QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 12 de dezembro de 2010

BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa mole, é prego batido, ponta virada.
PAZ - É chegado um momento na vida da gente, em que devemos encontrar a paz que tanto almejamos, principalmente a paz interior, que vive em eterno conflito enquanto viventes e humanos. Preciso me encontrar com Deus, como já por insistentes vezes tenho dito. Sei que vou encontrá-Lo, é uma questão de momento. Não posso viver esta vida conflituosa que tanto me consome. Que Deus venha a mim e que ao encontro Dele procurarei com certeza ir, pois só assim acho que encontrarei a paz interior que tanto procuro.

DIREITO - Das áreas do Direito, a criminal é a que mexe mais com o psiquismo do advogado, isto porque é pressão de quem está preso querendo uma solução para se soltar, é a família do acusado também fazendo pressão. É realmente um Deus nos acuda. Nos sentimos profundamente abalados do ponto de vista psicológico. Na verdade, há casos que em se trabalhando com dedicação e seriedade, se dá até para soltar o preso. Noutros de maior complexidade, aí é que a coisa se complica mesmo, e tem gente que acha até que é inoperância do profissional do Direito, quanto na realidade, soltado ou que não se possa soltar, o que muitos não entendem é que o advogado está fazendo o seu trabalho dentro do normativo jurídico, esta é a verdade.

JUÍZES DA REGIÃO - Há alguns juízes de direito da região, que não viram com bons olhos a matéria publicada em minha coluna do último Jornal de Arcoverde, O Reverso da Medalha, em que faço algumas considerações de forma generalizada sobre a atuação do munus público do verdadeiro juiz de direito. Quero deixar claro, que não me dirigi a nenhum dos nossos juízes, com quem tenho tido um bom relacionamento com todos eles, inclusive em Pesqueira, na Justiça Comum e do Trabalho. O meu objetivo foi procurar fazer ver, que muitos juízes, a exemplo de nós outros mesmos, erramos. O que importa é que cada qual ao errar, que tenha a devida humildade para consertar o erro cometido. Na verdade, sei das dificuldades do Judiciário, da sua estrutura paquidérmica, e de que não será de uma hora para outra que os juízes de direito vão resolver todos os problemas que chegam às suas mãos. O que publiquei o fiz com independência e simplesmente sem fazer um juízo de valor sobre quem quer que seja, mas apenas uma opinião sobre quem daquela forma se conduz. Quem assim se sentir que procure vestir a carapuça, mas não quis apontar o dedo para quem quer que seja da nossa região, esta é a verdade, que sempre digo quando preciso for.

SAÚDE PÚBLICA - É de salutar importância, que a saúde pública de cada lugar procure ser a melhor possível para assistir os da própria comunidade. Não se admite por exemplo, a falta de médicos plantonistas em finais de semana, nem tampouco, que não se façam os partos das pessoas do lugar em sua própria terra, senão com o tempo ninguém vai mais ser filho natural do lugar, mas de Arcoverde, para onde são levadas as parturientes. É necessário que se dê mais atenção a esse setor, que não passemos a ter um bocado de gente natural de outros lugares, porque se nascem em hospitais de outras cidades, serão filhos naturais de onde nasceram. Tem mais, nascendo os filhos no próprio lugar, vem mais dinheiro para à saúde, então alguma coisa precisa ser feita o mais urgente possível, para que os filhos de Buíque sejam registradas como filhos da nossa terra, para que sejam verdadeiros buiquenses de verdade.

NA ÉPOCA QUE NASCI - Quando eu nasci, foi das mãos de uma parteira. Era de uma precariedade fora do comum, mas sobrevivi. Minha mãe perdeu uma série gravidezes por falta de assistência médica. Ela chegou a ter treze filhos, sendo que, só seis sobreviveram. Infelizmente, dos seis que ficaram, a minha irmã mais velha, morando em São Paulo, veio a ser atropelada por um desgraçado de um ônibus, a avenida São João, e veio a óbito, o que nos reduziu somente e cinco sobreviventes.

ESPERANÇOSO - Estou esperançoso que 2011 vai ser o ano da virada do governo Jonas Neto. Acredito piamente que muitas obras vão ser tocadas. Embora incompreendido aqui e ali, nesses primeiros dois anos de governo, o saldo foi positivo, isto porque, ao assumir em 01 de janeiro de 2009, pegou a administração pública municipal em petição de miséria. Tudo um verdadeiro casos. Não tinha sequer uma ambulância para transportar doentes para outras cidades, era tudo sucata, que ele levou à leilão e aplicou os recursos numa boa frota de veículos. Pode até que muitas coisas estejam faltando, mas nesse curto espaço de tempo ele fez muito mais do que o governo anterior em oito anos consecutivos.

AS PRAÇAS - Chamo atenção para que se tenha mais cuidado com as praças, pois foi ainda uma das coisas de rara beleza legado pelo governo anterior. Cuidar bem das praças públicas, assim como de todo o bem público é uma obrigação de todo e qualquer gestor público.

SUGESTÃO - O comércio deveria reavivar a antiga festa do comércio, pois quem ganharia não era só o povo não senhor, mais os próprios comerciantes. Bastaria que abrissem um pouco de seus ganhos e investissem nessa iniciativa. Quem viveu os bons momentos das festas do comércio de Buíque, sabe quão importante elas eram para o povo, a cultura e para o próprio comércio. Então que os senhores comerciantes pensem nisso. Hoje, na região, uma das melhores festas de final de ano, é de Alagoinha, que ainda mantém uma tradição de nove noites de festas de natal.

CONFRATERNIZAÇÃO DA OAB - Pela primeira vez, a festa de confraternização da OAB, vai ser realizada fora de Arcoverde. Ela será realizada no dia 19 deste mês, durante todo o dia, aqui em Buíque. Fator muito importante para a administração do Presidente Dr. Tércio Belarmino, em buscar aproximar mais a nossa Sub-Secção dos advogados militantes de outros municípios. Como Secretário-Geral, fiquei deveras lisonjeado em que este encontro venha enfim, a ser realizado na minha terra.

PÓS-GRADUAÇÃO - A OAB de Pernambuco, junto com as Seccionais de Arcoverde e Garanhuns,  através da ESA, em convênio com a Faculdade Maurício de Nassau, estão fazendo gestão para a realização de um Curso de Pós-Graduação na área de Direito Penal, fato que acredito de muita importância. Seria interessante, já que está sendo realizado um outro Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil, que esse novo curso fosse ministrado em Arcoverde.

Nenhum comentário: