QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A POLÍTICA PONTO A PONTO

O palanque político de Buíque, é como o de um padre, rodeado por ferrenhas beatas seguidoras do credo religioso.

O ETERNO PALANQUE – Em Buíque, não interessa em que categoria de nível de disputa, venha a ser a política eleitoral que se esteja em jogo. Na verdade o palanque municipal sempre está montado. Prova disso, são os festejos intermináveis, e as chacotas partidas de quem apoiou Júlio Cavalcanti e Marcantônio Dourado, dirigidas ao suposto derrotado a nível municipal, como se fora uma disputa eleitoral de prefeito e de vereador, o que nada tem a ver uma coisa com a outra. A questão é ser contra e priu!

A DESFORRA – Na verdade sempre se procura buscar um motivo para uma desforra. Impostos a uma derrota vexatória no último pleito de 2008, os opositores estão aproveitando a deixa estadual para fulanizar a vida dos vencedores daquele ano, como se fossem os derrotados de hoje, esquecendo que todos os que obtiveram votos em Buíque, a nível estadual, foram eleitos. Mas como o palanque municipal sempre permanece montado, a desforra é uma constante e um motivo para tirar sarro da caro de quem supostamente foi derrotado, quando na verdade não o foi.

EXAGEROS – Nessa de palanque montado o tempo todo, sempre existem os exageros de parte à parte, quer se trate de uma vitória a nível municipal, quer estadual ou federal. Só para refrescar a memória de muita gente, só o fato de Geraldo Alckmin, candidato a presidente derrotado por Lula a nível nacional, ter vencido em Buíque, foi motivo para comemoração por parte dos grupos de Arquimedes Valença e de Miriam Briano. Interessante é que hoje todo mundo está no mesmo barco lulista. Ninguém sabe nesse segundo turno, mas como Armando Monteiro venceu e é quem dá as cartas, tudo indica que com certeza apoiarão Dilma Rousseff nessa segunda etapa do jogo que se avizinha tão logo sai o resultado oficial das urnas.

O PRECONCEITO E A DESPEITA – Eleito Tiririca com uma fenomenal votação de l,3 milhões de votos, a inveja por nenhum político ter atingido esse feito, com exceção de Enéas, que chegou à casa dos 1,5 milhões de votos, alguns anos atrás, ou o provável preconceito contra o nordestino, como é costume corrente no Sudeste e Sul do País, a onda agora é um bocado de engravatado e de togados imbecis, quererem pura e simplesmente, de qualquer maneira, barrar a vitória do deputado eleito Everaldo, só porque teve essa avalanche de votos. Ora, tudo isso não passa mesmo de cretinice, hipocrisia de mais gente querendo aparecer como se fora salvador de não se sabe lá o quê, só para anular a votação de mais de um milhão de eleitores. Deveriam essas pessoas, ao invés de tentar provar isso ou aquilo contra Tiririca, era criar vergonha na cara e ter mais respeito pelo povo, afinal de contas, que democracia da porra é essa, hem? – Só existiria isonomia e princípio de igualdade se Tiririca não tivesse obtido essa avalanche de votos, e não tivesse sido eleito, é isso? – Eleito Tiririca, está ele incomodando muita gente e contrariando interesses de pseudos intelectuais do Sul Maravilha, só porque desbancou potentados? – Será que entre esses não estão outros tantos de salafrários, corruptos, cabras safados e ladrões, hem? – Chega de tapar o Sol com uma peneira, cambada de imbecis??? – Por qual razão, na época de Éneas, não malharam o pau nele também, que de quebra levou candidatos até com 300 votos, hem??? – Será que é pelo fato dele, Enéas, ser médico, e Tiririca na passar de um simples palhaço e além do mais nordestino, hem, seus imbecis de toga e gravatões do Sul Maravilha de merda?

AS URNAS TRADUZEM – Quando das urnas saem os votos, elas traduzem a vontade popular. Vontade popular, vírgula. Em parte pode até traduzir, em parte não é bem assim, uma vez que, a malandragem política, a compra escancarada, desavergonhada de votos, sempre anda solta por aí afora. Ter votos a mais ou a menos, não implica em dizer que os mesmos foram conquistados com lisura e honestamente. O voto livre e espontâneo, este sim, foi o dado a Tiririca. Talvez por isso, esteja sendo alvo de perseguições infundadas mesmo após ser eleito com a maior votação da história do Brasil, depois de Enéas. De uma forma ou de outra, as urnas sempre dão um recado claro e direto a quem está no poder e, às vezes, como na última eleição de Buíque, em 2008, não teve dinheiro que dobrasse o voto e a vontade do povo por mudança. O povo só queria o diferencial. O novo que viesse a dar um novo ânimo na vida do povo buiquense já cansado de ser tão massacrado e pisoteado por uma aristocracia encastelada no poder. Pode até hoje se festejar por uma vitória que é de todo mundo, mas se deve sempre se ter um olhar no passado recente, para que, não venha o povo a se iludir com o canto da sereia antiga e cometer os mesmo erros no futuro. Buíque tem muita gente de bem é só se colocar a massa encefálica para funcionar, certo, camaradas!

HIBERNANDO – Pelo visto, a política de Buíque, existe um tempo de hibernação, que pode ser ressuscitado por qualquer barulho que apareça. Só que, deve o povo ter o devido cuidado sobre quem se deve acordar do período do período de hibernação do qual não mais deveria ser acordado. Existe político na fauna buiquense, que jamais merece ser acordado. Deve, isto sim, permanecer hibernando para sempre. Agora, acordar, ressuscitar quem está adormecido, é uma questão de opção do próprio povo, que no final das contas, é sempre o senhor da razão, quando manda das urnas o seu recado. Agora, tem bicho que não merece jamais ser ressuscitado ou acordado da toca em que começou a hibernar e que lá deve permanecer para séculos sem fim amém.

A GENTE SE ENGANA – Nas previsões que por vezes se faz, não passam elas de meras especulações, uma fala opinativa e só. Foi assim que aconteceu quando se previu numa provável derrota ou vitória de Júlio Cavalcanti, mesmo assim, não houve um erro por completo, vez que, veio este a ser eleito, principalmente com a ajuda de Buíque. Sem os votos que obteve dos buiquenses, certamente, não teria chegado a ser eleito. Marcantônio Dourado, foi outra previsão errada, mas mesmo se arrastando, com cerca de 36 mil votos, chegou lá também. Noutra futura eleição, com certeza, não terá mais fôlego suficiente, mas em política, nada existe de definitivo, nem tampouco, o senão ou o jamais. De qualquer forma, os parabéns deste blog aos eleitos e votados em Buíque e na região e também, para todos os pernambucanos e para o Brasil. Na verdade, em que pese às festanças isoladas de partidários, todos foram vencedores, afinal de contas, é mais uma festa da democracia. Se falha ou não, melhor assim, ainda é melhor uma democracia coxa, do que a melhor das melhores das ditaduras. Na verdade, o grande vitorioso desta região, foi sem dúvida alguma, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, ao eleger o irmão, Júlio Cavalcanti, deputado estadual representando Arcoverde, que há muito se ressentia de um deputado da Terra do Cardeal. De resto, se diz muita brincadeira e galhofa para passar o tempo e se rir da vida, mas diga-se de passagem, que na verdade, só falta mesmo um dia Buíque também acordar para que se venha a ter o seu representante, afinal de contas, com cerca de 35 mil eleitores inscritos, já se poderia dizer um bom começo se houvesse união em torno de um nome do lugar. Até Alagoinha, cidade próxima e Poção, já tiveram os seus representante na Assembléia Legislativa, por que não Buíque, hem? – Como se justificar esse autofagismo de se votar eternamente em candidatos de fora, hem?

FALANDO DOS NÃO-ELEITOS – Augusto César, do PC do B, sobrinho de Gilza Simões e do Pe. Adilson, obteve 33.956 votos, ficou no 50º lugar. Como faz parte da coligação de Eduardo Campos, se acaso este chamar algum dos deputados eleitos para ocupar algum cargo de secretário, com certeza ele entrará na Casa de Joaquim Nabuco. Já Gilza Simões, sua tia, só obteve 15.573 votos, tendo ficado no 92º lugar. Um nomes famosos da música brega e candidato a deputado estadual, Reginaldo Rossi, obteve 14.934 votos e ficou com 93º lugar. Em Sertânia, Guga Lins, que pensava em desbancar Ângelo Ferreira, obteve 14.806 votos, ficando em 95º. A filha do ex-governador Gustavo Krause, Priscila Krause, também foi outra que não conseguiu se eleger. Também não se elegeram, os ex-deputados Zé Marcos, Bringel de Araripina, João Mendonça de Belo Jardim, Airinho de Salgueiro, Pedro Eurico, do PSDB, este, que veio a se tornar em um grande desafeto de Jarbas Vasconcelos, Elina Carneiro, filha do folclórico ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Newton Carneiro, foi outra que não conseguiu renovar o mandato. Outros que lutaram por um mandato também e não chegaram lá, foram Roberto Leandro, saído do PT e candidato pelo PV, obteve pífios 9.583 votos, apesar de já ter sido deputado estadual, além do Soldado Moisés e Clóvis Corrêa, só para citar os mais conhecidos. Outros filhos de Arcoverde que não chegaram lá, foram Múcio Magalhães e João do Skate. João Eudes, ex-prefeito de Pesqueira, obteve uma expressiva votação na casa dos 23.776 votos, ficando em 72º, porém longe de chegar lá. O pesqueirense com estrutura de se tornar deputado, seria sem dúvida alguma, Evandro Chacon, que com certeza será eleito prefeito em 2012. Dos federais mais conhecidos que não conseguiram renovar o mandato, estão n alista negra, André de Paula, Edgar Moury Fernandes, Osvaldo Coelho e Bruno Rodrigues. Um outro arcoverdense que ousou se candidatar a deputado federal, Marlos Pôrto, obteve tão-somente insignificantes 2.037 votos, o que só seria arrastado para a Câmara Federal na época em que Miguel Arraes levou uns três ou quatro gatos pingados junto com ele, quando obteve uma das maiores votações recebida proporcionalmente por um deputado federal no Brasil, na época em que se elegeu deputado quando voltou do exílio.

CANDIDATURA DE JAYME ASFORA – Tendo usado a OAB como pano de fundo e instrumento de promoção política, quando foi seu presidente, para se candidatar e tentar uma vaga na Assembléia Legislativa, Jayme Asfora, candidato pelo PMDB de Jarbas Vasconcelos, não obteve sucesso na sua tentativa, ao chegar somente à casa dos 13.743 votos, o que implica em dizer, que contando a ordem com cerca de 30 mil advogados inscritos, poucos deles confiaram seu voto ao ex-presidente da Seccional de Pernambuco, o que implica em dizer, que talvez não seja uma boa idéia querer fazer da respeitável instituição dos advogados pernambucanos, um trampolim político para galgar êxito ou lugar garantido na disputa de algum mandato eletivo. Outros que já foram presidentes, obtiveram sucesso, quer como políticos ou como ocupantes de importantes cargos dentro do permissivo legal do quinto constitucional.
O VOTO EM MARINA – Engana-se a própria Marina Silva, quando afirma que o voto a ela confiando pelo eleitor, foi em face do seu programa de governo discutido e fartamente apresentado no decurso da eleição. Nada mais enganoso que tal assertiva, vez que, ninguém que nela votou o fez em cima de supostas propostas por ela apresentada. Votou nela pelo simples fato do último escândalo que estourou no final da campanha de Dilma e por isso não vota em Serra de jeito nenhum ou então, por uma parcela do eleitor indeciso de última hora. Voto em cima de linha programática de governo ou de ideologia na política praxista do nosso País, é coisa pra boi dormir. Só existe mesmo em contos da carochinha. Feio será se ela pender para Serra ou liberar os seus aliados para votar em quem quiser. Nesse momento crucial, ela tem que se decidir e que se decida de forma coerente com os interesses maiores do nosso povo. Pender para Serra ou permanecer no muro, não será uma atitude inteligente e a melhor a ser tomada em favor dos interesses do Brasil. De uma coisa se pode ter certeza, para onde ela pender, será crucial para o destino do nosso povo e que, não seja o pior, que é a visão neoliberal e demagógica dos tucanos, que com o apoio da imprensa neonazista, tudo está fazendo para derrotar Dilma neste segundo turno.

AVANÇAR SIM, RETROCEDER, JAMAIS – O País, já que está bem encaminhado, que deva seguir em frente, porque retroceder e voltar para trás como caranguejo, será um retrocesso injustificável. Votar em Serra é dar um atestado de burrice e desconhecer os avanços a que chegou o nosso Brasil. Muitas invencionices vão aparecer, muitas inverdades, calúnias e difamações, podem ser a tônica desse segundo turno, com a ajuda da imprensa que nunca engoliu que o País fosse governado por um torneiro-mecânico e ainda por cima, nordestino. Todo cuidado é pouco. Por isso, toda a população deve estar atenta para as distorções que vão jogar por todos os meios de comunicação no sentido de distorcer a verdade e a realidade dos fatos para que os neoliberais voltem ao poder. Deve sempre o nosso povo ter em mente, que AVANÇAR É PRECISO, RETROCEDER, JAMAIS. Quer no Brasil, quer seja também, um recado para a nossa terra, BUÍQUE QUE QUEREMOS SEMPRE E CADA VEZ MELHOR. Portando dizer NÃO ao atraso e ao retrocesso, é um dever e obrigação de nosso povo.

Nenhum comentário: