QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A POLÍTICA PONTO A PONTO

1. – A grande imprensa nacional, neste momento representada principalmente pelo Jornal o Estado de São, Revista Veja, Revista Época, Rede Globo de Televisão, Rede TV, vêm procurando manipular por todos os meios possíveis e inimagináveis, a população brasileira neste segundo turno de campanha presidencial, em favor do candidato Serra. Distorcem os fatos, manipulam resultados, divulgam o que bem entendem, pura e simplesmente no sentido de que os seus objetivos sejam almejados. Não respeitam sequer a popularidade de 80% do Governo Lula, que pela população é avaliado como bom e ótimo, índice que nenhum governante chegou neste País. Mas como Lula vem da classe operária e é nordestino, daí a explicação. O preconceito e a ditadura dos ricos continua a todo vapor, por não se conformarem até hoje, em que um ex-operário como Lula, tenha chegado à presidência da república, feito que muito casacudo e potentado pretende e, ate agora não conseguiu e dificilmente conseguirá.

2. – Essa imprensa tacanha e fascista, fala em liberdade de imprensa, como se eles mesmos praticassem a liberdade da qual tanto alardeiam. O Estado de São Paulo, em face de um de seus funcionários ter escrito uma matéria que não de seu agrado editorial, foi prontamente demitido. Então, que liberdade de imprensa da gota serena é essa, hem? – Quer dizer, a liberdade só existe se for de acordo com o que eles querem dizer, é isso? – Quanta hipocrisia e desfaçatez, hem? – Por isso mesmo estão inventando tudo que podem para derrubar Dilma e, por tabela, o Presidente Lula. Não que ninguém seja obrigado a ser contra ou favor de quem quer que seja, mas convenhamos, o que essa grande imprensa coloca para o povo, é só o que ela quer que o povo tenha conhecimento. Querem mesmo é manipular mentes, corpos e almas. Esta é a verdade.

3. – A filósofa e professora Marilena Chauí, deu uma entrevista que se encontra no Youtube, no dia 13 deste mês, em que desanca essa impressa engessada que só publica o que interessa à minoria, mesmo que a maioria do povo aponte em outra direção, a exemplo da aprovação de 81% do governo do Presidente Lula.

4. – Em face da tendência de uma maioria esmagadora do Nordeste votar em Dilma Rousseff, por causa de Lula, essa região está sendo considerada como uma gente sub-desenvolvida porque não vota em Serra. Ora, dos presidentes que passaram pelo Brasil, o Nordeste só veio a ter grandes projetos implementados e em andamento, graças à sensibilidade do pau-de-arara, que enxotado pelas dificuldades vividas, foi tangido para o Estado de São Paulo, onde lá reside como força motriz daquele Estado, uma esmagadora maioria de nordestinos. Numa possível vitória de Serra, será que esses grandes projetos motivadores da economia nordestina, terão continuidade?

5. – O Nordestino, maior produtor de inteligência e de cultura deste País, ainda é, infelizmente, considerado numa região dominada por uma sub-raça. Sempre se tem tratado o nordestino como inferior, até mesmo alguns políticos almofadinhas do Sul Maravilha. Então, camaradas, o nordestino que se preza, não tem a menor obrigação de votar em Serra. Não que se deva ter preconceito contra quem quer que seja, mas eles é que são preconceituosos contra os nordestinos. Se são preconceituosos, não precisam dos votos de uma sub-raça.

6. – A hipocrisia da imprensa e de Serra, é tão grande, que joga para a mídia, para a opinião popular, que Dilma não sabe administrar. Com isso, busca esconder a verdade e passar ao povo uma imagem de que só ele sabe administrar. Lula, por exemplo, só foi torneiro mecânico na vida, ativista sindical e deputado federal constituinte. Nunca chegou a administrar coisíssima alguma em termos de ente público, mesmo assim, vem conduzindo o Brasil como nenhum outro letrado e experiente conseguiu fazê-lo. Então, a experiência de Serra, segundo ele, em São Paulo, será que é valida para o Brasil? – Intencionalmente, esconde ele, que Dilma foi Secretária de Governo no Rio Grande do Sul, primeiro de Finanças, depois de Minas, foi Ministra de Lula das Minas e Energia e, por último, da Casa Civil, pasta responsável por toda política governamental. Então se isso não é pelo menos, um mínimo de experiência, é o que então? – Por que Serra esconde o lado obscuro da vida dele, hem? – E o seu lado podre de envolvimento com corrupção nas gestões em que esteve à frente no Governo do Estado de São e como Prefeito da capital, hem? – Quem tem rabo de palha, não deve procurar mostrar o que nos outros não tem.

7. – O povo brasileiro não pode errar, principalmente neste importante momento de escolha de direcionamento gerencial do Brasil. Um deslize qualquer, e o País pode voltar àquela velha política da privatização da riqueza nacional a preço de banana e com recursos dos próprios cofres públicos, como aconteceu no Governo de FHC e que Serra, procura esconder. Na época queriam ele, Serra, como Ministro do Planejamento e FHC, privatizar a PETROBRÁS por 15 bilhões de dólares. Uma merreca. Não privatizarem pela grita geral da população. Hoje a estatal do petróleo vale em torno de 200 bilhões de dólares. Das empresas que privatizaram, além do dinheiro ter saído de financiamentos de recursos públicos do BNDES, até hoje ninguém viu de volta a cor desse dinheiro que foi parar na iniciativa privada nacional e internacional. Vale a pena desnacionalizar a economia brasileira?

8. – O que serra quer, é o mesmo que FHC queria e ele não mostra. O que o neoliberalismo escancarado prega, é a completa ausência do estado na economia, devendo se limitar única e exclusivamente, como um mero gestor por meio de agência reguladoras das ações do estado, mas tudo na mão da economia da iniciativa privada, inclusive a saúde, segurança pública, saneamento básico, educação, entre outros setores que se ficarem na iniciativa privada, será praticamente colocar a população brasileira à mercê do mercantilismo de inspiração econômica do laissez-faire da liberdade completa da economia, idealizada no iluminismo da Revolução Francesa e disseminada no mundo europeu em fins do Século XVIII e início do Século XIX, que deu origem ao escravagista processo industrial inglês e em muitas injustiças na condução econômica mundial. Mesmo nos Estados Unidos, não existe uma liberdade total da economia. Há ingerência estatal para controlar a economia. Um dos exemplos, foi nessa última crise econômica, onde o tesouro nacional injetou bilhões de dólares na economia americana, que apesar de afetar aquele império, com o controle da economia nacional pelo presidente Lula, quase não houve reflexo na economia nacional.

9. – Não dá para acreditar muito na isenção em um debate realizado numa emissora em parceria com um jornal, ambos declaradamente serristas de carteirinha. O debate, como os demais, foi morno e os temas sempre os mesmos de sempre. Por ser um debate engessado, limitativo, infelizmente muitos questionamentos ficaram sem respostas ou muitas respostas, não foram totalmente complementadas. A questão é você está em terreno livre e, outra, em terreno hostil. Foi o que ocorreu no debate de ontem. Até um pessoal foi isolado num auditório à parte, segundo os patrocinadores do debate, formado por um grupo de eleitores “indecisos”, mas que no final, pela avaliação desses “indecisos”, Serra se saiu melhor, o que se coloca em dúvida essa prefalada “indecisão” ou “indecisão” por indução. Nas considerações finais, por incrível que pareça, Dilma fez em primeiro lugar e, o último, que seria a melhor situação, ficou para Serra. Realmente, esse tipo de debata não soma lá muita coisa não senhor. Foi um debate que deixa muito a desejar.

10. – Resta agora, o último debate, que será realizado também, na não menos parcial, Rede Globo de Televisão. Pelos debates, infelizmente, que vem sempre se mantendo nos mesmos padrões, não dá mesmo para se decidir não senhor. O certo mesmo é que, apesar dessas “boas intenções democráticas”, esses tipos de debates, não levam a absolutamente nada. O certo é decidir mesmo por àquela candidatura bem mais estruturada para servir o Brasil e que possa dar continuidade ao que já vem sendo feito e conduzido neste País nesses últimos oito anos no Governo do Presidente Lula.

11. – No final das contas, esse debate da Rede TV junto com o Jornal Folha de São Paulo, foi mais uma marmelada dessa imprensa que já está com o bote pronto para dar no candidato desafeto. No mais, o debate não chegou a somar absolutamente nada de novo. No Brasil existem problemas que vão muito além do que se pode discutir no curto lapso de tempo. Os problemas jamais serão resolvidos com promessas e mais promessas, mas sim, com trabalho, seriedade, honestidade, devoção ao ser humano e o bem-querer ao País que vai governar, como se fora um sacerdócio de se fazer o bem sem olhar a quem. Com arengas inócuas, promessas demagógicas e longe de serem cumpridas, ninguém terá a menor capacidade de governar este imenso Brasil, afinal de contas, este País é bem maior do que qualquer candidato ou de qualquer Presidente que venha efetivamente a governá-lo.

12. – Enquanto não houver sinceridade no que se diz, seriedade no que se procura fazer e honestidade no como fazer, jamais se terá solução para todos os problemas que tanto afligem o nosso Brasil. O que mais se quer neste País e tanto se precisa, são de homens e mulheres sérias e honestas para bem conduzir a gestão pública, as coisas que pertencem ao povo. Quanto esse tempo chegar, aí sim, podemos com certeza dizer todos nós, que estamos vivendo num País realmente de gente séria e honesta.

13. – O que o Jornal Nacional não diz sobre o Serra: A missa da festa de São Francisco, em Canindé no Ceará, que aconteceu neste sábado (16) foi bastante tumultuada e diferente das anteriores. O motivo foi a presença do candidato à presidência da República, José Serra (PSDB) e outros acompanhantes tucanos. Os cristãos acreditaram que a participação do postulante na missa era apenas oportunismo religioso para angariar votos e “atingir” a outra candidata Dilma Rousseff (PT). A festa é o grande evento religioso da cidade, onde acontece a maior romaria da América Latina, em homenagem a São Francisco. Quando o candidato chegou foi imediatamente vaiado por manifestantes petistas. Na saída Serra chegou a ser empurrado e quase caiu. O padre Francisco Gonçalves disse que isso é uma profanação, e que um momento como aquele não deveria ser interrompido por manifestações políticas. Ao fim da celebração o padre mostrou um panfleto contra Dilma e deixou a comitiva tucana atônita. “Acusam a candidata do PT em nome da igreja. Não é verdade”, concluiu o sacerdote. A plateia aplaudiu.

14. - Como era de se esperar, Marina Silva, como o fez Pilatos, lavou as mãos e permaneceu neutra, o que não foi a decisão mais inteligente tomada por ela, na condição de ex-candidata de apelo popular e com responsabilidade para saber bem o que quer e poder decidir em termos políticos. Pelo menos ela, nessa condição, poderia ter feito uma opção. No geral, melhor do que decidir pelo apoio explícito ao candidato Serra, fato já feito pela maioria dos eleitores que nela votaram.

15. - Tendenciosamente, essa grande imprensa fascista, não mostra tudo que deveria mostrar, escondendo fatos, a exemplo do acontecimento de Canindé, no Ceará, mas busca mostrar o que lhe aproveita em desfavor de Dilma Rousseff. No mais, a questão agora, é aguardar o desenrolar dessas últimas duas semanas de campanha para ver que bicho vai dar, né mesmo camaradas! 

16. - O interessante, foi uma publicidade mostrada na televisão, do Jornal Folha de São Paulo, veiculada no hora do debate pela Rede TV, sobre liberdade de imprensa, em que mostra uma área pontilhada de bolinha negras e na narrativa, vai relatando como Hitler chegou ao domínio alemão, vai avançando e avivando uma figura, até chegar a mostrar a imagem do nazista, criticando um suposto cerceamento da liberdade de expressão. Esquece o Jornal, que deveria comparar os passos dados por Hitler, ao próprio jornal, que dita o que vai publicar,  manipula a opinião pública e demite funcionários que não lêem em sua cartilha. Então que liberdade de informação e essa da Folha de São Paulo?

Nenhum comentário: