QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 17 de julho de 2011

COLUNA DOMINICAL - DESCENDO O SARRAFO


DESCENDO A LENHA - Só por uma questão de chamativo, não propriamente de conteúdo, resolvi mudar o nome desta coluna dominical, de "Batendo o Martelo", para DESCENDO O SARRAFO, que a mesma coisa que descer a lenha, embora não seja única e exclusivamente este o objetivo primordial desta coluna. O seu alcance, com certeza terá maior amplitude que meramente "descer a lenha" de forma gratuita e em quem quer que seja, mas também informar sobre os variados assuntos, entes representativos dos poderes constituídos, informar e esclarecer sobre tudo o que acontece à nossa volta. Mas de quem ou a quem se dirigir algum comentário, já disse e torno a afirmar, que o nosso Blog está de forma democrática, aberto a publicar qualquer desagravo, qualquer descontentamento de quem se sentir atingido e vestir a carapuça, como já aconteceu em alguns casos, que nos escreva, nos manda por e-mail o seu descontentamento, que se fizer sentido, com certeza nos postamos sem a menor cerimônia. Não queremos aqui ser a palmatória do mundo, nem tampouco ter a pretensão de ser o dono de verdade, afinal de contas, a verdade pura, real e inconteste, só mesmo pertence a Deus.

VOCÊ SABIA DESSE FATO? - A questão é que, quem se forma em bacharel, não passa disso, mas quem faz um curso de doutorado é "Doutor" na área para a qual fez essa especialização exclusiva. Na questão do advogado, ou por uma ponta de ciumeira de alguns, frustração por não ter conquistado um título superior, por inveja ou até mesmo por se sentir inferiorizado, muita gente trata o advogado inscrito na OAB, como mero bacharel, mas que na realidade, era como "Doutor" que o profissional da advocacia deveria ser tratado, primeiramente, pelo costume adotado desde a época do  império português e do próprio Continente Europeu do Século XIX e por uma lei brasileira, que de acordo com a Lei nº 11, publicada em 21 de agosto de 1827, as pessoas portadoras de diploma no curso de direito são bacharéis e os inscritos na OAB são doutores. Como a mencionada lei nunca foi revogada tácita e ou expressamente por outra lei, nem declarada inconstitucional, advogado é um doutor. Então, colegas advogados, legalmente, quer queiram, quer não, o tratamento a nos dispensado, os que atuam e são inscritos na Ordem, devem ser tratados por doutores e não por bacharéis ou béis, como muitos serventuários, Juízes e Promotores de Justiça, sempre, por uma ponta, certamente de frustração, fazem questão de se dirigirem a nós, advogados, em comunicados para conhecimento de alguma decisão ou despacho, fazem questão de colocarem na correspondência ou mandados, o tratamento de: ao Bel. Fulano de Tala, quando o tratamento correto, por imperativo legal, deveria ser o de Doutor, como determina a legislação acima citada.

PESQUISA SÓ DE REJEIÇÃO, É? -  Geralmente, quando se realiza alguma pesquisa por algum instituto dessa área, se procura fazer uma visão geral de intenção de aceitação de alguém ou de um conjunto de pessoas e, por outro lado, a rejeição de tais nomes colocados em jogo. Sempre foi assim, mas pesquisa só de rejeição, então alguma coisa deve está literalmente errada, isso por que não existe pesquisa, pelo menos no meu entender, tão-somente direcionada para a rejeição de A, B ou C! - Quem já viu esse tipo de pesquisa, hem? - Acho que alguma coisa deve estar errada e mal explicada nessa pesquisa do IPEC, que ultimamente fizeram em Buíque, apontando o prefeito Jonas Neto, como o mais rejeitado de toda história política de Buíque. Quer dizer, ele não teve nenhuma intenção de aprovação ou de votos, é isso? - E esse universo de somente 240 pessoas, para um eleitorado de cerca de mais de 32 mil inscritos, hem, será que reflete alguma realidade, sobretudo se realizada em distritos que candidato algum da cidade foi noutros idos, bem aceito, a exemplo de São Domingos, que todos sabem, ser reduto do pessoal de Arquimedes, hem? - E esse comentário de PC Farias, ligadíssimo ao ex-prefeito Arquimedes Valença, é no mínimo tendencioso, ou não! - Então, qual é a credibilidade que ele tem, se formos aferir uma nota entre 0 e 10, hem? - Olha, que me desculpe o IPEC, mas essa pesquisa está mais do que mal explicada. Afinal volto a lembrar, que o IPEC em 1996, fez uma pesquisa em Buíque, faltando cerca de menos de cinco dias para as eleições, dando uma margem de 20% de vantagem para o então candidato Arquimedes Valença, que terminou sendo derrotado por Blésman Modesto, por minguados 1,5% de frente, mas o fato é que enquanto o instituto dizia que ele ganharia com a marca, traduzindo em votos, de mais de 3000 de maioria, e para frustração do candidato, foi ele derrotado pela marca mixuruca marca de 210 votos, mas o importante é vencer, desmentindo, desta feita, a espalhafatosa pesquisa desse instituto. Então, camaradas, essa pesquisa só de rejeição, precisa melhor ser explicada, porque não existe lógica para que se realize uma pesquisa somente nesse sentido.

IDOSO DE BUÍQUE COM MAIS CONFORTO - Foi entregue em Buíque nessa última sexta-feira, mais uma obra do prefeito Jonas Neto, o CCI - Centro de Convivência do Idoso, completamente reformado  e ampliado e com equipamentos e condições, realmente dignas para a convivência do idoso na velhice, que é também responsabilidade dos poderes constituídos, dar um melhor tratamento ou tratamento diferenciado e melhores condições e qualidade de vida, ao idoso, afinal de contas, foram muitos desses, guerreiros que deram muito de si, para criar os hoje adultos e que da mesma forma, muito contribuíram para o desenvolvimento de suas comunidades, fazendo, portanto, jus à proteção do Poder Público do Município e da sociedade de um modo geral. Consta também nas mangas do prefeito, vários projetos que já estão para ser tocados. Na ocasião foram entregues à população, equipamentos, máquinas e mais uma nova frota de ônibus, então, camaradas, como só ver rejeição num governo que na medida do possível, está buscando fazer realizações de salutar importância para o desenvolvimento do seu povo? 

LEMBRAR É SEMPRE BOM - É sempre bom lembrar, que a luta ainda não começou. A batalha mesmo só vai ter início de verdade ano que vem e aí sim, é que vai se aferir quem é realmente o rejeitado ou não de Buíque, através do voto do povo, numa eleição livre e democrática, se é que se pode dizer livre uma eleição, quando se pode entrar no meio uma série de favorecimentos econômicos e financeiros, que é sempre como alguns políticos de Buíque fazem para ganhar uma eleição. Agora como se diz no popular, no "mano a mano", é que se vai realmente saber quem é quem nessa parada e o vencedor da batalha a ser travada na próxima eleição. Ainda sou daqueles que tem a convicção, de que, só perde uma eleição quem está no poder, se quiser, porque sabendo fazer o jogo político colocando o pingo nos is nas horas devidas, dificilmente será derrotado, essa é a mais pura verdade, quanto ao resto, ora o resto, não passa mesmo de conversa fiada!

BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO - É extremamente decepcionante, o índice de reprovação no último provão da OAB no Brasil, em que foram reprovados cerca de 88% dos bacharéis em Direito, que se submetam à prova da Ordem. Na realidade, com o crescimento desmedido de faculdades de Direito sem nenhum critério por parte do Ministério da Educação, a coisa se tornou feia para quem quiser exercitar a profissão de advogado, pois passar na prova da Ordem tem sido um calvário para muitos bacharéis em Direito, o que indica que algo deve ser revisto nos cursos jurídicos no Brasil. O ensino melhor qualificado nessa área, assim como em outras, ainda são as Universidades Públicas, isso porque, ainda detem os melhores professores seja qual for o curso escolhido pelo alunato. Ainda chegue a estudar engenharia na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e senti realmente o que é uma excelência de ensino, apesar de laboratórios, para a época, obsoletos, ainda assim, se tinha um ensino de qualidade ministrado por mestres em excelência de conhecimento. Nesse curso, ainda chegue a pagar o básico, mas por questões de ordem financeira, já com família para cuidar, fiz um curso de chefia no BANDEPE, aonde trabalhava, passei e voltei a morar no interior, senão seria hoje um engenheiro. Não sei se teria sido melhor e menos estressante ser engenheiro, mas estou satisfeito no regular exercício profissional da advocacia, que caiu como uma luva nos meus ideais de sempre fazer o bom combate e de procurar servir mais do que ser servido. Nesse mister, aqueles que não passam no provão da ordem, esses sim, tem que se contentarem em ser bacharéis em Direito, podem até permanecerem por toda a vida, enquanto não se inscreverem na Ordem, para aí sim, de acordo com a lei, serem realmente doutores de verdade.

REVIVENDO O PASSADO

Foto histórica da década de 90, quando Miltinho Modesto, por duas vezes, foi Presidente do Esporte Clube de Arcoverde, onde deu uma cara nova ao Clube Social, apesar desse tipo de associatividade já vir começando a dar sinas de franca decadência. Miltinho, do lado direito, e eu, que era Diretor Jurídico do Clube, do lado esquerdo, discursando em face de uma festa de aniversário do mesmo. Para quem não sabe, Miltinho, é justamente aquele que também, na década de 90, quis fazer um "BUÍQUE DE CARA NOVA", mas como em política, o que prevalece é a arte da traição, ele foi apunhalado pelas costas, não chegando a conseguir o seu intento e o povo de Buíque perdeu uma boa chance de ter um homem sério, honesto e trabalhador no poder de mando do lugar para bem administrar o seu lugar, o que era o seu sonho maior.


CALOURO DO VESTIBULAR DE 1976


Pois bem, aí sou eu mesmo, quando passei no meu primeiro vestibular, em 1976, para cursar Engenharia, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, curso este,  que embora não tenha terminado, cheguei ainda a pagar o básico por completo, vindo a fazer novo vestibular em 1985 e, tendo sido aprovado, vim a cursar Direito, tenho OAB e sou advogado militante até os dias atuais e pretendo ainda patrocinar e defender muitas causas do nosso povo e da nossa gente. A foto foi tirada num passeio, juntamente com outros colegas calouros, ao Zoológico de Dois Irmãos, no Recife, depois do estafante estudo para passar no vestibular e em comemoração ao resultado positivo.

Nenhum comentário: