QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TUDO SE PINTA, É COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM CÉU DE BRIGADEIRO

DISCUSSÕES - O foco principal do que se deve discutir neste segundo turno da eleição presidencial, tem se voltado para temas de somenos importância e se saindo pela tangente dos problemas principais. Ora, essa de se discutir questões de aborto, por qual razão não se discutir com seriedade como um problema de saúde pública? - Por qual razão querer desviar o foco e dizer que candidato A ou B, é a favor da morte  e contra a vida? -  Isso é pura demagogia de quem se acha em desvantagem no número das pesquisas e quer a todo custo vencer o pleito eleitoral. Questões como o aborto, deve sim, ser discutido com seriedade, não para matar a vida gestativa,  mas sim, quando se tratar de estupro, quando se colocar em risco à vida materna, para se evitar o crime do aborto clandestino, que embora as autoridades façam vista grossa, na realidade é um caso de polícia e ninguém quer dar o menor enfoque a essa questão. O problema não é se ater a questiúnculas de menores importância, mas sim, discutir as grandes questões nacionais.

PRIVATIZAÇÕES - Para os privatistas, que se espelham na política do "neoliberalismo" do escancaramento da economia se voltar completamente para a iniciativa privada, é a melhor fórmula para o liberdade do mercado por uma questão de flutuação do capital, sem o controle estatal. Para os estatistas, privatizar a economia é tirar o Estado como órgão de controle, onde se busca meios de freios e contrapesos para buscar equilíbrio dos meios de produção e da economia. Na realidade, a privatização de FHC, só privilegiou mesmo a iniciativa privada, e o que é mais grave, se privatizou grandes conglomerados nacionais, com os próprios recursos públicos, que ninguém sabe até hoje se voltaram ou não para os cofres públicos. É muito cômodo para o Estado privatista, implantar uma política tirando o Poder Público da economia e colocar tudo na mão do grande empresariado nacional e internacional, com o capital do estado. A mão do Estado, em hipótese alguma pode sair da economia. O Estado tem sim, que meter o bedelho na economia, senão como não estaríamos com uma economia completamente no poder da iniciativa privada?

O QUE FHC PRETENDIA PRIVATIZAR - A meta da política privatista de FHC e a que Serra, seu discípulo, quer dar continuidade, é concretizar o Plano de Privatizações iniciado pelo governo tucano e só veio a ser estancado no governo do Presidente Lula. Estava na meta de FHC privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Banco do Nordeste do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, a Petrobrás, entre outras grandes empresas estatais ou de capital de economia mista. Ainda privatizou a Vale do Rio Doce, hoje somente VALE, que por sinal, está cem vezes mais valorizada do que antes. Ora, pelo visto, privatizar a economia estatal não é lá uma boa iniciativa para o povo não senhor. Já se viu banco privado financiando casa própria? - Quando foi que banco privado se predispôs a financiar os setores da gricultura e da pecuária? - Agora, se alguns bancos estatais foram privatizados, o foram por culpa de ingerência política de governos irresponsáveis que se utilizam dessas instituições para bancar as suas campanhas, a exemplo do BANDEPE, em Pernambuco, entre outros bancos estatais.

CÉU DE BRIGADEIRO - Cada um dos candidatos, invariavelmente, sempre procura prometer que vai colocar o Brasil em Céu de Brigadeiro. Ora, nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Isso não vai acontecer. Nem com um, nem tampouco com outro que venha a ser eleito. Mas se o barco está mais firme para Dilma navegar do que para Serra, então, nada mais justo de que venha ser àquela a timoneira de Lula, em face dos inúmeros programas que precisam dar continuidade, sobretudo, para nós nordestinos. Quem garante que Serra, com aquela cara de "santinho do pau-oco" vai dar continuidade às grandes obras estruturadoras que estão sendo implantadas no Nordeste, hem? - Programas como  o Luz Para Todos, que foi inspirado em Miguel Arraes, quando deu início a um programa de levar luz para todo mundo no campo, foi encampado nacionalmente por Lula e tocado por Dilma. São por programas importantes que Dilma deve dar continuidade ao Governo Popular iniciado por Lula.

COM UM PÉ NA REALIDADE - O que de fato os candidatos devem discutir com mais seriedade, são as questões cruciais que mais afligem o nosso povo, a exemplo da saúde caótica com a qual nos deparamos, uma educação que deixa muito a desejar, uma segurança pública que dá medo ao povo e os problemas de ordem social que precisam de uma solução ou que pelo menos se implemente algum programa para melhorar o nível de vida do povo, para que o fosso social entre ricos e pobres não aumente ainda mais à marginalidade, a ponto da sociedade está em sinal de alerta em termos de segurança pública. Então, para se governar, não é necessário jogar promessas pra todos os lados, se sabendo que jamais serão cumpridas. O importante mesmo é se focar naquilo que se vê no mundo real das coisas e naquilo que possivelmente se poderá realizar de verdade. De farsas e mentiras, o povo já está mais do que saturado, de saco cheio mesmo!

A ARQUITETURA DO IMPOSSÍVEL - Sinceramente, mas do jeito que as construções particulares são realizadas em Buíque, é um verdadeiro descaso. Enfeiaram a cidade ainda mais. Se bonita já não era, agora se afigura ela, cada vez mais feia e piorada. Explico: não dá para entender que as construções particulares, sem respeitar a visão urbana, ferem a arquitetura, constroem marquises avançado os limites horizontais dos quais não são donos e sequer a posse detém, fazem rampas nos locais de passeios de pedestres, não dão a menor atenção aos prédios históricos da cidade, destruindo-os em nome da ganância e do lucro comerciais e ainda dizem alguns comerciantes, que estão buscando desenvolver o lugar. Ora, minha gente, desenvolvimento tem que está conjugado com o bem-estar social, com uma visão agradável, com uma arquitetura que não fira os olhos de quem visita Buíque e com as calçadas livres, porque os comerciantes também, ocupam as calçadas que delas fazem extenções de seus comércios, impedindo o livre trânsito das pessoas, que se vêem obrigadas a trafegarem pelo meio das ruas. É uma verdadeira esculhambação que precisa de urgentes providências por parte do Poder Público Municipal. E ainda dizem que vão apresentar um comerciante candidato a prefeito de Buíque nas próximas eleições. Pelo visto, do jeito que eles cuidam tão "zolosamente" de seus negócios particulares, imagine do bem público, hem?

A DESORDEM DO TRÂNSITO - Como não bastasse esse desrespeito à arquitetura e à história do município de Buíque, o pior de tudo mesmo, é o caótico trânsito da cidade, aonde nada se respeita. Ora se pensa que está na Inglaterra, com a mão ou contramão do lado que mais convier ao motorista, ora se imagina na Índia, com o povo e carros todos juntos no meio da rua. É uma verdadeira bagunça que não vem de hoje não senhor, mas sim, de longas datas. Agora, camaradas, uma providência tem que ser tomada com urgência. Se queremos um Buíque melhorado, temos que mostrar onde estão os erros e buscar junto ao Poder Público, uma solução que venha a melhorar o nosso nível de vida. É para isso que se prestam as cidades. Outra mais, urge que se implemente o mais urgente possível, um plano de arborização, de disciplinamento de coleta de lixo e, que paralelamente se promova uma campanha educativa sobre a coleta de lixo seletiva. É hora de se fazer alguma coisa para eficientizar os serviços públicos. Claro que toda essa desordem não vem de hoje, mas alguma providência tem que ser tomada.

RELIGIÃO - O que se tem mais deixado indignar, são os presidenciáveis, nesse segundo turno, cada qual a seu modo, dando uma de religiosos de carteirinha. Que desfaçatez cabeluda, hem? - Pelo visto, nem Dilma, nem tampouco Serra, nunca foram coroinhas de Igreja ou obreiro de algum culto evangélico. Sem essa de ambos quererem tapar o Sol com uma peneira! - Sejam mais vocês mesmos, realististas e não se mascararem de uma coisa que nunca foram, pô! - Essa de religiosidade nada tem a ver com as questões políticas no Estado laico constitucionalmente adotado, respeitando-se, claro, todos os credos, religiões e opções de forma livre e democrática. Agora ser católico, protestante ou os escambau que seja, só por causa da disputa política, é pura cretinice e mais idiotice ainda, é ver um bispo ou um pastor, pedindo para não votar em A ou B, porque ou um ou outro, é contra isso ou aquilo. Melhor seria que esse padre de araque ou esse protestante de faz-de-conta, procurassem cuidar mais das suas ovelhas do que da política, afinal de contas, num Estado laico, a religião cuida das almas e, a política que cuida da melhorias das pessoas na vida terrena, ou não, camaradas! - Se não mais nada para ser discutido, então que se calam para sempre, que essas misturas de aborto, a favor da vida, contra a vida, ser da Igreja Católica, ser Protestante, é uma opção de livre escolha de cada um. Discutam os grandes temas nacionais, que em nome dessas besteiras, estão sendo largamente esquecidos.

OAB-SECCIONAL DE ARCOVERDE - Representando o Presidente Dr. Tércio, na qualidade de Secretário Geral da OAB-Seccional de Arcoverde, estarei hoje na Câmara Municipal daquela cidade, para participar de uma audiência pública junto ao Ministério Público, onde serão discutidos temas importantes relacionados com a disseminação do uso de drogas em nossa região. Trata-se de uma audiência pública, que se acredita, de grande proveito.

PÓS-GRADUAÇÃO - Este Blog está internetado a vários sites que desde outros blogs importantes, a jornais, revistas e de pesquisas jurídicas e, por último, à Faculdade Maurício de Nassau, onde cada um dos colegas poderá ter acesso ao CLUBE DO ALUNO para acessar as matérias dadas em sala de aula na cidade de Garanhuns. Portanto, ao acessar este blog, o nobre colega estará apto a navegar por lugares importantes do conhecimento humano e de informações atualizadas e em tempo real. Meu muito obrigado aos acessadores e leitores deste blog. Também daqui você pode acessar o site do CPI Concursos e da Fundação Carlos Chagas.

Nenhum comentário: