QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 21 de junho de 2011

FALANDO DE COBRAS, LAGARTOS E OUTROS BICHOS MAIS


ANTES EXISTIA O ELO DE FESTA DE POVO - Que me perdoem os que não concordam, mas as festas juninas de antes, existia um quê de povo e sentimento de uma passagem de religiosidade camuflada, mas existia mais sentimento humano e menos gastança do dinheiro público. Atualmente não! - As festas juninas são megalomaníacas e se gastas desmedidamente tufos de dinheiro público, que parte vai para as festas e outras parte, para os promotores e políticos maus-caráteres, essa é a verdade. Cada município que queira trazer e melhor atração, que nada tem a ver com o São João do forró pé de serra, das fogueiras, do compadrio e do sentimento humano. Hoje não mais existe esse tipo de São João, mas simplesmente, uma mega festa que se promove com dinheiro pública, que com certeza, se bem aplicada na saúde, na educação, no social, construindo-se casas populares, poderia melhorar vários setores em que estamos no atraso e talvez a vida de muita gente. Infelizmente, como na Roma Antiga, festa e circo para o povo, é uma das coisas que ainda faz com ele esqueça do político salafrário, corrupto e ladrão e pouca importância se está se torrando o dinheiro do povo, além da degradação do meio ambiente com a queima desenfreada de madeira, que em sua maioria está terminando por acabar com vegetação raras das nossas caatingas, essa é a verdade. Tem mais ainda, essa questão de investimentos altos em tais tipos de festa, de gera emprego é renda, é até duvidoso, porque o resultado é sempre o rombo que fica nos cofres públicos de cada município, o resto é conversa pra boi dormir. Mas vamos lá gastar o dinheiro público, afinal é São João e o que o povo quer mesmo é pão e circo, esta é verdade, porque não está nem aí para os benefícios que deixam de ser feitos por conta de tais festanças, que se bem organizadas e de boa-fé, se poderia promovê-las com a quarta parte do que se gasta, ou não camaradas!

E OS SÃO JOÃES DE MAIS DE MÊS, HEM! - E em Caruaru, Campina Grande, que as festas juninas demoram mais de trinta dias, hem? - Vá lá que são grande cidades e tem muita renda, mas em contrapartida, existe muita pobreza e violência, ou não? - Se justifica uma festa junina de mais de trinta dias, hem? - Acho que não, pois o dinheiro público está sendo torrado também sem dó e sem medir o tamanho dos tufos de dinheiro, está é a realidade. Em Arcoverde também, deve ser um São João com gastos de mais de 1,5 milhão de reais, isso porque começou dia 17 e vai até o dia 30. São treze dias, mas coloque uma média de mais de trinta atrações durante esse período. Será que o retorno cobre o rombo do dinheiro público? - Acredito que não. Essa de gerar emprego e renda, é de caráter duvidoso. Pode até uma meia dúzia tirar proveito, mas a questão de custo/ benefício pode ser colocada em cheque, ou não? - Estão até falando em trazer Ivete Sangalo no último dia. Ora, um show dessa mega-artista, seu cachê, pelo que se comenta,  não sai por menos de R$ 400 mil reais. Será que vale a pena pagar tanto para ver uma hora e pouco de show dessa musa baiana, que em parte só canta um bocado de músicas chatas? - Bem, que me perdoem os seus fãs, mas Ivete pra mim e aquela outra loirinha baiana, Cláudia Leite, não fazem lá o meu gênero musical, não que eu seja um saudosista pre-histórico da música não senhor, pois até gosto de curtir parte dos rocks do meu filho Hélder, então disso ninguém pode me tachar. Agora convenhamos, é necessário se ter mais consciência e critérios mais rígidos, com a aplicação e gastança do dinheiro público.

SANDY E JÚNIOR - Quando o prefeito João Paulo levou para o Recife essa duplazinha de caipiras, filhos da outra dupla, Chitãozinho e Xororó, contratada por R$ 400 mil reais, foi crítica por toda parte do País, por ter contratado esses dois para fazer um show no Recife por uma soma tão vultuosa. Se não me falha à memória, era aniversário da cidade do Recife. Realmente foi um absurdo, mas ali, camaradas, estava se tratando da capital do Estado e de um orçamento monumental, vindo em segundo lugar, Jaboatão dos Guararapes, onde não deixa de ter político ladrão. Jamais concordei com essa cifra. Achava extremamente desnecessária, levar aquela "duplarzinha" melosa, para cantar no Recife por 400 mil reais (???), mas ali, camaradas, estava se tratando do Recife e não de uma cidadezinha do interior qualquer. Estava se falando de uma festa de aniversário da cidade e de um valor praticamente insignificante para o tamanho do  orçamento da cidade do Recife, entretanto, qual custo/benefício foi adicionado para o Recife por quase de Sandy e Júnior. Nada, absolutamente nada! - Quantas casas populares para a periferia de baixa renda deixarem de ser construídas com esse dinheiro, hem? - Então, camaradas, existem muitas coisas que não dá para entender e que não se justificam.

DOMINGUINHOS BARRADO - Outra coisa que não se justifica em Pernambuco, é Dominguinhos, o sucessor do velho Lula Gonzaga, ser barrado nas festas juninas pernambucanas, só por que deu apoio ao governo Jarbas. Não dá para entender, se misturar o artista com política. Em termos de opção, cada um tem o direito de fazer a sua opção, o que não se pode é essa hipocrisia de barrar um artista só porque não deu apoio ao candidato da situação. Os políticos babões de Eduardo Campos que não o contrataram por essa razão, ou tem o rabo preso demais, ou então são uns hipócritas.  Parabéns o prefeito Zeca, de Arcoverde, por ter levado Dominguinhos para a abertura do São João da Terra do Cardeal. Não me consta se ele vai participar de outra festa popular em nosso Estado. Será que Zé Queiroz, que é um capacho de Eduardo chegou a contratá-lo? - Senão chegou, só demonstra o incompetente que ele está sendo como gestor de Caruaru pela terceira ou quarta vez. Políticos da velha guarda de Caruaru, deveriam pendurar as chuteiras de vez, inclusive Tony Gel e a sua esposa, que é a mesma coisa que ficar na mesmice de sempre. Será que Caruaru, do tamanho que é, não tem condições de aparecer alguém diferente dos que sempre mandaram na política daquele terra, hem?

AS ATRAÇÕES DE BUÍQUE - Confirmadas para Buíque, dia 28, Luan Santana, que é a bola da vez da chamada música caipira lá das bandas de São Paulo, além de um outro casal também de música caipira, Cecília e Rodolfo, dia 29. Louvável a atitude dos promotores, mas o que ambos tem a ver com festa junina, hem? - Bem, mas como o povo quer atração de peso, então que venham essas tais estrelas do momento da música caipira ou romântica, sei lá que gênero venha a ser! - O importante é não passar em branco. Mas para se ter um brilho junino, a festa bem que se poderia ter a duração desde o São João, a partir de 23 de junto até 29, com algumas tradicionais barraquinhas com comidas típicas, forró pé de serra e, no final, a atração de peso. Não que esteja discordando de quem quer que seja. Só estou opinando por opinar, afinal de contas, a Constituição Federal assim me permite, ou não camaradas? 

ANO QUE VEM - Como ano que vem é ano político, aí sim, é que os políticos vão botar pra arrombar nas festanças tradicionais de cidade, a começas pelo carnaval. O dinheiro público vai rolar solto, podem apostar que isso vai acontecer, afinal de contas, todo mundo dessa seara, vai querer esbanjar para se manter no poder, ou não camaradas?

Nenhum comentário: