QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 12 de julho de 2011

AS PRÁTICAS BEM QUE DEVERIAM MUDAR, EM NOME DA MORALIDADE PÚBLICA E EM FAVOR DO NOSSO POVO


PAÍS DA FANTASIA - O Brasil, sejamos francos, é um País que está mais para a fantaosidade, do que para a seriedade dos seus comandantes administrativos. Dizem uma coisa, acham que estão fazendo de verdade o que acham que fazem, mas a coisa é completamente diferente. Não há estado da federação,  unidade celular federativa, a própria União, onde não pipoque um escândalo de corrupção. É uma deslavada vergonha para um País que quer se sobressair como um País que deveria ser levado à sério, mas que no final das contas, deixa muita lama para trás, muita coisa a desejar. Entra governo, sai governo e nada substancialmente, praticamente muda. É uma verdadeira redoma dos malfazejos que só querem mesmo fazer o mal e dizer que estão plantando a semente do bem e do desenvolvimento. Apesar de tudo isso, com a crise econômica que pipocou no Grande Império, Estado Unidos e Europa, o Brasil de certa forma, vem tirando proveito disso e apesar de tudo, vem contando pontos em seu crescimento econômico. O pior é que o Brasil desperdiça por ano, cerca de 10 bilhões de reais em corrupção.

E AS OBRAS DA COPA? - O danado mesmo, é que a Copa do Mundo de 2014, que está bem aí, as obras nem bem começaram para adequar os estádios de futebol para esse grande evento mundial, e já explodem escândalos e mais escândalos de obras superfaturadas com o pool formado por grandes empresas nacionais, que da mesma forma, se já são ricas e poderosas, querem sempre sugar mais dinheiro dos cofres públicos. É uma tremenda e deslavada vergonha tudo isso. No final das contas, muita gente vai sai rica, até mesmo aqueles que ficam intermediando, sem sequer dar um prego numa barra de sabão, sai lucrando, porque dinheiro público, apesar dos tantos nós dados por um leque de leis que tentam proteger a administração pública, mesmo assim,  se tem quem dê nó em pingo d'água, também tem quem desate o nó de qualquer lei que esteja no meio do caminho. Não é possível que isso ainda continue a acontecer nos mais altos escalões tantos dos governos estaduais, quando do federal. É uma grande falta de moralidade com a coisa pública e de amor pelo Brasil.

E O RICARDO TEIXEIRA? - Esse aí sim, presidente da CBF, pinta e borda com o dinheiro alheio, faz todo tipo de maracutaia e ainda fica gozando do povo e das instituições brasileiras. Pelo visto vão abrir uma CPI contra ele na Câmara dos Deputados, o que seria um bom começo, por iniciativa de Silvio Costa, deputado federal pelo Estado de Pernambuco, mas vamos ver em que vai dar essa CPI. Se for como as tantas outras que já foram formadas, a tendência é não dar em absolutamente nada, pois gente de poder tem o peito de aço e as costas quentes, ou não camaradas?

REFORMA POLÍTICA - Não existe discussão pública, debate nas comunidades, ânimo algum no tocante à tal da reforma política que querem emplacar para ficar no mesmo que está. Ora, minha gente, o Brasil precisa de uma reforma política séria e que venha a reduzir o número de congressistas pela metade, tanto na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, nas Assembleias Legislativas e acabar com câmaras de vereadores, que pouca ou quase nenhuma servia tem em favor do povo. Então, camaradas, que reforma da gota serena é essa, que o povo não pode saber o que se passa, o que se discute e o que objetivamente estão querendo mudar? - Reforma política de verdade deveria ser para a busca da moralidade e da ética na política, do fortalecimento dos partidos, da modificação da formalidade do voto do eleitor, dando destinação diferente da que hoje existe, entre outras modificações para coibir o  uso da máquina administrativa, do poder econômico nas campanhas políticas, como escancaradamente a gente vem observando no passar dos tempos. Reforma política de verdade tinha que ser pra valer. Mudar tudo como se apresenta no momento. Se isso não acontecer, será uma mudança para ficar no mesmo que está.

O POVO PERDEU A EMPOLGAÇÃO - De tanta calhordice no meio político, o povo perdeu a empolgação na política e a confiança nos políticos. Pode até aparecer alguém fazendo uma pregação diferente e de mudanças de verdade, que ninguém vai dar credibilidade, afinal de contas, todos os políticos estão nivelados por baixo, esta é a verdade nua e crua e quem achar que é diferente disso, que procure demonstrar com atitudes diferentes, pois quem sabe o povo procure dar uma colher de chá, hem! - Mas do jeito como as coisas vão, ninguém, mas ninguém mesmo está acreditando nos políticos e com isso, vai por água abaixo a ciência política, que tem como princípios, os meios necessários e filosóficos para as reais transformações sociais. É assim que é a política na sua pureza de existência, filosoficamente falando, mas como se é humano, passível sempre de ser tentado e corrompido, até mesmo os bem intencionado, quando entram na política, ou ninguém acredita nele porque acha que ele vai ser corrompido pelo sistema ou na verdade, quando ele estiver dentro, se corrompe mesmo de verdade, pois passa a ser engolido mesmo pelo nefasto sistema da mais valia, ou seja, de sempre tirar vantagens de tudo e de todos, não importando os meios de que se utiliza. Infelizmente é assim na política.

PARTIDOS POLÍTICOS EM BUÍQUE - Andei dando uma pesquisada e chegue a tomar conhecimento que em Buíque, existem exatos 20 partidos políticos. Muitos certamente, "partidecos nanicos", com a finalidade de serem no futuro utilizados como forma de barganha política entre os políticos locais, ou até mesmo como suporte de se um falhar o outro está à disposição, porque não se justifica num município como o nosso, a existência de vinte partidos políticos, ou até poderia justificar partido-se do pressuposto democrático e constitucional do pluripartidarismo, isso se realmente eles funcionassem como verdadeiros partidos políticos, o que não acontece, pois dos vinte partidos, somente 8 estão regularizados, quando aos demais, se encontram caducos. Acho que em Buíque, está mais do que na hora de fazermos uma grande discussão entre as pessoas políticos, os agentes públicos e a população, para que venhamos a dar novos rumos políticos inovadores à nossa composição política, porque a que existe, pelo menos a maioria, precisa ser reciclada, senão vamos ficar com esse mesmo continuismo que em nada tem se prestado a defender os interesses da população. A discussão pública, pode nos levar a melhor esclarecer o nosso povo para tomar novos rumos e fazer escolhas melhores na política buiquense.

Nenhum comentário: