QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

AS INOVAÇÕES QUE PODERÃO ADVIR NO PRÓXIMO PLEITO ELEITORAL


CANDIDATO DO RECIFE - Na política recifense, depois que a cria se virou contra o criador, ou seja qual foi o mistério que envolveu a briga dos dois "joões", o Paulo e e da Costa, há uma certa indefinição, tanto do lado da situação, quanto da oposição. Na situação, pelo que tudo indica, a vez da reeleição é do atual, João da Costa e de que, certamente, não se vai abrir vez para a volta de João Paulo, então, por estar fazendo uma administração um tanto quanto sofrível, pode colocar o poder que está nas mãos do PT, em risco. Por seu turno, do lado oposicionista, a não ser Mendoncinha do DEM e, Raul Henry, do PMDB, não existe outro candidato a altura para disputar o posto pleito municipal da Cidade do Recife. A coisa se apresenta um tanto quanto embolada no momento. Pode até ser que no próximo ano, as coisas se clareiem mais um pouco, mas pelo visto, a próxima eleição do Recife, pode desaguar nas mãos da oposição.

EM CARUARU - Falando de um dos principais municípios pólos do Estado, juntamente no Agreste Pernambucano, os Queiroz, se acredita  que não tem quem emplacar no próximo pleito político e os Lyras, já se pode dizer umas múmias da política caruaruense, podendo nesse fator, a oposição, liderada por Tony Gel, que fez a burrique de entregar a prefeitura a um vereador desqualificado, um tal de Neguinho, que ainda chegou a ser cassado e preso, para se candidatar a vereador, pode até ser que o seu grupo possa vingar com uma possível candidatura nova, mas a situação também se torna muito difícil, ficando a vez mesmo, para a esposa o ex-vice governador Jorge Gomes, que atualmente é deputada estadual ou então até mesmo, com a filha de João Lyra, que da mesma forma é também deputada estadual. Então camaradas, em circunstâncias tais, com a derrocada do grupo de Tony Gel, poderá ser que uma dessas deputadas estaduais possam emplacar a candidatura a prefeita de Caruaru, com facilidades de vir a se tornar a primeira mulher prefeita da cidade de um dos grandes São Joões do Brasil.

MUDANDO PARA O OUTRO LADO DE PERNAMBUCO - No Sertão brabo de Pernambuco, em Petrolina, que é um município dos mais prósperos do Estado, com a vitória de Júlio Lóssio, do PMDB, que derrotou Fernando Bezerra Coelho, pode reeditar a sua própria reeleição, apesar do peso que tem os coelhos naquelas plagas, mesmo assim, agora ocupando o cargo de Ministro da Integração Nacional, vai fazer tudo para derrotar o atual prefeito, inclusive, já está se chegando ao seu antes desafeto, apesar de pertencerem ao mesmo partido, o PSB, Gonzaga Patriota, o que demonstra uma certa aproximação entre dois santos que antes jamais se beijavam. Mas também nesse jogo pelo poder, entra também, o interesse familiar, pois tendo um filho eleito deputado federal, certamente Fernando Bezerra Coelho, com o staf de Ministro da República, pode querer emplacar o filho, a não ser que  haja uma reação do grupo e ele tenha que vir mesmo a fazer uma composição com Gonzaga Patriota e vir a apoiá-lo, afinal de contas, é um dos maiores sonhos acalentados pelo deputado federal, vir a ser prefeito da Terra das Carrancas do Velho Chico.

EM ARCOVERDE - No vizinho município de Arcoverde, se o atual prefeito Zeca Cavalcanti quiser emplacar o seu candidato, pelo menos se eleições fossem hoje, teria que apoiar a sua vice, Madalena Brito e não a quem ele pretende apoiar, Geovane Freitas, de Sanharó. Se não for assim, Julião Guerra, poderá com certeza voltar a ser prefeito de Arcoverde novamente, o seu maior opositor e o seu maior medo na política arcoverdense, afinal de contas, numa última pesquisa realizada na Terra do Cardeal, Julu aparece em segundo lugar, vindo em terceiro, Luciano Pacheco, que seria também, um bom nome para se compor com o prefeito Zeca. Mas como pelo visto o prefeito Zeca quer alguém que ele possa manobrar, uma espécie de prefeito-laranja, se ele apresentar Geovane Freitas ou Ivan Rodrigues, que aparecem na pesquisa empatados com 2% de intenção de votos, com certeza vai ser fragorosamente derrotado. Mas isso não é ruim para a democracia, pois a reciclagem do poder é um dos pressupostos democráticos e do regular exercício da cidadania. Arcoverde nem merece a continuidade do poder, nem tampouco a volta dos que já foram. Em Arcoverde, como em muitos municípios brasileiros e pernambucanos, merece que sangue novo, de novas idéias, sejam injetados no poder de mando, senão vai se continuar com as mesmas canalhices de sempre e isso em nada contribui para o aperfeiçoamento da democracia e da administração pública, que deve ser gerida por gente séria e de responsabilidade, por isso mesmo é que devemos mudar sempre.

E QUANTO AO LEGISLATIVO? - Se o Poder Executivo é uma decepção para o  povo em termos de atender as expectativas do eleitorado, sobretudo na condução da administração pública, imagine o Legislativo, que é a pior das decepções em termos do papel o qual imaginam estarem representando através do voto popular outorgado pelo povo. Aí sim, é que a reciclagem, a mudança deve ser geral, porque além das câmaras de vereadores acomodarem um bocado de analfabetos, nada contra o indivíduo ser analfabeto, mas não era para existir mais um analfabetos em nosso País, se os recursos públicos fossem devidamente aplicados como deveriam ser, sem roubalheiras, eles não tem o menor conhecimento nem da Lei Orgânica do Município, nem do próprio Regimento Interno da Casa. Então, com esse desconhecimento da funcionalidade do Poder, como pode um vereador em circunstâncias tais, exercer bem o seu mandato. Por isso mesmo, é que, a maioria só quer ser vereador para obter algum tipo de vantagem em proveito próprio, somente para balançar a cabeça nas reuniões e aprovar tudo quando o Executivo manda que seja aprovado, quer seja a favor ou contra o povo, pois para eles, pouco importa, nada entendem de lei, desde a sua idealização, criação do projeto, remessa à Casa para a apreciação das Comissões, que ninguém aprecia porra nenhuma e no Plenário, é só votar e priu, a missão está cumprida. Mas ser vereador não é somente isso não senhor, vai muito além do que isso. Vereador é para fazer leis, votar as que vem do Executivo após debates público, discutir os problemas do povo em audiências públicas, defender com veemência a liberdade do povo, o direito de liberdade de pensamente e de livre expressão, fiscalizar o executivo e até, por prática de irregularidades cassar o  prefeito, ou até mesmo os seus pares, quando faltarem com o decoro parlamentar. É esse em linhas gerais o papel do vereador. Dar uma esmola, pagar uma conta de luz, dar uma cesta básica, vinte conto de "réis" a um e a outra pessoa, pagar uma lapada de cana numa mesa de bar, isso não é papel de vereador não senhor. A responsabilidade de um vereador vai muito além disso. Quem pensar o contrário é porque é um medíocre e um patético que não passa de um mamulengo usado como instrumento pelos mais vivazes políticos que estão à sua volta. Geralmente esses vereadores são instrumentos de massa de manobra para atender aos interesses de quem está no poder de mando. É assim que a coisa funciona, ou estou errado, hem camaradas!

EM BUÍQUE - Pelo andor da carruagem em Buíque, pelos nomes que vem aflorando por aí afora, ainda assim, acredito que o atual prefeito, Jonas Neto, tem grandes chances de ser reeleito. Alguns erros pontuais tem cometido, isso não poderia deixar de dizer ou de observar, mas mesmo assim, vem se esforçando para fazer alguma coisa em favor do povo buiquense. Inclusive tem uma série de projetos em andamento e se concluídos, com certeza, dificilmente não terá uma reeleição garantida. Agora se falhar, não cumprir pelo menos parte do prometido, poderá até não emplacar. É assim mesmo em política, mas dos nomes apresentados, a não ser o de Arquimedes Valença, que está na ficha-suja, não existe outro à altura para se peitar com o atual prefeito Jonas Neto. Está aí concretizada a operação tapa-buraco, que de certa forma, era necessária e urgente que se fizesse e vem por aí, segundo ele próprio me informou, uma série de obras que vão com certeza dar um novo impulso ao nosso Buíque. Então se a coisa emplacar, a administração pública andar mais um pouco, com certeza Jonas Neto será reeleito prefeito de Buíque novamente. 

Nenhum comentário: