QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 6 de novembro de 2010

DA INCERTEZA DE NÃO SER, A DECISÃO DE NÃO SABER O QUE FAZER

Deus Apollo, na luxúria, na bonança e usufruindo da vida fácil e do desperdício.

SEI NÃO – É muito comum na vida de todo e qualquer ser humano, a gente ficar assim atônito, sem saber o que fazer ou sem sequer ter ciência do que na vida é de verdade. É a vida conturbada de muitas pessoas que vivem sem ter a certeza do que realmente são e do que da vida devem ou não fazer e esperar.

MANIETADAS – Por isso mesmo é que nesta vida, para quem não sabe o que de fato é ou como deve na vida se conduzir, o existencialismo conflituoso passa a dominar a alma da pessoa e desta feita, a não ter domínio de si própria e a ser dominada pela vontade de outras, e se torna uma pessoa perdida envolta em seus próprios conflitos de ser ou não ser, o que se torna uma grande questão sheakespereana do ser humano.

AFIRMATIVO – O equilíbrio na vida de cada um de nós, é algo extremamente essencial e necessário, para que possamos lidar com os nossos próprios problemas e com problemas outros que nos circundam nesta vida. Por isso mesmo, quer se acerte ou se erre, o ser humano deve ser afirmativo. Errar ou acertar é um detalhe próprio de qualquer pessoa, então ninguém deve ter medo de agir. O que não se pode é ficar omisso ou então se conduzir, se espelhar naquilo que os outros fazem. Até se pode tomar como exemplo o que de positivo aprendemos das demais pessoas, o que pode ser aproveitado, mas jamais devemos nos deixar levar pelo que de negativo nos procuram conduzir ao erro e mesmo que deste, temos certeza de que estamos realmente sendo induzidos ao erro de forma grosseira.

AS COMPANHIAS – Não que devemos desdenhar ou discriminar quem quer que seja, afinal de contas, todo mundo merece o devido respeito na medida em que da mesma forma nos respeita. O que devemos separar é o joio do trigo. As boas das más companhias. Existem pessoas que só querem mesmo ver outras pessoas no fundo do poço e quando elas estão realmente afundadas, fazem de conta que nunca a viram. É assim a vida. Escolhas devem ser feitas e com critério. Existem quem merece o nosso crédito e também, àquelas pessoas que a gente deve manter distância regulamentar.

AS VAIDADES – Se deixar levar pelas vaidades pessoais ou por  supostamente imaginar-se que está no pedestal das vaidades, é um grande erro que pode desmoronar num abrir e fechar de olhos. É como uma ventania que derruba de uma só vez um castelo construído na areia. Na vida nem tudo são flores, por isso mesmo, é que não devemos nos deixar levar pelo pedestal das vaidades, pelo canto da sereia ou pelo olhar da medusa, isto porque, da mesma forma que se sobe, igualmente se pode levar uma queda e nunca mais se levantar. Nisso a vida é dura e não tem contemplação com quem quer que seja. Pelo sedutor olhar da sereia, a pessoa se ilude arredondamente e pelo olhar da medusa, o indivíduo é transformado em pedra pelo resto de sua vida.

A HUMILDADE – Se a gente tem um dom na vida, com esse dom devemos nos manter até o último suspiro. Não adianta querermos ser o que não somos, porque do pó do qual viemos, para este mesmo pó volveremos. Não tem perdão não senhor! – Então camaradas, não adianta querer ser o que não é, porque quem nunca foi rei,  jamais terá a majestade do galanteio real. A humildade, a simplicidade, a bondade, a lealdade, devem sempre ser predicados de conduta de vida humana para quem sabe o que é a vida e a valorar o seu próximo.

FALSOS PROFETAS – Quanto a gente pensa que é mais do que não deveria ser ou do que não é, no geral aparece muitos amigos, muitas amigas, muitos afagos, muitas ofertas aparentemente gratuitas, mas na verdade, no final, tudo isto vai ter um preço e quanto a conta chega, o indivíduo que se imaginava o tal, já não tem mais o que oferecer e passa a viver no isolamento, sem as benesses, sem as mordomias e as amizades que pensava tê-las, e aí é o momento se se perguntar: para onde foram meus "amigos?" - Para onde todo mundo se debandou? - Então certas coisas, quando não se alerta antes, o depois poderá ser tarde demais. É aí camaradas, que está o nó da questão. Existem muitos falsos profetas a enganar os incautos e abestados que por momentos pensam dominar o mundo e que tudo podem fazer, quando na realidade, ao se darem conta do que realmente são, não passam mesmo mais um reles ser que foi ludibriado pela ebriedade da opulência ofuscante em que pensava viver e que se esvai em cinzas como fumaça.

ILUSÕES – Nesta vida, todo e qualquer ser humano que não tem a devida formação de vida ou segurança do que realmente é, se ilude com o canto da sereia e quando cai na real não sabe da vida o que fazer. Por isso mesmo é que realisticamente devemos viver num mundo de verdades, onde a mentira, as falsidades não prevaleçam como conduta moral a ser seguida ou imitada. Viver de ilusões é como uma nuvem passageira que se desmancha logo mais ali na frente num simples piscar de olhos. Não se pode fazer da vida uma ilusão, que na verdade, ela é uma realidade da qual não podemos nos afastar e a qual temos que de frente encará-la com bravura até o fim de nossas vidas.

EXPERIÊNCIA – A experiência de vida é a fortaleza de tudo, de todo o curso da natureza humana. O experiente não titubeia, pensa e decide. O Inexperiente, não pensa, emprenha pelos ouvidos, age pelos cotovelos, erra demais e dificilmente encontrará o caminho da volta que erroneamente seguiu por indução de cobras peçonhentas. O homem sábio não age pelo estômago, não decide sem pensar, nem se deixa conduzir sem ouvir os mais sábios que ele, mesmo que ele se imagine o mais sábio do mundo. Sábio é o homem que se conduz com parcimônia, que sabe ouvir mais do que falar, e age certo, no momento certo, procurando sempre se aconselhar daquelas pessoas que sempre estiveram ao seu lado sem nada exigir. O Sábio não pari pelos ouvidos, não fala pelos cotovelos, nem age pela massa encefálica da genitália.

O QUE CONTA – Na verdade, ser não ser, saber fazer, não saber, o que conta mesmo na vida, é a experiência. Sem experiência e sem saber ouvir, o homem está fadado a ser um asno e a continuar errando e ao insucesso sem retorno. Esta é a verdade nua e crua.

Nenhum comentário: