QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A REALIDADE QUE EXPLODE AOS OLHOS E QUE O PODER PÚBLICO FAZ DE CONTA QUE NÃO VÊ

A superlotação do sistema prisional, embrutece cada vez mais o ser humano, seja qual for o crime que ele tenha cometido.

1. – O Brasil enfrenta um dos sistemas prisionais dos piores do mundo. O poder público sabe do problema social existente, mas faz de conta que não existe ou procura sair de fininho achando que o problema não é público nem de ordem social. Na realidade a violência é um problema de toda sociedade e de todo conjunto das autoridades e políticas públicas envolvidas na questão.

2. – Se a violência recrudesce a cada momento que passa, a culpa é de uma sociedade injusta, de uma política pública inadequada do faz de conta, de autoridades corruptas e de uma sociedade que faz de conta que nada tem a ver com o que acontece à sua volta.

3. – Na verdade, a fábrica de monstros que é expelida pelo injusto sistema em que vivemos, é culpa sim do poder público, de autoridades inoperantes e corruptas e de uma sociedade que está procurando se ligar somente no seu próprio umbigo. Saber do problema e não enfrentá-lo de frente, é pura hipocrisia.

4. – A violência em que vivemos não é uma coisa que só hoje veio aparecer com maiores resquícios de crueldade não senhor. Ela dista desde que a que o homem apareceu na face da terra e passou a viver em grupamentos sociais supostamente civilizados, quando na realidade, eram uns querendo sempre engolir uns aos outros. O controle social sempre foi uma questão milenar e que nunca vai acabar. Diminuir, pode até ser que possa vir a acontecer, mas acabas, jamais, mesmo que se institua pena de morte em tudo quanto é sistema político do Planeta Terra.

5. – No Brasil, os ricos e poderosos são os principais elos criadores e fomentadores da violência e desse grande mal em que vive o nosso País, em que nos grandes centros, a bandidagem aumenta geometricamente, chegando a um ponto crucial em que pelo visto, não tem quem dê mais jeito a uma situação de extrema gravidade e, na medida que aumenta a corrupção, a roubalheira dos dinheiros públicos, é que a questão tende a piorar cada vez mais.

6. – A punição criada por leis e normas, só tendem mesmo a castigar uma grande parte de pessoas praticantes de pequenos delitos ou até mesmo, de simplesmente meros acusadas de tê-los cometido, sem que haja provas cabais nem o devido processo legal, afinal de contas, as leis, os seus feitores e aplicadores, vêm de um modo geral, das classes poderosas e dominantes. O castigo tem que recair de certa forma, no lombo de alguém que agüente pau na moleira, ou seja, no lado mais fraco da sociedade.

7. – Autoridades policiais, muitos delas, não são violentas porque querem não senhor, mas sim, pelo fato de que o sistema os prepara para coibir a violência com extrema violência e crueldade, e quem não se inserir ao sistema, mesmo que não queira, termina por ser encarado da mesma forma, pois filhote do sistema não pode demonstrar fraqueza diante de seus superiores. O sistema se não forma violentos, os transforma em tais, a pretexto de combater a violência ou até mesmo suposta violência com mais violência ainda, daí a resposta que vem dos grupos organizados da bandidagem que dominam em grande parte, os grandes centros urbanos.

8. – Quem mais contribui para o crescimento da violência, são os engravatados potentados, os políticos que só buscam usufruir do poder e autoridades corruptas que fomentam a violência, a praticam e ninguém paga pelo mal feito que chegam a cometer. Quem já viu alguém que desvia dinheiro público de forma direta, indireta, por tráfico de influência na cadeia? – Agora um pé de chinelo que rouba quarenta CD’s piratas vai parar na cadeia e com certeza vai ser condenado por esse horrendo crime que cometeu ou até mesmo um ladrão de galinha que é condenado a cinco anos de prisão, como ocorreu numa cidade da região. Como é que pode haver tanta disparidade na aplicação da lei, hem?- Aí está também havendo uma flagrante violência travestida de toga, ou não?

9. – Com prisões de figurinhas, de autores de pequenos delitos, pessoas suspeitas ou até vítimas da mídia irresponsável, as prisões vão se inchando de pessoas que sequer presas mereciam estar e com isso, em não tendo o restabelecimento de suas liberdades, vão se revoltando com o sistema e este, vai embrutecendo o cidadão e ele, inconscientemente vai se tornando em mais um bandido quando for jogado no meio social. O sistema penitenciário é uma verdadeira fábrica de bandidos. Só não está vendo esse descalabro as autoridades judiciárias dotadas de uma mentalidade retrógrada, que acham que a cadeia é o lugar ideal para quem pratica, é suspeito ou é meramente uma invenção da mídia para permanecer preso, longe da liberdade e de sua família. Na verdade, há delitos de menor potencial ofensivo, meros suspeitas de cometimento de um delito, mero partícipe em menor grau e o criminoso hediondo, que pode ser recorrente ou não e aí, como nivelar por igual tais delitos pelas autoridades judicantes, hem?

10. – Nessa miopia das autoridades judicantes deste País, é que temos uma violência num crescendo cada vez maior e incontrolável. Não é prendendo por prender ou arrebentando por arrebentar que vai diminuir a violência deste nosso País. A questão é de se encarar as coisas com mais seriedade e de uma maior responsabilidade compartilhada de todas as partes envolvidos em cada célula social.

11. – Enquanto tivermos políticos desviando dinheiro da merenda escolar, de melhorias das escolas, da educação, de saneamento básico, de construção de casas para os sem-tetos, de incentivo à agricultura familiar na zona rural, de uma maior ajuda aos mais necessitados, de roubo de dinheiro público em obras superfaturadas, de farras esfusiantes às custas do erário com mulheres bonitas e zombando da gente, não vamos de forma alguma erradicar nem a violência, nem a pobreza, nem melhorar porcaria nenhuma desse injusto sistema de vida em que vivemos. Está mais do que na hora de chamar todos à responsabilidade, esta a verdade e não ficar nessa de conferência, palestras e mais palestras que não leva a porra nenhuma. O termo é chulo mesmo, porque ninguém merece tratamento mais cordial não senhor. Ou se olha e encara à realidade dos fatos, ou então estamos fadados a ser engolidos pelo sistema que nós mesmos estamos ajudando a criar pelo nosso próprio descaso e omissão.

12. – Na última política, não se viu ninguém fazer nenhuma referência, por menor que tenha sido, ao injusto e falido sistema prisional brasileiro. Se falou muito em segurança, menos nesse caótico e ultrapassado sistema prisional brasileiro. Tem que se estudar uma nova fórmula de se implantar um novo modelo completamente diferente do que hoje existe. Do jeito que está, o que se vê mesmo é uma fábrica rotativa que todos os dias coloca bandidos e mais bandidos no olho da rua, pois essa porcaria que existe não ressocializa ou reeduca porra nenhuma, quiçá quem supostamente delinqüiu e pagou pelo seu erro, se é que algum delito tenha realmente cometido, porque basta uma suspeita para o indivíduo ser condenado por esse instrumento processual capenga do nosso Direito Processual Penal, que por grande maioria das autoridades é visceralmente desrespeitado e usado como um instrumento tão-somente de castigo e vingança.

Nenhum comentário: