QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SOMOS PRESAS FÁCEIS DAS ARATACAS DA VIDA, NO CAMINHO DO INFINDÁVEL TEMPO

VÍTIMAS OU AGRACIADOS? – Nós, seres de uma espécie privilegiada dentre as demais que tem vida animada, somos especiais por sermos dotados de sabedoria e inteligência para pensar e agir. Sábios, inteligentes, saber pensar e agir? – Nem sempre as coisas acontecem necessariamente nessa ordem, mas na realidade, somos vítimas das aratacas da vida, ou desta, somos o supra-sumo do agraciamento divido da dádiva que adveio do nascimento com vida, por isso mesmo, somos especiais e, como tais, é dentro desse contexto que todo ser humano deveria agir, com troca, ternura, amor, ajuda ao próximo e não com esse recheio avolumado de violência que se agiganta à cada dia que passa, pelo mundo afora. Por isso mesmo, o ceticismo sobre sermos vítimas ou agraciados por vivermos num mundo tão violento e conturbado pelos tantos seres porralouquices que existem a tirar a paz e o sossego de tantos que só querem mesmo nesta vida, amar e ser amado, se doar sem nada receber em troca e sempre fazer o bem sem olhar a quem. É assim que deveria caminhar a humanidade.

NEM POR ISSO – Vivemos em mundo em que existe uma balança pendular a balançar entre o justo e o injusto. O que é justo para uns, pode não ser para outros. Tudo na realidade depende da visão subjetivista que cada um tem sobre a realidade do mundo objetivo do domínio das pessoas e das coisas. Na verdade, a ambição se é colocada acima dos interesses humanos e sociais, em detrimento da própria sociedade jurídica e socialmente organizada. Se todos chegasse a entender o verdadeiro sentido da vida e de que estamos aqui de passagem, uma ínfima medida temporal, certamente com essa consciência, se poderia mudar muita coisa com relação ao amor mútuo que cada ser humano deveria devotar um ao outro, independentemente de credo religioso, opção seja de qualquer natureza ou da cor da pelo. O ser humano na verdade, em nada se difere um do outro na questão material. Pode até se sentir diferente na ascensão social e profissional, mas na verdade, nada mais somos que um amontoado de bilhões e mais bilhões de bactérias e vírus viventes e andantes a erigir e vivificar um corpo material, que mais cedo ou mais tarde, não passará de um monte de larvas vorazes de fome a destruir o que do nada veio e que para às cinzas fatalmente volverá para nunca mais voltar, sendo esse indiscutivelmente o ciclo vital das aratacas das voltas que o mundo dá.

NA VIDA, É SEMPRE BOM FILOSOFAR – Nesta vida terrena e passageira, de ninguém devemos desdenhar, mas sim, buscar sempre numa filosofia de vida, fazer o nosso norte de conduta humana e social. Não podemos nos escusar de viver só porque as coisas não estão às mil maravilhas, mas sim, sempre buscar forças para da fraqueza em que pensamos nos encontrar, erigir a nossa fortaleza para continuar remando sempre em frente, este barco da vida, até aonde as ondas nos levar. Viver e morrer são verbos afirmativos de vida e de morte, de uma realidade da vida, da qual não podemos nos furtar. Viver é um privilégio, morrer, um sacrilégio, pois é muito mais fácil aprender a viver, do que a aceitação de um dia vamos morrer. Quem não ascende na linha da vida, é porque a fiação, por alguma razão, foi interrompida e o sujeito veio a morrer cedo, senão, envelhece para também, da mesma forma, vir a morrer. Portanto, camaradas, viver é preciso, morrer não deveria ser um imperativo, mas um ele de continuidade da vida, como muitos chegam a acreditar, para, assim, poder a partir desse ponto, aceitar sem querer, que um dia advirá em que se tem que indiscutivelmente morrer e quando a morte vem não manda recado, pega de surpresa, a não ser quando ela vem anunciada por alguma razão das presas das aratacas da vida.

VEZ E VOZ – Todo ser humano que nasce, venha este de onde vier, nasce para ser feliz. Ninguém vem ao mundo para sofrer e quando se nasce, assim pé feito para ter vez e voz e não meramente para ser escravo ou servo de quem quer que seja. Mesmo assim, por mais livre que aparente ser o sujeito, ainda vive preso às aratacas da vida, pois sua liberdade estará sempre condicionada a certas e determinadas regras criadas pelo próprio homem na vida em sociedade. Ninguém é totalmente livre e ninguém é totalmente aprisionado. Se vive as limitações das regras que a vida em sociedade impõe a cada ser humano, em que tais regras valem para todo mundo. É assim que se vive em sociedade, pelo menos deveria ser, senão não se quebraria tantas regras de conduta criadas pelos próprios seres humanos. O homem nessa arataca de mundo, é um prisioneiro de si mesmo, mas na verdade, nem nasceu para sofrer, nem para ter a sua liberdade como bem entender e querer. As imposições existem, mas no mundo moderno, o que prevalece é o avanço do pensamento filosófico do homem, em que todo mundo tem direito a vez e voz, quando se sentir atropelado pelos gananciosos e poderosos que sempre mandam e vão continuar mandando neste mundo de estrita obediência a uma ordem constituída sempre em favor do mais forte. Na verdade, como diz o dito popular “quem pode o mais, pode o menos”, né mesmo camaradas!

NAS ARATACAS DA POLÍTICA – Falar da vida, se termina também, por falar no mundo da política, que faz parte da sociedade política e socialmente organizada, senão nada disso teríamos. A política, na sua máxima essência, seria o meio pelo qual se transformaria os meios sociais em favor de toda população e principalmente, dos menos favorecidos. Na prática, nem sempre foi assim que as coisas funcionam. Ainda vivemos praticamente, dominados pelas oligarquias políticas dominantes, em que os grupos fortes vem dominando os mais fracos. Existe no subconsciente da sociedade, muito das idéias medievais da política absolutista e impositiva, que ainda teima em formar currais eleitorais, embora muitos não acreditem que isso de fato aconteça, mas se olharmos em maior profundidade, claramente vamos perceber que os mais fracos e oprimidos, ainda continuam sendo presas fáceis nas mãos dos politicamente mais fortes e por isso mesmo, continuam sendo manipulados e os benefícios, que deveriam chegar ao destino final, se perdem no meio do caminho, em face dos desvios, das irregularidades e dos surrupiamentos que se fazem dos bens e interesses do povo, permanecendo este, simplesmente como massa de manobra na pobreza e no esquecimento, isto porque, é conveniente para os politicamente mais fortes.

FALTA DE CONSCIÊNCIA – Se falta uma maior conscientização do povo, a culpa única e exclusiva é dos políticos, não somente deles em si mesmos, mas também de nós e de toda sociedade, que a tudo assiste e permanece inerte, afinal de contas, não foi no nosso jardim que arrancaram as nossas flores, então para que se preocupar com a miséria alheia? – Assim não deveria ser, mas é assim que na verdade acontece na medida em que o mundo avança, se moderniza e as coisas se tornam mais facilitadas e acessíveis, não à serviço de todos, mas ainda e tão-somente, para uma minúscula classe de privilegiados, até mesmo como nós, pois o que vemos por aí, a gente que tem um pouco mais de condição, não coloca um filho numa escola pública, nem procura se consultar, fazer um tratamento num hospital público, isto porque, se valer desses entes públicos não se pode dar uma boa educação a um filho e de um hospital público, é o mesmo que colocar a vida em risco, com raras exceções. As coisas não deveriam ser desse jeito, com tanto dinheiro público colocado à disposição desses setores públicos, mas quem destes procuram cuidar, na verdade buscam mais cuidar de si que do interesse de uma melhor educação e de uma saúde digna direcionada à população de baixo poder aquisitivo. Para muitos políticos, educação em sendo sinônimo de libertação e de conscientização de quem se educa, não é interessante se educar para fazer com o povo venha por conta própria a se libertar das aratacas políticas e ter VEZ e VOZ num mundo que jamais pensou em penetrar. Se erra o povo, é por falta de conscientização e, se inexiste esta, a culpa, na maioria das vezes, não é do povo, mas dos políticos e das políticas públicas dominantes.

VEREADOR RÔMULO CAMÊLO – Em contato com este escriba, o vereador Rômulo Camêlo, informou que não rompeu com o seu sobrinho Jonas Camêlo Neto, apenas colocou à disposição do prefeito, os cargos que tinha à sua disposição, mas não está em hipótese alguma rompido com o prefeito. Adiantou ainda o vereador, que jamais teve ou imaginou em momento algum, ter a pretensão de vir a ser vice de Miriam Briano, de quem, segundo informou categoricamente, continua adversário político figadal, tendo o mesmo sentimento intenso de hostilidade, razão não havendo para jamais vir a existir tal possibilidade. Então tá!

INFORMAÇÕES OUTRAS – Nos dão conta também outras informações, de que os vereadores Peba e André de Toinho, não estão da mesma forma, rompidos com o prefeito Jonas Neto. O que de fato existe, é tão-somente uma falha de comunicação, mas nenhum desses vereadores, que corre à boca-pequena pela cidade de que estariam rompidos, na verdade, fica o dito pelo não dito, pois continuam fiéis ao prefeito Jonas Neto. Outro que não está definido, é o vereador Félix Mago, que em nome dos interesses do Município, está também mais para o prefeito, do que para contrariá-lo, restando tão-só, acerto de detalhes, é assim que os fatos vem acontecendo e o resto não passa mesmo de conversa fiada.

ENQUÊTE DE BLOG – Infelizmente, enquête de blog, é ato falho. Não dá para acreditar em momento algum, que o Dr. Alex Costa, na votação da enquête do Blog de Ricardo Resende, esteja numa segunda posição, só se for mesmo através de alguma estratégia previamente articulada, não pelo fato de que ele não seja uma pessoa merecedora de credibilidade em nosso meio, mas na verdade, camaradas, ninguém fala no nome dele como candidato a coisa alguma em Buíque, nem mesmo para vereador. Não que ele não tenha estrutura moral e condições suficientes para disputar uma eleição, disto não se discute, mas vir a ser um candidato com chances de aceitação popular, existe uma grande distância entre o real e o imaginário, esta é a verdade nua e crua. Quem quiser constatar os fatos, que faça uma pesquisa estritamente científica em Buíque, que poderá perfeitamente confirmar o que ora se opina. Nada contra Dr. Alex, mas uma coisa é imaginar um fato onde ele na realidade não existe. É tão-somente fruto da imaginação e da vontade pessoal e só.

NESSAS ARATACAS QUE O MUNDO DÁ – E assim, nessa tantas aratacas que o mundo nos dá, vamos continuar vivendo e procurando remar nesta vida, do jeito que ela nos levar, como na música de Zeca Pagodinho. Se nos ligarmos demais nos problemas que nos rodeiam e nos consomem, podemos morrer mais cedo do que poderemos pensar. Então camaradas, como bem o disse a sexóloga, ex-esposa de Eduardo Suplicy, mãe do roqueiro aloprado Supla, Senadora por São Paulo, Marta Suplicy, melhor será “deixar relaxar e gozar”, né mesmo camaradas! – Assim agindo, com certeza, poderemos dar umas escapadelas das tantas aratacas que a vida busca sempre nos pregar, nas voltas que o mundo nunca vai deixar de dar, só se um dia, Deus vier a tudo acabar, aí sim, tudo inexoravelmente, virá a parar de vez.

ADAUTO NILO - Buíque, a exemplo de vários outros recônditos, vive a praga do blog, quer dizer, praga no bom sentido, isso por que, todo mundo, dentro dessa vasta imensidão de liberdade que é o mundo internetário, aqueles que assim o desejarem, estão procurando através desse meio de comunicação de fácil manipulação e acesso, se expressar, opinar, falar, escrever livremente o que bem entender. Isso não é ruim, muito pelo contrário, é extremamente positivo. Agora, os que forem melhores e caírem de verdade na graça do povo, que se estabeleça e sobreviva. Agradeço ao nobre blogueiro Adauto Nilo, por ter feito referências elogiosas ao meu blog em particular e a de outros blogueiros. Quero afirmar também, que não faço e desenvolvO este meu trabalho, objetivando auferir lucro algum DE ordem financeira com isso, mas sim, saber que de certa forma, que estou prestando um serviço, levando conscientização e uma palavra amiga aos meus leitores e, é neste significado, o sentido mais importando do meu trabalho. Obrigado a todos os meus leitores a acessadores, certo camaradas! - Você que lê meu blog, que acessa diariamente, não se escuse, seja mais um seguidor deste blog. Para mim não importa de que lado, credo religioso ou opção de vida, que você seja. Sou democrata por formação e respeito ao próximo por convicção de que na vida de todos nós, ninguém é diferente de ninguém. Todos somos iguais.

CANDIDATURA DO PT - Infelizmente, o PT de Buíque, busca uma identidade que ainda não encontrou. Nada tenho contra o amigo Cicinho de Paulo de Teté, mas até aí, ser o candidato a candidato do PT à sucessão municipal, existe uma grande distância em termos de convicção filosófica e o que sempre pregou o Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação e formação, entretanto, como em política o que vale são os fatos ocasionais que vão surgindo, quem sempre foi empresário por toda a vida, pode se passar por algum tempo, com a  vestimenta de empregado trabalhador, afinal de contas, não é de hoje que o PT vem perdendo a sua própria identidade, uma vez que, fora do poder, a tônica partidária de criticar por criticar era uma. No poder, o tom desafinou e mudou de posição. Eita política brasileira sem firmeza de idéias e de posições, hem camaradas!


PESQUISAS OU ENQUÊTES - Acompanho política em Buíque, há cerca de 20 anos e sei como a banda podre da política toca nesta terra. Fazer pesquisa do Paraguai, é a coisa mais fácil do mundo. Existem mil e um institutos que bastou pagar, que o interessado tem a pesquisa que mais lhe aproveitar e isso ficou demonstrado nas últimas eleições e em eleições de outros carnavais, em que mesmo antes das eleições, nas discussões preliminares, se discutia em se apoiar aquele que melhor aparecesse nas pesquisas. Tinha candidato a candidato que encomendava pesquisa a seu gosto e agrado, aparecia lá em cima, mas na verdade, era tudo fruto de artificialismos, de manipulações, pois quando se abriram as urnas, demonstraram a realidade dos fatos. E vejam que a pesquisa séria, usa critérios eminentemente científicos, mesmo assim, pode ser tendenciosa, a depender de como e a quem são direcionadas as questões ao entrevistado. Já a enquête, não querendo desvalorizar A, B ou C, não se utiliza de nenhum método científico, mas é fruto único e exclusivo do empirismo e de forma aleatória, nada tendo de científico. Então camaradas, se a pesquisa científica é colocada em dúvida, imagine uma mera enquête, hem? - Não quero aqui desmerecer ninguém ou quem quer que seja, mas que se veja um palmo na frente dos olhos, ok! - Também em toda minha vida, desde quando fui peão no Estado de São Paulo até o momento presente, nunca fui pau-mandado nem baba-ovo de quem quer que seja. Sou antes de tudo um fiel aliado, menos bajulador e puxa-saco de quem quer que seja. Não sou comprado por ninguém, pois minha dignidade não tem preço. Quem me conhece, quem é de Buíque, sabe perfeitamente quem sou. Não sou perfeito, mas também não me se submeto a ser capacho de ninguém! - O recado está dado. 


OUTRA MAIS AINDA - Como por várias vezes fiz questão de frisar, não sou o dono da verdade, apenas emito opiniões de minha própria autoria. Não sou ventríloquo de ninguém. Não falo pela boca dos outros. O que falo e escrevo, é fruto de minhas próprias idéias, autoria e vontade. Também não me considero acima de quem quer que seja,nem melhor, nem tampouco, mais sábio do que ninguém. Agora, camaradas, convenhamos, na internet, os chamados "hacks" pintam e bordam, até no poderoso sistema de segurança americano já entraram, imaginam manipular e rastrear dados quaisquer de um computador, para não ser mais direto, hem? - Alguém duvida que isso pode acontecer, se duvidam, não duvidem não, que de fato acontece, ok! - Os alienígenas que por aqui aportam, precisam saber primeiramente e ter propriedade do que falam, e de quem procuram falar sem conhecimento de causa, certo, camaradas! - Quando falo é porque tenho pleno conhecimento e domínio do que estou discutindo e falando.

Nenhum comentário: