QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A AUTENTICIDADE DAS PESSOAS, É ALGO QUE NÃO SE COMPRA, É UM ATRIBUTO NATO

ARTIFICIALISMOS - No geral, as pessoas procuram sempre se esconder através de uma carcaça que não deveriam, isto porque, mais cedo ou mais tarde, a máscara cai e tudo se esvai num mar de lama. Então viver de artificialismos não é a melhor opção de vida.

APRENDI NA VIDA - Posso até ter mentido na vida ou posso até mentir por alguma besteira tola que não seja ao todo comprometedora. Agora mentir deslavada e descaradamente para tentar ludibriar o povo ou ao meu interlocutor, posso dizer com toda convicção do mundo que não faz parte do que na vida aprendi.

MAS HÁ OS MENTIROSOS CONTUMAZES - Neste mundo de meu Deus e em que todos virarão lama podre digerida  por larvas asquerosas, há pessoas que fazem questão de ser mentirosas contumazes. Aquele tipo de pessoa que mente por mentir. Só se sente bem se for mentindo. Ora, nesse tipo de indivíduo não dá para confiar não senhor. Melhor manter distância regulamentar. De farsas e mentiras, quero manter distância. Não é bem a minha praia não senhor, camaradas!

O POLÍTICO FAZ PARTE DESSE MUNDINHO MEDIÓCRE - Não gosto de generalizar, mas nesse "mundinho mediócre em que muita gente gosta de mentir", pode perfeitamente se inserir o político. Não  quero aqui generalizar, pois ainda deve sobrar um ínfimo percentual que diz a verdade, mesmo assim, medindo milimetricamente o que vai dizer. A bem da verdade, acho que era justamente na política, que a verdade deveria ser mostrada às claras, pois aí sim, se está lidando com o que é do povo, com a "res publicae", próprio do regime republicano, ou alguém se  habilita a ser um aprendiz de ditador?

A PERSONALIDADE DO SER HUMANO - A personalidade de cada ser humano, pode-se até dizer, que já vem nos caracteres hereditários, não necessariamente nessa ordem, mas a origem familiar conta muito. Não que seja um tratado científico delimitador do que a pessoa possa ou não seguir na vida, mas que o fator familiar é determinante, disto pode-se acreditar que o é, pelo menos em tese. A questão não é bem como diz o ditado de que "filho de peixe, peixinho é", mas que tem muito a ver, disto não se pode ter a menor dúvida.

A MENTALIDADE DE LOMBROSO - Lombroso foi um estudioso e cientista de criminologia forense do Século XVIII, com repercussão no Continente Europeu e com influência no Brasil Imperial, em que tinha como idéia central para a explicação da crimonologia, inspirada pelos estudos genéticos e evolutivos no final do século IX, e propõe que certos criminosos têm evidências físicas de um "atavismo" (reaparição de caracteristicas que foram apresentadas somente em ascendentes distantes) de tipo hereditário, reminiscente de estágios mais primitivos da evolução humana. Estas anomalias, denominadas de estigmas por Lombroso, poderiam ser expressadas em termos de formas anormais ou dimensões do crânio e mandíbula, assimetrias na face, etc, mas também de outras partes do corpo. Posteriormente, estas associações foram consideradas altamente inconsistentes ou completamente inexistentes, e as teorias baseadas na causa ambiental da criminalidade se tornaram dominantes, caindo por terra, essa teoria de que o crime estava associado a genética do ser humano. Na verdade, hoje se pode afirmar com uma certa propriedade, que o homem em parte é produto do meio em que vive e em que é criado, menos de que a pessoa já venha a nascer boa ou  má e que fatores genéticos sejam determinantes para a prática criminológica. O meio em si, com certeza poderá ser o fator determinante de certos comportamentos humanos.

ÀS VEZES O MUNDO EMBRUTECE O HOMEM - Não raras vezes, o mundo tem sido responsável pelo embrutecimento humano. Em parte por não lhes dar as devidas oportunidades e, em muitos casos, por lhe impor seja ele submetido a uma flagrante e aberrante injustiça. O mundo no modelo como está sendo moldado, com o violência num crescendo interminável, na verdade tem sido o maior responsável por criar monstros e bandidos. As fábricas de monstrengos diabólicos estão por aí a todo vapor. Todo dia são colocadas pessoas em suas reservas para o fabrico de monstros, quer sejam culpados de verdade, quer inocentes ou meramente suspeitos. As autoridades, a sociedade e todos enfim, envolvidos com o elemento humano, tem o dever e obrigação de ter mais responsabilidade com as consequências do que conscientemente estão criando, porque no final das contas, quem vai pagar por todos esses erros será a própria sociedade, como de fato já vem provando do amargor da irresponsabilidade em não está nem aí para os cruciantes problemas que a cada dia estão cada vez mais se avolumando.

EXISTEM COISAS QUE NÃO SE COMPRAM NUMA PESSOA - O ser humano que se pauta pela honradez e dignidade, não se vende, nem se compra por qualquer preço do mundo, mesmo que seja o maior que se possa oferecer. O ser humano de verdade se dá ao respeito e procura respeitar ao próximo. Não que todo mundo deve ser metido a um certo quê de "caxiismo", por isso é coisa de gente idiota, mas que a autenticidade, a conduta do ser humano, a honradez e a dignidade, são atributos difíceis de ser encontrados e quem os têm, não os troca por umas bananas ou trinta moedas quaisquer. O ser humano de verdade se dar ao respeito e procura ser o mais autentico possível, mesmo que dentro dessa autenticidade apareça algum tipo de resquício de defeito, mesmo assim, não deixa ele de ser autêntico. 

SEI QUEM É QUEM - Com a minha vivência, sei muito bem quem é quem em Buíque. Sei da vida de parte das personalidades de muita gente. Então, minha gente, ninguém venha com essa de querer ser isso ou aquilo que a verdade é bem diferente do que se procura mostrar. Claro que nem de tudo se pode cobrir de uma mancha negra a história de muitos dos nossos, mas existem muitos desses, que me desculpem, não merecem ser lembrados por certos feitos de suas histórias de vida.

NÃO SOU SANTO - Pelo que sei,  não existe um "São Manoel", nem tampouco, um "Santo Manoel". Não quero me pintar de santo, que santo nunca fui e jamais serei, mas jamais me trocarei por muitos picaretas que vivem a apontar os seus dedos sujos para a minha pessoa. Não sou melhor, nem pior do que muitos, mas garanto com toda certeza que ninguém é melhor do que eu. Como tantos, sou coroado de erros. ...E quem não erra, hem, atire a primeira pedra, pô? - Sou humano, por isso mesmo sou suscetível a cometer erros e equívocos, como de fato os cometi e os cometo no decurso de minha vida. Perfeito, já disse, só existe um: DEUS! - E eu, pobre mortal, não sou Deus, sou simplesmente Manoel Modesto, que alguns gostam de falar e apontar o dedo sujo, mas mesmo assim, falando bem ou mal, que falem de mim, que não tô nem aí, ok! - Agora, antes de falarem de mim, deveria lavar a boca com sabão carbólico, certo camaradas!

Nenhum comentário: