QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BATENDO O MARTELO

          Bem minha gente, por questões de ordem técnica, somente hoje estou postando a matéria de ontem. Espero que me desculpem, mas a minha coluna dominical, também vai valer para hoje até que a conexão internetária volte ao normal.
Aqui não tem conversa não senhor, é prego batido, ponta virada.
JUÍZO DE VALOR – Vou falar hoje na primeira pessoa. Podem até me acharem imodesto, mesmo assim, pretendo colocar alguma coisa para fora. É muito fácil muita gente falar, meter a lenha, descer o cacete sem pena e emitir um juízo de valor sem conhecimento de causa, ou até mesmo para pura e simplesmente ser agradável com certo rei posto. Quem vê um palmo além do nariz, deve ter um pouco de prudência e não esquecer de um passado recente não muito alentador.

COMO DISSO LULA – Sabiamente, em seu primeiro discurso junto com a Presidenta eleita, Dilma Rousseff, o Presidente Lula, disse fitando-a olho no olho, que não iria se meter no governo dela e que o governo deveria ter a cara dela. Emendou ainda que “rei posto é rei morto”. Nem bem verdade, nem tampouco mentira. Na realidade, quem sai do poder, perde a majestade e cai no ostracismo, ou esquecimento, afinal de contas, poder é poder. Fora dele o antes todo poderoso vai amargar o esquecimento e os afagos que tanto recebia quando antes na cadeira de rei no poder de mando. Mas na verdade, Lula o fez bem ao afirmar “rei posto, rei morto”. Claro que para ele isso dificilmente vai acontecer, isto porque ele tem a grandeza deste imenso Brasil, deferente de muitos que sequer tem a de uma cidadezinha pequena.

PREOCUPADO – Estou vendo com uma certa preocupação a situação pela qual estão impingindo a Jonas Neto, sem entretanto, olhar para o “rei posto” que já passou. Antes de se falar de alguém, que se procure fazer uma comparação, ter mais conhecimento de perto do que está acontecendo para depois poder fazer um juízo de valor. Ninguém pode julgar ninguém sem saber da realidade dos fatos. É muito fácil se emitir uma opinião pelos cotovelos, pior ainda, emprenhar pelos ouvidos.

O RABO ALHEIO – Bem diz o ditado de que “macaco só olha o rabo dos outros”. De fato, é o que está acontecendo no momento em Buíque. Não adianta essa de criticar por criticar sem sequer olhar quem foi quem no passado recente e de como Buíque era até então conduzido. Então camaradas, não adianta tentar clarear uma água que sempre esteve na lama em detrimento de alguém que está apenas começando a andar no caminho das pedras.

FALAR POR FALAR – Se é para falar, que se dê nomes aos bois. Agora essa hipocrisia de meter a lenha sem dó nem piedade e tentar fazer renascer das cinzas quem sempre esteve na lama, é pura enganação a um povo que só quer ver o bem de Buíque. Não adianta querer tapar o Sol com uma peneira, que o passado de sombras é envolto de escuridão, de negras nuvens. O passado foi negro, ou já esqueceram disso também? - Não adianta conversar asneira para engabelação do povo, quando se sabe que ninguém é santo de oratório para ser adorado. Antes de tudo, camaradas, o santo não passa mesmo de santo de barro, do pau-oco, nada mais que isso. Será que estou mentindo? – Vamos deixar de ser calhordas, que é bem melhor! – Meter a lenha em uns e endeusar alguns, é pura hipocrisia, sacanagem de quem é contra somente por ser.

MATAR A COBRA – A gente tem que matar a cobra e mostrar o pau. Procurar só mostrar o pau sujo do galinheiro dos outros é muito cômodo. Quero ver é se ter a devida coragem para se mostrar o pau sujo do galinheiro do velho galo que tentam levantar.

NÃO MISTURAR AS BOLAS – A precipitação é inimiga da perfeição. Perfeito, na realidade ninguém é, mas é preciso saber de ciência própria o que está ou não acontecendo para que se tenha ou se possa emitir uma opinião. Agora só apontar o dedo sujo para os outros é muito cômodo. Por que cargas d’água não mostram o mar de lama escondido no tapete de quem estão a defender com tanta veemência, hem? – Portanto, camaradas, não vamos misturar as bolas só para ser agradável a gente que na verdade nunca prestou para a nossa terra. Ou será que estamos numa terra de cego e de que quem tem um olho é rei? – É isso que é nossa terra? – Que dizem os “jornalistas/analistas/cientistas políticos” de meia tigela que acham que são donos da verdade, mas na realidade não passam mesmo de eternos babas-ovos inveterados, hem? – Sejamos realistas minha gente. Buíque não merece isso. Buíque é bem melhor que todos nós. É necessário que se veja um palmo além do nariz, ou será que ninguém tem essa capacidade?

MODERAÇÃO – Erros se cometem. Quem não erra na vida, hem? – O inconcebível é reconhecer que está errado e burramente permanecer no erro. Aí sim, é uma coisa sem solução. Mas quando se tem boa vontade para se tomar novos rumos e colocar as peças nos devidos lugares, tudo pode mudar. É assim a vida das pessoas. É assim que deve ser encarado determinados fatos e momentos vividos em nossa terra, afinal de contas, só queremos mesmo o melhor para Buíque. Agora malhar o presente e engrandecer um negro passado, a mim me parece, uma grande burrice ou o cego que durante o dia andava com uma luz a procura de um homem honesto na Grécia Antiga. Buíque, minha gente, é maior do que a gente e por isso mesmo, os interesses de nossa terra têm que ser colocados acima dos nossos próprios. Se vamos trilhar caminhos, que procuremos o melhor. Agora voltar ao caminho errado do passado, é pura falta de sensatez e de sabedoria. É pura asnice, ou não?

NÃO SOU CONTRA NINGUÉM – Antes de tudo, sou uma pessoa amiga de todo mundo. Agora não sou obrigado a concordar com todo mundo. Tenho as minhas próprias opiniões, quer agradem ou não. O que interessa é que procuro ser o mais sincero possível. Se não sou compreendido, nada posso fazer. Falo o que sinto. Prefiro assim, do que ser um falso profeta, um mentiroso, um bajulador ocasional que só diz as coisas para agradar. Não sou desse tipo não senhor. Procuro ser sincero e direto. Vou no ponto e pronto. Agora esse negócio de está só falando de A, B ou C e procurando enaltecer D, E ou F só para ser agradável, quando se sabe que tais elementos não são nada do que se quer pintar, aí sim, não dá para concordar com esse tipo de coisa, pois de falsidades, de ser enganado há muito o povo e eu também, estamos de saco cheio, esta é a verdade nua e crua, doa em quem doer. Se a carapuça cair em você, camarada, não tenho o que fazer. Procure ser mais você, pois assim agindo quem sabe poderá ser uma grande, digna e honrada pessoa e muito contribuir para o bem de Buíque. A bem da verdade, quem vive na sombra dos outros não sabe se dar o devido valor.

Nenhum comentário: