manchar a sua trajetória política até agora construída com muita luta, garra e brilhantismo. De outra forma para Dilma, com certeza, levará a maioria dos que lhes confiaram o voto e a sua imagem, não sofrerá nenhum arranhão, mas sim, tenderá a crescer cada vez mais. O povo progressista, que acredita no desenvolvimento brasileiro, nas obras que vêm sendo tocadas no Nordeste, a exemplo da Transnordestina, a Transposição do São Francisco, a Refinaria Abreu e Lima, a exploração do Pré-Sal, na diminuição da pobreza, na criação de mais empregos, com certeza, não votarão em Serra e, Marina Silva, inteligente que é, não tenderá para Serra. No mínimo, o que poderá fazer, é lavar as mãos, feito uma "Judas Calabar de Saias", e liberar o seus eleitores, o que também em nada adiantará, porque a maioria vai se debandar para Dilma Rousseff, porque é nesta disputa, a melhor e mais inteligente opção para a população brasileira.


E A QUESTÃO DO CAÓTICO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO?

           Seria interessante os candidatos colocarem com mais ênfase,  na agenda da discussão em torno da segurança pública, ênfase especial para a questão prisional brasileira, que clama à olhos vistos por  uma imediata solução, porque é uma verdadeira fábrica de delinquentes e de promoção de injustiças, menos de reeducação do apenado ou de ressocialição para reintegração social de quem na vida cometeu um ou mais erros. Até agora ninguém ouviu sequer uma menção mínima que seja, com relação a esse cruel sistema prisional brasileiro que clama aos céus. Não é possível que não haja sensibilidade suficiente da própria sociedade, dos direitos humanos, que às vezes se fazem tão presentes e, parecem silentes quando se trata de pessoas humanas que erraram e estão encarceradas em degradantes acomodações prisionais. Já passou da hora de se falar e buscar soluções urgentes para esse cruciante problema no sistema prisional penal brasileiro. Pelo menos o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, está vendo com os próprios olhos o caótico sistema de ressocialização de araque posto pelo sistema de reeducalção e de ressocialização de mentirinha a que todos procuram fechar os olhos, quando nem todos que ali estão presos, o fizeram por merecer ou se o fizeram, é porque errar é humano e deve atirar a primeira pedra aquele, rico, pobre, analfabeto, letrado, os escambau, que humanamente não é passível de errar, hem? - O político, intencionalmente, teme em tocar nesse assunto, porque melhorar as condições do sistema, não gera voto, mas que, se trata de mais um problema social ao qual não se pode fechar os olhos e se deve amplamente ser discutido de forma séria.

ATENÇÃO CNJ, E DEPOIS DA CHAMADA META II, HEM?

             Os componentes do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, se devem voltar agora, embora a chamada Meta 2, não tenha sido cumprida pelos juízos, primeiro, porque o volume dos processos é muito grande; em segundo lugar, juiz só faz mesmo o que quer e o que bem entende e, em terceiro lugar, dentro dessa chamada competência de agir como bem entender, muitos deles não estão nem aí para o que de cima se determina e procuram fazer vistas grossas sobre a realidade processual do Judiciário Paquidérmico Brasileiro. É hora do CNJ, dar um sinal vermelho para os que estão presos além de um tempo razoável sem uma solução, dos que estão flagrantemente encarcerados indevidamente e pelos que, mesmo que por alguma razão têm as suas liberdades segregadas, estão presos além do tempo em que deveriam estar e os juízes sempre fazendo vistas grossa, porque não é com ele, não se trata de um filho deles, de um parente e por isso mesmo, desdenham dos pedidos e do trabalho dos advogados, descumprem a lei e zombam do direito garantista da Constituição Federal e por serem juízes, se acham sempre acima de tudo. Está na hora de chamar esses "Deuses do Olimpo" à responsabilidade que deveriam ter a partir do momento em que assumem uma função judicante, que a princípio por dever e obrigação, deveriam estritamente cumprir os mandamentos legais e não agirem ao seu livre arbítrio, ao alvedrio da lei, como se eles mesmos fosses as próprias leis existentes no País. É hora de muda essa ótica de impecabilidade da figura do juiz de direito, que antes de tudo, é também uma pessoa humana como outra qualquer, ou não, camaradas?

POR QUE JUIZ PUNIDO, NÃO VAI PARA A CADEIA?

       Juiz de direito é um servidor público igualmente a outro qualquer, mas pela magnitude do cargo que ocupa, tem mais privilégio que os demais servidores que vivem no mundo comum dos viventes. Ora, como é que pode, juiz prevaricar, agir com desonestidade, delinquir igualmente a qualquer bandido, se corromper feito qualquer político salafrário e, no mínimo, o que pode vir a sofrer, é ser colocado em indisponibilidade remunerada, em aposentadoria forçada, percebendo parte do salário, mas nem por isso, a exemplo de outro servidor comum, não vai para a cadeia, nem tampouco é punido como deveria ser. Então há de se questionar: aonde estão os princípios da isonomia, da igualdade e da proporcionalidade, em termos de penalizar quem comete crimes, hem? - Tem mais, existe juiz que pune severemente pessoas sem causa de punibilidade, injustamente e nada acontece. Por que não mudar a Lei Orgânica da Magistratura, a chamada LOM, para que juízes venham a ser severamente punidos como qualquer cidadão, desde que cometam os mesmos crimes que qualquer pessoa do povo comete? - Qual a diferença do crime? - Existe uma pena para o letrado, o togado e outra, diferente para o pobre, o desvalido e esquecido do mundo? - Acredita-se que não deve ser bem assim que a banda deve tocar. Deve ela está afinada da mesma forma, no mesmo nível, todos os seus instrumentos, senão a orquestra vai desafinar, como vem desafinando desarmonisamente a Justiça Brasileira. Juiz bandido é a mesma coisa que bandido comum, ou não?

Nenhum comentário: