QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 19 de dezembro de 2010

BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa melo não senhor, é prego batido, ponta virada!
LUCIANO LEITE - Faleceu ontem o vereador Luciano Leite, de Pesqueira. Há algum tempo que o vereador vinha acometido de câncer e enfrentando esse calvário, até chegar nesse momento fatídico, que a todos nós obriga pelo ciclo da vida. Luciano, era justamente aquele vereador que há poucos dias atrás, os vereadores da Câmara de Pesqueira, seus pares, queriam cassar, mesmo se sabendo portador dessa doente terminal, para tomar a sua vaga, não chegando a se realizar a sessão para essa finalidade, por força de uma liminar da Justiça. Agora que ele se foi, o urubu agourento, já pode tomar conta da sua vaga. Que demonstração de falta de humanidade Pesqueira deu, hem minha gente! - Conheci Luciano quando morei em Pesqueira. Ele era do distrito de Mimoso. Um morenão de voz mansa, pacífica e gente fina. A última vez que com ele estive, foi para comemorar, se não me engano, a sua eleição para Presidente da Casa Anísio Galvão, juntamente com o Vereador Til e Dodó, de Buíque. Meus pesares à família enlutada.

OPEROU-SE - Finalmente o Diretor e Editor do Jornal de Arcoverde, Enaldo Cândido, apesar de resister por temeridade de sua santa, realizou por imposição médica, a cirurgia da próstata, que vinha lhe incomodando há algum tempo. A incisão cirúrgica foi realizada com sucesso no Hospital Regional de Arcoverde, na última sexta-feira e tudo indica que ele esteja bem. Acredito que o seu sentimento maior vai ser a de sua santa não  poder ou ter mais dificuldades em obrar milagres. De resto, o importante é que já não dava mais para adiar essa cirurgia, desse mal que tanto acomete à população masculina. Camarada Enaldo, que se restabeleça logo para voltar ao batente e ao seu esporte principal que é o de levantar copo e fazer milagres. A questão é, será que a Santa vai fazer os mesmos milagres de antes? - Bem isso só o tempo dirá. Só nos resta rezar para que isso possa vir de fato a acontecer de verdade.

DECISÃO EM CAUSA PRÓPRIA - Por conta de ter filho reprovado na OAB, pai juiz acaba com exame da Ordem. O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou nesta sexta-feira última, que a entidade vai ingressar na Justiça com pedido de suspeição do desembargador Vladimir Souza Carvalho. Ele concedeu liminar na última terça-feira (13), que declarou inconstitucional e suspendeu o exame da Ordem em todo o país. Na decisão, ele entendeu que a exigência de aprovação no exame para o exercício da profissão fere o principio da isonomia. Ophir explicou que a OAB-SE constatou que um filho do desembargador já foi reprovado no exame da Ordem quatro vezes. O filho é bacharel em Direito, se inscreve todas as vezes na OAB de Sergipe. A família é conhecida no estado, disse Cavalcanti."É fruto de entendimento pessoal e, como se verifica, até familiar do magistrado. A maioria dos magistrados entende que o exame é constitucional", afirmou. "A OAB lá em Sergipe vai fazer um agravo regimental e pedir suspeição do desembargador. Aqui em Brasília também, vamos entrar com medida cautelar no Supremo Tribunal Federal", afirmou Cavalcante. Segundo ele, a OAB trabalha com a expectativa de protocolar os pedidos em Brasília, quanto em Sergipe na próxima segunga-feira (20). O desembargador é lotado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. Isso só demonstra o falta de isenção da Justiça, quando dá uma decisão com vista a auferir benefício em causa própria. Já pensou se todo bacharel em direito que se forma em todo tipo de faculdade passar diretamente ao exercício da profissão, hem?

DEPOIS DE GRANDE PRESSÃO - Após sofrer grandes pressões por parte de todo o mundo, eis que finalmente o Irã resolver perdoar e soltar a mulher que estava condenada à morte, Sakineh Ashtiani, que ia ser morta, a princípio, por apedrejamento, depois, por enforcamento. Não dá para entender qual a diferença das duas, mas que com certeza dará na morte, disto não se pode ter a menor dúvida. Apesar desse gesto, a exemplo dos demais países do mundo islâmico, a discriminação contra as mulheres nesse mundo da idade da pedra, ainda é uma realidade que deve ser combatida por todo o mundo que zela pelo respeito aos direitos humanos. Mesmo assim, já tem outra mulher para ser condenada nas mesmas circunstâncias. Quando é que vai acabar essa insanidade nesse mundo de Alá, hem minha gente!

SOU MAIS A BÍBLIA - Em que pese a sabedoria que dizem ser o livro do Alcorão, que está acima de qualquer constituição ou lei do mundo islâmico, ainda sou mais a Bíblia Sagrada, que é um sábio livro, senão o maior, bem mais humanizado no que diz se tratar no respeito aos direitos humanos. O Alcorão, ainda prega o antiquado princípio de "olho por olho, dente por dente". Ora que santa bondade é essa, se ainda se volta ao milenar mundo da Idade da Pedra? - Claro que naquelas plagas, os costumes são outros, mesmo assim, é um tanto quanto esdrúxula essa pregação ultrapassada há séculos sem fim amém. A Bíblia é dotada de grandes ensinamentos cristãos, e existe muita coisa boa a ser aprendida e a ser seguida por todos nós seres viventes neste mundo atormentado e conturbado  em que vivemos.

E AINDA DIZEM QUE FALO DEMAIS - No Curso de Pós-Graduação, em Garanhuns, tomei conhecimento de que um juiz de direito daquela Comarca, que não me interessou saber quem, prolatou uma sentença de mais de 360 laudas, o que me deixou boquiaberto. Ora, uma sentença desse tamanho, não é para ser lida, muito menos, cumprida. Tanto é que, com uma petição de poucas laudas, o advogado de defesa do condenado, conseguiu derrubar a decisão do juiz, que diga-se de passagem, exagerada no enchimento de linguiça, para fundamentar uma decisão, que com pouca conversa foi derrubada. Desse jeito ainda tem gente que não quer que se fale de juiz. Não que seja todo juiz, claro, mas juiz desse tipo, quer mesmo é "paquidemizar" ainda mais a nossa Justiça, ou não camaradas! - É importante que se fundamente bem cada decisão, mas que se busque ser mais conciso e sintético possível, é assim que deve funcionarem as coisas para melhor entendimento, e maior facilidade na aplicabilidade daquilo que se quer objetivar como aplicador da lei.

PROLÍXO OU LACÔNICO? - Há de se convir também, que existem diversos advogados, que são prolíxos demais para chegar a simplesmente um pedido de liberdade provisória ou numa ação de execução de alimentos. Fazem muitas voltas, dizem a mesma coisa e no final, o juiz só vai ler mesmo o que ele está pedindo no final conclusivo de sua petição. Outros, são lacônicos, vazios, e nada dizem, confundido até e dificultando a identificação do que se quer na Justiça a até a própria defesa. Tanto um quanto o outro, pecam pelo excesso ou pela falta de alguma coisa. Não adianta fazer uma petição de 20,  30 ou mais laudas e ter a ciência de que o juiz sequer vai ler a petição. Melhor é ser preciso, conciso e sintético no que se quer perquirir em favor do seu constituinte, do que escrever demais ou de menos e nada dizer. Tem advogado que não se enxerga também e recheia as suas petições com linguiça em excesso, que não tem quem aguente sequer chegar perto. Nesse mundo atual, é importante ser o mais prático, objetivo e sintético possível, ou não camaradas!

CONFRATERNIZAÇÃO DA OAB - Acontece hoje, aqui em Buíque, a confraternização de final de ano, da OAB, Seccional de Arcoverde. Fazendo uma deferência especial a este Secretário-Geral da Seccional, o Presidente Dr. Tércio Belarmino, achou por bem este ano, fazer o nosso encontro fraterno, nesta cidade, na Chácara Spazzio, a partir e meio dia. Esperamos contar com a presença de todos os colegas advogados e autoridades da região para que possamos nesse encontro, trocarmos idéias, conversar e nos confraternizar para que através de um encontro dessa natureza venhamos a estreitar mais os laços de amizade e do entendimento.

LULA, O POP STAR -  O pau de arara de Caetés, Luiz Inácio Lula da Silva, se pode dizer um homem realizado. Saído de Caetés, termina os seus dois mandatos, com 87% de aprovação popular, fato nunca antes visto em governante anterior. Lula se pode dizer um homem de sorte. Saído daqui do Nordeste,  tangido pelas dificuldades, parte para São Paulo, trabalha como peão e chega a ocupar o maior posto da Nação Brasileira, feito que muitos letrados e potentados almejam ou almejaram e nunca conseguiram ou vão conseguir, o que deve deixar muitos deles com muita inveja. Maior feito ainda, foi fazer de Dilma, uma ilustre desconhecida, a sua sucessora, o que o dignifica ainda mais. Lula se pode dizer, um homem de sorte e saí do governo nos braços do povo e como o seu maior "pop star".

POSTO NO EXTERIOR - Sei não, mas pelo sua liderança e conhecimento a nível mundial, pelo que tudo indica, Lula poderá vir a ocupar algum posto importante na esfera internacional, fato que ele diz não querer, mas que no momento exato, pode vir a acontecer. Repetidamente, diz ele que vai continuar fazendo política 24 horas por dia, o que dá a entender, que se Dilma não der certo, ele poderá voltar em 2014. Bem, isso só o tempo é quem vai definir. Só se sabe que a partir de 1º de janeiro, ele será o ex-presidente, não um simples "ex", mas Lula, o maior presidente que o Brasil já teve. Outro feito maior dele, é o de que por mais denúncias de corrupção que houve no seu governo, ele sai praticamente limpo, sem ter sido atingido em nada pelas denúncias que oposição fez durante os seus oito anos de poder. Viva Lula!

Nenhum comentário: