QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

COLUNA A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO

1. - Não quis ferir susceptibilidade de quem quer que seja da saúde de Buíque, mas sim chamar a atenção para a situação de precariedade em que se encontra a nossa saúde, até porque, quando preciso de ajuda, tenho a maior atenção, mesmo que seja tão-somente por parte dos profissionais da enfermagem ou dos técnicos em enfermagem. Também não quis dizer que a minha nora teve um tratamento desqualificado por parte da Maternidade Alcides Cursino, mas sim, que a falta de um médico para verificar, examinar as condições do neonato é fundamental, coisa que não existiu no momento. Então é aí que reside o fator risco para que se nasça aqui em Buíque. Portanto é que chamei e chamo a atenção das autoridades constituídas que gerem o Município, bem como a sociedade como um todo, senão não vamos, repito, ter mais filhos naturais de Buíque, por inexistirem condições suficientes para isso, ou estou mentindo?

2. - Pior é que nem sempre existem médicos para consultar o povo e quando existem, é tanta gente que não se dá para se fazer um exame de qualidade, como deve ser feito. Perguntar ao paciente, de olhar voltado para o talonário de receitas e prescrever a medicação, isso no meu entender não é exame coisíssima nenhuma, mas sim, uma grande falta de atenção ao paciente. Não estou aqui rotulando quem quer que seja, mas para mim, medicina vai muita além do que isso. Uma consulta completa não se limita tão-somente perguntar ao paciente o que ele tem, mas sim, examiná-lo como se deve para diagnosticar com certeza o que o está acometendo para poder prescrever a medicação correta.

3. - A questão de saúde pública de Buíque, não é uma coisa de hoje não senhor, mas sim, um problema que dista de longas datas. A questão é que não se procurou avançar mais nesse setor tão importante e vital para um povo, principalmente um Município que já conta com cerca de 52 mil habitantes. Então camaradas, está mais do que na hora de se olhar mais para esse setor, a saúde pública. Devemos mais nos preocupar com  uma medicina preventiva, medicamentosa, e não de uma medicina curativa, quando o paciente já pode estar nas últimas e ser enviado para a capital, que de tão congestionada é outra desgraça que termina, se a lei da vida não agir, por matar o paciente que fica jogado à própria sorte, esta é a mais pura verdade.

4. - A bandeira de qualquer um que venha a se candidatar, até mesmo se Jonas Neto quiser vir a ser reeleito, ainda é a saúde e educação, que precisa ser melhorada com urgência. É mais do que necessário se dá especial atenção a esses dois setores, porque o ser humano só pode se complementar com uma boa saúde e uma educação de qualidade. Claro que existem outros setores vitais, a exemplo das questões sociais, o desenvolvimento do nosso turismo e programas voltados para os setores agrícolas e pecuários, nossas principais bases econômicas.

5. - Esse projeto de emancipação da Vila de São Domingos, não passa de mais uma proposta demagógica para se desmembrar uma região que deveria buscar se ligar mais a Buíque, e ser emancipado para diminuir o nosso Município. Que se faça propostas para melhorar a malha viária de Buíque para São Domingos, como o asfaltamento, para que as riquezas lá produzidas venham a ser escoadas para a nossa cidade e não para outros lugares, a exemplo da Pedra, Venturosa, Arcoverde e Garanhuns. Que me desculpem os adeptos, mas essa mesma proposta já foi feita para a Vila do Catimbau, que terminou por não vingar. Espero que o mesmo ocorra com São Domingos, que antes de ser desmembrado, merece mais que seja melhorado com mas infraestrutura para àquela gente.

6. - Outra mais, o Estado de Pernambuco, já conta com cerca de 187 municípios, e pelos projetos existente na Assembléia Legislativa, existem mais quatro em tramitação, o que elevaria para 191 municípios, o que representaria mais despesa para o Estado e mais desperdício de dinheiro com a bandalheira que é a política, claro, se fazendo aqui, acolá, algumas pequenas exceções, ou não camaradas!

3 comentários:

Allan Carlos disse...

QUERO PARABENIZAR O Drº MANOEL MODESTO POR MOSTRAR REALMENTE QUE É ENTENDEDOR DOS PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA. NÃO QUE EU ESTEJA DUVIDANDO DE SUA CAPACIDADE QUE TODOS NÓS SABEMOS QUE É GRANDIOSA E UM CONHECIMENTO VASTO EM TODAS AS ÁREAS E PEDIR DESCULPAS SE FICOU ALGUM MAL ENTENDIDO NO MEU COMENTÁRIO OU CRIOU ALGUMA MÁ IMPRESSÃO DE MINHA PESSOA. O PROBLEMA DA SAÚDE PÚBLICA É UM GRANDE DESAFIO, INFELIZMENTE O S.U.S É O MELHOR PLANO DE SAÚDE DO MUNDO, NO PAPEL, PORQUE NA PRATICA DEIXA A DESEJAR ATÉ PARA PAÍSES COM MENOR PODER AQUISITIVO, NÓS PASSAMOS 4 OU 5 ANOS NUMA FACULDADE SE DEDICANDO PARA NO FUTURO DAR UMA BOAS ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO, MAS TROPESSAMOS NESSES INTRAVES, COMO O SENHOR MESMO FALOU O ATUAL MODELO E PROPOSTO A UM BOM TEMPO É A PRÁTICA PREVENTIVA, EDUCATIVA E NÃO A CURATIVA, ESSA, QUE POR SINAL É DE MÁ QUALIDADE, EXISTEM BONS MÉDICOS, PORÉM UMA INFINIDADE DE OUTROS QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM O BEM ESTAR DO "POVÃO" E A TENDENCIA É AUMENTAR ESSA DIFICULDADE, APÓS REPORTAGEM PELA GLOBO E DENUNCIAS NA SAÚDE OS MÉDICO SÓ PODERÃO TER DOIS VINCULOS CADASTRADOS NO CNES( CADASTRO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAUDE), O QUAL MOSTRA O NOME, FUNÇÃO E CARGA HORÁRIA DO PROFISSIONAL EM DETERMINADO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE, POR TANTOVAI PIORAR PORQUE OS MÉDICOS VÃO TER QUE SE AFASTAR E ÓBVIO ESCOLHER O QUE MELHOR LHE PAGA, PERGUNTO COMO FICARÁ BUIQUE? JÁ TEM MÉDICO SAINDO VIU?! QUEM SOFRERÁ SERÃO OS MENORES MUNICIPIOS QUE JÁ SOFREM COM A FALTA DOS MESMOS, É COMPLICADO.
A SAUDE DE BUIQUE ESTÁ ESQUECIDA, ABANDONADA, REPITO NÃO DE AGORA, PARECE SER CULTURA, NATURAL ESSA PELEJA, UMA CULTURA QUE NINGUÉM QUER, QUE NINGUEM CURTI, QUE NINGUEM GOSTA. NÓS, A POPULAÇÃOTEMOS QUE CHAMAR ATENÇÃO DOS GOVERNANTES, É O QUE FAZ HOJE O CARO DOUTOR MANOEL, APESAR DE SER ALIADO DO PREFEITO NÃO EXITA EM CRITICAR, MOSTRAR AS FALHAS, LÓGICO TUDO COM CONSTRUTIVISMO PRO BEM DO MUNICIPIO, NÓS TENTAMOS ABRIR OS OLHOS DOS GOVERNANES DESSA FORMA DENUNCIANDO, NEM SEMPRE CONSEGUIMOS, MAS TENTAMOS.
FICO TRISTE QUANDO TENHO QUE SUBMETER UM PACIENTE DE BUIQUE A PROCURAR TRATAMENTO EM OUTRO MUNICIPIO, PRIMEIRO QUE ELE É MAL TRATADO, HUMNILHADO AS VEZES, SERVE DE PIADA, ALÉM DE DAR DE CARA COM OS HOSPITAIS DO SUS, MEU DEUS! DESESTRUTURA TOTAL...
COMO PROFISSIONAL DE SAUDE ESTOU A DISPOSIÇÃO E PRONTO PARA AJUDAR.
QUERO MAIS UMA VEZ ELOGIAR O DOUTOR MODESTO POR ESSA FORMA PECULIAR DE ESCREVER, DE CRITICAR E PELO BLOG QUE POR SINAL SOU FREQUENTADOR ACIDUO E FÃ. PARABÉNS E DESCULPA QUALQUER TRANSTORNO

Allan Carlos disse...

O SENHOR ESTÁ COBERTO DE RAZÃO,O MUNICÍPO NÃO TEM CONDIÇÕES DE DE SUPORTAR A DEMANDA QUE É GRANDE DE PARTO NA SITUAÇÃO QUE ESTÁ. O MEDO QUE AS MULHERES TÊM DE PARIR UM FILHO EM BUIQUE, PELO MENOS AQUELAS MAIS ESCLARECIDAS É MUITO GRANDE, REALMENTE O RISCO É GRANDE POR FALTA DE SUPORTE PARA UMA EVENTUAL EMERGENCIA, ALÉM DO PIOR, A FALTA CONSTANTE DE MÉDICOS, OLHE O QUE ESTOU DIZENDO, COM ESSA DENUNCIA FEITA PELA REPORTAGEM VAI PIORAR PARA AS MENORES CIDADES, ELES IRÃO COBRAR CARO, E OS PEQUENOS MUNICIPIOS IRÃO SUPORTAR? QUAL MÉDICO VAI DEIXAR SEU POSTO EFETIVO POR UM OU DOIS CONTRATOS. COMO JÁ POSTEI SÓ PODERÃO TER DOIS "VINCULOS PÚBLICOS". JÁ QUE O DOUTOR FALOU NESSE PROBLEMA SUGIRO QUE INVESTIGUE E POSTE MAIS DETALHES DESSA NOVA DETERMINAÇÃO E FAÇA UMA ANALOGIA COM A ATUAL CITUAÇÃO DE BUIQUE. AS DENUNCIAS, REPORTAGENS ESTÃO TOCANDO EM QUAIS SETORES? FOI A SAUDE HÁ UM MÊS ATRAS E AGORA A EDUCAÇÃO, PONTOS QUE O NOBRE DOUTOR CHAMA ATENÇÃO EM NOSSO MUNICIPIO. CUIDADO COM QUE FAZEM COM OS RECURSOS, CUIDEM DA SAUDE E DA EDUCAÇÃO. UMA DEPENDE DA OUTRA, PARA SE TER EDUCAÇÃO TEM QUE TER SAUDE E PARA SE TER SAUDE TEM QUE TER EDUCAÇÃO.

Edvaldo Bezerra de Melo disse...

BLITZ DO JORNAL HOJE...

Na sua profundidade estas reportagens sobre as notas do IDEB têm lá sua razão de ser, pois, foca duas situações, uma na ponta do extremo crescente de um bom ensino, e a outra no extremo da frustração educacional, ou seja, fracasso escolar.
São louváveis as reportagens, sim, mas, não retrata o anseio da população brasileira, pois, o que o povo quer mais ouvir é uma acirrada critica aos Prefeitos e Governadores, é isto que os reportes deveriam mais fazer, criticar, pedir justificativas aos Secretários de Educação, principalmente aos prefeitos que cuidam da gestão do dinheiro publico, isto é o problema maior e cruciante de todo o desmando porque passam as administrações publicas de todo Brasil, principalmente a educação que é a fonte primordial da alavanca cultural brasileira. Com estas denuncias diárias neste jornal, espero que estes corruptos tenham seus nomes expostos todos os dias na mídia, tenham vergonha na cara e apliquem o dinheiro público como é divulgado pelo MEC, e que o Ministério Público fiscalize as prefeituras e os senhores Secretários da Administração e Das Finanças , eles fazem o que bem querem com nosso dinheiro, com propinas para compra de materiais escolares, merenda escolar, e formação continuada com o objetivo de lavar o nosso dinheiro e fica o dito pelo não dito e quem perde são os filhos do trabalhadores que estudam nas escolas públicas municipais e estaduais, minha esperança é que mude para melhor, que seja cobrada e fiscalizada as administrações públicas principalmente das cidades do interior, pois todos são brasileirinhos que precisam de escolas de qualidade. Podemos ver na Blitz, que quando se tem compromisso com a coisa pública a aprendizagem de qualidade faz a diferença. A mídia tem força para exigir das administrações públicas, respeito aos cidadãos que os colocam no poder administrando assim o dinheiro que pagamos em impostos. Espero dias melhores. EDVALDO.