QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

EM COMO A GENTE TEM QUE ASSUMIR DETERMINADAS SITUAÇÕES, ISTO PORQUE, A VIDA ASSIM O QUIS

A VIDA - O maior bem que podemos ter, é a nossa própria vida. Não existe nada mais importante, que a própria vida da gente, mesmo que seja a vida de outrem bem próximo. Claro que existem determinados momentos circunstanciais, que seríamos capazes de darmos a vida da gente por um ente querido, disto não se pode ter a menor dúvida, mas que a vida de cada um deve sempre ser colocada em primeiro lugar, disto não tem a menor dúvida. Mesmo assim, jamais poderemos ter um vida que possamos dividi-la em cumplicidade com um alguém que amamos. É assim que caminhos nos descaminhos da vida ou no caminho determinada para cada um de nós.

SURPRESA INESPERADA - Surpresas, só se forem as boas, porque das ruins, de um modo geral, ninguém quer saber. Entretanto, é de se imaginar que no caminho da vida, alguma surpresa indesejável pode aparecer e o indivíduo tem que assumir, a exemplo de um filho que não foi fruto de  um planejamento, como tem acontecido com quem sai com uma garota e a engravida; uma perda importante da qual não se estava preparado, mas que por imposições da vida, se deve encarar de frente; a ocupação de uma responsabilidade além do nosso tamanho que nos aparece assim de repente e assim por diante. Surpresas inesperadas podem acontecer na vida de cada um e mesmo não devidamente preparados, se deve fazer de tudo para encarar o problemas de frente, enfrentá-lo com todas as forças, vencer e superar o problema, seja ele qualquer que seja.

CASO DE POLÍTICO JOVEM DEMAIS - Não dá para se confiar muito em político que se elege ainda usando fraldas. É o caso de nossa Assembléia Legislativa, que elegeu neste último pleito eleitoral, uma série de marinheiros de primeira viagem, que talvez alguns deles, possam vir a dar conta do recado, outros, não afeitos à vida de responsabilidade, certamente não darão. Tem mais aqueles que se elegem por conta do feudalismo político de pai para filho e aí, camaradas, é que o sujeito não vai passar mesmo de um manietado, sem identidade própria, porque quem vai mandar mesmo é  o "painho". Se tem muitos exemplos de políticos que elegem familiares em seus lugares, a exemplo de prefeitos, vereadores, deputados, senadores, que na verdade não passam mesmo de mamulengos. Aqui mesmo em Buíque, já tivemos vários exemplos disto, ou não?

O CHAMAMENTO PODE VIR CEDO -  Às vezes o chamamento pode vir cedo demais. Por falta de informações, de educação, de planejamento de vida, muitos jovens, ainda usando mamadeira ou fraldas, estão engravidando e, mesmo sem ter sequer usufruindo da infância e da adolescência como deveria ser uma vida de desenvolvimento normal, se ver de uma hora para outra na obrigação de assumir uma paternidade ou, como ocorre sempre, em muitos casos sobra mesmo para os avós, e aí é que a coisa se complica. Para jovens adolescentes que assim agem, que pensam mais pela massa encefálica da genitália, a coisa pode se complicar, a sua vida vai se complicar e, para esses, o chamamento à responsabilidade paterna e materna, veio cedo demais. E aí a vida pode realmente se complicar ou até mesmo, com muito esforço, ter uma solução, embora não seja esse o caso da maioria dos que acontecem dessa natureza. É necessário mais informação, mais educação para essa juventude e mesmo até para os mais velhos, os pais, que muitos deles, nesse chamado nicho de vida moderna, não estão nem aí para os filhos e aí o inesperado, mais possível ou previsível, vem sempre acontecendo cada vez de forma mais frequente e a vida de quem nem sequer viveu, se torna um verdadeiro buraco negro sem fundos.

OUTRAS INJUNÇÕES DA VIDA - É comum também, o chamamento à vida pública, ainda com tenra idade. Aqui em Buíque, a fato inédito aconteceu em 1962, quando Blésman Modesto foi eleito prefeito de Buíque pela primeira vez. Mesmo jovem, era uma pessoa de extrema responsabilidade para a sua época, que de certa forma, tinha um modo de vida e de educação complementamente diferente de como se educam os jovens de hoje em dia. Naquela época, Blésman Modesto já era um jovem preocupado com o desenvolvimento e a educação de Buíque. Mesmo tendo passado um curto espaço de tempo no poder, por haver sido cassado por intriga política local, ainda assim, fez uma série de obras em Buíque com os parcos recursos que eram próprios da época, além de ter sido o pioneiro na educação dos buiquenses, coisa que muito jovem não tem o devido conhecimento. Hoje pode até estar ele no ostracismo político, mas que com certeza, ficará registrado na nossa história, disto não se pode ter dúvida, e o tempo com certeza lhe fará justiça. É comum muitos desinformados distorcerem a história política de Blésman, mas para quem a conhece, se pode dizer também, que ele apesar de toda perseguição e acusações infundadas das quais foi vítima, nunca deu um tiro, um tapa, ou da mesma forma chegou a levar um tiro ou um tapa de quem quer que seja. O chamavam de "mole", mas pode ser considerado um dos homens mais valentes de Buíque, esta é a verdade. Ninguém sabe se pela sua crendice extremada na religiosidade cristã, mas que ele foi vítima de muitos fatos dos quais foi injustamente acusado, sem nunca sequer ter nenhuma participação, por mínima que tenha sido. Que os jovens busquem se informar mais sobre quem foi quem em Buíque, talvez só assim, não se tenha uma imagem distorcida de quem não deveria ter.

O OUTRO JOVEM - Outro jovem chamado à responsabilidade com tenra idade, foi Jonas Camêlo Neto. Embora não estivesse devidamente preparado, mesmo assim vem fazendo todo o esforço na medida do possível para bem corresponder ao seu povo. Na verdade, já se pode perceber que nesses dois primeiros anos de governo, se se fizer uma comparação, já se pode concluir que ele tem dividendos de conquistas muito maiores do que o seu antecessor, pois tendo pego a máquina administrativa completamente quebrada, já vem colhendo aos poucos, os frutos do que vem plantando e, nesses dois anos restantes, com certeza a cara de Buíque virá a ser completamente mudada, isto, claro, se vingarem os projetos e investimentos que se tem em andamento e por vir. É isso que o  povo espera do segundo prefeito mais jovem eleito em Buíque, feito esse realizado 46 anos após a eleição do primeiro mais novo, que foi Blésman Modesto. 

Nenhum comentário: