QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

COLUNA DOMINICAL - BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa mole não senhor, é prego batido, ponta virada!
SEM LIMITES - O homem, na sua certeza de vida plena, que acha que nunca vai terminar, não encontra limites para os seus próprios desafios e por isso mesmo, sempre vai achando que tudo pode. Ledo engano para nós, seres humanos mortais, que pensamos e imaginamos dessa forma. Claro que existem momentos pelos quais passamos, que nos deixam assim num vazio, como que perdidos no espaço e no tempo, diante de certas e determinadas dificuldades que sabemos passíveis de resoluções. Só não se tem solução, como tenho repetido, para o fator fenomênico natural da inrreversível morte. Desta, camaradas, ninguém escapa. Pode até alguém questionar, porque se fala tanto nessa coisa execrável que todo mundo quer manter distância regulamentar. Bem, respondo, ela é um fator natural de quem é vivo e que inexoravelmente, sem mandar aviso, de uma só foiçada, ceifará a vida de todo e qualquer que seja o vivente. Uns podem até ter uma morte anunciada, outros não.
EASY RIDER Sem Destino, originalmente chamado “Easy Rider”, é um filme americano do diretor Dennis Hopper estreado na década de 1969. Esse filme se tornou um dos clássicos da juventude dessa época, conta a aventura de dois motociclistas protagonizados por Billy (Dennis Hopper) e Wyatt (Peter Fonda) e com o coadjuvante George Hanson (Jack Nicholson), que percorrem as estradas dos Estados Unidos em busca de uma América real e original. O filme está em consonância com um contexto histórico específico no qual a juventude expressa uma cultura diferente daquela predominante nos Estados Unidos e que foi denominado contracultura. Era a juventude transviada, querendo mudar o mundo, quebrar os padrões até então vigentes, pregando a barreira do amor livre e da busca do desconhecido através das drogas. Esse filme foi um dos grandes elos transformadores dos desafios e das mudanças que vieram a se processar no modo de ser e de ver as coisas que iniciado com o liberou-geral nos países anglo-saxônicos, com o movimento "hippie e beateanick", terminaram por se disseminar por todo o mundo ocidental. Hoje somos praticamente parte, a síntese de tudo isso que a juventude inglesa e americana deram início nas décadas de 50, 60 e de 70. Na verdade, não passamos de imitadores do comportamento de outros seres humanos, mas nem tudo que é bom para uns, o é para outros.

QUEM NÃO VIVEU - Infelizmente, para quem não viveu esses movimentos, pelo menos de longe, não sabe muito do que estou falando, mas todos essas transformações surgidas com os movimentos da juventude inglesa e americana, terminaram por influir todo o mundo ocidental. Nos países mais fechados e na época da chamada "guerra fria", entre Estado Unidos e União Soviética, em que um defendia o modelo liberalista escancarado e, o outro bloco, o modo socialista, para, com o tempo, descambar para o comunismo, que seria o supra-sumo da sociedade perfeita, sem classes, eram como dois bicudos, que não se beijavam e na verdade, cada qual defendia mesmo eram os seus próprios interesses gananciosos, menos os interesses de um mundo melhor. Mesmo assim, a influência do modo de vida, com exceção dos países do eixo do mundo islâmico, foram os únicos que não vieram a sofrer influências, como eles próprios dizem, pecaminosas e diabólicas do mundo ocidental. Pelo sim, pelo não, o mundo ocidental, embora não seja o verdadeiro "sonho de algaroba do chamado "sonho" americano", ainda assim, avançou para melhor e a sociedade não é mais aquela tão despudorada de outras ocasiões em que um casal sequer podia trocar carícias ou um beijo em público. Hoje, até o novo modelo social da convivência homoafetiva, reclama esses mesmos direitos para quem faz a opção por esse novo modelo de vbida em sociedade. É uma realidade que para uns pode ser estranha, mas para outros, questão de avanço social e de uma realidade da qual não se pode negar. Então, nada mais correto do que se aceitar uma realidade que está a frente de nossos olhos e da qual não podemos negar que não existe, pois ela é uma realidade que está posta à nossa frente.

A HORA DA VERDADE - É, camaradas, em 2012, está chegando a hora da verdade. 2012, não! - Isso vai começar a ser discutido logo depois do carnaval daquele ano, com os indicativos de candidaturas, com os movimentos se iniciando, já a partir do carnaval que se aproxima. Mas uma vez ninguém se iluda, Buíque vai promover mais um grande carnaval, apesar de as más línguas estarem procurando dizer o contrário e não querer que venha a chover no molhado, para que o carnaval não venha a dar certo, mas isso não vai acontecer, porque a organização está de vento em polpa e creiam, vai ser uma grande festa, como sempre tem sido os últimos carnavais. Não que se tenha mais aquele carnaval tradicional, pois a volta é impossível por imposição dos próprios avanços sociais e de uma juventude que já não é mais a mesma da época de quem já foi. Hoje a farra se resume a muita mulher bonita e assanhada, muita cachaça, bebedeiras sem limites, muito sexo, muita música baiana e frevo com a animação da Orquestra Buiquense de Frevo. Ninguém se iluda se vir a se deparar e se peitar com políticos por todos os cantos, que com certeza eles vão marcar presença maciça já pensando em 2012, em que teremos a hora da verdade, com tantos nomes que estão sendo ventilados mundo afora. 

DOS NOMES VENTILADOS - Que me desculpem os que aceitam e os que não, mas dos nomes ventilados para a disputa de 2012, com exceção da reeleição do jovem prefeito Jonas Neto, não vejo nenhum com cacife político suficiente para se peitar com ele, a não o próprio Arquimedes Valença, que por se encontrar até o gogó atolado na ficha-suja, não poderá vir a ser o adversário do atual prefeito, mas a disputa só seria bonita mesmo, com o enfrentamento entre Jonas Camêlo e Arquimedes Valença.Aí sim, se poderia dizer uma disputa de um clássico eleitoral em Buíque. Quanto aos demais, até mesmo Miriam Briano, não será páreo para o atual prefeito e dos nomes que se fala por aí, principalmente se for do comércio, aí sim, é que não é páreo mesmo, isto porque, não dá para vislumbrar nenhum deles com a estatura política suficiente para se peitar frente a frente com Jonas Camêlo Neto, apesar de erros pontuais que vem cometente aqui e ali, mesmo assim, o jovem ainda é um forte partido político para a disputa de 2012. Obras já chegou a superar até mesmo o prefeito Arquimedes, que dos 12 anos que passou no poder, não se tem notícia de nenhuma obra de porte de suas três administrações e, nessa questão de "prefeito empreendedor", isso é certificado de "algaroba" que qualquer prefeito, comprando o título e pagando a peso de ouro, pode vir a ganhar tal comenda, e isso não interessa a quem tem pelo menos um mínimo de ética para com o seu povo.

QUALQUER UM PODE SE CANDIDATAR - Não quero aqui desmerecer quem quer que seja, muito menos os nossos comerciantes, que são pessoas dignas e sérias. Agora ter o cacife suficiente, o desprendimento de entrar num embate político como o de Buíque, para gastar no mínimo 1,5 milhão de reais e não ganhar uma política, é algo um tanto elevado, que acredito, para quem sequer colabora com uma festa de final de ano, abrir mão e despejar tamanha quantia numa campanha política majoritária em Buíque, é abrir a mão de vaca que sempre foi característica do nosso comércio. Digo 1,5 milhões de reais por baixo, pois para quem não é do ramo, pode chegar a gastar até mais do que isso e não ganhar. Basta perceber, que uma campanha política de vereador em Buíque, fica acima de 100 mil reais, podendo chegar a dobrar, a depender de quem for o candidato e tiver dinheiro para gastar, ou não? - Se bem que, ainda pode sobrar um ou outro, que seja detentor do voto formado, o voto de opinião e de escolha criteriosa do seu representante, mesmo assim, ainda se tem que gastar dinheiro, senão não se elege. É esse o miado da nossa política, camaradas, seja ela aonde for, ou não?

PC do B COM CORPO MOLE - Já fundei vários partidos em Buíque, como é do conhecimento de todos. Fundei o PSB, quando Miguel Arraes era "comunista comedor de criancinhas" e ninguém queria se sujar com o partido, muito menos com comunista, depois, aqueles que antes faziam uma cruz para o partido, chegaram a tomá-lo de mim; depois fundei, "credo em cruz!", o PPS, do famigerado e desmerecido politicamente, Roberto Freire, que para se eleger, teve que ir para São Paulo, onde com a ajuda de Kassab, que já está no PSB de Eduardo Campos, veio finalmente a se eleger. O PPS, ficou com Rômulo Camêlo, que o deixou caducar e também passou para o PMN e hoje não sei em que partido ele está. Fundei por último o PC do B, mas como o Partido está fazendo corpo mole, apesar de já ter entrado em contado por diversas vezes com o pessoal do Comitê Provisório para reorganizá-lo em Buíque, como até o momento não obtive nenhuma resposta, o jeito é tirar os dezoito filiados que ainda se tem no partido e partir para um outro, que não seja de origem da ARENA, PDS, do PFL ou do PSDB, que não fazem parte da minha linha política, se bem que, partido e nada é a mesma coisa, mas em política, para quem alimenta alguma pretensão, tem que necessariamente, está filiado a algum deles, senão não pode se candidatar. O bom seria que a nossa legislação eleitoral fosse modificada para permitir o tipo de candidatura independente, sem filiação partidária, talvez assim, fosse até mais democráticos os pleitos eleitorais.


KASSAB NO PSB DE EDUARDO - Só faltava mesmo essa, a filiação de Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo, aquele que Marta Suplicy disse na campanha em que perdeu para ele, de que era "gay", porque não tinha mulher, nem namorada e por isso mesmo, ela, não veio a se eleger, está filiado com todos os beneplácitos do Governador de Pernambuco e Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos. Até parece contos da carochinha, de um mundo do faz-de-contas, em que um empedernido defensor do PFL, de Geraldo Alckmin, de Serra para Presidente, esteja hoje no PSB da base aliada da Presidenta Dilma Roussef, a quem triturou nos discursos políticos e hoje, pasmem, aliado da presidenta como prefeito da maior e mais rica cidade do Brasil, Dilma hoje para ele, é uma santa e até lhe destina os mais elevados elogios de honradez e dignidade. Política, camaradas, desse jeito que se joga no Brasil, foi uma invenção diabólica e não dos homens. É o cão chupando manga mesmo, ou não? - Para quem não lembra, Marta Suplicy, ex-esposa do aloprado senador Eduardo Suplicy, ex-sexóloga também, e mãe do porra-louca roqueiro também aloprado, Supla, foi aquela que no "apagão aérea", disse àquela pérola, diante da paranóia do transporte aéreo brasileiro, diante da insatisfação popular: "melhor relaxar e gozar...", isso na condição de Ministra de Estado do Governo Lula. Bem hoje LULA e KASSAB, são abraços e beijos, hem! - E ainda dizem que dois bicudos não se beijam, será?

RESULTADO SEM VALOR - Não quero em hipótese alguma, desvalorizar o trabalho de quem quer que seja, mas o resultado da "enquête" de um determinado blog, não tem a menor credibilidade e sequer deveria ser divulgada ou postada, por não refletir nem de longe a intenção do povo buiquense, muito menos dos internautas, mas sim, de alguns poucos que foram contratados ou orientados por A, B ou C, a votar repetidas vezes do mesmo computador, para que o resultado saísse de acordo com a encomenda. Nem de longe, com algumas raras exceções, os primeiros apontados como cinco mais votados na "enquête" reflete a intenção do eleitor buiquense. É mesmo coisa de um mundo surrealista, que está mais para os desenhos do Pica-Pau e do Pernalonga, do que para o mundo real das coisas.

SÓ MESMO CONTO DE FADAS - Bem, se o sujeito, o leitor é daqueles que ainda acreditam em "estórias" de contas de fadas, de príncipes, princesas e da carochinha, pode até vir a achar que o resultado é mesmo verdadeiro e de que os internautas votaram mesmo de verdade e de que foi fruto de mais de mil pessoas, o que nada disso é verdade, pois toda essa votação, pode ter chegado ao computador destinatário, mas das mãos de cinco ou seis pessoas, não mais que isso, que repetidas vezes votaram nos mesmos computados. Se quiserem provas da origem, chequem os ip's de onde saíram os votos, que vão confirmar o que ora afirmo. Chega de enganação, minha gente! - Está mais do que na hora de se ter compromisso com a verdade, ou não?

Nenhum comentário: