QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A HORA DO VAMOS VER, DO TOMA LÁ, DÁ CÁ

O ANTES - Na época das costuras políticas, tudo são flores e tudo pode ser resolvido às mil maravilhas e todo mundo acha que realmente é daquele jeito. Das alianças, estas sim, é que acham que vão levar essa ou aquela fatia maior do bolo e muitas destas, podem amargar uma minguada fatia ou até fatia alguma chegar a provar.

O DEPOIS - Depois das eleições e dos eleitos, é que vem realmente o chamado "pega pá capá", da briga de foice por cargos e posições. Quem puder mais, geralmente, pode o menos. Ou no popular: quem tiver mais poder de fogo, engole o "abestado" que dormiu no ponto.

O REDESENHO - Reformular a órbita do poder não é tarefa nada fácil e não mata a fome dos aliados ou do arco de forças por cargos públicos. Todo mundo quer a fatia maior do bolo. O estrebucho é de lascar o cano. O responsável por dividir as fatias do bolo é que passa noites e mais noites insones pensando como vai acomodar mais gente do que cargos. No final das contas, muitos saem sem provar da fatia do bolo e enraivecidos. Redesenhar essa obra de engenharia política da "mais-valia" é um "Deus-nos-acuda" sem fim.

OS INTRUJÕES - O pior é quando da repartição de cargos públicas dos diversos escalões governamentais, sempre aparecem vários intrujões, atravessadores prometendo mundos e fundos, quando na realidade, em grande parte, sequer podem ser intermediários de tais negociatas ou estão autorizados a preencherem esse ou aquele cargo. É realmente uma picaretagem inominável esse  leilão de cargos públicos que os políticos procuram fazer ao assumirem o poder. Nesse mister não existe coloração política, não senhor!

PIOR SÃO OS INSISTENTES - Pior mesmo nessa disputa de maus-caráteres, é o sujeito saber que está sendo rejeitado, mas de tanto insistir, o político termina cedendo e dado  um carguinho qualquer só para se ver livre e o besta se calar e não mais encher o saco. Isso a gente vê muito na política paroquial. É uma coisa vergonhosa, mas é uma realidade de dar nojo.

AS BRIGAS DA BASE ALIADA - Mal se começou as discussões em torno de cargos do governo eleito, já se vê por aí as brigas dos partidos aliados pela disputa de cargos públicos. Cada qual quer a maior fatia. É como se o Brasil fosse um grande bolo a ser divido em vários comensais convidados e até mesmo pelos desconvidados. É uma escorchante vergonha! - Pura picaretagem no meu entender.

DISPUTAS OCORREM EM QUALQUER SETOR DA VIDA  HUMANA - Na vida pública, a coisa  aparece mais às escâncaras, entretanto, disputas entre pessoas, sempre existem e sempre vão existir, quer seja na vida pública, quer na iniciativa privada. Nesta, existe sempre aquele indivíduo puxa-saco do chefe que faz corar de vergonha os demais colegas, que pinta e borda de tanto puxar o saco somente para galgar algum carguinho de chefete qualquer. É a briga pelo poder, que também existe da mesma forma na iniciativa privada. Se tem até queda de braço de colega derrubando colega que sempre estiveram juntos na mesma labuta diária. É uma hipocrisia esta humanidade.

PUXA-SAQUISMO NA VIDA PÚBLICA - Não deixa também de na vida pública, existirem os puxa-sacos de carteirinha, que às vezes só faltam mesmo sentar no colo do chefe político, porque às vezes sequer a cadeira antes ocupada por ele, deixam esfriar. Afinal de contas, o puxa-saquimo, o entreguismo deslavado, o sem-vergonhismo descarado, nunca vão deixar de existir nesta humanidade podre, abominável e que beira a cheiro de puxo lixo. Tem gente que deveria ter um mínimo de vergonha na cara antes de olhar na cara dos outros.

NEM SÓ DE AMARGURAS É FEITA A VIDA - Na vida muitas amarguras passei, nem porisso vivo eternamente amargurado. Tenho as minhas amarguras pontuais, frutos até das covardias e indiferenças as quais sempre enfrentei e as tenho enfrentado ainda no decurso de minha vida. Também aqui, acolá, tenho encontrado pessoas de uma docilidade sem explicação, pelo menos à primeira vista. Posso até ser um pessimista no otimismo que a vida procura demonstrar e que na realidade ela não é porra nenhuma. A vida em si é uma interrogação dentro do inexplicável do que a vida procura ser ou do que dela procuram explicar.

CAMARADA ENALDO CÃNDIDO - É camarada, com o passar do tempo, as mazelas dessa porra dessa vida vão aparecendo. É um infarto aqui; um AVC acolá; é uma troca de coração mais ali adiante; é construção de ponte de safena para circulação sanguínea contornando o coração, deve ser isso mesmo, e o escambau na vida da gente. Agora vem você, que para mim foi um dos caras que conheci que mais soube viver, sem nunca se importar muito com o dia de amanhã. No meu entender, você viveu sempre o hoje, sempre alegre, mesmo podendo estar triste, sempre aparentando estar endinheirado, mesmo estando sem um tostão furado no bolso, você é o cara e não Lula, Enaldo. Barack Obama que me perdôe! - Que a cirurgia a qual você será submetido a fazer nos próximos dias, seja coroada de sucesso, que acredito será. Acho que a sua "santa" que sempre livrou você de muitas, vai lhe livrar de mais essa! - Força, camarada Enaldo! 

Nenhum comentário: